Pular para o conteúdo principal

Confira o 9 de junho na História de Fortaleza

Confira o 9 de junho na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:


  • 1759 - Abre-se a primeira escola pública do Ceará em Caucaia, sendo mestre escola Manuel Félix de Azevedo.
  • 1880 - Inaugurado o prédio sede da Estação da Estrada de Ferro de Baturité - EFB (hoje Estação João Felipe), no Campo da Amélia (Praça Castro Carreira) no local do antigo Cemitério de São Casemiro, com planta do engenheiro austríaco Henrique Foglare. Na mesma data é também inaugurado o edifício das oficinas de carpintaria e ferraria, também construído pelo mesmo engenheiro, com material adquirido na Inglaterra pelo engenheiro maquinista H. Stanger.
  • 1881 - Assume o desembargador Torquato Mendes Viana o cargo de Chefe de Polícia da Província.
  • 1884 - Sai às ruas de Fortaleza mais uma publicação, o jornal O Colibri.
  • 1889 - Fundado em Fortaleza, por Antônio Sales, Virgílio Brígido, José Carlos, Jovino Guedes Alcoforado e Antônio Papi Júnior, o jornal semanário A Avenida, crítico e literário.
  • 1894 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, Leonardo Marques Brasil (Barão de São Leonardo), que foi capitão na Guerra dos Balaios, foi coronel da antiga Guarda Nacional e era Comendador da Ordem da Rosa. Nascera em Mombaça e é hoje nome de rua no Pici, em Fortaleza.
  • 1918 - Firmado contrato entre a firma Benjamin Torres & Companhia, de Benjamim de Oliveira Torres e a Cervejaria Brahma para representação daquela marca no Ceará. Depois passaria para a firma Coelho & Peixoto, sucessores da mesma firma, tendo à frente Sebastião Coelho Filho, sócio nas duas firmas.
  • 1929 - Inaugura-se, às 10 horas, na Praia Formosa, ou Praia do Magarefe, em terreno de Manuel Borges Teles (Manuelito Borges) o Náutico Atlético Cearense, sendo, no mesmo dia, eleita sua primeira diretoria, que tinha na presidência Pedro Coelho de Araújo. Os demais membros eram: Júlio Coelho de Araújo (vice-presidente), Ademísio Barreto Vieira de Castro (primeiro secretário), Fernando Fernandes de Melo, Raul Farias de Carvalho (tesoureiro), Wandemberg Gondim Colares, Wilson Secundino do Amaral (Wilson Amaral), José Pompeu de Arruda, Renato Serra, Tomé Coelho de Araújo e José Brasil.
  • 1929 - Surge, em Fortaleza, o primeiro número de Cine-Revista, de curta duração.
  • 1930 - Fundada, no Salão Juvenal Galeno, a Academia de Letras do Ceará (não é a Academia Cearense de Letras), presidida pelo advogado e escritor Adonias Lima.
  • 1933 - Morre, aos 23 anos de idade, o jornalista e advogado Hermes Barroso, consultor jurídico do Centro Paraibano e do Centro dos Inquilinos.
  • 1941 - O coronel Alcebíades Dracon Barreto anuncia que deixará o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC.
  • 1945 - Inaugura-se uma filial das Casas Novas, da firma Gutemberg Teles & Companhia, na Rua Floriano Peixoto, 276, em frente ao prédio dos Correios e Telégrafos.
  • 1947 - Fundada, na residência do médico Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), a Sociedade Promotora da Faculdade de Medicina do Ceará, responsável pela instalação da Faculdade de Medicina do Ceará a primeiro de março de 1948, sob a bênção de Dom Antônio de Almeida Lustosa, e autorizado o seu funcionamento, em 13 de abril e suas aulas começaram em 12 de maio. Seu primeiro diretor foi o médico Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço). Depois foi anexada à Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará - UFC), pela Lei  2.373, de 23 de dezembro de 1954. Funcionava na Praça José de Alencar, no antigo prédio da Escola Normal, onde ficou até junho de 1957, quando se transferiu para o campus do Porangabuçu, da Universidade do Ceará.
  • 1949 - O Diário Oficial do Município, em seu nº 4.570, publica a Lei nº 147 de 28 de maio de 1949, que denomina na Vila Santa Clotilde, nas Damas, três vias, a Rua Comendador Garcia, a Rua Cornélio José Fernandes e a Rua Coronel Antônio Monteiro do Nascimento, proposição do vereador Sebastião Gonçalves.
  • 1966 - Morre em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o comerciante Licurgo Montenegro, pioneiro da urbanização no bairro de Antônio Bezerra através do loteamento Parque Rio Branco. Era proprietário das Casas Pirineus. Nascera em Itapipoca no dia 26 de setembro de 1882.
  • 1968 -.Realiza-se a I Regata Dragão do Mar, da qual participam 49 jangadas, representantes das colônias de pescadores em Fortaleza, Aracati, Iguape e Prainha. A jangada Cordeirinho, da colônia Z-22, da Prainha, levanta o primeiro prêmio da categoria de embarcação de piúba. A Vitória Régia, representando a Colônia Z-19, consegue o primeiro lugar entre as jangadas de madeira, ganhando assim os troféus Cidade de Fortaleza e Dragão do Mar.
  • 1975 - Morre, aos 48 anos de idade, o técnico de futebol Ivonísio Mosca de Carvalho, cearense de Fortaleza.
  • 1975 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, Vitimada por enfarte, em consequência de um atropelamento ocorrido no dia 11 do mês anterior, a cronista e poetisa escritora Margarida Sabóia de Carvalho, casada com o jornalista Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho). Publicou, em 1964, o livro ''A Vida em Contos'' e deixou inéditos mais dois: uma seleção de crônicas e outro também de contos. Paralela às suas atividades de escritora, militou na imprensa cearense escrevendo nos jornais O Povo e Tribuna do Ceará e foi redatora do Diário do Povo. Por muitos anos exerceu o magistério no Colégio Castelo Branco e em um curso de preparação ao Exame de Admissão, que tinha o nome de Eduardo Sabóia, em homenagem a seu pai. Era fortalezense nascida a 23 de setembro de 1905.
  • 1978 - A Miss Ceará 1978 é eleita, em festa realizada no Náutico Atlético Cearense - NAC, a representante do Ceará Country Club, Zuleika Zardo, universitária catarinense residente em Fortaleza. A Miss Fortaleza é Brigite Aparecida, do Clube de Regatas Barra do Ceará.
  • 1982 - O Diário Oficial do Município - DOM nº 7.413 traz o texto da Lei nº 5.586 do dia 25 de maio, que muda a denominação da Rua México, no Antônio Bezerra, para Rua Licurgo Montenegro, homenagem ao pioneiro da urbanização daquele bairro através do loteamento Parque Rio Branco.
  • 1984 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos de idade, o pintor Jean-Pierre Chabloz, nascido em Lausanne, Suíça, em 1910.
  • 1986 - Sai a Lei Municipal 6.087, assinada pela prefeita Maria Luísa Fontenele de Almeida, tombando a Capela de Santa Terezinha, na Avenida Leste-Oeste (Castelo Branco).
  • 1995 - Inaugurada na Avenida Dioguinho, 5925, no Caça e Pesca, a Escola de 1º Grau Frei Tito de Alencar Lima.
  • 1999 - Assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Raimundo Hélio Paiva Castro, em substituição ao desembargador Stênio Leite Linhares.
  • 2001 - Morre, vítima de desastre automobilístico, aos 72 anos de idade, o advogado Raimundo Moura do Nascimento, que nas horas vagas era seresteiro.
  • 2002 - Morre o segundo bebê da Unidade A da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) por infecção hospitalar.
  • 2019 - Falecimento, às 7h57, em Fortaleza, da professora Zélia Sá Viana Camurça (Zélia Camurça), docente aposentada da Uece e da UFC, com doutorado nos Estados Unidos. Pertencia ao quadro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) onde ingressou em nove de abril de 1968. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255, sendo sepultada no dia seguinte o Cemitério São João Batista, na Rua Padre Mororó s/n. Nascera em 16 de dezembro de 1924 em Fortaleza.
  • 2019 - À noite, falece em Fortaleza o advogado, escritor e professor Pedro Paulo de Sousa Montenegro, bacharel em Letras Neo-Latinas pela PUC do Rio de Janeiro, mestre de Literatura Universal pela Universidade de Madri, na Espanha, na UFC, coordenou os cursos de pós-graduação da Faculdade de Letras, foi membro do Conselho Universitário, membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e pró-reitor de Extensão, além de professor titular de Teoria de Literatura. Seu corpo é velado na Funerária Ternura. Nascera em Quixadá, em nove de janeiro de 1928.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Morre radialista Rinaldo Róger

Informa o Monólitos Post a morte do radialista Rinaldo Róger (foto), de Quixadá. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quarta-feira (17) em seu apartamento.


Rinaldo Róger apresentava um programa esportivo na Rádio FM Cultura de Quixadá, de seis às sete da noite.

Era servidor da Prefeitura Municipal de Quixadá e foi candidato a vereador nas Eleições 2016.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lamenta a morte de Rinaldo Róger:

- Nosso colega da Apcdec. Que Deus o receba de braços abertos. Nosso respeito ao companheiro".

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Conquistas marcam primeiro ano da nova gestão da CDC

O alinhamento com o Governo Federal, além do estreitamento da relação com o Executivo estadual e municipal, fez com que o primeiro ano da nova gestão da Companhia Docas do Ceará fosse marcado por importantes avanços e conquistas. 

Escolhida pelo perfil técnico, a engenheira Mayhara Chaves assumiu a presidência da CDC no dia 24 de junho de 2019, tendo ao seu lado na tomada de decisões os diretores Humberto Castelo Branco (Administração e Finanças), Miguel Andrade (Infraestrutura e Gestão Portuária) e Mário Jorge Cavalcanti (Comercial), além do suporte de todos os colaboradores. Hoje, é possível afirmar que a companhia está saudável financeiramente com base no EBITDA, que apresentou crescimento superior a 180% no período de 12 meses.

Embora adiada temporariamente devido à Pandemia da Covid-19, a concessão do Terminal Marítimo de Passageiros foi considerada como prioridade pelo Governo Federal, o que possibilitará uma nova receita para investimentos no Porto de Fortaleza.
O arrendamento do …

Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue

O vereador Michel Lins (Cidadania) e integrantes da sua assessoria estiveram no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em Fortaleza, para doar sangue.

Segundo Michel Lins, a ação foi idealizada com objetivo de chamar atenção para a importância de doar e consequentemente salvar vidas.
- Neste domingo (14) é o Dia Mundial do Doador de Sangue", lembra o vereador.

“Um gesto simples! Um ato de amor que precisa ainda ser melhor desmistificado para que mais e mais pessoas possam ser encorajadas a doarem vida! Quem doa sangue, doa vida! Quem puder, procure um local de coleta e concretize esse ato de amor ao próximo. É rápido, fácil e não dói nada”, afirma Michel.

A campanha deste ano enaltece a doação de sangue como estratégia para contribuição na redução da mortalidade materna.

Em Fortaleza, o principal posto de coleta de sangue é o Hemoce, na Avenida José Bastos, 3390 (Rodolfo Teófilo), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 18h30; e aos sábados, de 7 horas às…

Morre radialista Rinaldo Róger

Informa o Monólitos Post a morte do radialista Rinaldo Róger (foto), de Quixadá. O corpo dele foi encontrado na manhã desta quarta-feira (17) em seu apartamento.


Rinaldo Róger apresentava um programa esportivo na Rádio FM Cultura de Quixadá, de seis às sete da noite.

Era servidor da Prefeitura Municipal de Quixadá e foi candidato a vereador nas Eleições 2016.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lamenta a morte de Rinaldo Róger:

- Nosso colega da Apcdec. Que Deus o receba de braços abertos. Nosso respeito ao companheiro".