Pular para o conteúdo principal



Corpo de Bombeiros recebe Medalha da Abolição

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) entra nesta sexta-feira (29) para o seleto grupo de instituições agraciadas pelo Governo do Ceará com a outorga da Medalha da Abolição, maior honraria do Estado, em solenidade a partir das cinco da tarde, no Palácio da Abolição.

Formado por profissionais de coragem e com o espírito de servir ao próximo, muitas vezes até arriscando a própria vida, a comenda é o reconhecimento do valoroso serviço prestado pelos militares que defendem e defenderam a farda da entidade nesses 94 anos de existência.


Para o coronel Luís Eduardo Soares Holanda, comandante do CBMCE, a homenagem do Governo do Ceará traduz o sentimento de bem-querer que a sociedade tem com a instituição. “É um motivo de muito orgulho para todos nós do Corpo de Bombeiros, que vem coroar o reconhecimento da população. Nós temos essa simpatia e a Medalha da Abolição vem materializar esse reconhecimento. Então, é motivo de muito orgulho para nós que estamos no Corpo de Bombeiros e para aqueles que passaram nesses 94 anos”, confessou Holanda.


Para o comandante, a especificidade do ofício de bombeiro é quem gera toda essa empatia da população. “Essa credibilidade foi construída no passar dos anos e é uma característica dos corpos de bombeiros do Brasil, graças a Deus, ao nosso trabalho e à forma do bombeiro agir e interagir com a sociedade. A gente está sempre chegando para ajudar alguém, sempre dentro de uma emergência dando nosso melhor, arriscando inclusive nossa vida para que a gente possa ter a possibilidade de salvar a vida de uma pessoa que precisa da nossa intervenção. Então, acho que a credibilidade vai muito disso e acredito que é isso que encanta a população. Ajudar sem olhar a quem e a circunstância. O bombeiro atua desde aquela simples ocorrência, quase que folclórica de tirar o gatinho da árvore, e também salva vidas, como aconteceu no desabamento do Edifício Andréa”, destacou.
Trajetória quase centenária


Criado em 8 de agosto de 1925 com o nome de Pelotão de Bombeiros de Fortaleza, o CBMCE surgiu em virtude do crescimento da capital cearense e, consequentemente, do número de residências, comércios e indústria. Preocupados com a possibilidade da ocorrência de incêndios, autoridades públicas e comerciantes enxergavam a necessidade de Fortaleza ter um grupamento especializado no combate a esse tipo de sinistro. A partir dessa preocupação, o chefe da Polícia na época, Dr. José Pires de Carvalho, fez um relatório e direcionou ao chefe do Executivo, desembargador José Moreira da Rocha, especificando a precisão de se criar o grupamento.

Considerados como amigos da sociedade, e muitas vezes até heróis, os bombeiros atuam em áreas que vão além do combate a incêndios. Cabe à corporação desempenhar atividades técnicas de análise de projetos e vistorias, salvamentos (terrestre, aquático e em alturas), mergulho autônomo, atendimento pré-hospitalar, ações de Defesa Civil, prevenção em grandes eventos e capturas de animais silvestres. O comandante do CBMCE explica que essas funções foram sendo agregadas à rotina da corporação com o passar do tempo.

“No decorrer desses 94 anos o Corpo de Bombeiros foi cada vez mais se especializando. Naquele primeiro momento, foi atuando basicamente na questão do combate a incêndios. Com o tempo, a gente começa a entrar nas questões de salvamento, emergência pré-hospitalar, até o bombeiro moderno atual. Hoje, nós somos os responsáveis pelas ações de Defesa Civil do estado. A gente tem uma atuação muito forte também na engenharia de prevenção ao incêndio, que é quando o bombeiro tenta se antecipar ao acidente. As edificações no Ceará passam previamente pelo Corpo de Bombeiros para que a gente possa determinar as medidas preventivas e, ainda que aconteça esse acidente, a gente possa diminuir os danos”, informou coronel Holanda.
Momentos marcantes


Mesmo tendo incorporado novas funções com o decorrer dos anos, a história do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará é marcada pelo trabalho em acidentes que entraram para a história cearense. Coronel Holanda citou três ocorrências que retratam bem o espírito do que é o trabalho da instituição: o incêndio que destruiu tanques de armazenamento de combustíveis no Terminal do Mucuripe, em 1980; o acidente com um avião que se chocou contra a Serra da Aratanha, em 1982; e o mais recente de todos, que ainda está bem vivo na memória de todos, que foi o desabamento do Edifício Andréa, há pouco mais de um mês, em Fortaleza.

“O Corpo de Bombeiros têm 94 anos aqui no Ceará e essa foi a operação mais complexa da história. A gente teve grandes operações, com repercussão parecida, como o acidente do avião da VASP (1982). A gente teve um incêndio muito grande no Terminal do Mucuripe. Eram ocorrências que tinham um nível de complexidade grande, mas tinham um diferencial desse último. Lá, a gente estava no coração do centro urbano de Fortaleza. Existia aquela pressão de vida e de morte. No acidente da Serra da Aratanha quando os bombeiros subiram eles sabiam que a possibilidade de encontrar qualquer tipo de sobrevivente era mínima. Os grandes incêndios também eram ocorrências complexas, mas com números de vítimas pequenas ou até nenhuma. Já o Andréa era um cenário bem complexo, em que a gente precisava tomar decisões rápidas e ao mesmo tempo com técnica, sabedoria, para que a gente pudesse dar os resultados que a operação precisava”, destacou o cel. Holanda, ao se referir da operação coordenada pelo CBMCE, que durou 103 horas e que conseguiu resgatar sete pessoas com vida, das 16 vitimadas no desabamento.


Mesmo não sendo uma atividade cotidiana da corporação atuar em grande sinistros como os citados, o comandante ressalta que para obter os resultados positivos desejados por todos, é preciso estar sempre bem treinado. “É uma característica dos Bombeiros estar preparado para as grandes emergências. A gente não pode falhar durante uma grande emergência, e graças a Deus elas não acontecem todos os dias, no que pese todos os dias acontecer incêndios, salvamentos, a grande maioria a população sequer toma conhecimento porque não há uma repercussão maior. Por isso que a gente treina tanto, se especializa e está sempre em condição de operação. Às vezes a gente passa o plantão de 24 horas só com pequenas ocorrências, mas a gente precisa estar pronto para no dia que acontecer as grandes ocorrência a gente dar a resposta que a população merece e espera do seu Corpo de Bombeiros”.



Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida