Pular para o conteúdo principal

Colégio Dorotéias completa 105 anos de fundação

Confira o 10 de junho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:


  • 1865 - Assume o comando da Província, Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo (Barão Homem de Melo), paulista de Pindamonhangaba, nomeado em oito de abril de 1865.
  • 1879 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o capitão FP Antônio de Vasconcelos que substitui o alferes do Exército Canuto José de Aguiar (Canuto de Aguiar).
  • 1879 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 59 anos de idade, o magistrado Manuel Fernandes Vieira, ex-deputado, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era natural de Saboeiro nascido a 19 de setembro de 1819. Era filho do Visconde de Icó.
  • 1886 - Assume o comando da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, o major reformado Antônio Joaquim Guedes de Miranda, nomeado por portaria de cinco de maio.
  • 1890 - Valdemiro Moreira é nomeado para Inspetor do Tesouro do Estado.
  • 1891 - São levantados pelo negociante Pedro Ribeiro Filho, na Praça do Ferreira, os quiosques com o Café do Comércio e o Café Elegante, o primeiro, pertencente a José Brasil de Matos, no canto noroeste e o outro no canto sudeste, pertencente a Arnaud Cavalcante Rocha.
  • 1912 - Fundado o Centro Espírita Cearense, na Rua Teresa Cristina, 255. Em 1955 transformou-se em União Espírita Cearense, com sede na Avenida Tristão Gonçalves, 1695.
  • 1912 - O Batalhão Militar do Estado (hoje Polícia Militar do Ceará) muda-se para o prédio da Praça Márquez do Herval (Praça José de Alencar).
  • 1914 - Inaugurada a Casa Parente, por Inácio Gomes Parente (Inácio Parente), nos baixos do velho sobrado do comendador Machado, na Rua Guilherme Rocha, 75 a 87 (antigos), onde hoje se levanta o Edifício Excelsior. Em 1923, mudou-se para a Rua Major Facundo. Em oito de setembro de 1936, inaugurou o Edifício Parente, no estilo Art-Deco, obra do arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, que também o construiu. Aí já era Casa Parente Importadora S. A., contando, logo depois, com outras firmas como Lojas Vox Ltda. (nesta, o autor comprou muitos discos), Tops Lanches Ltda. e Vox Publicidade Ltda. Em 1979, mudou-se para a Avenida Aguanambi e também Rua Major Facundo, 897.
  • 1915 - Instala-se o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Dorotéias), em uma chácara no Boulevard Visconde do Rio Branco, 2078. Aos poucos foi sendo construído o prédio, por volta de 1924 a 1929. Sua primeira superiora foi Madre Luzia Lemos.
  • 1924 - Aparece, em Fortaleza, a Casa Ibiapaba, de propriedade de Antônio Felício Ribeiro, na Rua Floriano Peixoto, 38 (antigo).
  • 1930 - Instala-se a Câmara Municipal de Fortaleza, ocasião em que o prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) lê sua mensagem.
  • 1934 - Criada a Paróquia de São Gerardo, onde era vigário o padre Expedito Eduardo de Oliveira (Expedito de Oliveira).
  • 1941 - Na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, na Rua Barão do Rio Branco, 1.026, altos, é realizada a abertura dos envelopes e lavratura do termo de concorrência para a construção do edifício-sede da Delegacia do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários-IAPB em terreno localizado na Rua General Bezerril, na Praça Valdemar Falcão, ora ocupado por prédios de números 271, 277, 281 e 285.
  • 1948 - Funda-se, em Fortaleza, a Ordem dos Economistas - Seção do Ceará.
  • 1951 - Abre-se, em Fortaleza, a loja Flama, na Major Facundo, 484 a 486, na Praça do Ferreira, filial das Lojas de Variedades S. A., propriedade da firma Romeu Aldigueri, & Juarez de Albuquerque Pinto.
  • 1952 - O Diário Oficial do Município nº 5.443, publica a Lei nº 466 de sete de junho de 1952 que denomina de Rua Lauro Maia uma via de Fortaleza, proposta do vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia).
  • 1952 - Publicada no Diário Oficial do Município 5443, a Lei 468, de sete de junho de 1952, que denomina de Rua Monsenhor Catão Sampaio, uma via de Fortaleza, homenagem ao monsenhor Catão Porfírio Sampaio, proposição do vereador Gutemberg Braun.
  • 1953 - Fecha as portas em Fortaleza a filial da firma internacional Wilson Sons & Co. Ltd., em face às dificuldades de importação.
  • 1954 - Morre, no Rio de Janeiro, às duas da madrugada, aos 39 anos incompletos, o professor Walter de Sá Cavalcante (Walter Sá Cavalcante), vítima de tumor cerebral. Era cearense de Fortaleza nascido a 30 de junho de 1915, jornalista e advogado, ex-deputado federal. Foi proprietário do jornal O Estado. Seu corpo foi transladado para Fortaleza sendo velado na Redação do jornal O Estado e depois sepultado no Cemitério de São João Batista.
  • 1956 - Deixam a Praça do Ferreira, vários ônibus que ali faziam ponto, do Benfica, Jacarecanga, Soares Moreno, Dom Manuel e Nogueira Acioli, passando todos para a Praça José de Alencar.
  • 1969 - Criado o Museu da Imagem e do Som de Fortaleza, da Municipalidade, quando era Secretário de Educação e Cultura do Município, Epitácio Quesado Cruz (Epitácio Cruz). Ficou só no papel.
  • 1969 - A Lei 9.283 concede ao maestro Euclides da Silva Novo, alagoano, o título de Cidadão Cearense.
  • 1973 - Morre, às 17h40, vítima de derrame cerebral, na Casa de Saúde São Raimundo, a poetisa Dolores Furtado Lobo Nogueira, aos 77 anos de idade. Foi sepultada no cemitério São João Batista. Era sócia da Associação Cearense de Imprensa e pertencia à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno. Era cearense de Ipu nascida em oito de dezembro de 1902.
  • 1973 - O marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora) chega a Fortaleza a fim de ser agraciado com a Medalha da Abolição e lançar seu livro Uma Vida e Muitas Lutas''.
  • 1973 - Em assembleia geral extraordinária, o Cotonifício Leite Barbosa S/A., incorpora a Indústria Politextil S/A e a Companhia Têxtil Santa Lúcia, passando a denominar-se União Industrial Têxtil S/A - Unitextil.
  • 1974 - Publicado o Diário Oficial do Município 5428, trazendo o teor da Lei 369, de 31 de maio de 1974, de autoria dos vereadores Pedro Nunes e Djalma Eufrásio, concedendo o Título Honorífico de Cidadã de Fortaleza à desembargadora Auri Moura Costa, nascida em Redenção.
  • 1975 - Toma posse, na Academia Cearense de Letras (ACL), na vaga deixada com a morte do poeta José da Cruz Filho, Cadeira 39, cujo Patrono é Tristão de Alencar Araripe Júnior, o jornalista Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), sendo saudado por João Clímaco Bezerra.
  • 1976 - Embora já tivesse denominação, a Praça Marechal Hermes é denominada, por Lei, Praça Professor Álvaro Costa, na gestão Manuel Cordeiro Neto, homenagem ao professor Francisco Álvaro Ferreira Costa (Álvaro Costa).
  • 1982 - Após dois dias de buscas ininterruptas, termina o trabalho de resgate dos corpos das vítimas do desastre aéreo com o Boeing da VASP, realizando-se missa na Catedral Metropolitana pelas vítimas ao meio-dia, e à tarde realiza-se o enterro coletivo no Cemitério Parque da Paz.
  • 1983 - Em Fortaleza o presidente das Organizações Globo, jornalista Roberto Marinho, para receber a Medalha da Abolição.
  • 1983 - No Tribunal Regional Eleitoral - TRE tomam posse o presidente Francisco Nogueira Sales e o vice José Ferreira de Assis.
  • 1986 - Morre, em Fortaleza, o coronel do Exército Jerônimo Alberto Montenegro (Giruca), nascido em 30 de outubro de 1919, em Manaus.
  • 1987 - Falecimento, aos 59 anos incompletos, do médico otorrino-laringologista Antônio Webster da Rocha Costa (Webster Costa), cearense nascido em Fortaleza em 22 de julho de 1928.
  • 2003 - Uma igreja da Assembleia de Deus pega fogo pela manhã em Messejana. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas ultrapassavam a altura do teto, que, rapidamente, desabou. A suspeita é de curto-circuito. Como havia muitas cadeiras de plástico próximo ao local, o fogo se alastrou com grande rapidez. O teto de PVC, material plástico de fácil combustão, e as telhas de fibra também contribuíram para que o incêndio aumentasse em minutos. De acordo com o tenente.
  • 2003 - Toma posse na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o magistrado José Eduardo Machado de Almeida.
  • 2006 - Morre, à noite, o advogado José Hilário de Moura, aos 69 anos de idade, vítima de complicações respiratórias após cirurgia cardíaca. O enterro acontece no dia seguinte no cemitério Parque da Paz, às 18 horas. Estava aposentado desde 1992. Iniciou a vida profissional em 1958, como "menino de recados", chegando a ser gerente de publicidade do jornal O Povo. Era sócio da Associação Cearense de Imprensa - ACI, onde chegou a fazer parte da diretoria.
  • 2007 - Morre, por volta das 16 horas, no Hospital Regional da Unimed, onde estava internado desde o meio-dia do dia anterior, aos 60 anos de idade, o promotor de Justiça José Wilson Furtado, que representava o Ministério Público Estadual (MPCE) junto à Quinta Vara do Júri de Fortaleza. Juntamente com o juiz, Jucid Peixoto do Amaral. Wilson Furtado estava à frente do processo que investiga a morte da adolescente Ana Bruna de Queirós Braga, assassinada por um grupo de extermínio formado por policiais militares. O laudo preliminar dos médicos do próprio hospital atestou que Furtado foi vítima de acidente vascular cerebral (AVC), do tipo hemorrágico. Contudo, a família levantou a hipótese de um suposto envenenamento. Por conta disso, o corpo do promotor foi encaminhado, ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames toxicológicos.
  • 2018 - Falecimento, pela manhã, aos 85 anos de idade, do odontólogo Jório Almir da Escóssia, integrante da primeira turma de cirurgiões dentistas formados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1950 fundou a Clínica Jório da Escóssia, a primeira a realizar implantes osseointegrados. O velório acontece na Funerária Ethernus e o enterro no dia seguinte no Cemitério no Parque da Paz. Era Fortalezense nascido em 13 de fevereiro de 1933.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

M. Dias Branco destina R$ 5 milhões em ações sociais

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, doou um total de R$ 5 milhões em recursos financeiros e alimentos em ações sociais durante a Pandemia da Covid-19. Por meio da campanha #vocedoaagentedoa, de incentivo à doação de sangue a hemocentros, foram destinados R$ 1,2 milhão em recursos financeiros a hemocentros de cinco estados e mais R$ 1,2 milhão em alimentos a instituições carentes do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Desde março, a companhia doou ainda outros R$ 2,6 milhões em massas e biscoitos para dezenas de entidades carentes em todo o País.




A campanha #vocedoaagentedoa foi realizada em parceria com cinco hemocentros: Instituto Pró-Hemoce (CE), Hemorio (RJ), Colsan/ Escola Paulista de Medicina (SP), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) e Hemope (PE). Além dos recursos financeiros destinados à manutenção dos hemocentros, compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), instalação de postos de coleta ao ar livre…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

M. Dias Branco destina R$ 5 milhões em ações sociais

A M. Dias Branco, líder em massas e biscoitos no País, doou um total de R$ 5 milhões em recursos financeiros e alimentos em ações sociais durante a Pandemia da Covid-19. Por meio da campanha #vocedoaagentedoa, de incentivo à doação de sangue a hemocentros, foram destinados R$ 1,2 milhão em recursos financeiros a hemocentros de cinco estados e mais R$ 1,2 milhão em alimentos a instituições carentes do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul. Desde março, a companhia doou ainda outros R$ 2,6 milhões em massas e biscoitos para dezenas de entidades carentes em todo o País.




A campanha #vocedoaagentedoa foi realizada em parceria com cinco hemocentros: Instituto Pró-Hemoce (CE), Hemorio (RJ), Colsan/ Escola Paulista de Medicina (SP), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS) e Hemope (PE). Além dos recursos financeiros destinados à manutenção dos hemocentros, compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), instalação de postos de coleta ao ar livre…