Pular para o conteúdo principal



Casa do Português completa 57 anos

Confira o 30 de junho na História de Fortaleza com destaque para a morte de Dolor Barreira em 1967 e inauguração da Casa do Português (foto), em 1962. Dados do Arquivo Nirez.


1875 - Muda o comando da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, entrando o 1º tenente Rodrigo Nunes da Costa, em substituição ao 1º tenente Pedro Pinto da Veiga.

1906 - Morre, em Fortaleza, aos 38 anos de idade, o caixeiro, jornalista, funcionário público e poeta Álvaro Dias Martins “Alvarins”, um dos fundadores da Padaria Espiritual e do Centro Literário. É Patrono de Cadeira na Academia Cearense de Letras (ACL). Cearense de Trairi nascera a 14 de abril de 1868, é hoje nome de rua no Jardim América e Damas.

1912 - O Jornal da Manhã encerra seu concurso de beleza feminina dando como eleitas as senhoritas Núbia Bayma (1564 votos), Alice Napoleão (1377) e Edith Lima (1371).

1925 - Assume o cargo de Capitão dos Portos do Ceará, o capitão-tenente Leonel de Magalhães Bastos, pela quarta vez, interinamente, substituindo o também capitão-tenente César Augusto Machado da Fonseca. Nas vezes anteriores seu posto era de 1º tenente.
1926 - Inaugura-se, em Fortaleza, a Estação Telegráfica do Ceará, da Repartição Geral dos Telégrafos - RGT, chefiada por Manuel Carlos Cabral.
1932 - Chegam a Fortaleza os engenheiros Luís Vieira, inspetor das secas, Moacir Ávidos e Vinícius Berredo, e mais o funcionário José Olímpio, para trabalho de inspeção. Na ocasião, foi aventada a hipótese da transferência da sede da Inspetoria Federal de Obras Contra as Secas - IFOCS (hoje Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS) para Fortaleza.
1933 - Morre, aos 42 anos de idade, em Fortaleza, Vicente Pordeus de Oliveira, médico.
1934 - Rescindido o contrato existente entre a The Ceará Gás Company, Limited, e o Governo do Estado, para iluminação pública da cidade de Fortaleza.
1939 - O Governo Federal aprova a permuta do prédio do Quartel do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC (prédio atualmente ocupado pela 10ª Região Militar), pelo sítio São José do Itaperi, de propriedade do Estado (hoje ocupado pela UECe).
1943 - Morre na então Capital Federal, cidade do Rio de Janeiro, ao ser operado após um desastre automobilístico, o tenente-coronel José Gomes da Silva Chaves, ex-comandante do 23º Batalhão de Caçadores.

1946 - Extinto o II/5º Regimento de Artilharia e Divisão de Cavalaria - II/5ºRADC e é criado o 10º Grupo de Artilharia Transportada-75 - 10ºGAT (depois 10ºGAT 10ºGO e 10º GAC).
1947 - Inaugura-se a Escola Genny Gomes (hoje Ginásio), na Vila dos Sargentos nas dependências da Base Aérea de Fortaleza, iniciativa do Capelão Frei Ambrósio Maria de Fortaleza. O nome é uma homenagem à genitora do brigadeiro Eduardo Gomes, patrono da Força Aérea Brasileira.

1948 - Funda-se, em Fortaleza, sucedendo ao Emelec Esporte Clube que se extingue, o Alagadiço Atlético Clube, que tem como presidente José Quintino de Brito, tendo sede provisória em prédio na Avenida Bezerra de Menezes, 1368, no Alagadiço.

1948 - Fundado o Observatório Popular Flamarion, localizado em casa na Rua Jaime Benévolo, 757, residência de Rubens de Azevedo, presidente da Sociedade Brasileira dos Amigos da Astronomia - SBAA. O observatório era de madeira e ficava sobre os banheiros da casa. Contou com a ajuda de Beni Maciel da Silveira.

1954 - Toma posse, no comando geral da Polícia Militar do Ceará, o tenente-coronel PM, José Benigno Gondim que substitui o tenente-coronel PM, Antônio Leite Furtado.
1954 - O governador Raul Barbosa renuncia ao cargo de governador do Estado, a fim de concorrer a uma cadeira de senador.
1954 - Encontra-se em Fortaleza o compositor mineiro Ari Evangelista de Rezende Barroso (Ari Barroso), que traz para temporada sua Orquestra Ari Barroso, recebendo várias homenagens, entre elas um jantar no Náutico Atlético Cearense oferecido pela Associação dos Profissionais dos Cronistas Desportivos do Ceará (APCDEC).
1955 - Dado o nome de Rua Germano Frank a uma via de Parangaba pela Lei Municipal 962. Homenagem ao pioneiro da indústria do gesso em Fortaleza e grande benfeitor de Parangaba, Germano Frank onde colocou calçamento em várias ruas sem custos para o distrito.

1959 - Inaugura-se em Fortaleza, em prédio na Rua Liberato Barroso, 25, a Sapataria Extravagante.

1962 - Inaugura-se a Buate Portuguesa, na Vila Santo Antônio, conhecida como Casa do Português, na Avenida João Pessoa, 5094.

1963 - Fundada a Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), com sede em prédio na Avenida Dom Manuel, 423.

1964 - Criada pelo padre Luís Rebuffini, a Banda de Música Paulo Sarasate, conhecida carinhosamente como Bandinha Paulo Sarasate.

1967 - Morre, aos 74 anos de idade, na Casa de Saúde Eduardo Salgado, o professor e jurista Dolor Uchoa Barreira (Dolor Barreira), cearense de Solonópole, onde nascera a 13 de abril de 1893. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras. É hoje nome de rua no Vicente Pinzon e Papicu e existe a Biblioteca Dolor Barreira, da municipalidade.

1967 - O Diário Oficial do Município 3.708 traz a Lei 3.394, do dia 28, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao magnífico Reitor Fernando Leite, natural de Brejo Santo, atendendo projeto do vereador Jeremias Lobo.

1969 - Inaugura-se mais um hotel no Centro de Fortaleza, desta feita na Rua Barão do Rio Branco, 829, o Premier Hotel, que já não existe.

1972 - Inaugura-se, com as presenças dos governadores César Cals e Ernani Sátiro, do Ceará e da Paraíba, o Edifício C. Rolim, com 12 mil metros quadrados de área, projeto do arquiteto José Neudson Bandeira Braga (Neudson Braga). A edificação esteve a cargo da Construtora Pedro Coelho. O local é na Rua Pedro Borges abrangendo as esquinas com Rua do Rosário e Rua Sena Madureira, em frente à Igreja Presbiteriana de Fortaleza.

1973 - No Náutico Atlético Cearense é lançado o automóvel Maverick, da Ford, em Fortaleza, em solenidade promovida pelos quatro revendedores Ford em Fortaleza, J. Macedo, Crasa, Studart & Companhia e Formasa. Em seguida houve desfile dos novos carros pelas principais ruas da Cidade.

1974 - Na Fábrica de Café Gostosura, da firma Sociedade de Comércio e Indústria Correia Ltda., na Avenida Sargento Hermínio, 4200, no bairro de Padre Andrade, por volta de uma hora da tarde, explode uma caldeira, atingindo algumas casas vizinhas, com saldo de quatro mortos e vários feridos, seguindo-se um incêndio. Uma igreja, dois clubes e uma empresa de ônibus, distantes mais de cem metros, tiveram os vidros quebrados com a explosão.

1975 - Oficialmente denominada de Abreulândia a praia conhecida popularmente com este nome, cuja área compreende do término da praia da Sabiaguaba até a Barra do Rio Pacoti. Por ali se encontrar a Colônia de Férias dos funcionários da Coelce, era já citada como ‘‘Praia da Cofeco’’ mas as terras haviam sido doadas pela família Abreu, que desejava ser o local denominado Abreulândia. Só agora este nome é oficializado.

1976 - Lançado o Anuário do Ceará de 1975, no quinto ano de sua publicação, pelo jornalista Dorian Sampaio Xavier, no Palácio da Abolição, em solenidade que contou com a presença do governador José Adauto Bezerra de Menezes.

1976 - O INPS inaugura, às 16 horas, um Posto de Assistência Médica, na Rua Delmiro de Farias, 1679.

1977 - Toma posse, no comando da Base Aérea de Fortaleza, o coronel aviador Getúlio de Oliveira, em substituição a José Ruy Alvarez, do mesmo posto.

1978 - Abre-se o V Encontro de Professores Oficiais do Ceará, no Teatro da Emcetur.
1983 - Inaugura-se o Centro Integrado de Educação e Saúde Dom Antônio de Almeida Lustosa, na Rua A s/nº, no Conjunto Residencial Dom Lustosa, no Bom Jardim.

1988 - Fundada, em Fortaleza, a Academia de Ciências Sociais do Ceará - ACSC, no Centro de Estudos Sociais Aplicados - CESA, da Universidade Estadual do Ceará - Universidade Estadual do Ceará - Uece, tendo na presidência o acadêmico Francisco Tarciso Leite que assume na ocasião.

1995 - Assume o cargo de reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), o professor Roberto Cláudio Frota Bezerra, de 49 anos, em substituição ao professor Antônio de Albuquerque Sousa Filho.

1999 - Sancionada pelo prefeito municipal Juraci Vieira Magalhães (Juraci Magalhães), a Lei 8.283, que cria a Fundação de Cultura, Esporte e Turismo - Funcet, resultado da reformulação administrativa que integra a Fundação de Cultura e a Fundação Para o Desenvolvimento Turístico de Fortaleza. É colocado na presidência o poeta José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho).

2002 - Fortaleza, como todo o Brasil, vibra e comemora a vitória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo realizada no Japão/Coréa, vencendo no jogo final a seleção alemã pela contagem de 2x0.

2002 - Morre, em Fortaleza, aos 84 anos de idade, após longo período de sofrimento, vítima do mal de Parkinson, a escritora cronista Jandira Carvalho de Azevedo (Jandira Carvalho), esposa do escritor e astrônomo Rubens de Azevedo. Fazia parte da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno. Era cearense de Ipueiras nascida a quatro de janeiro de 1918.

2003 - O Clube dos Diários encerra oficialmente suas atividades na sede da Avenida Beira Mar. A despedida acontece durante a realização de uma festa junina. Em agosto, o Clube passará a funcionar no bairro Dunas, no entorno das Faculdades Nordeste - Fanor. Segundo o superintendente do Clube dos Diários, Jackson Wildson dos Santos, a área total da nova sede terá cerca de 20 mil metros quadrados e seus frequentadores poderão usufruir de salão de festas, restaurante climatizado, sauna, quatro piscinas (uma das quais semi-olímpica), academia de ginástica, alojamentos, centro médico, sala de vídeo, salão de jogos, auditório, quatro quadras poliesportivas e três de tênis, além de um campo de futebol society.

2005 - Tomam posse como membros efetivos, na Academia de Ciências Sociais do Ceará (ASSC), José Filomeno de Moraes Filho e Dimas Macedo, saudados pelo professor Francisco José Loyola Rodrigues, no Auditório Castelo Branco da UFC.

2017 - Inaugura-se o Memorial Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia com endereço na Rua Jorge Dummar, 1703, Jardim América, por trás do edifício da Reitoria.

2018 - Morre, em Fortaleza, vítima de câncer, o economista e pesquisador Antônio Cláudio Ferreira Lima, aos 71 anos. Formado pela Universidade Federal do Ceará, era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico), autor do livro “A construção do Ceará -. Temas de história econômica”, de 2008. Foi técnico do BNB, presidiu o Instituto de Planejamento do Ceará (Iplance, atual Ipece), coordenou a assessoria técnica à bancada do Nordeste na Assembleia Nacional Constituinte.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Futricas Carnavalescas-Meruoca

Jornalista Haroldo Holanda: Vem aí o Bloco "AÍ Dento", pra sacudir a Serra da Meruoca-Ceará, neste Carnaval 2026. Não dá pra resistir. E tome, tome som!!!

Quilombo Boqueirão Arara é Ponto de Cultura

Memória afro-brasileira e economia criativa: Quilombo Boqueirão da Arara se torna Ponto de Cultura. Certificação impulsiona juventude quilombola em Caucaia. O Quilombo Boqueirão da Arara, em Caucaia, foi certificado como Ponto de Cultura, marcando uma conquista histórica que fortalece a preservação da memória ancestral afro-brasileira. Localizado a cerca de 37 km de Fortaleza, o quilombo ocupa uma área de aproximadamente 718,6 hectares. A conquista foi possível por meio do Edital de Chamamento Público 09/2024 da Rede Estadual de Pontos e Pontes de Cultura do Ceará, transformando a Associação de Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade Povoado Boqueirão da Arara em Ponto de Cultura. Atualmente, a entidade é presidida por Madalena Barbosa Prata. O projeto foca na preservação da memória coletiva, capacitação de artesãos e geração de renda por meio de oficinas e eventos culturais. As principais atividades incluem formações em design decolonial, confecção de colheres em madeir...