Pular para o conteúdo principal



Abraça Genibaú

A Prefeitura de Fortaleza realizou hoje a segunda edição do Projeto “Abraça Fortaleza”. Depois do Bairro Vila Velha (Regional I), agora foi vez do Bairro Parque Genibaú (Regional V) receber as ações de ouvidoria e prestação de serviços públicos. A iniciativa, que atua como um canal de diálogo com a população atende as principais demandas nas diversas áreas da administração municipal. Em novembro o evento vai para Regional VI.
O prefeito Roberto Cláudio bastante abraçado pela população disse que ia voltar mais vezes no Genibáu para entregar melhorias.
As atividades são realizadas de forma integrada, envolvendo todas as secretarias municipais, com foco nas necessidades de cada comunidade. "Sempre tenho dito que não se governa sozinho. É preciso estar próximo e ouvir a população para que possamos acertar nas políticas públicas, priorizando aquilo que efetivamente as pessoas avaliam como prioridade”, ressaltou Roberto Cláudio.
Durante o “Abraça Fortaleza”, o estande da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) teve como foco o Outubro Rosa. No local, além de profissionais e técnicos para orientar as mulheres sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, por meio de autoexame e mamografias. Foram distribuídos preservativos e panfletos educativos sobre AIDS e DSTs, bem como orientação sobre Dengue e saúde bucal.  
Cidadania 
A Secretaria de Cidadania esteve presente prestando os serviços através do Escritório Itinerante de Direitos Humanos da Coordenadoria de Promoção, orientação sobre Lei Maria da Penha e os serviços que se encontram a disposição das Mulheres de Fortaleza sob a orientação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres. Haverá ainda orientação sobre Direito do Consumidor, através do Procon Itinerante.

Trabalho 
Na área da assistência social, a comunidade teve acesso ao Cadastro Único, com orientações, informações sobre os serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), além de emissão de declaração de Número de Identificação Social (NIS) para acesso a benefícios. 

No eixo do Trabalho e da Qualificação Profissional, a Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), disponibilizou atendimento do Sine, com intermediação de mão de obra, encaminhamento para o mercado de trabalho e habilitação para seguro desemprego. Haverá ainda workshop sobre orientação profissional e emissão de documentos.
Quem esteve no Campo do Sevilha teve gratuitamente orientação para o microcrédito, formalização do Microempreendedor Individual (retirada do CNPJ), informações sobre os Direitos do Empreendedor (INSS) e inscrição para curso de capacitação em gestão de negócios.
Programação infantil
Em alusão ao Dia das Crianças, também integrou a programação deste sábado a Segunda Mostra de Cinema Infantil do Ceará, parte integrante do projeto Estrela Criança, realizado por meio do Gabinete da Primeira Dama e da Secretaria Municipal da Educação (SME).

A mostra visa a proporcionar o contato dos menores com uma produção audiovisual alternativa. A diversão também estave garantida através de uma oficina de pipas. As crianças aprenderam a fazer o brinquedo.
A SME aproveitou a oportunidade para apresentar o novo fardamento das escolas da rede municipal, o material didático individual e coletivo, o material pedagógico, além do novo cardápio da alimentação. Além disso, as crianças do Parque Genibaú participaram de oficinas de leitura e atividades de pintura e arte, terão acesso a uma brinquedoteca e contação de histórias. Para a criançada, houve exposição de animais do acervo do Zoológico Municipal Sargento Prata.
Distribuição de abraços
Durante o “Abraça Fortaleza”, pessoas caracterizadas de palhaços, com cartazes, distribuíram abraços ao público. Os jovens de oficinas de rádio e técnicas de reportagem do Cuca fizeram entrevistas por meio do projeto Repórter Cuca. Também teve apresentação de bandas de rap e hip-hop.

Meio ambiente
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (Seuma) participou do “Abraça Fortaleza” promovendo as seguintes ações: coleta de óleo de cozinha e gorduras residuais (OGRs), realização de jogos educativos, orientações sobre educação ambiental e os programas Adoção de Praças e Áreas Verdes e Águas da Cidade.

A Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb) esteve em contato direto com a população. O Departamento Técnico de Urbanização (DTU) distribuiu 200 mudas de plantas ornamentais de diversas espécies. Também foramo doadas mudas medicinais, como chambá, alecrim, malva santa, manjericão e cidreira. Quem recebeu a doação levou um panfleto com as informações sobre o cultivo adequado da planta.
Trânsito e Transporte Urbano
A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) esteve com uma equipe realizando o credenciamento de estacionamento exclusivo para idosos e portadores de deficiência. Além disso, houve distribuição de panfletos educativos e a presença de uma equipe da AMC nos Bairros, que recebe solicitações da população relativas, por exemplo, a implantação de sinalização, instalação de redutores de velocidade e retirada de lombadas irregulares.

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com o Sindiônibus, disponibilizou uma unidade móvel do Bilhete Único.
Iluminação Pública e Conservação de Vias
Técnicos da Coordenadoria Especial de Iluminação Pública e técnicos da Coordenadoria de Conservação de Vias Públicas foram ao local para receber as solicitações da comunidade do Genibaú com relação a vias que necessitem de melhoria de iluminação ou da operação tapa-buraco.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...