Pular para o conteúdo principal



Abril

Em junho deste ano, a Editora Abril anunciou uma mudança em sua estrutura editorial e no seu modelo comercial. A empresa deu início a uma profunda transformação com o objetivo de operar mais simplificadamente e ao mesmo tempo atuar mais próxima às necessidades do mercado. Como parte dessa mudança, a Editora dividiu sua estrutura em três unidades: Conteúdo, Marketing e Receitas. Após seis meses, ela abre seu balanço e comprova o resultado desse novo modo de operar.

Legitimando a eficácia do modelo comercial adotado, focado em receita, Abril divulga que em 2015 a empresa manteve share de 38% e teve receita crescente em assinaturas (cerca de 5%aa nos últimos 5 anos; carteira impressa de 2,5 MM e 600 mil digital).

Com formatos de publicidade e conteúdo de marca dentro dos contextos adequados e target específico, através de todos os sites Abril - em todos os níveis da venda Programática (de leilão a Programático garantido com aumento apurado de 223% neste ano) -, a Editora justifica estrategicamente sua atuação OffSite e OnSite: 1/3 dos internautas Brasileiros acessam os sites da Abril todos os meses garantindo mais de 90% de viewability em mobile.

“Esse movimento é muito ousado e marcante para o futuro da Abril neste fascinante mundo da mídia, que não para de se transformar. A Editora está em constante evolução com sua oferta de produtos, em seu modo de agir e pensar. É isso que nossos clientes e audiência exigem. E é isso que – com gente arrojada, inquieta e capaz – estamos  fazendo”, afirma Alexandre Caldini, presidente da Editora Abril.


Abril Mídia
A unidade de receita, comandada por Rogério Gabriel Comprido, Diretor Comercial, que controla todo o faturamento da Editora (publicidade, assinaturas, vendas avulsas, e-commerce, digital e eventos), apostou em uma fórmula bastante ousada para atender as demandas dos anunciantes e criar novas plataformas de receita:
-     Treinamento: mais de 150 horas divididas entre Mídias digitais, branded content, segmentação e Venda Consultiva
-      Estrutura de atendimento: as equipes foram divididas entre as principais indústrias anunciantes.
-    Ferramentas: novo portfólio, 100% mobile, com o Abril To.Go, que passa a ser o principal suporte no contato entre os executivos e os clientes. Soma-se a ele a reformulação do PubliAbril - portal comercial da Editora - e nova ferramenta de monitoramento da empresa.
-     Novos estudos: desenvolvimento de novos canais e venda de produtos de consumo continuo, utilizando a força do canal de marketing da Abril e o contato direto com 1/3 da população digital brasileira.

Já a Unidade de Marketing, que passou a ser comandada por Tiago Afonso, CMO, tem apostado no conceito Omni Channel para integrar todos os canais de conteúdo e serviços que a Editora possui. Desde o novo posicionamento, a Abril já fechou parcerias para fortalecer sua presença digital, principal foco da Editora neste ano e em 2016.

Além de alianças de peso, com o Google (Accelerated Mobile Pages – AMP e Oferta Programática Garantida) e Facebook – com o Instant Article – a Abril se associou com a Tim, o Google Play e o MSN. Essas parcerias têm permitido uma nova experiência de consumo editorial. “A experiência de acesso a conteúdos por dispositivos móveis é uma prioridade para a Abril, que já conta com cerca de 60% dos seus acessos feitos através de smartphones”, afirma Tiago Afonso, CMO da Abril.

Outra importante prioridade na área de comunicação foi o lançamento do novo Posicionamento da Abril. Com uma campanha, realizada em parceria com a Agência IDEAL, a Editora assume nova tag line “Histórias encontram pessoas”. “Como um dos maiores Publishers do Brasil, entendemos que essa key message explica o nosso papel no contexto atual: temos contextos, sabemos contar histórias, conhecemos e acumulamos dados sobre os consumidores e podemos usar tudo isso para gerar relacionamento entre pessoas e marcas”, conta Tiago. A campanha, que será veiculada somente no online, começa a ser distribuída esta semana e estará disponível também no PubliAbril (publiabril.abril.com.br).

Unidade de Conteúdo 
Estúdio ABC – Abril Branded Content, comandado por Edward Pimenta, diretor de Apoio Editorial, acumulou nesses seis meses mais de 30 cases e 350 conteúdos publicados, como; HBO, Visa e Renault. A área atua na coordenação, no atendimento e na produção de conteúdos customizados, como native advertising e content marketing, em todos os formatos. Junto ao ABC, a área produção de branded content, a Abril Big Data (ABD), vem melhorando a experiência de comunicação dos anunciantes com segmentação certeira e serviços de modelagens e análises estatísticas, com um banco de dados com mais de 40 milhões de pessoas, tecnologias e especialistas de dados. O Estúdio ABC - que já se tornou uma importante fonte de receita para a Abril – estima crescimento de 73% para 2016.

“Ao adotarmos esse posicionamento perante o mercado, com foco nas necessidades atuais dos anunciantes, que vêm exigindo mais agilidade e, sobretudo, flexibilidade de formatos e mídias, chegamos a resultados mais eficientes de negócio”, afirma Caldini.

Tal êxito nas ações mostra que os movimentos estratégicos adotados pela Editora, de entender o papel do Publisher neste cenário, comprovam que a sua atuação na jornada de decisão dos consumidores – criando histórias e contextos – está em sintonia com a demanda de transformar as ideias de seus clientes em boas conversas.


Sobre o Grupo Abril
O Grupo Abril, composto da Abril Mídia (Editora Abril e Abril Gráfica) e da DGB (Logística e Distribuição), é um dos maiores e mais influentes grupos de Comunicação da América Latina. Fundado em 1950, por Victor Civita, o Grupo conta ainda com a Fundação Victor Civita, criada em 1985 com o objetivo de fortalecer a educação de base no Brasil. A Abril fornece informação, cultura, educação e entretenimento para praticamente todos os segmentos de público
e atua de forma integrada em várias mídias.





-- 

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...