Pular para o conteúdo principal

Fala Ronivaldo


Confira a entrevista que o vereador Ronivaldo Maia (PT) concedeu a esse Blog após a votação da regulamentação do Plano Diretor Participativo em sessão extraordinária hoje à tarde na Câmara Municipal de Fortaleza:
CÂMARA
"A bem da cidade as matérias para cada vindas elas podem tudo. Podem debater, tudo divergir. Pode inclusive até ser rejeitada. O que não vale a gente trabalhar para protelar. Porque as questões da cidade precisam ser resolvidas também nesse Poder. Este Poder Legislativo na sua natureza reflete as várias divergências, opiniões, interesses, que a cidade vive.
PLANO DIRETOR
"Mensagens para cá encaminhadas tratando do Plano Diretor trouxe uma coisa enxuta. Essa foi a intenção do Governo Municipal. Quanto mais enxuta melhor. Até porque matéria de Plano Diretor às vezes cabe tudo. Lembremos no semestre passado, quando a intenção da prefeita de mandar para cá com uma que teve vinte e duas emendas, era para discutir área? Para pegar um terreno que já se tornou uma área de proteção ambiental e desfazer? Era para discutir por exemplo, de empreendimento particular ao ser construído ao lado do Parque do Cocó? Era não. Havia um proposito para regularizar as questões do mapa, do desenho do Plano Diretor estabelecido para o Centro da Cidade, para o Montese, que havia engessado. Mas, na verdade se transformou naquele debate bem tenso, que chegou as vias que todos acompanharam. Da mesma maneira agora o Governo ao manda para cá essa matéria tomou o cuidado de mandá-la de maneira bem enxuta.
DOIS ARTIGOS
"São dois artigos para inclusive estabelecer o que está no Plano Diretor que por conta de uma intervenção a ocorrer no território do Dendê, da  maneira hoje como o Plano Diretor estava posto ela não ocorreria. Pior ainda. O Governo do Estado trabalhou corretamente com a ideia de captar recursos na  ordem de mais de 150 milhões. No entanto, um dos quesitos era de que o projeto esteja aprovado da sua possibilidade. Para isso a mensagem da prefeita teve que ter vindo. Mas a mensagem ao tratar disso no primeiro artigo remota essa questão. E no artigo dois está lá que uma dessas ações dessas áreas precisará de parecer dos órgãos  municipais.  Estou dizendo isso porque foi essa parte aqui que alguns vereadores associado a um debate legitimo que o movimento popular fez de que o segundo artigo tratava de terrenos de imóveis vazios ou imóveis particulares devidamente regularizados. Portanto não são Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS). Porque se os imóveis estão regularizados e não são de baixa renda não são ZEIS. O debate era esse. Era excluir do mapa de ZEIS o que é ZEIS. É mentira o debate, no mínimo equivocado de que nós estamos acabando com ZEIS. Isso não é verdade. Nós estamos dizendo sim que imóveis contidos nas ZEIS que não são ZEIS, porque ZEIS são terrenos que são ocupados irregularmente e que são de baixa renda. Alguns prédios que estavam incluídos nas ZEIS, alguns vazios, alguns equipamentos que estão naquelas ZEIS estavam impossibilitados de receber qualquer tipo de intervenção. visto que os órgãos municipais ao serem consultados sobre a intervenção a ocorrer o Plano Diretor os colocava dentro das ZEIS e portanto eles não podiam fazer a intervenção".
INTERESSES
"Esse debate rendeu. Mas eu não tenho duvida nenhuma que a mensagem que cá veio e foi essa a posição do líder do Governo nós vamos aprovar sem nenhuma emenda. Porque o Plano Diretor cabe qualquer emenda, como hoje a gente percebeu o vereador Carlos Mesquita colocando no debate ainda sobre um outro terreno a margem do Cocó. Não cabia. O desejo da mensagem que para cá veio tinha um propósito. Permitir a intervenção do Dendê, corrigir o problema de terrenos regulares  que estão dentro das ZEIS mapeados de forma errada. Seja vazio, seja ocupado. Não é para ser ZEIS de ocupação. Ora é por isso então que a gente teria que aprovar que aprovar sem emenda. Porque também não cabia a emenda do vereador João Alfredo. Que ao tratar do debate que o movimento popular faz de que era importante manter esses vazios nas ZEIS como reserva técnica de área para ocupação.Tudo bem. Mas a emenda dele não diz só isso.A emenda dele permanecia os vazios, porque era esse o sentido, mas também permanecia os imóveis particulares ocupados que não são ZEIS e que estavam dentro da emenda dele para ser excluído. Esse portanto é um debate que acabou atravessando essa mensagem, mas tanto o Governo movido pelo desejo de permitir no Plano Diretor as intervenções no Dendê e ao mesmo tempo de corrigir problemas de terrenos que estão mapeados erradamente nas ZEIS, para cá mandou a disposição política de aprovar do jeito que veio. E quem quiser votar contra o Governo que votasse. Alias a votação traduziu bem o que mensagem trouxe. Porque houve um falso debate. Não se acabaram com as ZEIS. As ZEIS continuam. Não se permitiu, não se está autorizando o Governo Municipal legislar por decreto.
CONTRA LUIZIANNE
"O que se vê muito é que alguns vereadores, na verdade, não se moveram pela sensibilidade da preocupação com as áreas de interesse social. Até porque eu nunca vi alguns desses vereadores que fizeram esse debate trabalhando esse tema na população. Eles aqui se posicionaram numa demarcação política contra a prefeita Luizianne. Não estou falando de todos. Quero até fazer claramente isso.Se você pegar a vereadora Eliana Gomes não apenas a trajetória dela, a postura dela fala por ela. O próprio vereador João Alfredo.Não se trata de demarcar politicamente. Mas alguns outros foi apenas para demarcar com o Governo Municipal".
OPOSIÇÃO
"De fato parte da oposição votou a favor da mensagem. E eu tenho respeito nesse entendimento do Dendê, por exemplo, que as pessoas poderiam entender que a mensagem poderia tratar só do Dendê. Mas a mensagem veio para cá tratando do Dendê e aliás para poder materializar essa intervenção no Dendê o que estava no outro artigo também era necessário ser aprovado. Não basta autorizar a intervenção. Têm algumas ações dentro da intervenção que dependerão sim de parecer de órgãos municipais, que precisarão se posicionar, porque algumas outras áreas do Plano Diretor não estão regulamentadas. Então era um equivoco dizer que a mensagem era meio a meio. Podia deixar uma parte e rejeitar a outra. Não é verdade. A mensagem por essa razão de permitir a intervenção completa precisa ser aprovada integralmente. A oposição principalmente os vereadores que permaneceram para votação revelaram a necessidade que essa é uma casa legislativa. De que tem vários interesses que se conjugam. Agora uma tarefa essa casa tem. É de debater as matérias e de se posicionar. E não ficar muitos vezes protelando sabesse porque em torno de ficar demarcando politicamente para fazer de trampolim para palanque eleitoral uma posição política que possa a bem do momento servir para uma eleição que se aproxima. Eu acho que aqui alguns vereadores revelaram votar independente de ser de situação é porque a votação não é da situação ou da oposição , essa precisa ser a posição do parlamento municipal que ao receber uma mensagem da senhora prefeita regulamentando o Plano Diretor da Cidade tem obrigações a prestar a Cidade.É como esse debate do Plano Diretor. O que achei de mais legítimo foi o movimento popular falar das áreas de vazios que precisavam continuar dessa maneira. Mas a Cidade não é administrada apenas por quem pensa assim. Há uma pressão sobre quem governa de que o terreno de um imóvel regular ocupado, não vazio, que não poderá ser utilizado para fins de ocupação de reordenamento habitacional pudesse sofrer outras intervenções.Pudesse sair do desenho das ZEIS. E essa é o debate legitimo que alguns cidadãos da Cidade podem fazer.  Porque quem administra não pode administra apenas para um segmento. Quem administra precisa levar em consideração muitos segmentos que essa sociedade se organiza e pautam sim seus interesses na Cidade".
.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Morre irmão mais velho de Renato Aragão

Morreu neste sábado (13), em Parnaíba (PI), o contador José Rufino Aragão, aos 90 anos, irmão mais velho do humorista cearense Renato Aragão. A família não informou a causa da morte de Rufino Aragão que era o contador mais antigo do Piauí.