Pular para o conteúdo principal



Conheça mulheres que trabalham pela Educação do Ceará

Quem frequentou Escola durante os anos da Educação Básica, muito provavelmente, tem guardadas lembranças marcantes de alguma professora. O mais comum, entretanto, é que várias educadoras estejam registradas na memória afetiva de cada um. Não à toa, a presença feminina no Ambiente de Ensino e Aprendizagem é tão expressiva. 


O protagonismo das mulheres nesta área se faz notar não apenas pelas maneiras com que realizam seu trabalho, com sensibilidade e devoção à prática pedagógica, muitas vezes, como também pelos números: grande parte dos profissionais ligados à educação é formada por mulheres. Não só ensinando, diretamente, mas também na diretoria, na coordenação e na produção da merenda escolar, por exemplo, elas deixam sua marca. E nas atividades administrativas, para que toda a engrenagem funcione, ocorre da mesma forma.

Nas escolas da Rede Pública Estadual Cearense, existem 355 diretoras, 962 coordenadoras, 11.659 professoras e 2.729 servidoras em funções diversas. Nas Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), encontram-se 13 coordenadoras e 142 funcionárias. Na Secretaria da Educação (Seduc), à frente de alguns setores, estão outras 10 mulheres. E há, ainda, mais 250 trabalhadoras exercendo suas funções na sede da instituição.

Além disso, a gestão da própria Secretaria está sob a liderança feminina. Eliana Nunes Estrela assumiu a função em janeiro de 2019 e tem como uma das principais bandeiras a defesa do protagonismo estudantil e a construção de boas relações nas escolas. Há, ainda, as secretárias executivas Jussara Batista e Rita Colares, respectivamente de Gestão da Rede Escolar e Planejamento e Gestão Interna, que também atuam dando suporte direto à administração do órgão.

“Ser mulher e estar à frente da Secretaria da Educação é, ao mesmo tempo, um desafio e motivo de muito orgulho. A rede estadual de ensino é formada por muitas mulheres fortes, corajosas e, acima de tudo, competentes nas áreas que ocupam. Sem dúvida o olhar cuidadoso e o comprometimento diário destas mulheres são fundamentais para o sucesso da nossa educação cearense”, considera Eliana.


Giovanna Rachele dos Santos, de 15 anos, é estudante da 2ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Matias Beck, em Fortaleza. A jovem faz parte do grêmio estudantil e observa que nos eventos organizados na unidade de ensino, “as meninas destacam-se em dedicação e interesse na participação”.

“Falar sobre o protagonismo feminino, não só no âmbito escolar, mas em todos os lugares onde há presença feminina, é de suma importância. E na escola onde estudo, entendemos essa importância e damos o real valor a situações que envolvem meninas. Estou estudando e me dedicando para que em anos futuros eu adquira minha independência, possa ter uma melhor qualidade de vida e proporcionar isso a minha família. Espero ingressar em uma universidade pública e almejo Medicina”, explica.

A coordenadora de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc, Nohemy Rezende, entende que as mulheres vêm conseguindo conquistar espaço crescente na ciência e no mundo do trabalho. Para a professora, apesar de importantes, as conquistas ainda não correspondem à valorização que seria devida a elas e, por isso, é necessário lutar pela consolidação e ampliação de horizontes.

“De sujeitos caracterizados como frágeis, sensíveis, afeitos exclusivamente ao lar e aos cuidados maternos, as mulheres construíram um novo olhar sobre si mesmas. Ultrapassaram padronizações de comportamentos, ocuparam um outro lugar de fala e de ação e se reconheceram como sujeitos da cultura, em que a igualdade de gênero ainda é conquista em curso. Na educação, as mulheres têm despontado não apenas como professoras e educadoras, mas como pesquisadoras, gestoras, inspiradoras, e produtoras de conhecimento”, ressalta Nohemy.
Histórico - A primeira mulher que administrou a Seduc foi Maria Antonieta Cals de Oliveira, em 1966. A professora, conhecida carinhosamente como dona Toni Cals, era educadora dedicada e empenhou toda a vida à causa da educação cearense. Em 1991, as mulheres estavam no comando novamente com Maria Luiza Chaves, mestre e doutora em Educação. Maria Luiza seguiu atuando na área, até os 77 anos, demonstrando disposição inabalável. Foi secretária da Educação do Estado do Ceará durante quatro anos e também esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

A professora e pós-doutora em Filosofia Sofia Lerche Vieira foi titular da Educação em 2003, quando colaborou com a modernização do processo de gestão e a expansão do Ensino Médio nas localidades rurais e urbanas. Em 2007, a psicóloga e professora Maria Izolda Cela de Arruda Coelho levou o Estado a ser referência em Educação em todo o País. Atualmente, destaca-se como a primeira vice-governadora do Ceará.

Com informações e fotos da Coordenadoria e Imprensa do Governo do Ceará.

Leia também:

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida

Postagens mais visitadas deste blog

Agenda de Sábado Magro de Carnaval

Neste Sábado Magro de Carnaval (7/2/2026) o Blog do Lauriberto tem a seguinte Agenda: 12 horas: Carnaval da Comunicação, no Terraço da Associação Cearense de Imprensa (ACI), no Centro de Fortaleza. 12 horas: Feijoada de lançamento da Meia Maratona 21K Terra da Luz 300 anos de Fortaleza, no Orla Praia Club, na Praia do Futuro. 12 horas: Almoço de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicalões e Automação do Ceará (Seitac), no Restaurante Mayu, na Aldeota-Fortaleza. 12 horas às duas da madrugada de domingo (8/2): Festa dos 30 anos do Li&o Bar, 30 anos da Jordan Tur e 10 anos da Barraca Santa Praia, na Praia do Futuro. 16h30: Ferroviário x Iguatu, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A. 16h30: Horizonte x Floresta, no Estádio Domingão, em Horizonte,  pela 3ª Rodada da 2ª Fase do Cearensão 2026 Série A.

Comunica 085-160

  Informativo Diário da Prefeitura de Fortaleza Edição 160 27 de janeiro de 2026 FORtaleCE: Fortaleza recebe R$ 250 milhões do BNDES para obras contra alagamentos e enchentes As obras de infraestrutura devem beneficiar mais de meio milhão de pessoas FORtaleCE: Prefeitura de Fortaleza e Governo do Ceará lançam Projeto Abrigo Amigo para tornar pontos de ônibus mais acolhedores à noite   Moradia Habitafor inicia recebimento de documentos dos candidatos ao Residencial Santa Mônica Mobilidade AMC realiza mudanças na circulação na Av. Domingos Olímpio para montagem das arquibancadas do Carnaval Ordenamento Secretaria Regional 4 realiza segunda chamada do sorteio para ocupação dos boxes da Lagoa do Opaia Esporte Supercopas Rede Cuca tem início em 30 de janeiro e reúne cerca de 1.500 atletas em Fortaleza PAÇO MUNICIPAL Rua São José, 01 - Centro Fortaleza-CE - CEP: 60060-170

Joelma no Pré-Carnaval da Praia de Iracema

A Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor) promove mais uma semana de intensa movimentação Cultural na Cidade, com uma agenda, que articula Leitura, Formação, Cinema e Folia. Espalhada por equipamentos culturais e espaços públicos, a Programação contempla atividades gratuitas para diferentes públicos e tem como destaque o Pré-Carnaval de Fortaleza 2026, que fortalece a ocupação cultural dos territórios, impulsiona a Economia Criativa e celebra a diversidade das expressões culturais de Fortaleza. O Centro Cultural Belchior apresenta uma agenda diversa, com destaque para a abertura da exposição “Fazendo arte como eu não consegui fazer quando criança”, da artista Alexia Ferreira, que contou com discotecagem do DJ Darwin Marinho, na quinta-feira (5). A mostra permanece em cartaz até este sábado (7/2/2026) , das 9 às 21 horas, com classificação indicativa a partir de 8 anos. O equipamento também recebe a oficina Poesia em Libras, dedicada à exploração da linguagem poética e às técnica...

Chove 125 milímetros em Fortaleza ☔️

Uma grande chuva de 125 milímetros (mm) com ventania banha Fortaleza desde a madrugada desta terça-feira (27/1/2026).

Felicidades-30.janeiro

Felicidades do Blog do Lauriberto, nesta sexta-feira (30/1/2026), para: Jornalista  Kyany Lima  (foto entre professores Lauriberto Braga e Reginaldo Gurgel) 40 anos da jornalista Bebel Medal  (foto) 77 anos de Delania Benevides Remigio 73 anos de Mauro Meireles Filgueiras Lima 64 anos de Ranilce Maria Barbosa Silvia 56 anos de Ednardo Alves 51 anos de Antonio Dias 47 anos de Jairo Mendes 42 anos de Fred Dias Catarina Tereza Farias de Olieveira Sandoval Roque Rodrigues Almeida