Proteger crianças e adolescentes de abusos sofridos, retirando-os de situações de vulnerabilidade social e das mais diversas formas de violência e conflitos existentes. É com esse objetivo que a Prefeitura de Fortaleza inaugurou ontem a nova Sede do Conselho Tutelar, no bairro Dias Macedo.
Situado na Regional VI, o espaço reforça o compromisso da Prefeitura com a assistência às crianças e adolescentes fortalezenses que agora contam com novas salas climatizadas, ambiente de leitura e acolhimento, além de toda uma infraestrutura diferenciada com uma equipe de trabalho composta por conselheiro tutelar, assistente social, advogado, psicólogo, educador social, dentre outros que atuarão no equipamento, garantindo melhores condições de atendimento a esses jovens.
Segundo o secretário da Regional VI, Esio Feitosa, “Esse é um espaço de acolhimento totalmente estruturado com salas para advogados, assistentes sociais, salas individuais para cada conselheiro, brinquedoteca, climatização, bebedouro industrial, enfim, nós dotamos com todas as condições e toda a estrutura para que os conselheiros possam fazer um bom trabalho e as crianças e adolescentes que, por ventura tenham que frequentar esse conselho, sejam bem recebidos, com condições de conforto e os pais sintam que seus filhos estão realmente tendo o tratamento que merecem”, declarou.
De acordo com o prefeito Roberto Cláudio a área da infância ainda tem que enfrentar outros desafios, “ um deles é de garantir condições digna de trabalho e de funcionamento dos conselhos que já existe, a outra é expandir os conselhos na cidade de Fortaleza. Nosso primeiro compromisso foi, antes de fazer qualquer expansão, dar condições de trabalho, de infraestrutura e funcionamento aos conselhos já existentes. Esse é o terceiro conselho já inaugurado e nosso compromisso é, até o final desse ano, já recuperar, revitalizar e dar condições de funcionamento a todos os conselhos de Fortaleza”, afirmou.
A aposentada Maria José de Oliveira, de 70 anos, presente na inauguração, aprovou o novo Conselho Tutelar. “O espaço ficou maravilhoso, muito bom mesmo. É muito importante um espaço como esse, moramos em um bairro muito carente, existem problemas de família que as pessoas tinham que ir para outro bairro para resolver, agora as crianças podem contar com isso aqui”, conta.
Esta é uma ação da Prefeitura de Fortaleza, sendo realizada pela Secretaria da Regional VI , Secretaria de Cidadania de Direitos Humanos (SCDH), Fundação da Criança e da Família Cidadã (FUNCI) e Gabinete da primeira-dama, Carol Bezerra.
CRESÇA COM SEU FILHO
Roberto Cláudio aproveitou o momento para compartilhar a informação de um projeto que beneficiará crianças de famílias de seis bairros com o mais baixo índice de IDH da cidade. Nesses bairros, a prefeitura terá visitas com profissionais multidisciplinares, entre eles psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais, que realizarão o trabalho de acompanhamento e observação do desenvolvimento de crianças fortalezenses e de suas famílias, possibilitando o monitoramento e crescimento dessas crianças com todos os encaminhamentos necessários para que possam se tornar cidadãos dignos.
Os bairros que terão as primeiras famílias inclusas nesse projeto são: Granja Portugal, Granja Lisboa, Jangurussu, Barroso, Palmeiras e Bom Jardim.
(assessoria de imprensa).

Comentários
Postar um comentário