Pular para o conteúdo principal

Eunício inaugura VLT Fortaleza



Logo cedo, na manhã desta sexta-feira (6), a estação do Veiculo Leve sobre Trilhos (VLT) na Parangaba marcou o início de uma nova etapa para a mobilidade urbana na Capital. A partir do local, o Governo do Ceará inaugurou em sequência oito estações do VLT Parangaba-Mucuripe. Foi ampliada a operação assistida entre as estações até o Papicu. A ação aumenta mais 6,1 quilômetros no trajeto do VLT, que já operava entre as estações Parangaba e Borges de Melo (4,7 km).

O momento contou com a presença do governador Camilo Santana,acompanhado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, do secretário da Infraestrutura do Ceará, Lucio Gomes, além de lideranças políticas locais.

Da Parangaba até o Papicu, a comitiva fez a viagem sobre trilhos junto com a população usuária de transporte público. Até o meio-dia, as viagens de passageiros são feitas sem cobrança de tarifa.

Além da Parangaba e Papicu, as estações inauguradas foram Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira e Antônio Sales.



"Entregamos na manhã desta sexta-feira (6) oito estações do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT): Parangaba, Montese, Vila União, Borges de Melo, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales e Papicu. O trecho que liga a Parangaba ao Papicu tem um percurso de 10,9 km e funcionará em operação assistida. Juntamente com Camilo e Roberto Cláudio, vamos melhorando a mobilidade urbana em Fortaleza, por meio da oferta de transporte público de qualidade e acessível à população", destacou Eunício Oliveira.



“Nós estamos entregando oito estações da Parangaba até o Papicu, são oito das dez estações do VLT. Elas são conectadas à linha sul do Metrô e vamos iniciar a operação assistida de segunda a sexta-feira, gratuita. Equipes do Estado e da Prefeitura já estão trabalhando a integração do VLT e do metrô com o sistema de transporte público”, explicou Camilo Santana na abertura da operação assistida.

Camilo destacou que já foi feita a liberação dos recursos que vão garantir a conclusão das obras da linha leste do Metrô de Fortaleza. “Com isso, nós vamos fazer com que a capital cearense seja a maior do Brasil com extensão metroviária dentro da cidade. A linha leste vai integrar a linha sul no Centro da Cidade e o VLT com a estação do Papicu”, projetou.


“Esse é mais um passo importante na implantação do VLT Parangaba-Mucuripe, para todos nós. Nesta fase, a população já vai se acostumando com o novo sistema e os responsáveis pela obra podem continuar com os serviços, tendo oportunidade de realizar eventuais ajustes, antes da conclusão da obra”, reforçou o secretário Lucio  - Gomes.

Ganho de tempo - Acordar cedo para não perder a hora faz parte da rotina do estudante Rodrigo Souza. Todos os dias ele se desloca da Parangaba até a Borges de Melo, correndo para fazer o melhor percurso com transporte público. Com o VLT, ele afirma que a população ganhou em tempo, qualidade de viagem e conforto.

“Eu vivia andando de ônibus, enfrentando engarrafamento. Vou chegar ao meu destino em menos tempo, questão de poucos minutos, num transporte bem mais confortável. Isso vai melhorar o meu dia a dia”, sorriu.

Fortaleza mais interligada - O prefeito Roberto Cláudio afirmou que a obra representa um marco importante de mobilidade, garantindo qualidade de vida ao trabalhador e ao estudante por reduzir o tempo de deslocamento. “Em alguns pontos do trajeto vai ser possível integrar com a linha de ônibus e vai contribuir também com a mobilidade do trânsito, com obras como o túnel da Borges de Melo e o túnel da Santos Dumont. Vamos fazer esta integração para garantir mais agilidade no deslocamento do fortalezense e consequentemente, mais qualidade de vida para quem usa o transporte público.”

A obra - No projeto, ainda estão previstas mais duas estações (Mucuripe e Iate), com previsão de entrega até o fim deste ano. Hoje, a obra do VLT está cerca de 85% concluída.

A obra envolve serviços nos viadutos, passarelas, cercamentos, drenagem, urbanização e nas próprias vias férreas de Fortaleza.

Quando estiver completo, o VLT vai percorrer cerca de 13,2 km entre a Parangaba e o Mucuripe. A expectativa é que o modal atenda 90 mil pessoas por dia. Atualmente o equipamento funciona de seis da manhã ao meio-dia, de segunda a sexta-feira.

O projeto do VLT Parangaba-Mucuripe terá 13,2 quilômetros (1,4 km em elevado) de extensão com 10 estações, 12 pontes e 3 passarelas, além da urbanização de inúmeras áreas de 22 bairros da capital cearense, e se integra ao sistema de ônibus da Prefeitura de Fortaleza e às linhas Sul e (futura) Leste do Metrofor.


Leita também:
Eunício recebe homenagem pela luta em defesa dos municípios
Acordo de cooperação reforça atuação conjunta entre o Senado e o TCE
Residencial Dona Yolanda Queiroz oferta moradia a 528 famílias de Fortaleza

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".