Pular para o conteúdo principal



Queijos

 A história e a importância cultural, econômica e gastronômica dos queijos tradicionais brasileiros serão apresentadas no I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil. O evento é promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical e pela Emater Rio Grande do Sul, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, entre os dias 23 e 25 de novembro. Na ocasião, especialistas mostrarão as peculiaridades de queijos como Salitre, Canastra, Serro, Araxá, Colonial, Coalho e da Ilha de Marajó.
            Durante o evento haverá degustação, feira de produtos e equipamentos e apresentação de casos de sucesso envolvendo produtores de queijos como o Colonial, o Serrano, os queijos mineiros e o queijo da Ilha de Marajó, entre outros.
            O evento, que reunirá cerca de 300 estudiosos e produtores, tem como grande objetivo discutir a legalização e a proteção dos queijos artesanais do Brasil, que são preparados com leite cru. O processo de produção é passado de geração em geração em diversas regiões brasileiras. Só nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul existem cerca de 30 mil produtores de diferentes tipos de queijos artesanais.
            Em todo o País, as queijarias artesanais têm enfrentado dificuldades por conta da exigência da pasteurização do leite na produção do queijo. A intenção do I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil é discutir alternativas para o setor, pois hoje a legislação nacional não contempla esses queijos. Durante o evento deve ser aprovada a Carta de Fortaleza – um manifesto pela legalização dos queijos tradicionais do Brasil.
            A coordenadora do evento, pesquisadora Socorro Bastos, diz que é possível obter queijo artesanal produzido com leite cru de forma segura, mesmo sem a pasteurização do leite. Segundo ela, para isso é necessária a adoção de Boas Práticas Agropecuárias e de Produção. Conforme Socorro Bastos, a pasteurização altera as características dos produtos tradicionais, como textura e sabor. Ela coordena um projeto que visa a indicação de origem para os queijos do tipo Coalho da região do Jaguaribe, CE. Coordenadas pelo projeto, várias instituições estão envolvidas na criação de diretrizes que serão sugeridas para a regulamentação estadual de queijarias artesanais no Ceará.
            O I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará.

 Verônica Freire (MTB 01225JP)
Embrapa Agroindústria Tropical
(85) 33917115


PROGRAMAÇÃO

Dia 23.11.2011

9h as 10h - Abertura
•Embrapa Agroindústria Tropical - Vitor Hugo de Oliveira - chefe geral
• Maria do Socorro Rocha Bastos - Pesquisadora e coordenadora do evento
•Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/RS - Sr. João Carlos Santos da Luz – Vice-coordenador

10h às 11h - Painel de abertura:
 Importância cultural, histórica, social e econômica dos queijos no Brasil
Palestrante 1: Sr. João Castanho Dias - autor do livro 'Uma Longa e Deliciosa Viagem'

11h as 11h30  - Cheese break

11h45 as 13h30 - Apresentação dos queijos artesanais do Brasil
•Queijo Serrano RS e SC - Sr. Ulisses Córdova - EPAGRI SC e Sr. Jaime E. Ries - EMATER RS
•Queijo Colonial SC e RS - Sr.Renato C. dos Santos - EMATER RS

13h30 as 14h30 - Almoço

 14h30 as 17h15 h - Apresentação dos queijos artesanais do Brasil
•Queijo do Salitre, Canastra, Serro e Araxá MG - Sr. Albany Arcega - Emater MG
•Queijo Coalho NE - Sra. Maria do Socorro Rocha Bastos - Embrapa Agroindústria Tropical
•Queijo Manteiga NE - Sr. Acácio Sânzio de Brito - SEBRAE RN
•Queijo da Ilha de Marajó - Sr. Almir Silva - UFRA PA
17:15 as 17:30 hs - Apresentação da proposta Carta de Fortaleza em defesa dos queijos artesanais.

  Dia 24.11.2011
 8h as 10h- Mesa redonda: Políticas publicas para  proteção de queijos artesanais
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)- representante do DIPOA
- Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA)
Sra. Ana Helena Machado Junqueira Cunha - SEAPA MG
Sr. Francisco Augusto de Souza Junior - Presidente da ADAGRI
 Moderador: Sr. José Nelson Martins de Souza - SDA CE

10h as 10h30 - Cheese break

10h30 as 12h - Palestra: Papel das instituições brasileiras de pesquisa, ensino e extensão na produção de queijos artesanais do Brasil
Profa. Saionara Araujo Wagner - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Jaime Eduardo Ries/ - EMATER/RS
Prof. José Fernando Mourão Cavalcante - Universidade Estadual do Ceará

12h15 as 13h15 - Palestra: O papel do registro de alimentos tradicionais como patrimônio cultural imaterial - limites e possibilidades
Sra. Cláudia Marina Vasques - Coordenadora de registro do IPHAN

13h30 as 14h30 - Almoço

14h45 as 15h30 - Painel: O papel das ONGs e movimentos organizados na salvaguarda dos queijos artesanais
 Sra. Kátia Karam - Movimento Slow Food Brasil
Sr. Aluísio Marques - SerTãoBrás

15h45 – 17h30 - PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA
Sala 1: Discussão do Filme "O mineiro e o queijo"
Queijos artesanais na culinária brasileira.
 Sr. Fernando Barroso Botelho - Chef de Cuisine - Alimenta Bistrô/Fortaleza.

Feira: Momento de integração - Feira com produtos, equipamentos, tecnologia de fabricação - Exposição dos queijos artesanais do Brasil


 Dia 25.11.2011

08h as 10h15 - Casos de sucesso no Brasil - Espaço do produtor
•Queijo Colonial - Sr. Daniel Cichelero - Granja Cichelero Carlos Barbosa/RS 
•Queijo Serrano - Sr. Roberto Andriollo - Queijaria Ilhéus - Caxias do Sul/RS
•Queijos Mineiros - Sr. João José de Melo - presidente da COOALPA - MG
•Queijo Coalho - Sr. Francisco Nogueira Neto- Queijaribe - CE e Sr. Romildo Albuquerque Bezerra-Presidente da Associação-PE
•Queijo de Manteiga - Produtor do estado do RN
•Queijo da Ilha de Marajó - Sr. Carlos Augusto de Lima Gouveia - produtor PA
 10:15 as 10:45 hs- Cheese break

 11h as 12 hs - Palestra - O papel da Indicação Geográfica uma estratégia de reconhecimento para produtos agropecuários
 Sr. Luiz Cláudio Dupim - Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas

 12h as 13h30 - Reunião com grupos para discussão da Proposta de Carta de Fortaleza e seus desdobramentos.

13h30 as 14h30 - Almoço

14h45 as 16h30 - Momento de integração - Feira com produtos, equipamentos, tecnologia de fabricação - Exposição em stands dos diversos estados - RS, SC, MG, PA e região Nordeste - Espaço da Gastronomia

16h30 - Leitura da carta de Fortaleza em defesa dos queijos artesanais.
Sr. João Carlos Santos da Luz - EMATER - RS

Coquetel de encerramento

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Morre Kennya Rocha

  Morreu nesta terça-feira de Carnaval (17/2/2026), em Fortaleza, a empresário, publicitária, blogger e colunista da Revista Chico, Kennya Rocha Pinheiro. Formada em Comunicação Social, estudou no Colégio Marista Cearense. O Velório será na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1608-Aldeota-Fortaleza), a partir das seis da manhã desta Quarta-Feira de Cinzas (18/2) com Missa de Corpo Presente, às 11 horas. Sepultamento, às 13h30, no Jardim Metropolitano (Quarto Anel Viário-Km 13.8-Coaçu-Eusébio).

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...