Pular para o conteúdo principal



CMFor lembra o Autista

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (2), Sessão Solene em Alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Requerimentos foram de autoria dos vereadores Plácido Filho (PSDB) e Márcio Martins (PROS). O presidente Antônio Henrique (PDT) comandou a solenidade.


A mesa solene foi composta pelo deputado estadual Soldado Noélio; pela defensora pública Sandra Sá, representando a Defensoria Pública do Estado Ceará; Germano Guimarães Rodrigues, promotor de Justiça; Clark Moreira Leitão, presidente do Instituto Moreira de Sousa; Ana Maria Timbó Gomes, presidente da Fundação Projeto Diferente; vereador Plácido Filho, propositor da solenidade; vereador Márcio Martins, propositor da solenidade e o vereador Jorge Pinheiro.

Inicialmente foi apresentado um vídeo produzido pelo Núcleo de Reportagens Especiais da TV Fortaleza sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O vereador Márcio Martins, em sua saudação aos convidados, disse que apesar da sessão contar com diversas autoridades, a grande autoridade da noite são os autistas, “é para eles esse momento. É para eles que direcionamos nosso empenho”, disse ao agradecer a presença do chefe do Poder Legislativo, presidente Antônio Henrique, a frente da sessão. “Hoje, o presidente instalou a Frente Municipal em Defesa da Pessoa Autista, formada por vereadores e vereadoras que juntos vão empunhar a bandeira dessa causa, fiscalizar o que já existe e lutar por mais. A causa do autista jamais esquecerá esse dia. Entre as capitais do Nordeste, Fortaleza é a primeira instalar uma frente”, ressaltou.

“Homens e mulheres se reúnem por mais diversas atividades, religiosa, profissional, cultural, esportiva, pela luta de sua opção sexual, luta ideológica, por seu partido. E o que define essa organização e o que une essas pessoas, a não ser o amor?. Esse é o combustível para seguirmos em frente. Quando iniciamos essa luta eram bem menos pessoas. Na caminhada da Beira-Mar, pouco mais de 200 pessoas, mas o amor já existia. Foi muito gratificante ver nesta semana o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, afirmar que vai agilizar os projetos que existem na Casa relacionadas a causa autista. Isso é fruto não só da solidariedade, mas da luta dos que estão a frente dessa causa. Essa noite é uma demonstração disso. Estamos ocupando os espaços em todos os poderes e segmentos”, avaliou.

“Somos uma gota no oceano, mas em curto espaço de tempo vamos olhar para trás e dizer, tivemos muitas conquistas. Temos que nos alinhar. Quero agradecer a uma pessoa que me apresentou essa causa, que levou até mim a Fernanda Chaves. Ela queria apenas saber como abrir um CNPJ de uma entidade. Eu um dia disse que ela seria uma das maiores lideranças da causa não só no Ceará, mas no Brasil, e hoje estamos aqui comemorando. Muito obrigado,” concluiu.

O presidente Antônio Henrique afirmou que o lançamento da Frente foi um pedido do vereador Márcio Martins e ele, entendendo a importância do pedido, oficializou na manhã desta terça-feira o organismo. “Tudo indica que ele será escolhido presidente dessa frente, pois foi um pedido pessoal dele à presidência desta Casa”, afirmou.

No segmento foi apresentado um vídeo com uma mensagem do deputado federal Capitão Wagner. Em seguida aconteceu a apresentação do Coral Regina Passos, formado por autistas e pessoas com síndrome de Down, regido por Iara Pimenta, com as músicas “Ninguém é igual a ninguém”, “De toda cor” e “Frére Jacques” e uma musica surpresa. Já o músico Márcio Douglas, apresentou a música “O meu jeito de ser.”

O vereador Márcio Martins fez a entrega de certificados em comemoração ao Dia da Conscientização do Autismo para algumas personalidades e entidades, tais como: Virgínia de Castro Oliveira Almeida; Marisa Ribeiro de Araújo; Wilson Cândido Braga; Clarissa de Matos Cunha Carneiro Leão; Francisca Eleusa Tabosa de Meneses Oliveira; Francisco Erivan Maciel Lima; Germana Maria Braga Lopes; Aline Gouveia Martins, José Euler de Oliveira Barbosa; Germano Guimarães Rodrigues e Zula Pinheiro Padilha. Em seguida foram homenageadas instituições: Fundação Projeto Diferente, representada por Ana Maria Timbó Gomes; Associação Tiamo, representada pela Diretora Administrativa Larissa Nunes; Instituto Moreira e Sousa, representado por Clark Moreira Leitão e Associação Pintando o Sete Azul, representada por Keliane Chaves,

Pelos homenageados falou Keliane Chaves, presidente da Associação Pintando o Sete Azul. “Quando minha mãe tinha 12 anos de idade eu nasci e minha vó a ajudou a me criar, pois ela ainda era uma criança, e logo depois veio minha irmã. Quando tive meu filho Gabriel eu também pedi minha mãe para cuidar dele, pois não tinha condições e ela o levou para Tabuleiro do Norte. Todo fim de semana ia visitá-lo. Chorava cada vez que voltava para Fortaleza, mas não podia ficar. Hoje eu luto por vocês. Vocês viram a importância do esporte, da educação inclusiva, do trabalho feito com carinho em prol do Autista. Muitos pais pedem para não falar por eles. Mas estamos só fazendo a base para que um dia eles possam agradecer”, disse.

Também se pronunciou o promotor Germano Guimarães que agradeceu a homenagem. “A gratidão não é somente a maior de todas as virtudes é também a mãe de todas as outras”, disse lembrando as palavras de Homero. Citou ainda o apóstolo Paulo, que dedicou o capítulo 16 de sua carta aos romanos para agradecer a tantos irmãos de fé que o apoiaram na missão. Destacou ainda Jesus Cristo, que ao subir aos céus agradeceu aos seus seguidores. “Em nome dos agraciados desejo expressar minha gratidão a essa Casa. Grato pela iniciativa e deferência. Nós não fizemos mais do que nossa obrigação. Grato aos presentes, meus pais, minha família, porque vocês choram com nossa tristeza e se alegram com nossa alegria. Grato pelo seu amor incondicional. Aos nossos amigos porque eles compreenderam que não somos apenas únicos. O amigo é aquele que te entende”, frisou.

Parabenizou a todos que lutam pelo autismo, “aos heróis anônimos e indômitos, estendemos essa homenagem. Desejo agradecer de forma pessoal a minha esposa Ana Cristina, meus filhos Samuel e Sara. Têm sido uma honra ser marido e pai. Finalmente agradeço ao meu criador, Deus todo poderoso, pai das luzes, da eternidade, o grande Eu Sou. Que por meio do seu filho me salvou e capacitou para servir. Por sua atenção obrigado!”, finalizou.

Dia Mundial - O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

O autismo aparece nos primeiros anos de vida, apesar de não ter cura, terapias, medicamentos e é claro, muito amor podem proporcionar qualidade de vida para os pacientes e as famílias. O autista olha pouco para as pessoas, não reconhece o nome e tem dificuldade de comunicação e interação com a sociedade.

Após o diagnostico, os pacientes devem fazer uma série de tratamentos e habilitação/reabilitação para estimulação das consequências que o autismo implica, como dificuldade no desenvolvimento da linguagem, interações sociais e capacidades funcionais. Essas características demandam cuidados específicos e singulares de acompanhamento ao longo das diferentes fases da vida.

Com informações da Agência de Notícias da CMFor.

Leia também:

CMFor cria Frente de Defesa da Pessoa Autista

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...