Pular para o conteúdo principal



Obras e ações beneficiam famílias que moram às margens do Rio Cocó

Por mais de duas décadas na casa da Francisca Joana Darc Cavalcante, moradora do bairro Cajazeiras, convivendo com muita aflição nos dias de chuva. "Quando chovia, tudo ficava e entrava água dentro das casas, além disso, como uma rua cheia e cheias de lama, era muito ruim esta situação", ressalta. Agora o cenário mudou para melhor e Joana Darcou parte das 338 famílias beneficiárias com as melhorias e urbanização do projeto Rio Cocó.

As intervenções de urbanização estão dentro do Programa Juntos por Fortaleza, e foram inaugurados neste sábado, 16 de junho. Esta é uma ação integrada de investimentos do Governo do Ceará em parceria com a Prefeitura de Fortaleza para a melhoria da qualidade de vida, criação de oportunidades e fortalecimento da convivência da população na Capital.Na ocasião, foi anunciada uma ampliação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) do Ceará.

Uma nova via 3,4 km de extensão por 16 metros de extensão e vai da BR-116 até a Avenida Paulino Rocha. No local foram construídas calçadas, ciclovias, sete áreas de esporte e lazer, além de duas áreas institucionais. Foram 350 famílias, sendo 175 com indenização de benefícios e 163 reavaliadas nas unidades habitacionais dos domicílios José Euclides e Cidade Jardim.

A obra faz parte do Projeto Rio Cocó e foi executada por meio da Secretaria das Cidades do Ceará, com investimento total de R $ 11.876.155,89. Destes, R $ 9.619.686,27 são do Ministério das Cidades, Orçamento Geral da União (OGU-PAC1) e da contrapartida de R $ 2.256.469,62 do Governo do Ceará.





O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou a importância do Parque do Cocó em Fortaleza, considerado um dos maiores parques urbanos do mundo e uma atualização do projeto de urbanização para melhorar a qualidade de vida dos moradores do entorno. longo do Rio Cocó sofreu com uma época de chuvas, portanto, uma vez que se tratou de um grande projeto de urbanização do Cocó. Entre as ações inauguradas uma barragem de contenção de cheia, localizada no Anel Viário, inaugurada no ano passado. O projeto é urbanizar desde a barragem até a BR-116, incluindo as vias paisagísticas, calçadões, ciclovias, equipamentos de esporte, pistas de skate, campininhos, além da segurança, é um projeto bem amplo ”, destaca Camilo Santana.

Também presente no evento, o vice-prefeito de Fortaleza, Morôni Torgan, destacou a importância do programa Juntos de Fortaleza e da sintonia entre o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza para a execução de projetos e ações em benefício da população. “As metas levam melhorias de qualidade de vida para as populações de Fortaleza, pois são as formas de aproveitar as oportunidades de vida e lazer e oferecer segurança para os moradores. Assim como a vida pode viver com alegria, alegria e com qualidade de vida ”, conclui.

O secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa, afirmou que o projeto Rio Côco é um elemento que protege e preserva o recurso natural e beneficiário a população.“Governador Camilo Santana, oferece uma infra-estrutura urbana para um investimento que facilita o acesso ao cidadão e uma colabora com uma segurança. O governo Camilo, com a ação de longa distância, para a população de Fortaleza, ao mesmo tempo, uma condição de habitação e urbanidade, meio ambiente e a segurança pública ”, frisa.




O porteiro Fábio Auri de Vasconcelos, pai de três filhos, morador no bairro Cajazeiras há 25 anos, também é um dos beneficiados com uma urbanização da margem direita do Rio Cocó. Ele conta antes da urbanização tudo era mais difícil no bairro. “As ruas foram muito baratas e sem ambulância, o caminhão do lixo, o mesmo carro de polícia, tudo era muito sujo e inseguro. Agora vivemos em um paraíso, tendo acesso a visitas sem problema, aumentou a segurança e a iluminação. Não quero mais sair daqui ”, afirma.

Policiamento Ambiental

Durante o evento, o governador Camilo Santana publicou as ações para a segurança, começando pelo reforço sem o policiamento da área. Serão 60 policiais militares para o BPMA na região - Cocó, Maranguapinho e Dendê. Destes, 30 da Companhia do Cocó, um pelotão específico. O BPMA conta com acréscimo de 180 para 300 policiais do ano anterior, com reforço de nomeações das Turmas 2 e 3 do último Concurso de Praças da PM.

O pacote ambiental trará ainda mais sete novas viaturas, quatro motos e dois botes infláveis ​​semirrígidos para a corporação, aumentando o poder de fiscalização. Segundo o governador Camilo Santana, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), já foram mapeados os pontos de vista ao longo da reserva do Parque de Cofragem para a instalação de câmeras de videomonitoramento, em breve, e o processo de aquisição de drones para, entre outros pontos, atuarem na região do Cocó. Na área da Polícia Civil, a Delegacia de Crimes Ambientais não funciona no Complexo de Delegacias Especializadas (Código), no bairro Aeroporto.




Para animar a manhã no Cocó, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) levou ao local o Projeto Viva o Parque. A partir da prática de atividades de lazer e diversão, com ginástica aeróbica, dança de salão, capoeira, slackline, tenda infantil e distribuição de mudas nativas.

Projeto Rio Cocó

Realizado pela Secretaria de Cidades, por meio da Unidade de Gerenciamento do Projeto de Desenvolvimento Urbano da Região Metropolitana de Fortaleza (UGPRMF), o projeto Rio Cocó tem como meta a qualidade da vida de 8.315 mil famílias, sendo 2.304 com habitações, 1.346 com indenizações e 4.665 com urbanização, além de recuperar e preservar 16,56 km das margens do Rio Cocó. Entre as ações do projeto estão 6 milhões e meio de m³, que beneficiam 10,970 famílias.

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Moroni Torgan, o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Artur Bruno, o secretário da segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e o secretário das Cidades, Paulo Henrique Lustosa.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...