A implantação do Sistema Estadual de Transporte de Pacientes Eletivos (STPE) começa a ser efetivada hoje (30), em Juazeiro do Norte, onde o secretário da Saúde, Ciro Gomes, entrega de 17 ônibus especiais para o transporte sanitário de pacientes dos 19 municípios que integram as regiões de saúde do Crato e Juazeiro do Norte aos serviços de saúde.
A entrega às quatro da tare, será, na sede regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Ceará), Rua do Seminário, s/n, bairro São Francisco, em Juazeiro do Norte, próximo à estação do metrô.
Com gestão dos consórcios públicos de saúde das duas regiões, o sistema tem capacidade de atender a demanda de deslocamento de 10.200 pacientes, mais acompanhantes, público estimado em 18.300 pessoas mensalmente.
O Sistema de Transporte de Pacientes Eletivos faz o deslocamento de pessoas que necessitam realizar consultas ou exames especializados em outros municípios e vai atender todo o sistema de saúde das regiões do Crato e Juazeiro do Norte. O agendamento é feito por computador, a partir da demanda da atenção básica.
As rotas são calculadas por um software logístico que indica o trajeto com menor tempo de deslocamento entre os locais de origem e destino, em estradas com melhores condições de tráfego. Nos deslocamentos, além do motorista, os pacientes são acompanhados pelo agente de viagem, responsável pelo cumprimento dos mapas de viagem, verificação das presenças e faltas de pacientes, bem como orientar os passageiros durante todo o percurso.
Os ônibus especiais para 26 passageiros são adaptados para realizar o transporte de pacientes com conforto e qualidade, inclusive com acesso para pessoas com necessidades especiais, como cadeirantes.
A implantação do Sistema de Transporte de Pacientes Eletivos das Regiões de Saúde do Crato e de Juazeiro do Norte é previsto no Projeto de Formação e Melhoria da Qualidade da Rede de Atenção à Saúde (QualiSUS-Rede), destinado à implantação de quinze experiências de redes de atenção à saúde nos vários estados brasileiros.
A Região Metropolitana do Cariri está entre as 15 regiões selecionadas em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde como locais estratégicos e prioritários para a implantação do QualiSUS-Rede, projeto de cooperação técnica entre o Banco Mundial (BIRD) e o Ministério da Saúde.
Para a implantação do Sistema de Transporte de Pacientes Eletivos, a Secretaria da Saúde do Estado realizou diagnóstico com apoio de consultoria externa, que dimensionou a necessidade de veículos, recursos humanos e insumos para sua efetivação.
Os 17 ônibus foram adquiridos com financiamento do Banco Mundial, ao custo unitário de R$ 226.294,11 e valor total de R$ 3.846.999,87. O Sistema de Transporte de Pacientes Eletivos vai beneficiar a população de 731.568 habitantes dos municípios:
- Altaneira.
- Antonina do Norte.
- Araripe.
- Assaré.
- Campos Sales.
- Crato.
- Farias Brito.
- Nova Olinda.
- Potengi.
- Salitre.
- Santana do Cariri.
- Tarrafas.
- Várzea Alegre.
- Barbalha.
- Caririaçu.
- Granjeiro.
- Jardim.
- Juazeiro do Norte.
- Missão Velha.
Comentários
Postar um comentário