Pular para o conteúdo principal



Terceira Margem

"Artistas e pesquisadores, pensadores do corpo podem inscrever suas propostas artísticas de espetáculos, performances, intervenções urbanas e vídeo-instalações, para a 3ª edição do Encontro Terceira Margem, que é uma ação da Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par 2012. A convocatória foi lançada e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 de agosto através do portal www.bienaldedanca.com.
Tendo como temática a Dramaturgia do Corpo, o 3º Encontro Terceira Margem pretende traçar um corpo de pensamento com base na lógica das sensações. Ao contrário das convenções cênicas da tradição dramática, cujas ações eram marcadas pela dinâmica do significado, o que se assiste agora é uma aposta estética em novos territórios de sentido, na autonomia da dança em relação às suas narrativas e nos processos híbridos da arte, que se desviam de linguagens convencionais do corpo e da cena. Artistas e pesquisadores são instigados a interrogar sobre as dramaturgias dos corpos dançantes. A Bienal De Par Em Par 2012 é apresentada pelo Ministério da Cultura, Petrobras e BNDES.

AS CATEGORIAS

Performances e Intervenções Urbanas – Proposições pontuais de caráter performático, a serem realizadas em Fortaleza nas áreas térreas, estacionamentos e jardins do conjunto de prédios da Vila das Artes (sede das Escolas Públicas de Audiovisual, Dança, Teatro e Artes Visuais) e espaços públicos de seus arredores, como a casa do Barão de Camocim e a Praça da Bandeira. A fim de favorecer maior detalhamento e especificação das propostas artísticas, tais espaços estarão abertos a visitação mediante agendamento prévio junto à Produção da Bienal de Dança. As performances e intervenções selecionadas terão uma ajuda de custo para a montagem de R$ 1.500,00. Categoria aberta com exclusividade para residentes no CEARÁ há pelo menos um ano, independente de nacionalidade, e maiores de 18 anos.
Espetáculos adultos e infantis - Obras que tenham o corpo e a materialidade cênica como princípio de composição dramatúrgica, inseridas no contexto da dança e da cena contemporâneas. Os cachês serão definidos após a seleção. Categoria aberta para residentes no BRASIL, independente de nacionalidade, e maiores de 18 anos.
Vídeo-instalações - Proposições de obras fílmicas que explorem as dramaturgias que se inscrevem na relação corpo-imagem, realizadas em qualquer suporte, tais como vídeo, películas ou fotografia em movimento, para exibição no formato vídeo, em diferentes telas (única, dípticos ou trípticos) e em espaços expositivos fechados, como salas e galerias, ou abertos, como paredes ou outras superfícies de projeção. Todos os trabalhos enviados devem ser devidamente autorizados pelo responsável pela obra, que assume toda a responsabilidade pelas informações fornecidas e por questões referentes ao direito de imagem e autoral. Categoria de abrangência INTERNACIONAL aberta a realizadores maiores de 18 anos.
A SELEÇÃO
A comissão de seleção, formada pelos integrantes do conselho artístico da Bienal Internacional de Dança do Ceará/De Par Em Par 2012, analisará o material inscrito com base no grau de pertinência do projeto em relação à temática do Encontro Terceira Margem – Dramaturgias do Corpo, sua qualidade artística e sua adequação às possibilidades técnicas (espaços e estruturas) da Bienal de Dança. O resultado da seleção será divulgado até o dia 26 de agosto no Portal da Bienal e através de um e-mail enviado aos proponentes.
COMO SE INSCREVER
A Ficha de Inscrição e o Termo de Compromisso estão disponíveis, até o dia 12 de agosto, no Portal da Bienal Internacional de Dança do Ceará, tanto para o preenchimento e envio online, como para impressão e envio pelos Correios. Na hipótese de inscrição de propostas de coletivo de artistas, apenas um membro deverá constar como responsável pela inscrição, que será identificado como proponente.
Via INTERNET – Inscrições mediante o preenchimento online da Ficha de Inscrição e do Termo de Compromisso. Os conteúdos em vídeo que integram as propostas a serem avaliadas deverão ser disponibilizados online (através de recursos como Vimeo, YouTube ou outros), com os respectivos links informados na Ficha de Inscrição. Só serão considerados inscritos os projetos cujo recebimento seja confirmado por email enviado pela Produção da Bienal.
Via CORREIOS - Inscrições mediante o envio da Ficha de Inscrição e do Termo de Compromisso devidamente preenchidos, através de SEDEX, para o endereço: Bienal de Dança do Ceará De Par Em Par 2012 – Encontro Terceira Margem. Rua São Paulo, 32, sala 1214, Centro, Fortaleza – CE. CEP 60030-100. Os conteúdos em vídeo que integram as propostas a serem avaliadas deverão ser enviados no formato DVD. Só serão considerados inscritos os projetos com data de postagem até o dia 12 de agosto de 2012 e cujo recebimento seja confirmado via e-mail pela Produção da Bienal.
O Encontro Terceira Margem / Bienal De Par Em Par 2012 tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras e BNDES. Apoio Cultural: Funarte, Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza. Realização: Indústria da Dança, Theatro José de Alencar, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Vila das Artes.
SERVIÇO
Convocatória para a 3ª edição do Encontro Terceira Margem da Bienal Internacional de Dança do Ceará / De Par Em par 2012 – Inscrições até o dia 12 de agosto para espetáculos, performances, intervenções urbanas e vídeo-instalações. Ficha de Inscrição e Termo de Compromisso disponíveis no portal www.bienaldedanca.com. Informações: terceiramargem@bienaldedanca.com (Produção da Bienal). Tel: (85) 3268.3034.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp.: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Tel: (85)3252.5401 / 9989.5876 (Sônia) / 9989.3913 (Eugênia)
degage@degage.com.br / www.degage.com.br
@degage_imprensa
www.facebook.com/degageassessoria

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...