Pular para o conteúdo principal

Unum


UNUM conquistou a primeira posição no ranking da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar - Ceará”, conduzida pela empresa global especialista em ambiente de trabalho Great Place to Work® em parceria com O POVO. Nesta edição, o estudo premiou 35 empresas que se destacaram por contar com diferenciadas práticas de gestão de pessoas; elevado nível de satisfação dos funcionários com o ambiente de trabalho; e alto índice de confiança nas relações entre líderes e liderados. As demais posições, do segundo ao quinto lugar, foram conquistadas, respectivamente, pelas empresas cearenses: Construtora Marquise, CENEGED, Embracon - CE e Instituto Nordeste e Cidadania. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta terça-feira (8/11), em Fortaleza, durante cerimônia que contou com a presença dos principais executivos das companhias premiadas.


A pesquisa premia empresas da Região Nordeste do país. Segundo Viviane Rocha, Gerente de Marketing do Great Place to Work® Brasil, “A segunda edição reforça ainda mais o forte potencial da região que aumentou em 10 empresas premiadas em relação ao ano passado, quando tivemos a primeira edição. Além disso, é importante ressaltar que o essencial num processo de pesquisa de ambiente de trabalho é a busca pela melhoria dos ambientes pesquisados. Comparando os anos de 2010 e 2011 percebemos um claro aumento do número de empresas inscritas no prêmio que saíram de 73 empresas em 2010 para 111 empresas esse ano.”, afirma Viviane.


O POVO criou um hotsite especial para a premiação:www.opovo.com.br/especiais/gptw  No espaço, o internauta poderá conferir o ranking 2011, os perfis das empresas premiadas, entrevista com o fundador do GPTW, Robert Levering, e  dicas de como se tornar uma melhor empresa para trabalhar. 


PREMIAÇÃO ­­­­­­­­­­­­­————————————————————————————————————————

Ranking das cinco melhores

Há mais de uma década, o Great Place to Work® se dedica a ajudar as organizações a compreender as características, práticas e atitudes que conduzem à criação de um excelente lugar para trabalhar. A análise de ambientes corporativos realizada pelo Great Place to Workâ – em cerca de seis mil empresas instaladas em 46 países e com mais de 10 milhões de funcionários – mostra a importância de reforçar o investimento em gestão de pessoas e na formação de líderes.

Na edição cearense da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar” a excelência na gestão de pessoas está refletida nas cinco primeiras do ranking: UNUM; Construtora Marquise; CENEGED; Embracon - Ceará; e Instituto Nordeste e Cidadania.

As demais empresas entre as 35 Melhores Empresas PARA Trabalhar – Ceará (por ordem alfabética)
Acesso Comunicação, Bom Vizinho Distribuidora de Alimentos, BSPAR Incorporações, Casablanca Turismo, Ceara Diesel SA, COBAP COM e Beneficiamento de Artefatos de Papel LTDA, Coelce, Criart, CRIO, Daniel transportes Ltda, Dinamo, Eficaz Engenharia, Expresso Guanabara, Fazauto Fortaleza Automotores, Fortbrasil Administradora de Cartões de crédito, Hospital São Carlos, Ibyte, Ifactory Solutions, Ivia Serviços de Informática, Loprese, Mercadinhos São Luiz, Newland Veiculos, Norsa Refrigerantes, SJ Administração de Imóveis, SM Fomento, Synapsis Brasil, Tintas Hidracor, Três Corações Alimentos, Unimed Fortaleza e VTI Serviços.

Destaques


Comércio: Ceará Diesel S/A

Indústria: Três Corações
Serviços: UNUM
Escolaridade: A SYNAPSIS BRASIL.

Qualidade de Vida: O Mercadinho São Luiz.

METODOLOGIA ——————————————————————————————————————

A relação de confiança é a essência comum que molda o tecido organizacional nas pesquisas Melhores Empresas para Trabalhar. O entendimento dos pilares desta relação gerou o Modelo Great Place to Work®, construído a partir de duas visões complementares: o Trust Index© e o Culture Audit©. O Trust Index© – ou Índice de Confiança – é extraído a partir do questionário respondido pelos funcionários. As respostas são agrupadas em cinco Dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem. Estas dimensões explicam o que é um excelente lugar para trabalhar na visão dos funcionários: um lugar onde você confia nas pessoas para quem trabalha; tem orgulho do que faz e gosta das pessoas com quem trabalha. O Culture Audit© é obtido a partir da análise das práticas culturais, descritas em um segundo questionário, respondido pela empresa, que permite compreender o que é um excelente lugar para trabalhar na visão da liderança: é uma organização que atinge seus objetivos; com pessoas que dão o melhor de si; e que trabalham em equipe. A partir do Culture Audit©, o Great Place to Work® mapeia as chamadas nove Práticas Culturais das organizações. A força deste método está em analisar integradamente a visão dos funcionários e a visão da liderança.

As Nove Práticas Culturais

Se na perspectiva dos funcionários, o Modelo Great Place to Work®contempla as cinco Dimensões, na perspectiva da liderança compreende as 9nove Práticas Culturais, presentes na avaliação Culture Audit©. Feita com as empresas, essa avaliação detalha as práticas conduzidas pelas organizações a partir de três perspectivas da liderança:

1.      Atinge seus objetivos (Inspirando seus colaboradores;
Falando a verdade à todos; Escutando com sinceridade)
2.  Com pessoas que dão o melhor de si (Agradecendo o bom trabalho; Desenvolvendo pessoas e profissionais;Cuidando dos indivíduos)
3.  E trabalham em equipe (Contratando com foco na cultura; Celebrando as conquistas; Compartilhando os resultados) em um ambiente de Confiança.

A expressão de cada uma das 9 Práticas Culturais:

§        Inspirando seus colaboradores: como os líderes transmitem missão, propósito e metas e como externam a importância do trabalho de cada um, ajudando as pessoas a entender o significado de suas contribuições para o sucesso do negócio e mobilizando-as por meio dos valores da empresa.
§        Falando a verdade com todos: como os líderes compartilham informações e deixam claro o que esperam da equipe, de forma honesta e transparente, em diferentes linguagens para alcançar os diversos públicos, por meio de    uma multiplicidade de canais, mas sempre que possível transmitindo      pessoalmente.
§        Escutando com sinceridade: como os líderes se mostram abertos e acessíveis para que as pessoas possam perguntar, sugerir e expressar suas críticas. Como a liderança incentiva ideias e sugestões e as leva em consideração de forma sincera. De que forma os gestores envolvem a equipe nas decisões que afetam seu trabalho.
§        Agradecendo o bom trabalho: como os líderes mostram, cultivam e reforçam um clima de apreciação pela contribuição de cada colaborador para o resultado alcançado, reconhecendo com sinceridade e de maneira imparcial o esforço extra e o bom trabalho dos colaboradores.
§        Desenvolvendo pessoas e profissionais: como os líderes ajudam seus funcionários a descobrir, desenvolver e nutrir seus talentos, fomentando um ambiente de aprendizagem e fornecendo caminhos para que cresçam pessoal e profissionalmente. De que maneira os líderes promovem oportunidades de desenvolvimento de carreira, transmitindo a noção de imparcialidade e meritocracia e como disponibilizam recursos e ferramentas necessários ao trabalho de cada um.
§        Cuidando dos indivíduos: como os líderes mostram preocupação com as necessidades pessoais e profissionais dos funcionários, proporcionando um ambiente de inclusão, respondendo criativamente à necessidade das       pessoas de equilibrar trabalho e vida pessoal, ajudando os colaboradores a       lidar com crises pessoais e profissionais, e se mostrando presente nos         momentos importantes da vida dos colaboradores.
§        Contratando com foco na cultura: como os líderes selecionam pessoas com talento, que contribuam com o crescimento da organização e que sejam alinhadas à cultura da empresa, e como dão as boas-vindas aos novos membros da equipe, recebendo-os e integrando-os ao time.
§        Celebrando as conquistas: como os líderes celebram as conquistas da área e da empresa de forma única e diferenciada, encorajando o espírito de equipe e uma atmosfera de camaradagem.
§        Compartilhando os resultados: como os líderes dividem os frutos do esforço conjunto de sua equipe de maneira justa e generosa e como se envolvem e envolvem seus colaboradores nas iniciativas de compartilhar estes frutos também com a comunidade.

Great Place to Work®
Fundado nos Estados Unidos há mais de uma década – por Robert Levering e Amy Lyman – o Great Place to Work®, empresa global especialista em ambiente de trabalho, conduz a pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar em 46 países. O resultado da pesquisa é baseado na avaliação do nível de confiança dos funcionários, em cinco dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem e nas 9 Práticas Culturais de gestão de pessoas das empresas.

Com a missão de construir uma sociedade melhor, ajudando as empresas a transformar o ambiente de trabalho, o Great Place to Work®acompanha de perto as tendências no campo da gestão de pessoas em todos os países em que atua e oferece serviços de consultoria, pesquisas de ambiente organizacional, palestras, seminários e eventos. Fundado no Brasil por José Tolovi Jr. – atual CEO Global do Great Place to Work® Inc. –, o Great Place to Work® desenvolve no País as seguintes pesquisas: Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil; Melhores Empresas para Trabalhar - TI & Telecom; Melhores Empresas para Trabalhar - Rio de Janeiro; Melhores Empresas para Trabalhar - Campinas e Região; Melhores Práticas; Melhores Empresas para Trabalhar – Executivos; Melhores Empresas para Trabalhar - Ceará; Melhores Empresas para Trabalhar - Agências de Comunicação; Melhores Empresas para Trabalhar – Goiás; Melhores Empresas para Trabalhar - Paraná; Melhores Empresas para Trabalhar - Região Sul; Melhores Empresas para Trabalhar - América Latina; As Maiores entre as Melhores empresas para trabalhar no Brasil; e Melhores Empresas para Trabalhar – Global. Mais informações: www.opovo.com.br/especiais/gptw e www.gptw.com.br.



Atenciosamente,


Joelma Leal
Assessora de Imprensa
do Grupo de Comunicação O POVO
(85) 3255 6045


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Orações para Alan Neto

Radialista  Aderbal Bezerra :  A sua esposa Ivanilde Rodrigues informou há pouco, que Alan Neto, de 73 anos, foi operado do Fêmur e colocou uma Prótese, voltando andando para casa em três dias. Depois teve Problemas Respiratórios, voltando para o Hospital, onde foi diagnosticado com Pneumonia. Segundo Ivanilde Rodrigues, no momento o seu Estado de Saúde de Alan Neto (foto) é bom". Radialista Cláudio Teran:  Banco de Sangue Fujisan informa que o paciente MANOEL SIMPLICIO de BARROS NETO (Alan Neto) precisa com urgência de "BOLSAS DE SANGUE". O objetivo é solicitar "6 DOADORES" para realizar a manutenção dos estoques e continuar salvando vidas - e restabelecer a saúde de ALAN NETO. E dos demais pacientes que necessitam. Você pode doar? Então doe. Por favor, doe. Podemos contar com suas doações HOJE ou no decorrer desta semana? Pode doar HOJE??? Lembrando que o estoque do Fujisan é crítico e sua colaboração é decisiva para continuar o trabalho de salvar vidas! Não