Pular para o conteúdo principal

Protagonismo das Cidades encerra Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras

A quarta edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades, promovido pela Prefeitura de Fortaleza, terminou nesta sexta-feira (6) no Centro de Eventos, com a apresentação dos painéis "Protagonismo das Cidades" e "O Cérebro Humano como o Centro do nosso Universo".


O prefeito Roberto Cláudio agradeceu os participantes do Seminário e enalteceu a importância de momentos como interação. "Estes encontros servem, fundamentalmente, para a gente pensar e refletir sobre o que está fazendo e sobre o que ainda pode ser feito. Serve também para gente compartilhar relações, trazer recursos para a Cidade, propor cooperações técnicas com governantes de municípios do mundo inteiro e fazer com que Fortaleza tenha a respeitabilidade internacional do tamanho do trabalho, do suor e do talento da nossa gente.", disse.

Painéis - O painel “Protagonismo das Cidades” reuniu especialistas que falaram sobre emergência climática e responsabilidade territorial. O primeiro painelista a falar foi Caio Cavalcanti Ramos, gerente do Departamento Nordeste, Área de Governo e Relacionamento Institucional do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele expôs o tema “Fabrica de Projetos” e explicou como o Banco atua alinhado às políticas públicas.

Em seguida, Fernando de Mello Franco, do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem), abordou “Cidades em risco: a emergência climática na pauta da política urbana”, seguido da procuradora do Município de Curitiba, no Paraná, Cíntia Estefânia Fernandes, que falou sobre “Responsabilidade territorial” e apresentou os instrumentos fiscais e urbanísticos fundamentais para que uma cidade alcance protagonismo.

O secretário de Governo do Município, Samuel Dias, demonstrou como Fortaleza vem alcançando protagonismo. “Fortaleza, como toda cidade que quer ser protagonista, precisou tomar as rédeas e construir a sua independência administrativa. E, para isso, é necessário muita responsabilidade fiscal. É importante fortalecer os instrumentos de arrecadação e lançar um olhar cuidadoso para os gastos. E foi este o caminho construído a partir de 2013. A cidade de Fortaleza começou a se organizar, desde a gestão do prefeito Roberto Cláudio, por vários instrumentos de inovação na área de gestão, principalmente na gestão fiscal”, ressaltou.

No painel "O Cérebro Humano como o Centro do nosso Universo", o neurocientista brasileiro, Miguel Nicolelis demonstrou resultados de trabalhos que tem desenvolvido. "A Ciência, cada vez mais, no século XXI, influencia nas políticas públicas, não só de saúde, mas em questões econômicas e políticas também. Os municípios precisam ampliar conhecimento, avançar na ciência e tirar proveito dela, para que sejam mais criativos e protagonistas", afirmou. 

GANHADORES O projeto “ALICIA - Plataforma de Inteligência Artificial para solucionar problemas reais em Licitações” foi o grande vencedor do Hackathon de Inovação na Gestão Municipal. 

A ideia central é acelerar o processo de licitação nos órgãos da Prefeitura, onde são iniciados antes de chegarem à Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza (CLP). O resultado foi anunciado nesta sexta-feira (6), no Centro de Eventos do Ceará, durante o 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades.

“Mais do que prêmios, estamos vendo aqui políticas públicas que podem ser vitoriosas para o futuro de Fortaleza", disse Roberto Cláudio

Alicia foi um dos 11 projetos gerados durante a imersão de dois dias. O Hackathon é um formato de capacitação com metodologia colaborativa, grupos interdisciplinares, palestras de preparação e mentores na retaguarda para trocar ideias e mediar discussões ao longo de todo o processo.

“Mais do que prêmios, estamos vendo aqui políticas públicas que podem ser vitoriosas para o futuro de Fortaleza e esse é o sentido de tudo isso, desses dois dias de reflexão. Olhar para o futuro de forma construtiva, com orgulho e crítica ao presente”, afirmou o prefeito Roberto Claudio na solenidade de entrega das premiações.

Para a chefe de Enfermagem do IJF, Claudia de Alcântara Araripe, integrante da equipe vencedora, essa é a melhor parte. “Imaginar a Alicia funcionando e reduzindo o estresse dos profissionais é o maior dos prêmios. Como servidora pública, é ter o propósito de vida realizado”, comemorou. Além dela, a equipe era formada por Leonardo da Silva, Mariana Castelo Branco e Alexandra Costa Lima.

O júri que acompanhou o “pitch” (sequência de apresentações dos grupos defendendo suas ideias) foi formado pelo secretário adjunto do Planejamento, Orçamento e Gestão, Vicente Ferrer; o presidente da Citinova, Claudio Ricardo; o coordenador de fomento à Parceria Público-Privada e Concessões, Rodrigo Nogueira, a coordenadora do Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará, Jéssica Moreira; e a coordenadora do Portal da Prefeitura de Fortaleza, Patrícia Karam.

11 projetos foram gerados durante os dois dias de imersão

“Saiu muita coisa boa. Nosso servidor incorporou o conceito de inovação que vem sendo tão estimulado pela gestão. O Hackathon confirmou isso. A adesão, a participação e o retorno superaram nossa expectativa”, afirmou o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottingham, responsável pela capacitação que foi conduzida pela Somos Um, Fundo de Investimento em Negócios de Impacto Social. Dos 250 inscritos, 60 servidores e representantes da sociedade civil foram selecionados e concluíram o Hackathon.

Segundo lugar: Rak Team, plataforma inteligente para Elaboração e Padronização do Termo de Referência, com Naiana Lemos, Aline Chaves Silva, Karla Fontenele e Robson Bezerra; e equipe Capacita Jovem, capacitação online para alunos da Prefeitura no contraturno, com Anamim Nogueira, Camilla Stephanie, Maria Saraiva, Elizabeth Barra Sousa.

Terceiro lugar: Hack do Lixo, integrando soluções da Prefeitura em prol do Meio Ambiente, com Leidiane Bezerra, Ana Beatriz Rocha, Cecilia Brito, Ruth Menezes Viana, Jalsey Pereira de Nazareno, Helena Sampaio, Maria de Nazaré; E + Cidadão, programa de milhagem dos serviços da Prefeitura, de Marta Ávilda, Veruska Castro, Cibelly Castro, Luiz Wanderley, Erlemus Pontes Soares e Milena Sampaio.

Uma outra equipe foi escolhida pela organização do Hackathon e ganhou Menção Honrosa. Trata-se do projeto EPA! Fortaleza, Escritório de Pensamento Analítico - "Analisando dados óbvios para soluções não óbvia", de Deoclécio, Ulisses Medeiro e Francisco Sampaio.

Desenvolvimento Sustentável - O 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades teve duração de três dias. Realizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), o evento esteve vinculado integralmente à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Participaram especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais que debateram políticas públicas que transformam cidades. Nos painéis temáticos apresentados, estiveram presentes assuntos como: Mobilidade, Espaços Urbanos e Cidadania; Saúde; Juventude e Empreendedorismo; Economia e Cidades Criativas; Educação; Primeira Infância; e Protagonismo das Cidades.

O evento contou com a parceria do Governo do Ceará, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento de América Latina (CAF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Grupo J. Macêdo, Café Três Corações, Universidade de Fortaleza (Unifor), iProject TI, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e Blog do Lauriberto.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".

Postagens mais visitadas deste blog

99 lança campanha sobre vantagens do MEI

Desde 2018, os motoristas autônomos que trabalham por aplicativo tiveram sua atividade regulamentada por legislação federal e passaram também a ter de contribuir com a Previdência Social. Existem algumas opções para fazer isso e uma delas é como Microempreendedor Individual (MEI).

Pensando em ajudar o motorista parceiro a fazer o cadastro de forma rápida e fácil, a 99, empresa de mobilidade urbana que integra a gigante global DiDi Chuxing, preparou uma campanha educativa que reúne materiais online e offline que explicam as vantagens de se tornar MEI.

Ao manter o pagamento em dia da contribuição, o profissional tem direito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, pensão por morte para seus dependentes e auxílio-maternidade, para as motoristas parceiras, além da contagem de tempo e contribuição para a aposentadoria. A ação é resultado de uma parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“Nossos esforços foram para constru…

Semana do MEI

Como comprar, como vender, como administrar o seu dinheiro e como se planejar para crescer com segurança. Esses são alguns dos temas que estarão em pauta na IX Edição da Semana do MEI- Microempreendedor Individual, que o Sebrae realiza, de 8 a 13 de maio e que esse ano terá maior ênfase em orientações em planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre gestão, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que d…

Câmara homenageia 160 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil

Atendendo a requerimento do vereador Gardel Rolim (PDT), a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), realiza, nesta terça-feira (10), às 19h30, no Plenário Fausto Arruda, Sessão Solene em homenagem aos 160 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB).
A solenidade contará com as executivas dos Sínodos do Ceará e do Nordeste, representados pelo Secretário Executivo da Supremo Concílio da IPB, Reverendo Juarez Marcondes Filho, além de líderes evangélicos e a sociedade civil.

De formação presbítera, Gardel Rolim, possui relação histórico familiar com a Igreja Presbiteriana. “Para mim é um momento muito rico e importante, pois, além de ser uma homenagem muito justa, tem um papel simbólico e pessoal. Na verdade, é uma oportunidade de retribuição em homenagem por tudo aquilo que a Igreja Presbiteriana representa na minha vida do ponto de vista espiritual”, destaca.

História - O surgimento do presbiteranismo no Brasil resultou do pioneirismo e desprendimento do Rev. Ashbel Green Simonton (1833-186…

Morre Tarcísio Santos

Começo esta segunda-feira (16) com um aperto no coração.

Morreu no final do domingo (15) o amigo jornalista Tarcísio Santos do Carmo. Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante em casa no bairro Otávio Bonfim.

Trabalhei com Tarcísio Santos nos jornais O Povo e Diário do Nordeste. Ele cobriu a Assembleia Legislativa. Foi integrante ainda da equipe do Alan Neto na Rádio Iracema e da Rádio Uirapuru.

Identificado pelos cores alvinegras do Ceará, Tarcísio Santos era daquelas pessoas que ninguém deixava de gostar.

Jeito simples, mas sempre bem vestido, Tarcísio Santos viveu bem seus 78 anos.

Velório acontece na Alvorada (Avenida Domingos Olímpio, 1021) com enterro às quatro da tarde no Parque da Saudade.

O Sindicato dos Radialistas e  Publicitários emitiu nota de pesar: "Faleceu, na noite deste domingo, em Fortaleza, o radialista Tarcísio Santos! Pêsames à família e amigos!"

Alano Maia - "Nossa saudade e respeito pelo amigo Tarcísio Santos. Um aliado de todas as horas. Que Deus o tenh…

Morre Capitão Nunes Costa

Informa o correspondente de Maranguape, Jorge Luiz, que "faleceu sábado (14), por volta das 23 horas em São Paulo, o capitão reformado do Exército Brasileiro e ex-diretor geral da Guarda Municipal de Maranguape, Francisco Nunes Costa. Ele vinha de avião do Rio Grande do Sul com escala em Congonhas e passou mal e foi levado ao hospital, mas não resistiu. Ele estava acompanhado de sua esposa, dona Hilda.

Capitão Nunes deixa o legado de um homem probo, idealista, sério, inteligente, abnegado em fazer o bem e que amava tudo que fazia.
Um homem de família e que gozava da admiração de todos. Pertence a uma numerosa e respeitada família tradicional de nossa cidade. Era filho da professora Edite Nunes Costa. Deixa esposa, dona Hilda, Vagner, Samuel, Vládia e Cecília (seus filhos) e netos.
Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos e em especial ao amigo Vágner Nunes".