Pular para o conteúdo principal



Ceará Moda

Uma noite de muito glamour evidenciando os talentos do profissionais de moda. Essa é a proposta da quinta edição do Concurso CEARÁ MODA CONTEMPORÂNEA 2013, promovido pelo Sinditêxtil, Sindroupas e Sindconfecções, juntamente com Sebrae e Senai. O evento acontecerá durante a feira Maquintex, no dia 21 de agosto, a partir das 19h30, no Centro de Eventos do Ceará.
O Concurso reúne estudantes, autodidatas e profissionais da moda, nas categorias Design (individual), Modelagem (individual ou dupla) e Costura (individual). Na oportunidade, os participantes são avaliados considerando quesitos como técnica e criatividade durante as etapas da competição. O objetivo é motivar os que fazem a moda no Ceará e mostrar à sociedade a sua relevância, dando-lhes espaço.
Esse ano, o desfile da categoria Design está sob o tema: “Arte, Moda e Contemporaneidade”. Ao todo, seis designers farão o espetáculo na grande final do dia 21 de agosto. São eles (ordem alfabética): Bruno Oliveira Araújo, David Lee Costa Pinto, Fernando Luis Butrago da Silva, Maciel Kelton de Sousa Gomes, Márcia Regina Ferreira da Silva, Maria Iclea dos Santos Coutinho. O primeiro colocado receberá uma viagem (com passagem e hospedagem) de capacitação no Projeto Circuito Moda Londres promovido pelo SENAI-CE, a ser realizado em setembro deste ano.
Já os finalistas das categorias Modelagem e Costura serão divulgados somente no dia do evento (21/08), já informando os ganhadores de acordo com as colocações 1º, 2º e 3º e as premiações previstas no edital.
Para o Sinditêxtil-CE, esse ano será especial tendo em vista os 130 anos da indústria têxtil cearense; a parceria com a Maquintex, feira consolidada como grande evento da indústria têxtil do Nordeste. “É uma honra poder proporcionar oportunidades para novos talentos realizando o Concurso em um evento com tamanha dimensão para a indústria têxtil, envolvendo as melhores parcerias para a consagração e destaque nacional do Ceará Moda Contemporânea”, destaca o presidente do Sinditêxtil-CE, Germano Maia.
Essa será a 5ª edição do Concurso que mobiliza cerca de 102 inscritos e 3.000 convidados para o evento final de premiação. São parceiros da ação: Sindconfecções, Sindroupas, SENAI, SEBRAE, FCEM e as instituições de ensino superior: UFC, Faculdade Católica/Marista, Fanor, Estácio/FIC, Faculdade Ateneu e Idecc Uva.
O momento contará com a participação da diretoria do Sinditêxtil-CE, empresários do trade da moda, parceiros, além de autoridades, imprensa local e nacional. Mais informações: (85) 3421 5456.

Perfis dos Finalistas Design 2013 (ordem alfabética)

BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO
É piauiense, porém residindo a um ano na capital fortalezense. Bruno tem 26 anos e desde criança ajudava a mãe em um ateliê em casa. Posteriormente, começou a trabalhar em uma loja de departamentos como estilista onde passou cinco anos. Depois desse período, resolveu assumir o ateliê da família com um novo conceito em vestido de festa, no qual realizou um desfile de abertura. “Mas logo senti a necessidade de aprender, pois, em minha cidade não há muitos cursos na área da moda e vim morar sozinho na segunda capital da moda do país”, explica. Hoje, ele faz design de moda na Universidade Estadual Vale do Acaraú-IDECC.
"Eu acho que o Concurso Sinditêxtil, que agora passou a se chamar CEARÁ MODA CONTEMPORÂNEA, é uma oportunidade muito valiosa na vida de cada um dos participantes e principalmente na minha; pois será a realização de um dos meus grandes sonhos, que agora se concretiza, e que assim poderei mostrar o meu dom e meu potencial. Fico muito feliz em participar deste concurso”, enfatiza.

DAVID LEE COSTA PINTO
Nascido em Fortaleza, tem 22 anos e já atua no mercado algum tempo em algumas empresas e confecções da Capital. David Lee já participou de outros concursos, inclusive do Sinditêxtil-CE, ficando em segundo lugar na categoria Design no ano de 2012.
Acho o Concurso muito engrandecedor, organizado e uma ferramenta de projeção para área da moda. As expectativas são as melhores possíveis e espero dar uma maior visibilidade a meu trabalho”, define David Lee, como é chamado.
FERNANDO LUIS BUTRAGO DA SILVA
Com 25 anos e natural de Palmácia (CE), Luis é assistente de desenvolvimento e modelista do estilista André Castro (Mar Del Castro) e cursa Tecnologia em Design de Moda na Estácio FIC. Já foi estilista e modelista da marca Rosa de Lima.
Luis explica o que é participar do Concurso e suas expectativas: "É um berço de oportunidades que ao longo de suas edições tem revelado grandes talentos da moda cearense. Farei meu melhor na execução do projeto, honrando a credibilidade que a mim foi confiada com o objetivo de estar entre os três primeiros."
MACIEL KELTON DE SOUSA GOMES
Nascido em Pentecoste (CE), Kelton Sousa, como é chamado, tem 26 anos, e seu primeiro emprego mais próximo da moda foi na empresa Colméia como assistente de estilo. Depois foi figurinista na empresa Esplanada. Em seguida, ele começou a trabalhar como freelancer para uma empresa de moda masculina, moda praia, que ainda trabalha atualmente. Trabalhou também para a Diuncorpo Lingerie como estilista do private label, onde criava coleções para a Renner, Pernambucanas (plus size) e para a própria marca da empresa. É estudante de moda da Estácio FIC.
Eu acredito na seriedade do Concurso e na experiência que ele concede a todos os participantes. É uma forma também de mostrar talentos do nosso Estado, um momento único para muitos que participam da etapa final; ver seu trabalho reconhecido é inexplicável...”

MÁRCIA REGINA FERREIRA DA SILVA
Natural do Crato (CE), Márcia tem 26 anos e é estudante de moda na Faculdade Católica do Ceará. No quesito concurso, participou do Concurso dos Novos Talentos no Dragão Fashion de 2013.
O Concurso Sinditêxtil é sério e muito bem organizado, dá valor ao artesanato cearense que é a arte desta terra e conta a história do povo enraizada na sua arte. Tem tudo para se tornar em um dos melhores concursos e levar o meu Ceará a ser o maior destaque na moda brasileira, e quem sabe a nível mundial. O Concurso é uma grande chance para mostrar o meu potencial, adquirir experiências, ficar ainda mais perto deste mundo da moda que amo! Quero aprender ao máximo, sobretudo o que eu puder, pois a vida é um acúmulo de aprendizado infinito. Estou muito otimista e feliz, não só por participar, mas por ver que existem pessoas empenhadas no crescimento e na valorização da cultura cearense.”

MARIA ICLÉA DOS SANTOS COUTINHO
Icléa Coutinho, como é chamada, é do município de Cedro (CE), tem 65 anos, e possui formação no curso de Estilismo Design e Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“A iniciativa em promover o concurso Ceará Moda Contemporânea é importante por trazer na sua essência a inovação, sem perder os elementos que resgatam a cultura nordestina. Com isso, a proposta valoriza e reconhece os talentos que trabalham com a moda agregando à peça a identidade do nosso povo. Portanto, o que nos motiva a participar do evento é a perspectiva de geração de renda e oportunidade de trabalho para toda a cadeia produtiva, além de divulgar amplamente a beleza da arte local", afirma Icléa.

Maquintex – Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para Indústria Têxtil

Consolidada como o grande evento da indústria têxtil do Nordeste, a “Maquintex - Feira de Máquinas, Equipamentos, Serviços e Química para a Indústria Têxtil” terá sua edição 2013 realizada de 20 a 23 de agosto, em Fortaleza (CE). O evento é organizado e promovido pela FCEM – Feiras, Congressos e Empreendimentos.

Em virtude da grande procura após a segunda edição do evento, realizada em 2011, que contou com a participação de 500 marcas, 150 estandes e cerca de 20.500 visitantes de todas as regiões do Brasil e de 13 países, a “Maquintex 2013” será realizada no Expoceará. O local oferece mais espaço e infraestrutura, pois são mais de 65 mil m² de área, divididos entre área de exposição, auditórios, praça de alimentação e amplo estacionamento, entre outros componentes que farão parte do moderno complexo. Mais informações:
www.maquintex.com.br

Assessoria de Imprensa do Sinditêxtil-CE
Jornalista: Ana Luzia Brito – CE 2011 JP - cel.:(85) 8653.8337
Contato:
analuziabrito@gmail.com

Informações Imprensa – Maquintex:
Persona Consultoria de Comunicação
Jornalista responsável: Ana Cristina de Souza – Mtb 18.367
Contatos: Suzana Elias Azar e Lívia Nascimento
Fones: (11) 5531 1006 e 5531 8958 – E-mails: 
suzana@persona.inf.br ou livia@persona.inf.br

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...

Postagens mais visitadas deste blog

Abrasel prevê crescimento em 2026

Os empresários de Bares e Restaurantes encerram 2025 com expectativas positivas para o início do próximo ano. Um levantamento da Abrasel mostra que 69% dos estabelecimentos esperam faturar mais no 1º trimestre de 2026 em comparação com o mesmo período de 2025. Em relação ao último trimestre deste ano, 56% também projetam crescimento (foto Helena Lopes). A confiança do setor é sustentada principalmente pelo desempenho recente das empresas, impulsionado pelas confraternizações de fim de ano e pelo pagamento do 13º Salário para um número maior de trabalhadores, já que o país tem a menor taxa de desemprego dos anos recentes. Ainda segundo a Pesquisa, em novembro de 2025, 40% dos bares e restaurantes operaram com lucro e outros 40% registraram equilíbrio financeiro. Já o percentual de estabelecimentos no prejuízo ficou em 19%, pouco abaixo do observado no mês anterior. Outros 1% não existiam em novembro. Em relação a outubro, o faturamento também cresceu. De acordo com a pesquisa, 44% dos n...

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Secretário da Saúde explica na ALCE Plano de Contingência para combate ao Coronavírus

O secretário da Saúde do Estado, Doutor Cabeto, apresentou, durante o segundo expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE) desta terça-feira (17), as ações de prevenção à propagação do novo coronavírus (Covid-19) e as recentes medidas adotadas pelo Governo do Estado na contenção da pandemia e atendimento aos enfermos. O secretário informou que o Estado tem desenvolvido um plano de contingência pautado em formas de reconhecimento da população suspeita e de cuidados com os ambientes públicos e domiciliares. “Nós não estamos vivendo uma epidemia comum, como temos em todos os anos, com aumento de casos de dengue, influenza ou H1N1. Trata-se de uma epidemia com um vírus diferente, com um poder de contaminação maior que outros coronavírus”, apontou o secretário. Segundo ele, é uma epidemia com chance de contaminação alta, podendo gerar um grande risco à população e ao sistema de saúde. “Precisamos saber fazer a estratificação do risco da doença, para não so...

Morre ator Gerson Brenner

  LUTO | Morreu nesta segunda-feira (23/3/2026), por falência múltipla de órgãos, o ator Gerson Brenner, de 66 anos. O artista ficou reconhecido no anos 1990 com personagens nas novelas "Rainha da Sucata'' e "Corpo Dourado''. Em 2025, quando "Rainha da Sucata'' foi reexibida pela Globo, Gerson se emocionou com a reprise e não perdia um capítulo, como contou sua mulher na ocasião. O ator sofreu um trágico acidente em agosto de 1998, durante uma tentativa de assalto na Rodovia Presidente Dutra. Pedras foram colocadas na pista por assaltantes e dois pneus de seu carro estouraram. Na troca dos pneus, uma dupla tentou assaltá-lo. O ator reagiu e foi baleado na cabeça e ficou com sequelas irreversíveis desde então. Há anos longe da vida pública, o artista deixa a mulher, Marta Mendonça Brenner; e duas filhas.  💻📱Mais informações no site do #JornalOGlobo. https://x.gd/6wmPo Foto: Irineu Barreto FIlho/Agência O Globo

V NM2B

  A 5ª edição do NM2B - Nosso Meio to Business está confirmada para o dia 12 de agosto, no La Maison, em Fortaleza. Com o tema "A força do que é real", o evento é promovido pelo Nosso Meio e deve reunir cerca de 700 participantes, entre executivos, empreendedores, gestores e lideranças do Mercado Nacional.  Desde 2022, o NM2B consolidou-se como um dos principais encontros do setor de negócios do Nordeste, reunindo profissionais de marcas como Bradesco, Samsung, Carrefour, Banco do Nordeste, LinkedIn, VISA, Grupo 3corações, TikTok e M. Dias Branco. A nova edição chega em um momento em que autenticidade e consistência ganham peso nas conversas sobre marca, liderança e estratégia. - Vivemos um momento em que todo mundo fala muito e poucos entregam de verdade. O NM2B sempre existiu para dar palco a quem constrói com consistência, e nesta edição isso fica ainda mais claro. Vamos reforçar que ser genuíno sustenta a confiança entre marcas, pessoas e mercado", afirma Tamires So...