Na comemoração do piimeiro centenário do Fortaleza Esporte Clube, o time recebe bênção e homenagens em Santiago de Compostela, na Espanha.
A história começou na capital cearense, quando o clube, inspirado na origem histórica do nascimento e crescimento desta cidade, lançou seu novo uniforme com destaque para a Cruz de Santiago, em referência ao Fortim de São Tiago, o primeiro de Fortaleza, localizada no marco zero da cidade, na Barra do Ceará”.
À época, o bispo de Santiago Dom Julián Barrio escreveu uma mensagem de votos ao time, mas o reconhecimento continuou. Nesta quarta-feira, dia 23, o Presidente do Time, Marcelo Paz, foi convidado de honra para a Celebração Del Clavijo, na Catedral de Santiago de Compostela, no simbólico dia dedicado à Cruz de Santiago. Ao final, o bispo abençoou a camisa “centenarium”.
O Fortaleza também recebeu a medalha de ouro da Ordem do Caminho de Santiago, maior comenda da instituição. “Pelo Centenário do clube de Futebol e por levar a Cruz de Santiago em seu uniforme e por todos os méritos sociais e desportivos em que concorre: Fortaleza Esporte Clube”, são os motivos da honraria elencados no Diploma que certifica a Medalha de Ouro.
O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz e o historiador do Centenário, Adauto Leitão, receberam o Diploma das mãos do Gran Mestre da Ordem do Caminho de Santiago, Dom Miguel Pampin Rua, em ato realizado no salão nobre do Hotel dos Reis Católicos.
Sobre a Ordem do caminho de Santiago - A Ordem do Caminho de Santiago tem origens nos anos de 1400. É a Associação Civil mais representativa de todo mundo. Existem Mestres e Cavalheiros da Ordem em vários países através dos séculos, e, seus membros não necessariamente são católicos, mas é fundamental ter alguma ação relevante em prol do Caminho de Santiago. Fundada com apoio da Casa Real da Espanha, hoje se distingue o Primeiro Ministro da Espanha, Mariano Rajoy, e o Presidente da Xunta de Galicia, Alberto Nunez Feijóo.
Marcelo Paz recebeu oficialmente o convite para ser um Cavalheiro da Ordem do Caminho de Santiago. De fato, já cumpriu um dos requisitos do Estatuto, participar de dois atos; o primeiro foi estar em Santiago de Compostela, em datas alusivas à tradição, que se cumpriu na Celebração da Cruz de Santiago, e agora participar da investidura dos cavaleiros que acontece sempre em julho.
Sobre a Cruz de Santiago - A espada de Santiago representa Fé, honra e amor. Surgiu na Espanha, após a batalha del Clavijo. Por esta Conquista militar passou a ser o distintivo dos cavaleiros de Leão dedicados a defender os Peregrinos.

Comentários
Postar um comentário