Pular para o conteúdo principal



Fotografia cultural


Um velho ditado diz que uma imagem vale mais que mil palavras. O ditado é antigo, mas nunca foi tão atual como nos dias de hoje. Um dado que mostra a dimensão do uso da fotografia como linguagem é que diariamente mais de 40 milhões de fotos são postadas na rede social Instagrampor 90 milhões de usuários em todo o mundo, segundos informações divulgadas pela empresa americana criada há dois anos.

Isso é somente um reflexo do alcance da fotografia e de seu papel na sociedade. Entrando na instância política nacional, qual o papel da fotografia na formação da imagem do Brasil? Qual a imagem do país que se vende no mundo? Que identidade o Brasil quer ter com essa imagem?

Estas e outras questões serão abordadas no II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil. O evento acontecerá em Fortaleza de 21 a 23 de fevereiro, reunindo cerca de 150 fotógrafos e produtores de fotografia de todo o país, além de gestores de cultura das instâncias nacional, estadual e municipal. O Encontro é voltado para os filiados à Rede, mas as atividades realizadas à noite – palestras, lançamentos e projeções - são abertas aos demais interessados, com acesso gratuito.

O Encontro é uma articulação da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil (RPCFB) para abordar questões amplas como a compreensão do papel da fotografia na sociedade, principalmente nas instâncias públicas. “A fotografia deve ser comprendida como linguagem específica. Fotografia é ciência, investigação, documento, comunicação de massa, literatura”, diz Iatã Cannabrava, presidente da RPCFB. “A fotografia é tudo isso e ‘também’ artes visuais”, complementa Tiago Santana, um dos coordenadores do Encontro em Fortaleza.

O Encontro terá palestra de abertura com a temática FORMAÇÃO DE UMA NOVA IMAGEM PARA O BRASIL, proferida por Renato Ortiz, professor titular da Universidade Estadual de Campinas. 

As políticas públicas no setor serão temas específicos no Encontro. O assunto será abordado na mesa POLÍTICAS PÚBLICAS E NOVAS PLATAFORMAS PARA A FOTOGRAFIA E SUA GESTÃO - com Eduardo Saron (Diretor Superintendente do Itaú Cultural), Antônio Grassi(Presidente da Funarte), Cláudia Leitão (Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura) e Tibico Brasil (Gerente do Ambiente de Cultura do Banco do Nordeste) e no Grupo de Trabalho, POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FOMENTO, PESQUISA E DIFUSÃO DA FOTOGRAFIA  com Carlos Carvalho (RS), Miguel Chikaoka (PA), Iatã Cannabrava (SP) e com o convidado Xico Chaves, (Diretor do Centro de Artes Visuais / Ceav).

Realizado pelo RPCFB e pelo Instituto Cultural Anima, de Fortaleza, o II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil acontece em Fortaleza como estratégia da Rede em descentralizar as discussões em torno da Fotografia. “As regiões Norte e Nordeste já têm uma forte tradição na fotografia, como se verifica em Fortaleza, Recife, Natal, Belém, onde há núcleos organizados”, destaca Iatã.

O primeiro Encontro foi realizado em 2010 em Brasília. Antes disso, houve em 2009 uma reunião “pré-encontro” no Paraty em Foco, um dos principais eventos de fotografia do país, realizado na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Na primeira edição do Encontro, houve a articulação dos produtores culturais de fotografia numa rede nacional e, na ocasião, questões e propósitos foram definidos, gerando um resultado que justificou os esforços de todos que estiveram presentes. Na opinião de Iatã Cannabrava, o segundo Encontro deve confirmar a operatividade desse modelo e sua capacidade de abraçar demandas e oportunidades que vão do regional ao global.

“Agora é momento de avançar na construção de uma identidade da rede, afinando objetivos comuns e a diversidade de práticas. Essa intenção reforça a necessidade de participações ativas, debates e decisões que animem a rede, as pessoas e iniciativas que circulam por ela. Esse é o resultado esperado de uma experiência coletiva de afirmação de uma identidade e de objetivos comuns”, diz Iatã. Atualmente a rede conta com 120 integrantes em todo o Brasil e, cerca de 100 membros em fase de filiação.

PARA O PÚBLICO

Durante o Encontro, fortalezenses e visitantes poderão conhecer um pouco da produção fotografica brasileira por meio de projeções e intervenções fotográficas ao ar livre, no calçadão da Praia de Iracema, em frente ao Hotel Sonata de Iracema. No local haverá também estandes com livros, postais, catálogos de fotografia, entre outros artigos. Estas atividades acontecerão das 18h30 às 22h.

SERVIÇO

II Encontro Nacional da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil – De 21 a 23 de fevereiro no Hotel Sonata de Iracema (Av. Beira Mar, 848 – Praia de Iracema – Fortaleza/CE). Informações: (11) 3473-5412, (85) 3268-2916 e (85) 8820-0083.


SUGESTÕES DE ENTREVISTAS

Iatã Cannabrava – Presidente da RPCFB: (11) 3473-5411
Glicia Gadelha – Coordenadora do Encontro: (85) 9691-8458
Tiago Santana – Coordenador do Encontro: (85) 9994-0094


ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
Tel: (85)3252.5401 / 9989.5876 / 9989.3913
t: @degage_imprensa / f: degageassessoria

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Morre chef Fábio Denardi

  Jornalista  Izakeline Ribeiro  está em  Fortaleza - Ceará - Brasil . #Luto Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento do chef Fábio Denardi, que atuava no restaurante La Bella Italia. Reconhecido como Melhor Chef de 2024 e integrante do corpo de jurados do #melhoressaboresdacidade2025 , Fábio foi uma referência de excelência e dedicação à gastronomia. Sua contribuição para o setor deixa um legado admirável, que seguirá inspirando profissionais e amantes da boa cozinha. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a toda comunidade gastronômica de Fortaleza. #ChefFábioDenardi #Gastronomia

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...