![]() |
| Na foto de Luiz Doro a Corrida da Caixa 2014 em Fortaleza realizada hoje pela manhã |
A sexta etapa do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, disputada neste domingo, em Fortaleza, foi especial por vários motivos. Foi a primeira vitória do pernambucano Justino Pedro da Silva no Circuito CAIXA e a primeira do ano de Joziane da Silva Cardoso na competição. Além disso, a combinação de resultados acirrou a disputa pela liderança do ranking nacional: Sivaldo Santos Viana tem apenas um ponto de vantagem sobre o vice-líder Valdir Sérgio de Oliveira; o mesmo acontece com Fabiana Cristine da Silva e a segunda colocada, Fernanda Raimunda Soares.
O habitual calor de Fortaleza estava presente na largada da elite feminina, com temperatura de 25 graus, logo às 7 horas da manhã. A parananese Joziane não teve dificuldade para dominar o percurso e logo desgarrou do pelotão até chegar ao bosque do Marina Park Hotel, ponto de concentração e chegada em 36min40. A local Antonia Bernardete da Silva só cruzou depois de 34 segundos. Quase dois minutos depois chegou, cambaleante, a terceira colocada, Fernanda Raimunda Soares, que desmaiou assim que ultrapassou a linha de chegada.
"Ditei o ritmo e controlei até o final, procurando me poupar, pois estava ventando bastante", resumiu a campeã, feliz com os 30 pontos acumulados que a conduziram do quinto para o quarto lugar no Ranking CBAt/CAIXA. "Estou morando em Petrópolis, na equipe Pé de Vento, e muito otimista com esta boa fase. Quero terminar o ano entre as três melhores do Brasil", completou.
Já recuperada e logo depois de receber seu prêmio no pódio, Fernanda contou o que aconteceu. "Eu treino em Campos do Jordão e sinto dificuldade para correr no calor. Passei muito mal hoje. Fui atendida rápido e melhorei depois de receber soro. Era um desafio cruzar a linha porque precisava destes pontos. Fui guerreira e agora vamos brigar novamente em Recife, quando a Fabiana também estará na disputa". A mineira de Ubá, de 29 anos, da equipe Luasa, tinha razão: com os 22 pontos deste domingo, Fernanda chegou a 209, um ponto a menos do que a líder Fabiana da Silva.
A primeira vitória de Justino
O calor e vento de Fortaleza favoreceram um pernambucano de Petrolina. Justino Pedro da Silva só esperou chegar à metade do percurso de 10 quilômetros para forçar o ritmo e disparar na ponta até conquistar sua primeira vitória no Circuito CAIXA. "Sempre batia na trave e hoje consegui vencer. Fiquei dois meses machucado e vim preparado para fazer meu melhor resultado no ano", garantiu. Agora ele segue para Recife para a sétima etapa do Circuito, no próximo domingo (10).
O segundo colocado, Valdir Sérgio de Oliveira, chegou 24 segundos depois e ficou esperando Sivaldo Santos Viana cruzar a linha, em quinto. Os dois estão numa disputa equilibrada pela ponta do ranking brasileiro, há várias semanas. Valdir somou 26 pontos e Sivaldo 16. Como a diferença era de 11 pontos, agora Sivaldo tem 264, apenas um de vantagem sobre o adversário.
"Não fiz uma boa prova, pois não tenho treinado bem. Mas agradeço pelo segundo lugar que acabou me deixando bem perto do Sivaldo", afirmou o mineiro de Guanhães, que tem o objetivo de ser bicampeão do Ranking (ele venceu em 2010). Como Justino, também está seguindo para Recife para a próxima etapa e depois corre no final do mês a oitava prova, em Porto Alegre.
Seu adversário, Sivaldo, estava conformado com o resultado. "Sofri um pouco com o calor, tanto que no final não conseguia respirar direito e perdi o quarto lugar para o Ivan. Mesmo assim, estou feliz com o pódio e com os pontos que me garantiram na liderança." A briga pela ponta continua no próximo domingo (10), em Recife.
Do lado dos amadores, como sempre, a festa foi completa. Cerca de 3.500 corredores curtiram o novo percurso que seguiu para a Praia de Iracema, no lugar do Centro da cidade.
Herói do atletismo em Fortaleza
Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Sydney/2000 com a equipe brasileira de revezamento 4x100 m, Cláudio Roberto Souza foi o padrinho do Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em Fortaleza. O ex-velocista deu palestra no Colégio Guri na sexta-feira e no dia seguinte participou de sessão de autógrafos na entrega dos kits na loja da Centauro do Shopping Iguatemi. No domingo, deu a largada e fez a premiação da prova.
Realizado desde 2004, o Circuito CAIXA conta com a chancela da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), e passa por quatro das cinco regiões brasileiras. Depois das provas em Salvador (13/4), Uberlândia (3/5), Campo Grande (11/5), Belo Horizonte (25/5), Goiânia (8/6) e Fortaleza (3/8), a competição ainda terá etapas em Recife (10/8), Porto Alegre (31/8), Ribeirão Preto (11/10), Curitiba (19/10), Brasília (23/11) e São Paulo (30/11). As 12 corridas somam pontos para o Ranking CBAt/CAIXA de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2015.
O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Nutry. Em Fortaleza, contou ainda com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Indaiá e Citrus, além da supervisão técnica da Federação de Atletismo do Ceará e CBAt.
Resultados
Masculino
1.- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min36
2.- Valdir Sérgio de Oliveira (GranCursos/CAIXA) - 31min00
3.- Ivanildo Pereira dos Anjos, o "Gomes" (GranCursos/CAIXA) - 31min03
4.- Francisco Ivan da Silva Filho (ZF Sachs) - 31min06
5.- Sivaldo Santos Viana (Luasa/CAIXA) - 31min09
Feminino
1.- Joziane da Silva Cardoso (Pé de Vento/CAIXA) - 36min40 (foto)
2.- Antonia Bernadete Lins da Silva (MR Team) - 37min14
3.- Fernanda Raimunda Soares (Luasa/CAIXA) - 38min58


Comentários
Postar um comentário