Pular para o conteúdo principal

Comenda Dutra de Oliveira

Antônio Viana

Comenda Dutra de Oliveira


Tamanho do texto:AAAA    
A Associação Cearense de Jornalistas do Interior – ACEJI, fundada em 1963, em 30 de junho daquele ano, decidiu instituir a Comenda Dutra de Oliveira, que será entregue a pessoas ou instituições que trabalharam ou trabalham pelo desenvolvimento social, cultural, melhor qualidade de vida e paz no interior cearense. E, principalmente, aos que dedicam à melhor divulgação dos temas de interesse da sociedade cearense, direta ou indiretamente. Assim sendo, a Comenda já foi entregue a importantes personalidades, com destaque para, dirigentes dos jornais O Estado, O Povo e Sistema de Comunicação Cidade. “Temos entregue a comenda durante os Encontros Estaduais de Radialistas e Jornalistas do Ceará-2011, sendo o mais recente, realizado na cidade de Jucá”, enfatizou João Ferreira, vice-presidente, no exercício da Presidência da entidade. O presidente Paulo Roberto Neves Pereira licenciou-se para cuidar da campanha política de 2010 quando se candidatou a deputado federal e ainda não retornou ao comando da entidade.
Desbravador do Sertão 
Dutra de Oliveira (no flagrante com o repórter e a matriarca Dazinha Viana, nos prestigiando na noite em que recebemos o título de Cidadão de Fortaleza), foi um dos primeiros, senão o primeiro profissional a se dedicar exclusivamente ao jornalismo interiorano. Nas décadas de 60/70 e até os últimos dias de Tribuna do Ceará, ele viajou ao sertão para trazer à capital as informações. Foram inúmeras reportagens sobre os festejos religiosos, data consagrada ao município e a movimentação social, cultural e política dos municípios. Paraibano de nascimento, Dutra de Oliveira viveu sua vida praticamente toda no Ceará, tendo trabalhado nos jornais Correio do Ceará, Unitário e Tribuna do Ceará, onde estive ao seu lado durante 22 anos.
• Reunião do 1o sábado - Cumprindo o Estatuto da entidade, João Ferreira reuniu no último sábado (as reuniões da ACEJI são sempre no primeiro sábado do mês), membros da diretoria e convidados, a fim de atualizar a pauta, entregar a Comenda Dutra de Oliveira ao repórter titular da coluna e anunciar que será em Barroquinha, em maio vindouro, o 5º Encontro Estadual dos Jornalistas e Radialistas do Estado do Ceará. Na reunião do último sábado, além dos principais nomes da diretoria, registramos as seguintes presenças: Sílvia Helena, Saraiva, Edmundo, Eduardo Solon, Sebastião Newton Sales, Deuzenir Braga, Evaldo de Aquiraz, Alberto Pinheiro, Pedro Herculano, Pedro Lendengues, Raimundo Rodrigues Araújo, Zeudir Queiroz, Olavo Sales, Wellington Lôbo de Mesquita, Alfredo Costa, presidente do Sindicato dos Correspondentes do Estado do Ceará e o jurista Aprígio Silva, que cuida do setor jurídico da Associação.
• Hora de abraçar - Nesta quarta-feira, os 100 anos do comerciante tauaense e patriarca (de pedaço bom da Família Cavalcante Mota), Apolônio Cavalcante Mota, objeto de ampla matéria aqui no O Estado e no Sistema AVOL, na última segunda-feira, 07. O texto sobre o Centenário do querido conterrâneo foi do acadêmico Edmilson Barbosa, da ATL (Academia Tauaense de Letras), qualificado funcionário do Banco do Nordeste.
• E mais - Também hoje é dia de parabenizar o vice-prefeito de Novo Oriente, Godofredo de Lima Vieira (GODÔ) e os vereadores Jaime Carneiro Monteiro (de Brejo Santo) e Valdir Herbster Filho (de Amontada), que segundo comentários – é candidatíssimo a prefeito na sucessão de 2012. Podem abraçar também o ex-deputado Fonseca Coelho, dona Beatriz Alcântara (ex-primeira dama de Fortaleza e do Estado) e o engenheiro Euvaldo Bringel Olinda, que também aniversariam hoje.
BASTIDORES
• - Drs. Joselito Saldanha e Edmilson Barbosa, graduados do Banco do Nordeste, com atuação no Passaré, confirmam que são leitores da coluna, ouvintes do Programa Política Especial, na Cidade AM 860 e que também acompanham nosso trabalho no Sistema AVOL-Antonio Viana Online (www.antonioviana.com.br).
• - Professor Francisco Pinheiro, ex-vice-governador do Estado e que assumiu vaga na Assembleia Legislativa, na última semana, confirmou ao colunista que só retornará à Secretaria de Cultura (cargo que assumiu a convite do governador Cid Gomes), após resolver definitivamente a sua situação na AL.
• - Pinheiro, que já entrou com o remédio jurídico junto ao TRE (e irá até os tribunais superiores), quer saber se ficou mesmo na suplência ou foi eleito deputado estadual pela Coligação PT/PSB/PMDB/PRB. Aguarda-se decisão para logo – disse-me, na última sexta-feira, 04.
antonioviana@oestadoce.com.br
www.antonioviana.com.br

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Live de Caetano Veloso e filhos emociona Brasil

A live do cantor Caetano Veloso, que completa 78 anos, emocionou o Brasil nesta noite de sexta-feira (7). Transmitida pela GloboPlay, a live durou uma hora e meia e teve participação dos filhos do cantor, Tom, Zeca e Moreno Veloso.


Quem sabe canta! #Reconvexo agora na Live #CaetanoNoGloboplay#Caetano78pic.twitter.com/OU5gWlt2eE — Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 8, 2020

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da live de Caetano e filhos:
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - "Num dia de cenas tristes e repugnantes de racismo, Caetano Veloso surge para aliviar tudo e alimentar nossa esperança".Jornalista Carlos Mazza - "Que saudade da época que o Brasil era isso aí #CaetanoNoGloboplay".Professor e jornalista Adilson Nóbrega - "Senhora, serpente, princesa". Jornalista Lauriberto Braga - "Acompanhando de fundo musical show do aniversariante de hoje: Caetano Veloso 78 anos; e seus filhos #CaetanoNoGloboplay".Jornalista Miriam Leitão - &quo…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Live de Caetano Veloso e filhos emociona Brasil

A live do cantor Caetano Veloso, que completa 78 anos, emocionou o Brasil nesta noite de sexta-feira (7). Transmitida pela GloboPlay, a live durou uma hora e meia e teve participação dos filhos do cantor, Tom, Zeca e Moreno Veloso.


Quem sabe canta! #Reconvexo agora na Live #CaetanoNoGloboplay#Caetano78pic.twitter.com/OU5gWlt2eE — Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 8, 2020

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da live de Caetano e filhos:
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - "Num dia de cenas tristes e repugnantes de racismo, Caetano Veloso surge para aliviar tudo e alimentar nossa esperança".Jornalista Carlos Mazza - "Que saudade da época que o Brasil era isso aí #CaetanoNoGloboplay".Professor e jornalista Adilson Nóbrega - "Senhora, serpente, princesa". Jornalista Lauriberto Braga - "Acompanhando de fundo musical show do aniversariante de hoje: Caetano Veloso 78 anos; e seus filhos #CaetanoNoGloboplay".Jornalista Miriam Leitão - &quo…