Pular para o conteúdo principal

Queijos

 A história e a importância cultural, econômica e gastronômica dos queijos tradicionais brasileiros serão apresentadas no I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil. O evento é promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical e pela Emater Rio Grande do Sul, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza, entre os dias 23 e 25 de novembro. Na ocasião, especialistas mostrarão as peculiaridades de queijos como Salitre, Canastra, Serro, Araxá, Colonial, Coalho e da Ilha de Marajó.
            Durante o evento haverá degustação, feira de produtos e equipamentos e apresentação de casos de sucesso envolvendo produtores de queijos como o Colonial, o Serrano, os queijos mineiros e o queijo da Ilha de Marajó, entre outros.
            O evento, que reunirá cerca de 300 estudiosos e produtores, tem como grande objetivo discutir a legalização e a proteção dos queijos artesanais do Brasil, que são preparados com leite cru. O processo de produção é passado de geração em geração em diversas regiões brasileiras. Só nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul existem cerca de 30 mil produtores de diferentes tipos de queijos artesanais.
            Em todo o País, as queijarias artesanais têm enfrentado dificuldades por conta da exigência da pasteurização do leite na produção do queijo. A intenção do I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil é discutir alternativas para o setor, pois hoje a legislação nacional não contempla esses queijos. Durante o evento deve ser aprovada a Carta de Fortaleza – um manifesto pela legalização dos queijos tradicionais do Brasil.
            A coordenadora do evento, pesquisadora Socorro Bastos, diz que é possível obter queijo artesanal produzido com leite cru de forma segura, mesmo sem a pasteurização do leite. Segundo ela, para isso é necessária a adoção de Boas Práticas Agropecuárias e de Produção. Conforme Socorro Bastos, a pasteurização altera as características dos produtos tradicionais, como textura e sabor. Ela coordena um projeto que visa a indicação de origem para os queijos do tipo Coalho da região do Jaguaribe, CE. Coordenadas pelo projeto, várias instituições estão envolvidas na criação de diretrizes que serão sugeridas para a regulamentação estadual de queijarias artesanais no Ceará.
            O I Simpósio de Queijos Artesanais do Brasil conta com o patrocínio do Banco do Nordeste e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará.

 Verônica Freire (MTB 01225JP)
Embrapa Agroindústria Tropical
(85) 33917115


PROGRAMAÇÃO

Dia 23.11.2011

9h as 10h - Abertura
•Embrapa Agroindústria Tropical - Vitor Hugo de Oliveira - chefe geral
• Maria do Socorro Rocha Bastos - Pesquisadora e coordenadora do evento
•Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/RS - Sr. João Carlos Santos da Luz – Vice-coordenador

10h às 11h - Painel de abertura:
 Importância cultural, histórica, social e econômica dos queijos no Brasil
Palestrante 1: Sr. João Castanho Dias - autor do livro 'Uma Longa e Deliciosa Viagem'

11h as 11h30  - Cheese break

11h45 as 13h30 - Apresentação dos queijos artesanais do Brasil
•Queijo Serrano RS e SC - Sr. Ulisses Córdova - EPAGRI SC e Sr. Jaime E. Ries - EMATER RS
•Queijo Colonial SC e RS - Sr.Renato C. dos Santos - EMATER RS

13h30 as 14h30 - Almoço

 14h30 as 17h15 h - Apresentação dos queijos artesanais do Brasil
•Queijo do Salitre, Canastra, Serro e Araxá MG - Sr. Albany Arcega - Emater MG
•Queijo Coalho NE - Sra. Maria do Socorro Rocha Bastos - Embrapa Agroindústria Tropical
•Queijo Manteiga NE - Sr. Acácio Sânzio de Brito - SEBRAE RN
•Queijo da Ilha de Marajó - Sr. Almir Silva - UFRA PA
17:15 as 17:30 hs - Apresentação da proposta Carta de Fortaleza em defesa dos queijos artesanais.

  Dia 24.11.2011
 8h as 10h- Mesa redonda: Políticas publicas para  proteção de queijos artesanais
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)- representante do DIPOA
- Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA)
Sra. Ana Helena Machado Junqueira Cunha - SEAPA MG
Sr. Francisco Augusto de Souza Junior - Presidente da ADAGRI
 Moderador: Sr. José Nelson Martins de Souza - SDA CE

10h as 10h30 - Cheese break

10h30 as 12h - Palestra: Papel das instituições brasileiras de pesquisa, ensino e extensão na produção de queijos artesanais do Brasil
Profa. Saionara Araujo Wagner - Universidade Federal do Rio Grande do Sul / Jaime Eduardo Ries/ - EMATER/RS
Prof. José Fernando Mourão Cavalcante - Universidade Estadual do Ceará

12h15 as 13h15 - Palestra: O papel do registro de alimentos tradicionais como patrimônio cultural imaterial - limites e possibilidades
Sra. Cláudia Marina Vasques - Coordenadora de registro do IPHAN

13h30 as 14h30 - Almoço

14h45 as 15h30 - Painel: O papel das ONGs e movimentos organizados na salvaguarda dos queijos artesanais
 Sra. Kátia Karam - Movimento Slow Food Brasil
Sr. Aluísio Marques - SerTãoBrás

15h45 – 17h30 - PROGRAMAÇÃO ALTERNATIVA
Sala 1: Discussão do Filme "O mineiro e o queijo"
Queijos artesanais na culinária brasileira.
 Sr. Fernando Barroso Botelho - Chef de Cuisine - Alimenta Bistrô/Fortaleza.

Feira: Momento de integração - Feira com produtos, equipamentos, tecnologia de fabricação - Exposição dos queijos artesanais do Brasil


 Dia 25.11.2011

08h as 10h15 - Casos de sucesso no Brasil - Espaço do produtor
•Queijo Colonial - Sr. Daniel Cichelero - Granja Cichelero Carlos Barbosa/RS 
•Queijo Serrano - Sr. Roberto Andriollo - Queijaria Ilhéus - Caxias do Sul/RS
•Queijos Mineiros - Sr. João José de Melo - presidente da COOALPA - MG
•Queijo Coalho - Sr. Francisco Nogueira Neto- Queijaribe - CE e Sr. Romildo Albuquerque Bezerra-Presidente da Associação-PE
•Queijo de Manteiga - Produtor do estado do RN
•Queijo da Ilha de Marajó - Sr. Carlos Augusto de Lima Gouveia - produtor PA
 10:15 as 10:45 hs- Cheese break

 11h as 12 hs - Palestra - O papel da Indicação Geográfica uma estratégia de reconhecimento para produtos agropecuários
 Sr. Luiz Cláudio Dupim - Coordenação de Fomento e Registro de Indicações Geográficas

 12h as 13h30 - Reunião com grupos para discussão da Proposta de Carta de Fortaleza e seus desdobramentos.

13h30 as 14h30 - Almoço

14h45 as 16h30 - Momento de integração - Feira com produtos, equipamentos, tecnologia de fabricação - Exposição em stands dos diversos estados - RS, SC, MG, PA e região Nordeste - Espaço da Gastronomia

16h30 - Leitura da carta de Fortaleza em defesa dos queijos artesanais.
Sr. João Carlos Santos da Luz - EMATER - RS

Coquetel de encerramento

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Live de Caetano Veloso e filhos emociona Brasil

A live do cantor Caetano Veloso, que completa 78 anos, emocionou o Brasil nesta noite de sexta-feira (7). Transmitida pela GloboPlay, a live durou uma hora e meia e teve participação dos filhos do cantor, Tom, Zeca e Moreno Veloso.


Quem sabe canta! #Reconvexo agora na Live #CaetanoNoGloboplay#Caetano78pic.twitter.com/OU5gWlt2eE — Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 8, 2020

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da live de Caetano e filhos:
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - "Num dia de cenas tristes e repugnantes de racismo, Caetano Veloso surge para aliviar tudo e alimentar nossa esperança".Jornalista Carlos Mazza - "Que saudade da época que o Brasil era isso aí #CaetanoNoGloboplay".Professor e jornalista Adilson Nóbrega - "Senhora, serpente, princesa". Jornalista Lauriberto Braga - "Acompanhando de fundo musical show do aniversariante de hoje: Caetano Veloso 78 anos; e seus filhos #CaetanoNoGloboplay".Jornalista Miriam Leitão - &quo…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Live de Caetano Veloso e filhos emociona Brasil

A live do cantor Caetano Veloso, que completa 78 anos, emocionou o Brasil nesta noite de sexta-feira (7). Transmitida pela GloboPlay, a live durou uma hora e meia e teve participação dos filhos do cantor, Tom, Zeca e Moreno Veloso.


Quem sabe canta! #Reconvexo agora na Live #CaetanoNoGloboplay#Caetano78pic.twitter.com/OU5gWlt2eE — Caetano Veloso (@caetanoveloso) August 8, 2020

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da live de Caetano e filhos:
Governador do Ceará, Camilo Santana (PT) - "Num dia de cenas tristes e repugnantes de racismo, Caetano Veloso surge para aliviar tudo e alimentar nossa esperança".Jornalista Carlos Mazza - "Que saudade da época que o Brasil era isso aí #CaetanoNoGloboplay".Professor e jornalista Adilson Nóbrega - "Senhora, serpente, princesa". Jornalista Lauriberto Braga - "Acompanhando de fundo musical show do aniversariante de hoje: Caetano Veloso 78 anos; e seus filhos #CaetanoNoGloboplay".Jornalista Miriam Leitão - &quo…