Aos amigos católicos...
Hoje de manhã, fui à missa na Igreja dos Missionários (Av. Rui Barbosa, quase esquina com Santos Dumont), e o Padre deu um curioso e importante aviso ao final da missa.
Ele disse que a Igreja recebeu um comunicado direto do Vaticano. O informe tratava sobre o tradicional cumprimento "A Paz de Cristo" entre os presentes, antes da entrega da hóstia (corpo de cristo).
De acordo com o padre, o Vaticano não quer mais que haja o cumprimento, devido à uma dispersão das pessoas e em muitos casos até um entusiasmo sem razão dos fiéis se abraçando, se movimentando de um lado para outro da igreja, antes de um momento tão sagrado para os católicos.
Ainda de acordo com o Padre, este cumprimento (Paz de Cristo) tem mais força e é mais executado entre os católicos latinos. Em outros países, nem sequer existe esse ritual de saudar as pessoas próximas proferindo "A Paz de Cristo".
O Padre, então, pediu para que todos, a partir da próxima missa, tivessem a cordialidade de cumprimentar somente as pessoas próximas e em silêncio.
Independente se estar correto ou não (eu concordo com o Vaticano), o tema é complexo e o debate é amplo, mas fico feliz em saber que a Igreja Católica, enfim, já começa a se preocupar com o que ocorre durante as missas.
Há outras fatos durante a missa que também mereciam mais rigor (tempo do sermão do Padre, as canções e o salmos), mas o primeiro passo foi dado. Que a Igreja católica saiba rever outros conceitos.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Marcadores
Abraço da paz
Labels:
Abraço da paz
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário