Pular para o conteúdo principal

Há 20 anos morriam Aquiles Peres Mota e Moísés Pimentel

Em tempos de isolamento social nada melhor que relembrar os fatos históricos de Fortaleza em 19 de março.


Confira o Arquivo Nirez:
  • 1812 - Assume o 4º governador do Ceará, Manuel Ignácio de Sampaio e Pina (Governador Sampaio), depois Visconde de Lançada. Também toma posse no cargo de Ajudante de Ordens do Governo do Ceará o coronel do Real Corpo de Engenheiros Antônio José da Silva Paulet.
  • 1874 - Inaugurada a Igreja de São José, no Maracanaú.
  • 1890 - Fundado, em Parangaba, o Clube Literário Democrata, presidido por Júlio Cícero Monteiro.
  • 1901 - Morre, aos 57 anos de idade, o comerciante e abolicionista José Teodorico de Castro, natural do Aracati onde nascera a oito de outubro de 1843. Foi sepultado no Cemitério de Parangaba.
  • 1914 - Inaugurada a Casa Vênus, dos irmãos César Kayatt e Carlos Kayatt, na Rua Floriano Peixoto, 80 (antigo, depois 276), antiga Praça José de Alencar, atual largo do Correio. Depois foi vendida para a firma João Asfor & Companhia.
  • 1915 - Inaugura-se, nos altos da Santa Casa de Misericórdia, por iniciativa do médico Manuelito da Rocha Moreira (Manuelito Moreira), a Maternidade Dr. João Moreira, fundada no dia 10 de janeiro do mesmo ano e que, em 1929, passa para prédio próprio na Praça da Lagoinha (atual Praça Capistrano de Abreu). Hoje faz parte do Hospital César Cals.
  • 1920 - Instalada em Fortaleza a Confederação dos Pescadores do Ceará, que rege as 18 Colônias de Pescadores existentes no Estado. Em Fortaleza as colônias existentes eram: Z-1 (Praia do Peixe ou Iracema), Z-2 (Mucuripe) e Z-12 (Praia dos Arpoadores).
  • 1923 - Assume o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC, o tenente-coronel Jacinto da Cunha Leal, substituindo o coronel Tertuliano de Albuquerque Potiguara “Itororó” (Tertuliano Potiguara).
  • 1928 - Às 19h30 surge a Grande Loja Simbólica Escocesa Soberana para o Ceará, que teve como 1º Grão Mestre, Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), em prédio na Rua Major Facundo, 25 (antigo). Posteriormente passou a chamar-se Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.
  • 1929 - Sob a direção do médico César Cals de Oliveira, é inaugurada, na Praça da Lagoinha, a Maternidade Doutor João Moreira, que até então funcionava nos altos da Santa Casa de Misericórdia, com as presenças de Dom Manuel da Silva Gomes, Raimundo Brasil Pinheiro de Melo, prefeito de Fortaleza, Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne), Manuel Antônio de Andrade Furtado, Edgard Borges, Manuel do Nascimento Fernandes Távora, Demócrito Rocha, Luís Caracas, Guilherme Chambly Studart (Barão de Studart), Meton de Alencar, Adalberto de Moraes Studart (Adalberto Studart); Narcisa Borges Moreira, Ilza Diogo Oliveira, Edith Girão, Felícia Girão, Laura Salgado e Stella Matos.
  • 1929 - Roubado, à noite, o automóvel do médico. Eliezer Studart da Fonseca, que logo é encontrado abalroado em um banco no Parque da Independência (Parque da Liberdade). O ladrão, o primeiro no gênero, em Fortaleza, foi Milton Sombra de Melo (Pirulito) que apenas queria dar uma volta de carro. Foi perdoado.
  • 1930 - Morre, aos 68 anos de idade, em Fortaleza, Ildefonso Gurgel Nogueira, antigo comerciante nesta Capital.
  • 1931 - A firma Frota & Gentil, representante da seguradora Sagres, funcionando em prédio na esquina da Rua Floriano Peixoto (hoje nº326) com Rua Senador Alencar, transforma-se no Banco Frota Gentil Sociedade Anônima.
  • 1938 - Inaugura-se, às 14 horas, o novo prédio do Banco Popular de Fortaleza S/A (Banfort), na Rua Guilherme Rocha, 17, esquina da Rua General Bezerril e Rua do Rosário, com bênção pelo arcebispo dom Manuel da Silva Gomes.
  • 1938 - O restaurante A Gruta, na Rua Major Facundo, 180 (atual 486), Praça do Ferreira, muda-se para a Rua Floriano Peixoto, 587, na mesma praça, próximo ao Bar da Brahma, agora pertencente à firma Lopes & Bessa, de José Lopes de Sousa e Euclides Bessa, antigos empregados quando o proprietário era Joaquim Teófilo Cordeiro de Almeida. Posteriormente pertenceu apenas a Euclides Bessa.
  • 1940 - Funda-se, em modesta casa, o Centro Espírita São João Batista.
  • 1950 - Última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1949 entre as equipes do Fortaleza Esporte Clube e do Ferroviário Atlético Clube no Estádio Municipal, que termina com a vitória de 1x0 para o Fortaleza Esporte Clube, mas como o “tricolor de aço” precisava ganhar por mais gols para ser campeão, houve uma prorrogação a qual saiu empatada em 1x1. Por desistência do Ferroviário, o Fortaleza Esporte Clube sagrou-se campeão de 1949.
  • 1952 - Entregue, pela firma Construtora Emílio Hinko Ltda., o novo prédio da Escola Industrial do Ceará, na Avenida 13 de Maio (ex-Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - Cefet, ex-Escola Técnica Federal do Ceará) atual . Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE).
  • 1953 - Instala-se, anexo à Santa Casa de Misericórdia, o Banco de Sangue Desembargador Athayde.
  • 1954 - Inaugura-se, em Fortaleza, o primeiro núcleo do Centro de Assistência e Cooperação Educacional à Família dos Ferroviários.
  • 1959 - Morre, aos 72 anos de idade, o major Cândido Procópio de Sousa, que pertenceu a diretoria do Centro de Inquilinos. Nascera em 11 de março de 1887.
  • 1966 - Fundada, a Associação Cearense de Folclore, na Casa de Juvenal Galeno, tendo à frente o professor Romão Nogueira Filgueira Sampaio.
  • 1967 - Dom Raimundo de Castro e Silva, bispo auxiliar de Fortaleza, benze a nova Matriz do bairro de São João do Tauape, seguindo-se a procissão e a inauguração. A Igreja de São João do Tauape teve sua construção iniciada em 1957 e é inaugurada ainda incompleta.
  • 1967 - Inaugura-se a linha dos ônibus elétricos para o antigo bairro do Alagadiço, rebatizado de São Gerardo, com o destino Bezerra de Menezes.
  • 1968 - Lançado, na Casa de Juvenal Galeno, o livro Antologia do Folclore Cearense, do folclorista Florival Alves Seraine (Florival Seraine).
  • 1970 - Inaugura-se o Centro Educacional Dom Lustosa, na Avenida João Pessoa.
  • 1973 - Na Rua Professor Virgílio de Moraes s/nº no Autran Nunes foi inaugurada a Escola de 1º Grau Autran Nunes.
  • 1973 - Reaberto o Seminário Arquiepiscopal da Prainha, fechado em 1966, agora com o nome de Seminário Regional, em solenidade que também marcou a inauguração da Faculdade de Filosofia de Fortaleza (Fafifor).
  • 1973 - Morre aos 74 anos, na Casa de Saúde São Raimundo, o despachante marítimo e ex-jogador do Ceará Sporting Club, Jefferson Braun. Como atleta foi bicampeão pelo Ceará Sporting nos anos de 1922/1923 e atuava como ponteiro esquerdo. Em 1942, depois que abandonou o futebol, fez parte da diretoria alvinegra, na função de Diretor de Esporte.
  • 1974 - Morre, aos 89 anos de idade, o médico Eliezer Studart da Fonseca, vítima de colapso cardíaco, na Casa de Saúde São Raimundo. É sepultado, no dia 20, no Cemitério de São João Batista. Nascera em Fortaleza no dia 29 de outubro de 1884. Era chefe da Clínica Operatória da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e membro do Colégio de Cirurgiões do Brasil. Era casado com dona Esther Salgado Studart da Fonseca, pianista.
  • 1974 - Lançamento da pedra fundamental do Restaurante do Comerciário, na Rua 24 de Maio, nº 692, onde fora a casa residencial do jurista Raimundo Gomes de Matos “Gomez”. Na ocasião, João Luís Ramalho de Oliveira, presidente do Conselho Regional do Sesc, disse da importância do empreendimento. A bênção foi dada por dom Raimundo de Castro e Silva.
  • 1976 - Lançado o filme “O Homem de Papel”, produção Edson Queiroz, sendo produtor-executivo o jornalista Francisco Ezaclir Pereira (Ezaclir Aragão) e diretor, Carlos Coimbra.
  • 1983 - Assume a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza o médico urologista Olavo Rodrigues. É a primeira vez que um médico assume a Provedoria.
  • 1987 - Morre em Fortaleza a pianista Maria de Lourdes Hermes Gondim (Maria de Lourdes Gondim).
  • 1996 - Na Academia Cearense de Letras (ACL), toma posse, na Cadeira nº 19, Juarez Leitão, sendo saudado pelo escritor Sebastião Teoberto Mourão Landim (Teoberto Landim).
  • 1997 - Morre Ubiratan Costa, pioneiro do bairro do Montese, onde residiu de setembro de 1937, quando o bairro ainda era Pirocaia, até a sua morte. Hoje existe naquele bairro uma praça com seu nome.
  • 2000 - Morre, às 14 horas, vítima de parada cardíaca, na Gastroclínica, o ex-deputado Aquiles Peres Mota, aos 75 anos de idade, sendo seu corpo velado na Assembleia Legislativa e sepultado às 11 horas do dia seguinte, no Cemitério Parque da Paz. Era cearense de Ipueiras nascido em nove de agosto de 1924.
  • 2000 - Falecimento, às 18 horas, do ex-deputado federal Moisés Santiago Pimentel (Moisés Pimentel), aos 90 anos de idade, por complicações no fígado, no Hospital Antônio Prudente. Seu corpo foi velado no Cemitério Parque da Paz, onde é sepultado às 18 horas do dia seguinte. Pimentel foi eleito três vezes deputado federal. Como empresário, se destacou na área da indústria de algodão e comércio de açúcar. Trabalhou em cooperativa de crédito e na área bancária. Foi sócio da Rádio Dragão do Mar e era grão mestre da maçonaria. Foi rádio amador com o prefixo PY7-VMI. Nascera em Independência, a 11 de agosto de 1909.
  • 2001 - Deixa a Provedoria da Santa Casa de Misericórdia, o general Francisco Batista Torres de Melo, passando o cargo ao coronel do Exército Lívio Silva França.
  • 2003 - A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza tem novo provedor, assume a administração da entidade beneficente, para um mandato de dois anos, o médico cearense e ex-professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, Evandro Salgado Studart da Fonseca (Evandro Studart), eleito dia 1º de março. Substitui o coronel Lívio Silva de França. Durante os dois últimos anos, a instituição buscou cooperação com empresas privadas para superar a crise financeira do complexo, que inclui também o Hospital Psiquiátrico São Vicente de Paulo, o Cemitério São João Batista e a Empresa Funerária de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".