Pular para o conteúdo principal



Plano de Cultura para Infância

De 28 a 30 de março gestores e articuladores de políticas públicas para a infância se encontram em Fortaleza. Em pauta, a discussão para a elaboração do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA. Com isso, o Ceará poderá ser o primeiro Estado a ter um plano de cultura com este foco.
O Plano de Cultura para a Infância do Ceará foi motivado a partir da mobilização nacional feita pelo GT Nacional Cultura Infância, por meio do qual foi elaborado o documento “Uma Política Pública para a Cultura da Infância”, dentro das suas propostas, se destacam a criação do Centro de Referência Nacional Cultura Infância e a previsão de 20% dos recursos do Ministério da Cultura – MinC para a infância.
Dessa forma, articuladores de políticas públicas para a Infância no Ceará se mobilizam junto à Secretaria de Cultura do Ceará – Secult, para que o Ceará seja o primeiro estado nordestino com o Plano Estadual de Cultura para a Infância elaborado para os próximos 10 anos, criando um instrumento democrático para nossos futuros gestores estaduais desenvolverem suas políticas culturais para as crianças cearenses.
A infância dificilmente se destaca entre as pautas das políticas culturais em todo o país. Essa displicência soma-se à instabilidade da gestão pública. Como resultado, o acesso à cultura passa a ser mais um direito violado à criança brasileira, ao lado da saúde, da educação, da moradia, entre outros. Fica evidente que essa situação precisa ser revertida o quanto antes.
O GT para criação do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA DO CEARÁterá mesa de abertura no dia 28 de março (sexta-feira) às 19 horas no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, com a participação de Américo Córdula, Secretário de Políticas Culturais do MinC, Paulo Mamede, secretário de Cultura do Ceará, Magela Lima, secretário de Cultura de Fortaleza, e Karen Acioly (foto), representante do GT Nacional Cultura Infância.
Após a mesa de abertura, Emídio Sanderson, diretor do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará, profere palestra com o tema “Plano de Cultura para Infância do Ceará: diagnóstico e desafios”.
Serão mobilizados cerca 50 participantes, entre representantes da sociedade civil e de órgãos públicos, que serão divididos em quatro GTs no dia 29 (manhã e tarde). No dia 30 pela manhã acontecerá a Assembleia Geral. O evento e voltado para convidados da sociedade civil e gestores públicos.
Este encontro é uma realização do TIC - Festival de Teatro Infantil do Ceará e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Secult, promoção da Seara de Cultura e Desenvolvimento, produção Invento Produções Culturais, apoio Escola Porto Iracema das Artes, Portos do Conhecimento e Instituto Dragão do Mar. Agradecimentos à COELCE – Companhia Energética do Ceará.
POR QUE A CRIAÇÃO DO PLANO
No Ceará, a desatenção pública com a cultura para a infância reproduz o contexto nacional. Assim como em muitos estados, a sociedade civil cobre essa ausência dos governos por meio de projetos culturais com transversalidades junto à educação e à cidadania. Todavia, a quantidade dessas iniciativas é insuficiente para reverter os dramáticos indicadores sociais cearenses.
Pensando nisso, o TIC e a Secult, almejam elaborar o Plano de Cultura para a Infância do Ceará. O objetivo é levantar, por meio de uma escuta pública, as reais necessidades para a construção de um cenário cultural efetivo para as crianças cearenses, mobilizando diferentes atores sociais e culturais.
O Plano de Cultura para a Infância do Ceará é uma mobilização social dedicada às novas gerações. O intuito é institucionalizar uma política cultural na qual a criança é posta num novo patamar, reconhecendo-a como um indivíduo detentor de direitos essenciais para o seu desenvolvimento e, consequentemente, para o desenvolvimento do futuro do estado.
OS QUATRO GTS
• Cidadania e Diversidade Cultural
Mediadora: Ana Márcia Diógenes (CE) – Relator: Flávio Paiva (CE); 
• Patrimônio Cultural
Mediadora: Juliana Marinho (CE) – Relatora: Márcia Sampaio (CE); 
• Educação e Cultura
Mediadora: Cláudia Pires (CE) – Relatora: Tereza Tavares (CE); 
• Linguagens Artísticas
Mediadora: Karen Acioly (RJ) – Relatora: Paula Yemanjá (CE).
Cada partícipe receberá um diagnóstico do Plano Nacional de Cultura - PNC e do Plano Estadual de Cultura com as propostas relacionadas à Meta 47 do PNC, além do documento elaborado pelo GT Nacional Cultura Infância, a fim de fundamentar as proposições.

PROGRAMAÇÃO
DIA 28/03 (sexta)
19h – Mesa de Abertura com:
Américo Córdula - Secretário de Políticas Culturais do MinC
Paulo Mamede - Secretário de Cultura do Ceará 
Magela Lima - Secretário de Cultura de Fortaleza
Karen Acioly - representante do GT Nacional Cultura Infância.
20h30 – Palestra “Plano de Cultura para Infância do Ceará: diagnóstico e desafios” com Emídio Sanderson, diretor do TIC – Festival de Teatro Infantil do Ceará
21h – Coquetel de abertura com Reisado do Mestre Zé Pio
DIA 29/03 (sábado)
9h às 12h e 14h às 18h – Reunião dos Eixos Temáticos:
• Cidadania e Diversidade Cultural
Mediadora: Ana Márcia Diógenes (CE) – Relator: Flávio Paiva (CE); 
• Patrimônio Cultural
Mediadora: Juliana Marinho (CE) – Relatora: Márcia Sampaio (CE); 
• Educação e Cultura
Mediadora: Cláudia Pires (CE) – Relatora: Tereza Tavares (CE); 
• Linguagens Artísticas
Mediadora: Karen Acioly (RJ) – Relatora: Paula Yemanjá (CE).
DIA 30/03 (domingo)
9h – Café da manhã
9h30 às 12h – Assembleia Geral
SERVIÇO
GT para criação do PLANO ESTADUAL DE CULTURA PARA A INFÂNCIA DO CEARÁ - De 28 a 30 de março em Fortaleza. Abertura no dia 28 (sexta-feira) às 19 horas na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema). Informações:fest.teatroinfantil@gmail.com – (85)3048-6077. Evento voltado para convidados da sociedade civil e gestores públicos.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Morre Silvio Spimpolo Filho

Jornalista  Mauro Beting : Sou suspeito para falar da família. Primeiro, que eu conheci, ainda moleque, é o Alexandre Santos, que até no meu aniversário de 14 anos gravou uma fita cassete com o arquivo da Rádio Bandeirantes, com uma narração do Fiori Gigliotti, do 4x1 do Palmeiras épico sobre o Flamengo, no Brasileiro de 1979. Conheci o meu futuro companheiro Alexandre nos estúdios da Rádio e da TV Bandeirantes, na tela onde ele apresentava "Gol, o grande momento do futebol", com as bandeiras, bandeirolas, Bandeirantes. Logo depois eu conheci o irmão Silvio Filho, plantão da Rádio Globo. Voz bonita, cadência, uma simpatia de ouvir, e ainda mais simpático de conhecer. Então conheci o filho do Silvio, Márcio Spímpolo. Parceiraço até hoje. Colega, amigo, irmão, daqueles maravilhosos pra gente discutir, pra gente brigar, e pra gente brincar. Família, que sempre brincou de fazer jornalismo esportivo sério muito bem, com muita facilidade e muita felicidade. Até q...