Pular para o conteúdo principal

75% da água dos reservatórios é destinada para consumo humano

O manancial de água cearense é criteriosamente monitorado (foto Cogerh)

Os seis anos (2012-2013-2014-2015-2016-2017) consecutivos de seca no Ceará não racharam somente o solo. O coração-sertanejo dos cearenses também cindiu ('cortou') com a escassez das chuvas. E, não distante, de vida. No entanto, ainda que a pouca disponibilidade de água tenha afetado todos os setores da economia cearense, o setor de recursos hídricos no Ceará tem empreendido esforços no sentido de garantir os múltiplos usos da água disponível, com foco no abastecimento humano, mas sem deixar de lado o desenvolvimento econômico do estado.

Para isso, foi preciso ressignificar sua gestão - não só como garantia para o consumo humano, mas como motor econômico direto e indireto para manutenção de diversos postos de trabalho.

De acordo com informações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh), 75% da água armazenada nos reservatórios cearenses em 2017 foram direcionados ao abastecimento humano. Já o volume fornecido para a irrigação (16%) e para a indústria (7%) figuraram o segundo e o terceiro lugares na distribuição do recurso, respectivamente.

Neste contexto, as políticas públicas implantadas pelo Governo do Ceará para a convivência com a seca, aliadas à capacidade de resiliência dos cearenses, tem colaborado para ultrapassar a longa estiagem. É o caso do agricultor Francisco Castro, de 26 anos. A plantação de milho que ele e o pai, Osaías Castro, de 64 anos, tomavam de conta, no interior de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, demandava muita água — o que é impraticável em tempos de aridez. Foi preciso repensar novas práticas de irrigação para manter não só o sustento da família, como a fé na vida no campo. “Mesmo com a seca, daqui eu não saio. Já viu trocar uma paisagem dessas pela cidade? Nenhum homem no mundo pode ser mais feliz do que num lugar como este”, reconhece o pai, apontando para o horizonte verde que ele entende como lar.

O verdor não é só pela chuva da madrugada anterior ao dia da entrevista, que alegrou a vegetação, mas também pelo novo cultivo. Para substituir o milho, Francisco e Osaías optaram pela lavra de palma-forrageira, planta de vida perene, que resiste bem à infertilidade do solo. Além do uso forrageiro, a palma também se presta à alimentação humana e à jardinagem. Para sustentar a cultura, os agricultores apostaram na irrigação por gotejamento, que aplica água de forma pontual, por meio de gotas, no solo. Além disso, eles reutilizam água da lavagem da louça para banhar as terras.

O lucro do novo negócio vem da venda de palmas para outros agricultores e para o Hora de Plantar, programa do Governo do Ceará que distribui sementes e mudas a cultivadores do estado, objetivando o aumento de renda e a garantia de segurança alimentar aos cearenses. “Nove pessoas são empregadas com essa plantação. Apesar da pouca água, a gente vai se ajustando. O importante é que não falte. E você vê a distribuição de renda, e fica feliz, minimamente, quando um funcionário seu compra uma motinha”, emociona-se Francisco, abraçando o pai como quem demonstra gratidão pelas memórias naquele chão de terra batida.

O método adotado pelos agricultores para manter a colheita é o indicado pelo governador Camilo Santana, que defende a boa gestão da água para não haver racionamento. “Nós proibimos culturas temporárias, como a de arroz, que exige muita água. Estimulamos sistemas localizados, de gotejamento, proibindo a irrigação por aspersão. O que nós temos procurado fazer com o destino dessa água é priorizar o abastecimento humano. Porém, não podemos causar um prejuízo grande para a economia, não fornecendo água para nossos setores produtivos”, avalia.

Sabido que o setor industrial é uma das componentes que recebem a menor parcela de água armazenada do estado, o enfrentamento à seca pelo segmento torna-se ainda mais desafiador. A empresa de bebidas Ypióca, por exemplo, teve de reduzir sua produção. A destilaria gera, hoje,um terço do que era produzido há cinco anos, quando o que seria o longevo período de estiagem bateu à porta.

A usina, que tem sede no município cearense de Paraipaba, na microrregião do Baixo Curu, implantou torres de refrigeração, que substituíram o sistema aberto de resfriamento, onde se tinha o maior consumo de água da operação, e eliminou a etapa de lavagem da cana, na qual se tinha o segundo maior processo com consumo de água. Dentre outras medidas, foram realizadas, também, campanhas internas de conscientização com foco no combate a vazamentos e desperdícios.

O complexo não utiliza água da comunidade, pois tem lagoa própria — que, apesar da pouca quantidade de água, teve seu uso potencializado com as alternativas. Segundo a diretora de Relações Corporativas e Jurídico da Diageo — empresa detentora da marca Ypióca —, Nelcina Tropardi, houve uma redução do consumo de água na ordem de 90% nas operações do complexo, se comparado com o dispêndio de 2014.

“Nossa indústria, além de atuar diretamente neste equilíbrio, gera empregos e renda nas regiões em que atuamos. Esse equilíbrio é fundamental para a manutenção da oferta de água para todos. Nosso consumo se dá de forma responsável, não só devido à crise hídrica que acomete o Ceará há alguns anos, mas pela consciência de sermos protagonistas nessa jornada pela sustentabilidade em nossas operações”, reconhece a gestora.

A maior seca dos últimos tempos no Ceará também impactou o agronegócio. Para o empresário e presidente da Associação dos Produtores de Flores do Ceará (Floresce), Gilson Gondim, a desventura poderia ser maior caso a oferta hídrica para os negócios fosse nula. Apesar de o consumo ter diminuído, o volume de água concedido ainda dá fôlego para o comércio — apesar de alguns produtores terem mudado de ramo ou terem migrado para regiões menos insalubres.

“As pessoas têm a visão que a (distribuição de) água para o agronegócio é para enriquecer o produtor rural . O emprego qualificado no interior (do Ceará) é do agronegócio e da indústria. Se não tiver água, não tem emprego. Se não tiver emprego, o prejuízo é multiplicado”, defende o empresário.

Gondim também atenta para as estratégias que o Governo do Ceará tem feito para assegurar a água necessária para os cultivos possíveis. “Existem, hoje, 200 produtores de plantas ornamentais. Quatro ou cinco são grandes empresas; o restante diz respeito aos pequenos negócios. Aqui, no Ceará, 15 mil empregos são gerados somente nesse ramo. E não é só o cultivo, tem o transporte, a comercialização, as cadeias multiplicadores etc. Poderia ser pior”, avalia o presidente da Floresce.

O secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Euvaldo Bringel, reconhece as dificuldades enfrentadas pelos produtores diante da crise hídrica no estado. O gestor indica, porém, que haja uma gestão dos recursos harmônica entre os agricultores e o Estado. “É preciso adaptar as produções, encontrar alternativas”, revela.

Texto de Caio Faheina, da Comunicação Social do Governo do Estado do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".