Pular para o conteúdo principal

Colégio Dorotéias completa 105 anos de fundação

Confira o 10 de junho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:


  • 1865 - Assume o comando da Província, Francisco Inácio Marcondes Homem de Melo (Barão Homem de Melo), paulista de Pindamonhangaba, nomeado em oito de abril de 1865.
  • 1879 - Assume o comando da Força Policial (atual Polícia Militar do Ceará), o capitão FP Antônio de Vasconcelos que substitui o alferes do Exército Canuto José de Aguiar (Canuto de Aguiar).
  • 1879 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 59 anos de idade, o magistrado Manuel Fernandes Vieira, ex-deputado, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era natural de Saboeiro nascido a 19 de setembro de 1819. Era filho do Visconde de Icó.
  • 1886 - Assume o comando da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, o major reformado Antônio Joaquim Guedes de Miranda, nomeado por portaria de cinco de maio.
  • 1890 - Valdemiro Moreira é nomeado para Inspetor do Tesouro do Estado.
  • 1891 - São levantados pelo negociante Pedro Ribeiro Filho, na Praça do Ferreira, os quiosques com o Café do Comércio e o Café Elegante, o primeiro, pertencente a José Brasil de Matos, no canto noroeste e o outro no canto sudeste, pertencente a Arnaud Cavalcante Rocha.
  • 1912 - Fundado o Centro Espírita Cearense, na Rua Teresa Cristina, 255. Em 1955 transformou-se em União Espírita Cearense, com sede na Avenida Tristão Gonçalves, 1695.
  • 1912 - O Batalhão Militar do Estado (hoje Polícia Militar do Ceará) muda-se para o prédio da Praça Márquez do Herval (Praça José de Alencar).
  • 1914 - Inaugurada a Casa Parente, por Inácio Gomes Parente (Inácio Parente), nos baixos do velho sobrado do comendador Machado, na Rua Guilherme Rocha, 75 a 87 (antigos), onde hoje se levanta o Edifício Excelsior. Em 1923, mudou-se para a Rua Major Facundo. Em oito de setembro de 1936, inaugurou o Edifício Parente, no estilo Art-Deco, obra do arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, que também o construiu. Aí já era Casa Parente Importadora S. A., contando, logo depois, com outras firmas como Lojas Vox Ltda. (nesta, o autor comprou muitos discos), Tops Lanches Ltda. e Vox Publicidade Ltda. Em 1979, mudou-se para a Avenida Aguanambi e também Rua Major Facundo, 897.
  • 1915 - Instala-se o Colégio de Nossa Senhora do Sagrado Coração (Dorotéias), em uma chácara no Boulevard Visconde do Rio Branco, 2078. Aos poucos foi sendo construído o prédio, por volta de 1924 a 1929. Sua primeira superiora foi Madre Luzia Lemos.
  • 1924 - Aparece, em Fortaleza, a Casa Ibiapaba, de propriedade de Antônio Felício Ribeiro, na Rua Floriano Peixoto, 38 (antigo).
  • 1930 - Instala-se a Câmara Municipal de Fortaleza, ocasião em que o prefeito Álvaro Nunes Weyne (Álvaro Weyne) lê sua mensagem.
  • 1934 - Criada a Paróquia de São Gerardo, onde era vigário o padre Expedito Eduardo de Oliveira (Expedito de Oliveira).
  • 1941 - Na sede do Sindicato dos Bancários do Ceará, na Rua Barão do Rio Branco, 1.026, altos, é realizada a abertura dos envelopes e lavratura do termo de concorrência para a construção do edifício-sede da Delegacia do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários-IAPB em terreno localizado na Rua General Bezerril, na Praça Valdemar Falcão, ora ocupado por prédios de números 271, 277, 281 e 285.
  • 1948 - Funda-se, em Fortaleza, a Ordem dos Economistas - Seção do Ceará.
  • 1951 - Abre-se, em Fortaleza, a loja Flama, na Major Facundo, 484 a 486, na Praça do Ferreira, filial das Lojas de Variedades S. A., propriedade da firma Romeu Aldigueri, & Juarez de Albuquerque Pinto.
  • 1952 - O Diário Oficial do Município nº 5.443, publica a Lei nº 466 de sete de junho de 1952 que denomina de Rua Lauro Maia uma via de Fortaleza, proposta do vereador José Aluísio de Castro Correia (Aluísio Correia).
  • 1952 - Publicada no Diário Oficial do Município 5443, a Lei 468, de sete de junho de 1952, que denomina de Rua Monsenhor Catão Sampaio, uma via de Fortaleza, homenagem ao monsenhor Catão Porfírio Sampaio, proposição do vereador Gutemberg Braun.
  • 1953 - Fecha as portas em Fortaleza a filial da firma internacional Wilson Sons & Co. Ltd., em face às dificuldades de importação.
  • 1954 - Morre, no Rio de Janeiro, às duas da madrugada, aos 39 anos incompletos, o professor Walter de Sá Cavalcante (Walter Sá Cavalcante), vítima de tumor cerebral. Era cearense de Fortaleza nascido a 30 de junho de 1915, jornalista e advogado, ex-deputado federal. Foi proprietário do jornal O Estado. Seu corpo foi transladado para Fortaleza sendo velado na Redação do jornal O Estado e depois sepultado no Cemitério de São João Batista.
  • 1956 - Deixam a Praça do Ferreira, vários ônibus que ali faziam ponto, do Benfica, Jacarecanga, Soares Moreno, Dom Manuel e Nogueira Acioli, passando todos para a Praça José de Alencar.
  • 1969 - Criado o Museu da Imagem e do Som de Fortaleza, da Municipalidade, quando era Secretário de Educação e Cultura do Município, Epitácio Quesado Cruz (Epitácio Cruz). Ficou só no papel.
  • 1969 - A Lei 9.283 concede ao maestro Euclides da Silva Novo, alagoano, o título de Cidadão Cearense.
  • 1973 - Morre, às 17h40, vítima de derrame cerebral, na Casa de Saúde São Raimundo, a poetisa Dolores Furtado Lobo Nogueira, aos 77 anos de idade. Foi sepultada no cemitério São João Batista. Era sócia da Associação Cearense de Imprensa e pertencia à Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno. Era cearense de Ipu nascida em oito de dezembro de 1902.
  • 1973 - O marechal Juarez do Nascimento Fernandes Távora (Juarez Távora) chega a Fortaleza a fim de ser agraciado com a Medalha da Abolição e lançar seu livro Uma Vida e Muitas Lutas''.
  • 1973 - Em assembleia geral extraordinária, o Cotonifício Leite Barbosa S/A., incorpora a Indústria Politextil S/A e a Companhia Têxtil Santa Lúcia, passando a denominar-se União Industrial Têxtil S/A - Unitextil.
  • 1974 - Publicado o Diário Oficial do Município 5428, trazendo o teor da Lei 369, de 31 de maio de 1974, de autoria dos vereadores Pedro Nunes e Djalma Eufrásio, concedendo o Título Honorífico de Cidadã de Fortaleza à desembargadora Auri Moura Costa, nascida em Redenção.
  • 1975 - Toma posse, na Academia Cearense de Letras (ACL), na vaga deixada com a morte do poeta José da Cruz Filho, Cadeira 39, cujo Patrono é Tristão de Alencar Araripe Júnior, o jornalista Plácido Aderaldo Castelo (Plácido Castelo), sendo saudado por João Clímaco Bezerra.
  • 1976 - Embora já tivesse denominação, a Praça Marechal Hermes é denominada, por Lei, Praça Professor Álvaro Costa, na gestão Manuel Cordeiro Neto, homenagem ao professor Francisco Álvaro Ferreira Costa (Álvaro Costa).
  • 1982 - Após dois dias de buscas ininterruptas, termina o trabalho de resgate dos corpos das vítimas do desastre aéreo com o Boeing da VASP, realizando-se missa na Catedral Metropolitana pelas vítimas ao meio-dia, e à tarde realiza-se o enterro coletivo no Cemitério Parque da Paz.
  • 1983 - Em Fortaleza o presidente das Organizações Globo, jornalista Roberto Marinho, para receber a Medalha da Abolição.
  • 1983 - No Tribunal Regional Eleitoral - TRE tomam posse o presidente Francisco Nogueira Sales e o vice José Ferreira de Assis.
  • 1986 - Morre, em Fortaleza, o coronel do Exército Jerônimo Alberto Montenegro (Giruca), nascido em 30 de outubro de 1919, em Manaus.
  • 1987 - Falecimento, aos 59 anos incompletos, do médico otorrino-laringologista Antônio Webster da Rocha Costa (Webster Costa), cearense nascido em Fortaleza em 22 de julho de 1928.
  • 2003 - Uma igreja da Assembleia de Deus pega fogo pela manhã em Messejana. Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas ultrapassavam a altura do teto, que, rapidamente, desabou. A suspeita é de curto-circuito. Como havia muitas cadeiras de plástico próximo ao local, o fogo se alastrou com grande rapidez. O teto de PVC, material plástico de fácil combustão, e as telhas de fibra também contribuíram para que o incêndio aumentasse em minutos. De acordo com o tenente.
  • 2003 - Toma posse na Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o magistrado José Eduardo Machado de Almeida.
  • 2006 - Morre, à noite, o advogado José Hilário de Moura, aos 69 anos de idade, vítima de complicações respiratórias após cirurgia cardíaca. O enterro acontece no dia seguinte no cemitério Parque da Paz, às 18 horas. Estava aposentado desde 1992. Iniciou a vida profissional em 1958, como "menino de recados", chegando a ser gerente de publicidade do jornal O Povo. Era sócio da Associação Cearense de Imprensa - ACI, onde chegou a fazer parte da diretoria.
  • 2007 - Morre, por volta das 16 horas, no Hospital Regional da Unimed, onde estava internado desde o meio-dia do dia anterior, aos 60 anos de idade, o promotor de Justiça José Wilson Furtado, que representava o Ministério Público Estadual (MPCE) junto à Quinta Vara do Júri de Fortaleza. Juntamente com o juiz, Jucid Peixoto do Amaral. Wilson Furtado estava à frente do processo que investiga a morte da adolescente Ana Bruna de Queirós Braga, assassinada por um grupo de extermínio formado por policiais militares. O laudo preliminar dos médicos do próprio hospital atestou que Furtado foi vítima de acidente vascular cerebral (AVC), do tipo hemorrágico. Contudo, a família levantou a hipótese de um suposto envenenamento. Por conta disso, o corpo do promotor foi encaminhado, ao Instituto Médico Legal (IML) para a realização de exames toxicológicos.
  • 2018 - Falecimento, pela manhã, aos 85 anos de idade, do odontólogo Jório Almir da Escóssia, integrante da primeira turma de cirurgiões dentistas formados pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1950 fundou a Clínica Jório da Escóssia, a primeira a realizar implantes osseointegrados. O velório acontece na Funerária Ethernus e o enterro no dia seguinte no Cemitério no Parque da Paz. Era Fortalezense nascido em 13 de fevereiro de 1933.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".