Pular para o conteúdo principal



Regina Barbosa recebe Medalha da Abolição

De voz mansa e olhar cativante, uma maranhense vem fazendo história no Ceará ao longo das últimas décadas ao propiciar – sem buscar retorno financeiro – qualificação, carinho e atenção a crianças e jovens carentes de Fortaleza, pelo simples fato de acreditar que sua história de vida neste mundo deve ser escrita dessa maneira.


Esta é Regina Marta Albuquerque Barbosa, de 75 anos, uma das homenageadas pelo Governo do Ceará com a Medalha da Abolição, maior honraria concedida pelo Estado, a ser entregue nesta sexta-feira (29), a partir das cinco da tarde, no Palácio da Abolição.

Natural de São Luís (MA), Regina veio para Fortaleza ainda criança. Aos 15 anos conheceu Mansueto Barbosa, com quem se casou e teve quatro filhos, que futuramente lhes deram sete netos e três bisnetos. Em 1993, ao lado de seu falecido marido, ela fundou a Casa de Vovó Dedé, instituição sem fins lucrativos localizada na Barra do Ceará, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, pessoal e profissional, por meio da arte, cultura e educação, de crianças e jovens, entre seis e 29 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O nome é em alusão a uma “mãe de coração” de Regina, mineira, que também possuía trabalho social.


Sua história de amor à música e dedicação ao próximo surgiu quando ainda era criança. Mesmo sem ter ninguém para ensiná-la, dona Regina começou a desbravar o mundo da música sozinha, impressionando aqueles que no dia a dia iam conhecendo suas habilidades. “Com sete anos comecei a tocar sem estudar (música). Tocava acordeon, piano, foi daí que minha mãe me colocou no conservatório e fui desenvolvendo a arte musical”, disse a autodidata, que até hoje participa dos trabalhos na Casa de Vovó Dedé dando aulas de pianos e acordeom.

Junto com o talento para a música nascia também a vontade de contribuir para melhorar a vida dos mais necessitados. “Desde criança tinha essa inclinação, essa vontade de ajudar. Posso até dizer que foi se tornando um ideal para não passar a vida em branco. Achava que a gente tinha que escrever uma história e eu queria que a minha história fosse assim. Cedo mesmo comecei meus trabalhos sociais, ensinando crianças sem cobrar (dinheiro) nas periferias. Eu ia procurando os lugares onde pudesse servir. Posso dizer que a minha vida foi só isso. Nunca tive vontade de viajar, passear, ir a festas, inclusive isso contrariava muitas vezes meus familiares”, confidencia Regina.

Acolhimento - Só na instituição que fundou com o marido, mais de 30 mil pessoas já foram atendidas nesses 26 anos. Atualmente, a Casa de Vovó Dedé acolhe mais de 1.400 crianças e jovens em projetos, oficinas e cursos nas áreas de música, tecnologia e cultura. No início, o projeto era voltado apenas para a educação de crianças não escolarizadas, devido à grande carência de escolas da comunidade. 

“Quando eu vim aqui me impressionei com a necessidade. Nós tínhamos esse terreno e pensávamos em vender, foi quando meu filho Wagner teve a ideia da gente construir uma escolinha para crianças. Foi daí que nós fizemos uma escola de educação infantil e educação fundamental para crianças fora de faixa que não tinham sido alfabetizadas e fizemos isso durante nove anos”, conta dona Regina.

Após o falecimento de Mansueto Barbosa foi que surgiu a ideia de inserir o aprendizado da música no projeto.

“Quando o Mansueto faleceu eu fiquei com a estrutura da escola. Tinha uma criança que eu admirava, porque ela cantava, estava sempre participando das festinhas e eu me encantei com ela, então não fechei a escola. Com dois dias que ele (Mansueto) tinha falecido eu trouxe meu piano e comecei a dar aula e fiquei 12 anos sozinha. Comecei com essa criança e de repente eu tinha 40, 50 crianças, aí fui comprar mais instrumentos e fui abrindo as oficinas”, explica a homenageada como a Casa Vovó Dedé foi expandindo seu campo de atuação junto à comunidade.


Mesmo conseguindo atender uma quantidade grande de pessoas com a instituição, dona Regina sonha com o dia em que iniciativas do tipo possam se tornar corriqueiras em todas as partes da cidade. 

Essas crianças vencem todas as dificuldades, são meninos maravilhosos, inteligentes, amorosos. Eles têm muito a dar. O meu desejo é que em todos os bairros tivesse uma Casa de Vovó Dedé. Não acho que fiz nada demais, só fiz a minha obrigação e cumpri com o meu dever de cidadã. Essas crianças que não podem pagar um conservatório elas têm que ter uma Casa de Vovó Dedé. Pena que só tem uma. Se todos fizerem sua parte é possível a gente reverter isso. Tem muita criança precisando e muito talento”, deseja a benfeitora.

Para ela, mais importante do que ensinar um ofício ou tocar um instrumento é ajudar na composição do caráter de cada um. “Acho que o mais importante é formar cidadãos honestos, trabalhadores, sinceros e leais. Por exemplo, esse aqui que você viu tocando, eu pago colégio, inglês, ou seja, é igual à casa de vó. A gente pega a criança e vai até onde pode”, declara.

Homenagem O reconhecimento a esse trabalho iniciado há quase três décadas vem aparecendo de diversas maneiras para dona Regina. O modo como o Governo do Ceará achou para demonstrar isso foi a escolhendo para ser uma das agraciadas com a Medalha da Abolição em 2019. Com muita humildade, a fundadora da Casa de Vovó Dedé disse que para retribuir tal honraria vai trabalhar para ajudar o próximo enquanto tiver condições. “Será que estou à altura de receber essa medalha? Tenho feito essa pergunta. Então, como é que vou agradecer isso? É trabalhando mais e mais. É o que pretendo fazer. Estou com 75 anos e enquanto eu estiver em pé e puder vou dar aula”, comprometendo-se a seguir contribuindo com os que mais necessitam.

Dona Regina finaliza reforçando que tudo que fez e faz é com o coração.

“Eu amo a música e vivi para ela. Apesar de ter ficado surda, quando voltei a ouvir após minha cirurgia pensei: ‘quero ensinar música para as crianças que não podem pagar. Quero fazer alguma coisa e quero escrever essa história com a música’. A música, das artes, acho que é a que mais aproxima a criatura do criador. É uma coisa maravilhosa. Resumo tudo na palavra amor, porque se você ama, você faz. É por amor que estou aqui e me apaixono pelas crianças todo dia”.

Com informações de Fhilipe Augusto e fotos de Davi Pinheiro, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará.

Leia também

Corpo de Bombeiros será agraciado com as medalhas Dragão do Mar e Abolição
Governo do Ceará anuncia agraciados com a Medalha da Abolição 2018/2019
Medalha da Abolição 2018-2019 será entregue em 29 de novembro
Medalha da Abolição para Iracema do Vale homenageia Direito Cearense
Mauro Benevides recebe a Medalha da Abolição
Presidente da ACL é agraciada com a Medalha Abolição 2018-2019

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Felicidades-9.fevereiro

Felicidades do Blog do Lauriberto nesta segunda-feira (9/2/2026) para os jornalistas: Raquel Carioca Borges  (foto). Bia Bocayuva  (foto). 52 anos de Jarbas Melo (foto) 47 anos de Pery Negreiros (foto). 38 anos de Danielle Barros . Ildefonso Rodrigues Lima Neto . Márcia Feitosa . Fernanda Cibele . Executivo Euvaldo Bringel . 75 anos de Maria José Leandro Ellery 75 anos de José Olímpio Araújo . 67 anos de Ana Norões . 65 anos de Antonio Carlos Lima de Sousa . Edlisa B. Peixoto. Alcimar Rocha (foto). Claudinha Pinheiro (foto)

Loja Havan Fortaleza será a maior do Brasil

O dono e vendedor das Lojas Havan, Luciano Hang anuncia, que a loja Fortaleza será a de número 200 da Rede. A previsão é que a Loja Havan Fortaleza seja inaugurada até final de 2026, oferecendo 200 empregos diretos, totalizando na Rede 25 mil vendedores. A localização da Havan Fortaleza ainda não foi anunciada oficialmente, mas fontes extraoficiais indicam, que será na Avenida Washington Soares-Messejana. Uma coisa é certa: será a maior loja Havan do Brasil.

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida