Pular para o conteúdo principal



Série ‘Aruanas’ mostra necessidade de cuidar da Floresta Amazônica

A série brasileira de ficção “Aruanas” é uma produção original da TV Globo, co-produzida pela Maria Farinha Filmes, que conta a história de quatro mulheres lutando para proteger a floresta e as terras indígenas da devastação provocada pela mineração ilegal e pela corrupção.

A série apoia a Iniciativa de Defensores Ambientais, liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente, que busca promover o respeito aos direitos ambientais e ampliar a proteção de defensores do Meio Ambiente.

No Brasil, “Aruanas” será lançada na plataforma de streaming da Globo, a Globoplay, em dois de  julho. O primeiro episódio será exibido em três de julho na TV Globo.


Foto: Globo/Fábio Rocha


A série brasileira de ficção “Aruanas” é uma produção original da TV Globo, co-produzida pela Maria Farinha Filmes, que conta a história de quatro mulheres lutando para proteger a floresta e as terras indígenas da devastação provocada pela mineração ilegal e pela corrupção.

A Floresta Amazônica é o reservatório de água e o ar-condicionado do planeta. Sua sobrevivência requer o fim do desmatamento ilegal, da mineração ilegal, da contaminação dos rios e da violação dos direitos indígenas, fatores que ameaçam este bioma do qual todos dependemos.

“Aruanas” é a primeira produção do seu gênero – suspense ambiental – e pretende alcançar milhões de espectadores que não estão cientes da crise que atinge a Amazônia e muitas outras partes ecologicamente vulneráveis ​​do planeta.

A série é também uma celebração da força, heroísmo e determinação das mulheres, em um momento de destruição ambiental e violação generalizada dos direitos humanos. Ambiciona inspirar outros a usarem o entretenimento para mobilizar pessoas e influenciar mudanças de comportamento.

A Globo e a Maria Farinha Filmes estão organizando duas pré-estreias em Londres e Nova Iorque nos dias 18 e 24 de junho, respectivamente, com uma coletiva de imprensa apresentando, entre outras, a atriz brasileira Taís Araújo, protagonista da produção.
A série - Com 10 episódios de 45 minutos de duração, “Aruanas” conta a história de quatro mulheres liderando uma ONG que investiga ameaças socioambientais. A primeira temporada acontece na Floresta Amazônica e explora crimes baseados em eventos reais, como a mineração ilegal – que, por meio do uso de mercúrio e outros metais pesados, já causou problemas de saúde irreparáveis para populações locais. A mineração ainda é uma das principais causas do desmatamento e as disputas territoriais entre mineradoras e povos e comunidades tradicionais frequentemente terminam em violência.
O enredo - Inspirada em fatos reais, Aruanas investiga as atividades da mineradora KM, na cidade fictícia de Cari, na região amazônica, onde pessoas estão misteriosamente adoecendo. O empresário e dono da KM, Miguel Kiriakos, é um filantropo, muito respeitado pela comunidade local. As protagonistas Verônica, Luiza, Natalie e Clara (estagiária recém-contratada) tentam equilibrar suas vidas pessoais com o ativismo.
Distribuição - Como parte de um processo de distribuição democrático e inclusivo, “Aruanas” será lançada em 150 países por meio de uma plataforma de distribuição independente equipada com o Vimeo, que permitirá a qualquer pessoa comprar a série por 9,90 dólares utilizando uma conta do PayPal.

De julho a outubro, 50% de todas as vendas líquidas serão doadas para uma iniciativa que protege a Floresta Amazônica. Pessoas selecionadas em todo o mundo receberão a série em primeira mão, gratuitamente, como forma de atingir um público de multiplicadores capazes de defender esse bioma.

A série será lançada em dois de julho e será legendada em onze idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, holandês, russo, árabe, hindi, turco e coreano.

No Brasil, “Aruanas” será lançada na plataforma de streaming da Globo, a Globoplay, em dois de julho. O primeiro episódio será exibido em três de julho na TV Globo.
Apelo à ação - A série apoia a Iniciativa de Defensores Ambientais, liderada pela ONU Meio Ambiente, que busca promover o respeito aos direitos ambientais e ampliar a proteção de defensores do Meio Ambiente.

“Aruanas” também carrega um chamado global para a ação: “Cuidar da Amazônia”. A campanha foi co-criada por organizações ambientais e de direitos humanos, incluindo Greenpeace, WWF, Anistia Internacional, Avaaz, Open Society, Global Witness e 350 org.

“O entretenimento é uma ferramenta poderosa para envolver as pessoas, e promover a sensibilização sobre a floresta amazônica e solidariedade para o ativismo”, afirmou Bunny McDiarmid, diretora-executiva internacional do Greenpeace.
Sobre a ONU Meio Ambiente - A ONU Meio Ambiente é a principal voz global em temas ambientais. Ela promove liderança e encoraja parcerias para cuidar do meio ambiente, inspirando, informando e capacitando nações e pessoas a melhorarem a sua qualidade de vida sem comprometer a das futuras gerações. A ONU Meio Ambiente trabalha com governos, com o setor privado, com a sociedade civil e com outras instituições das Nações Unidas e organizações internacionais pelo mundo.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre jornalista Celso Oliveira Faria

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva: Quero expressar meus sentimentos à família e aos amigos do jornalista Celso Oliveira Marcondes de Faria, que nos deixou ontem (21.11.2025). E, em especial, à sua querida Maria Alice, para quem já liguei após saber da triste notícia. Sempre lutando por um Brasil mais justo, Celso Marcondes teve uma carreira que incluiu Comunicação Sindical, comunicação de governo, publicidade e campanhas eleitorais. No Instituto Lula, do qual foi diretor, se mostrou como um companheiro valoroso. Conduziu, em 2011, a criação da Iniciativa África que, mesmo quando eu estava fora de meus mandatos, possibilitou que mantivesse uma relação constante com governos e a sociedade civil de países do continente africano. Daqui da África do Sul, onde participo hoje do G20, vejo que essa dedicação à aproximação entre as nações do Sul Global segue colhendo seus frutos. Nosso amigo Celso se foi, mas seu trabalho permanece".

Morre radialista Beto Raulino

A Direção da FM BENFICA comunica o falecimento do seu parceiro Beto Raulino (foto), ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 16 de dezembro.  Externamos sinceros pêsames à sua esposa Dulce e aos demais familiares e amigos. Mais tarde traremos informações sobre velório e sepultamento.  Beto Raulino, que Deus o guarde num bom lugar. 😭😭😭

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...