Pular para o conteúdo principal



TIC 2016 em outubro

Anualmente em outubro, o Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC) leva aos palcos de Fortaleza e Sobral novas formas de pensar e fazer arte para a infância. Sua proposta é ofertar experiências estéticas para crianças dentro de um ambiente favorável à convivência familiar, respeitando as diferentes identidades da infância contemporânea.
Este ano, "Transforme Realidades" é o tema do TIC, que chega à sua 6ª edição. A escolha do tema é um convite à reflexão sobre o poder transformador das crianças, compreendendo-as como sujeitos culturais capazes de sonhar, questionar, inventar e transformar. Nesse sentido, a arte empodera as crianças a transformarem o presente e o futuro, bem como sonhos em realidade.
Com toda a programação gratuita, o 6° TIC acontece de 6 a 12 de outubro em Fortaleza e de 15 a 17 em Sobral, reunindo grupos do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bélgica, Chile, França e Espanha, com espetáculos que misturam teatro, dança, circo, teatro de animação, teatro de rua, teatro para bebês, artes plásticas e música. A exemplo da edição anterior, este ano o festival contará com a Mostra com.Kids que, em parceria com o TIC, traz mais uma seleção de conteúdos especiais, reunindo curtas-metragens da Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Japão, México e Uruguai.
No total, são 38 apresentações, duas delas com intérpretes de libras e audiodescrição. A programação acontece no Theatro José de Alencar, em espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Sesc Iracema, Pavilhão Atlântico (no Poço da Draga), Quadra da Praça Almirante Saldanha e Centro Cultural Bom Jardim e, em Sobral, no Theatro São João e Praça São João. A expectativa de público é de 25 mil pessoas, dos quais cinco mil de alunos de escolas e creches com agendamento.
As atrações do TIC fogem dos padrões e modelos impostos pela cultura de massa, pois o objetivo é ampliar as referências culturais das crianças. São espetáculos voltados a público de todas as idades, de bebês a adultos, apresentando dramaturgias e estéticas que perpassam pelas compreensões e significações da criança contemporânea, bem como pela sua forma de interagir com outras crianças e outros membros da sociedade.
Paralela à programação de espetáculos, será realizado o Encontro de Narrativas para a Infância, com mesas-redondas, palestras e oficinas para profissionais de artes cênicas, audiovisual e ilustração. Desde 2013 o Encontro realiza atividades durante o TIC e ao longo do ano. Reunindo nomes nacionais e internacionais, o Encontro tem o intuito de trazer novos ares à cena artística local e refletir sobre a relação entre cultura e infância diante da contemporaneidade.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Circo, dança e música clássica - A atração mais esperada desta edição é a companhia francesa Les Rois Vagabonds em “Concerto por Dois Clowns”, que mistura clown, acrobacia, balé e música clássica. Um duo cômico capaz de divertir toda a família. O espetáculo já passou pelos principais festivais de teatro e circo da Europa. As apresentações serão dias 8 e 9 de outubro, às 18 horas, no Theatro José de Alencar.
Teatro de objetos e artes plásticas – A Cia La Llave Maestra, do Chile, apresenta "Delírios de Papel", um espetáculo que explora as inúmeras possibilidades do papel, recorrendo ao teatro de objetos às artes plásticas. Após circular por alguns países da América Latina e Europa, o espetáculo será apresentado pela primeira vez no Brasil nos dias 8 e 9 de outubro, às 17 horas, no Teatro do Dragão do Mar.
Roda Cyr - Sobre uma roda Cyr, o chileno Mr. Dyvinetz encanta expectadores de todas as idades. A roda Cyr é equipamento acrobático surgido no final do século passado em Montreal. Trata-se de um número circense com alta dificuldade de equilíbrio que combina força e leveza. Pela primeira vez no Brasil, Mr. Dyvinetz faz as seguintes apresentações: Dia 8 de outubro, às 17 horas, no Jardim do Theatro José de Alencar; dia 8, às 18h30, no Pavilhão Atlântico, no Poço da Draga; dia 9, às 18 horas, na Quadra da Praça Almirante Saldanha; e dia 12, às 18 horas, na Praça Verde do Dragão do Mar.
Circatronic - Da Espanha o TIC recebe o ator, diretor e dramaturgo Oriol Auberts com seu primeiro trabalho individual depois de duas décadas à frente de produções teatrais e audiovisuais para cinema e televisão. Em "Circatronic" o artista investiga o uso da tecnologia em cena, mesclando robôs, arte digital e circo. As apresentações acontecem em Fortaleza no dia 12, às 17 horas, na Praça Verde do Dragão do Mar, e em Sobral nos dias 15 e 16, às 18 horas, na Praça São João.
Destaque nordestino – A renomada companhia Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresenta seu primeiro infantil, "Abrazo". O espetáculo é feito sem fala e usa recursos audiovisuais para narrar uma aventura inspirada em “O Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano. Serão duas sessões, uma no dia 11, às 19 horas, e outra no dia 12, às 17h, no Teatro do Dragão do Mar.
Primeira Infância – Este ano o TIC tem na sua programação dois espetáculos dedicados a crianças com menos de 6 anos. Um deles é "A Grande Roda”, da companhia belga La Berlue, voltado para crianças a partir de 3 anos, com apresentações nos dias 08 e 09, às 16 horas, no Teatro Sesc Iracema. O outro espetáculo é “D. Menina”, da companhia K'Os Coletivo, de Fortaleza. Será a estreia deste espetáculo, que é também a primeira produção teatral cearense para bebês a partir de 6 meses. As apresentações, também no Teatro Sesc Iracema, acontecem no dia 11, às 9 e 15 horas para creches agendadas e no dia 12, às 16 horas, para o público em geral.
Produções cearenses – Com o objetivo de promover as produções inovadoras de teatro infantil do Ceará, entram em cena no festival a Cia Prisma de Artes, com "As Aventuras de João Sortudo"; Pavilhão da Magnólia, apresentando "Ogroleto", com direção de Miguel Vellinho; Bricoleiros Teatro de Bonecos, com o espetáculo "Quatro Patas", recém-estreado; a consagrada bonequeira Ângela Escudeiro com o seu espetáculo de teatro de lambe-lambe "O Mau Pensamento"; além do espetáculo para bebês da companhia K'Os Coletivo.
ESTREIA: Paula Tesser e Natasha Farias em show infantil
A programação do TIC terá seu ápice em 12 de outubro, quando ocupará diferentes espaços do Dragão do Mar com atrações para toda a família, entre elas, a estreia de "Doidice que dá", com as cantoras Paula Tesser e Natasha Faria. O espetáculo, concebido especialmente para o TIC pelo diretor Osiel Gomes, terá músicas de compositores cearense, como Fausto Nilo, Valdo Aderaldo e Chico Anysio, além de clássicos do repertório infantil da MPB. De forma lúdica e com elementos cênicos, o show convida as crianças a se divertirem e conhecerem um pouco da música do Ceará. A estreia será dia 12, às 19 horas, na Praça Verde do Dragão do Mar.
CINEMA NA MOSTRA COMKIDS
E tem cinema também no festival. O TIC na Tela apresenta a Mostra comKids, que reúne curtas-metragens de qualidade, que abordam diferentes temas, como: cidadania, identidade, gênero, família, política, entre outros. Com exibições nos dias 8, 9 e 12 de outubro no Cinema do Dragão - Fundação Joaquim Nabuco, os filmes estão organizados em três sessões por dia, classificadas por faixas etárias: Às 16 horas, para crianças com até 6 anos; Às 17 e 18 horas para crianças de sete a 14 anos.
Com a direção geral e editorial de Beth Carmona, a mostra é uma das ações do comKids, um movimento que reúne e articula atores do setor de mídia e cultura para a infância e adolescência no Brasil, na América Latina e na Península Ibérica. Seu objetivo é promover conteúdos digitais, interativos e audiovisuais infanto-juvenis de qualidade, com ênfase no desenvolvimento humano, social, cultural e econômico.
ACESSIBILIDADE: Audiodescrição, libras e braile
Como nas edições anteriores, o TIC oferece tradução em libras e audiodescrição em alguns espetáculos que serão apresentados em Fortaleza, em sessões mistas, para crianças com ou sem necessidades especiais. Serão duas sessões com tradução em libras e audiodescrição. Programações em braile também vão ser distribuídas na capital em instituições voltadas a deficientes visuais.
AGENDAMENTO ESCOLAR
Um dos pilares do TIC é aliar democratização do acesso à cultura a uma ação de formação de plateia, por isso, desde a sua primeira edição oferta sessões exclusivas para alunos da rede pública de ensino. Em 2016, haverá 10 sessões para escolas e duas para creches. Diretores e professores de Fortaleza e Sobral podem agendar uma sessão para seus alunos por meio do e-mail fest.teatroinfantil@gmail.com ou pelo telefone (85) 3048 6077.
O 6° TIC é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento, com o apoio cultural da Secult, apoio da Vivo e da Enel, controladora da Coelce, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e tem o patrocínio da Caixa. Tem como parceiros: Gabinete da Primeira Dama do Estado, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Centro Cultural Bom Jardim, Sesc-CE, Escola Porto Iracema das Artes, Vila das Artes, Instituto Francês, Wallonie-Bruxelles International. Promoção: Invento Produções Culturais.
A programação completa poderá ser consultada no site www.festivaltic.com.br.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa o DFB Festival 2025

Consolidado como um dos eventos mais relevantes do calendário nacional, o Dragão Fashion Brasil Festival 2025 começa, às quatro da tarde desta quarta-feira (14/5) e segue até sábado (17), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Com o tema “Inteligência Autoral”, a edição 2025 reafirma o posicionamento do evento como a principal plataforma de moda autoral da América Latina, promovendo a integração entre moda, cultura, formação e criatividade. Realizado em uma área de 14.700 metros quadrados no CEC, um dos mais modernos do país, o festival contará com 26 desfiles e um mega store com 50 participantes do mercado criativo. Além disso, o DFB contará com o summit, com painéis de conteúdos e oficinas. Diretor do DFB 2025, Cláudio Silveira  DFB Festival 2025:  O Festival DFB amplia ainda mais seu propósito ao destacar a inteligência autoral como fio condutor de uma programação plural, gratuita e conectada com os grandes debates da atualidade. O evento reforça seu comprometimento com a val...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

'Bate Coração' entra em cartaz no primeiro semestre de 2019

Lançado nesta quarta-feira (três), em Fortaleza, o filme 'Bate Coração' (foto AD2M). Trata-se de uma comédia sobre doação de órgãos, homossexualismo e preconceito, numa produção da Estação Luz Filme de orçamento no valor de R$ 3,4 milhões. Está faltando R$ 300 mil a serem captados para finalização do filme, revela o presidente da Estação Luz Filme, Sidney Girão. No lançamento, no Greta Café, as presenças dos produtores cineastas Sidney Girão, Gualber Paiva Filho e Halder Gomes. O Blog e a reportagem da Rádio Fortaleza FM 90.7 conversaram com os três sobre a produção do filme 'Bate Coração', que pretende entrar em cartaz nacional no primeiro semestre de 2019: A comédia de costumes 'Bate Coração', novo projeto em longa-metragem da Estação Luz Filmes, com direção de Glauber Filho e distribuição da Downtown Filmes, ganhou um importante reforço na etapa final de preparação para chegar às salas de cinema de todo o país. Diretor de filmes premiados e...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Começa o DFB Festival 2025

Consolidado como um dos eventos mais relevantes do calendário nacional, o Dragão Fashion Brasil Festival 2025 começa, às quatro da tarde desta quarta-feira (14/5) e segue até sábado (17), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Com o tema “Inteligência Autoral”, a edição 2025 reafirma o posicionamento do evento como a principal plataforma de moda autoral da América Latina, promovendo a integração entre moda, cultura, formação e criatividade. Realizado em uma área de 14.700 metros quadrados no CEC, um dos mais modernos do país, o festival contará com 26 desfiles e um mega store com 50 participantes do mercado criativo. Além disso, o DFB contará com o summit, com painéis de conteúdos e oficinas. Diretor do DFB 2025, Cláudio Silveira  DFB Festival 2025:  O Festival DFB amplia ainda mais seu propósito ao destacar a inteligência autoral como fio condutor de uma programação plural, gratuita e conectada com os grandes debates da atualidade. O evento reforça seu comprometimento com a val...

Felicidades-8/6

Felicidades do Blog do Lauriberto,  neste domingo (8/6/2025), para: 68 anos de Raimundo Feitosa. 62 anos do cartunista Carlus Campos (foto com jornalista Flávio Paiva). 55 anos de Marcos Nascimento. 43 anos de Mariana Marques. 41 anos da jornalista Viviane Prado (foto). 40 anos da jornalista Catharina Queiroz (foto). 32 anos de Ronaldo Forte. Jornalista Valéria Regina Dallegrave (foto com professores Lauriberto Braga e Jari Vieira e jornalista Leandro Freire). Jornalista Isis Cidade (foto). Publicitário Serginho Benevides (foto). Primeira dama do Ceará,  Lia Freitas (foto). Ira Frota (foto). Denise Sanford (foto). Deputada federal Fernanda Pessoa (foto com prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa). Jornalista Pádua Lopes (foto). Salete Amoreira Castelo (foto). Nicolle Matos. Luiza Gazzineo. Arquivo Nirez para 8 de junho na História do Ceará: 1880 - Publicado em Fortaleza o jornal “Gazeta do Norte”, órgão político da facção liberal conhecida na Província como Pompeus. Redatores: T...