Pular para o conteúdo principal

Confira o 9 de junho na História de Fortaleza

Confira o 9 de junho na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:


  • 1759 - Abre-se a primeira escola pública do Ceará em Caucaia, sendo mestre escola Manuel Félix de Azevedo.
  • 1880 - Inaugurado o prédio sede da Estação da Estrada de Ferro de Baturité - EFB (hoje Estação João Felipe), no Campo da Amélia (Praça Castro Carreira) no local do antigo Cemitério de São Casemiro, com planta do engenheiro austríaco Henrique Foglare. Na mesma data é também inaugurado o edifício das oficinas de carpintaria e ferraria, também construído pelo mesmo engenheiro, com material adquirido na Inglaterra pelo engenheiro maquinista H. Stanger.
  • 1881 - Assume o desembargador Torquato Mendes Viana o cargo de Chefe de Polícia da Província.
  • 1884 - Sai às ruas de Fortaleza mais uma publicação, o jornal O Colibri.
  • 1889 - Fundado em Fortaleza, por Antônio Sales, Virgílio Brígido, José Carlos, Jovino Guedes Alcoforado e Antônio Papi Júnior, o jornal semanário A Avenida, crítico e literário.
  • 1894 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, Leonardo Marques Brasil (Barão de São Leonardo), que foi capitão na Guerra dos Balaios, foi coronel da antiga Guarda Nacional e era Comendador da Ordem da Rosa. Nascera em Mombaça e é hoje nome de rua no Pici, em Fortaleza.
  • 1918 - Firmado contrato entre a firma Benjamin Torres & Companhia, de Benjamim de Oliveira Torres e a Cervejaria Brahma para representação daquela marca no Ceará. Depois passaria para a firma Coelho & Peixoto, sucessores da mesma firma, tendo à frente Sebastião Coelho Filho, sócio nas duas firmas.
  • 1929 - Inaugura-se, às 10 horas, na Praia Formosa, ou Praia do Magarefe, em terreno de Manuel Borges Teles (Manuelito Borges) o Náutico Atlético Cearense, sendo, no mesmo dia, eleita sua primeira diretoria, que tinha na presidência Pedro Coelho de Araújo. Os demais membros eram: Júlio Coelho de Araújo (vice-presidente), Ademísio Barreto Vieira de Castro (primeiro secretário), Fernando Fernandes de Melo, Raul Farias de Carvalho (tesoureiro), Wandemberg Gondim Colares, Wilson Secundino do Amaral (Wilson Amaral), José Pompeu de Arruda, Renato Serra, Tomé Coelho de Araújo e José Brasil.
  • 1929 - Surge, em Fortaleza, o primeiro número de Cine-Revista, de curta duração.
  • 1930 - Fundada, no Salão Juvenal Galeno, a Academia de Letras do Ceará (não é a Academia Cearense de Letras), presidida pelo advogado e escritor Adonias Lima.
  • 1933 - Morre, aos 23 anos de idade, o jornalista e advogado Hermes Barroso, consultor jurídico do Centro Paraibano e do Centro dos Inquilinos.
  • 1941 - O coronel Alcebíades Dracon Barreto anuncia que deixará o comando do 23º Batalhão de Caçadores - 23 BC.
  • 1945 - Inaugura-se uma filial das Casas Novas, da firma Gutemberg Teles & Companhia, na Rua Floriano Peixoto, 276, em frente ao prédio dos Correios e Telégrafos.
  • 1947 - Fundada, na residência do médico Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço), a Sociedade Promotora da Faculdade de Medicina do Ceará, responsável pela instalação da Faculdade de Medicina do Ceará a primeiro de março de 1948, sob a bênção de Dom Antônio de Almeida Lustosa, e autorizado o seu funcionamento, em 13 de abril e suas aulas começaram em 12 de maio. Seu primeiro diretor foi o médico Jurandir Marães Picanço (Jurandir Picanço). Depois foi anexada à Universidade do Ceará (hoje Universidade Federal do Ceará - UFC), pela Lei  2.373, de 23 de dezembro de 1954. Funcionava na Praça José de Alencar, no antigo prédio da Escola Normal, onde ficou até junho de 1957, quando se transferiu para o campus do Porangabuçu, da Universidade do Ceará.
  • 1949 - O Diário Oficial do Município, em seu nº 4.570, publica a Lei nº 147 de 28 de maio de 1949, que denomina na Vila Santa Clotilde, nas Damas, três vias, a Rua Comendador Garcia, a Rua Cornélio José Fernandes e a Rua Coronel Antônio Monteiro do Nascimento, proposição do vereador Sebastião Gonçalves.
  • 1966 - Morre em Fortaleza, aos 83 anos de idade, o comerciante Licurgo Montenegro, pioneiro da urbanização no bairro de Antônio Bezerra através do loteamento Parque Rio Branco. Era proprietário das Casas Pirineus. Nascera em Itapipoca no dia 26 de setembro de 1882.
  • 1968 -.Realiza-se a I Regata Dragão do Mar, da qual participam 49 jangadas, representantes das colônias de pescadores em Fortaleza, Aracati, Iguape e Prainha. A jangada Cordeirinho, da colônia Z-22, da Prainha, levanta o primeiro prêmio da categoria de embarcação de piúba. A Vitória Régia, representando a Colônia Z-19, consegue o primeiro lugar entre as jangadas de madeira, ganhando assim os troféus Cidade de Fortaleza e Dragão do Mar.
  • 1975 - Morre, aos 48 anos de idade, o técnico de futebol Ivonísio Mosca de Carvalho, cearense de Fortaleza.
  • 1975 - Morre, em Fortaleza, aos 69 anos de idade, Vitimada por enfarte, em consequência de um atropelamento ocorrido no dia 11 do mês anterior, a cronista e poetisa escritora Margarida Sabóia de Carvalho, casada com o jornalista Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho). Publicou, em 1964, o livro ''A Vida em Contos'' e deixou inéditos mais dois: uma seleção de crônicas e outro também de contos. Paralela às suas atividades de escritora, militou na imprensa cearense escrevendo nos jornais O Povo e Tribuna do Ceará e foi redatora do Diário do Povo. Por muitos anos exerceu o magistério no Colégio Castelo Branco e em um curso de preparação ao Exame de Admissão, que tinha o nome de Eduardo Sabóia, em homenagem a seu pai. Era fortalezense nascida a 23 de setembro de 1905.
  • 1978 - A Miss Ceará 1978 é eleita, em festa realizada no Náutico Atlético Cearense - NAC, a representante do Ceará Country Club, Zuleika Zardo, universitária catarinense residente em Fortaleza. A Miss Fortaleza é Brigite Aparecida, do Clube de Regatas Barra do Ceará.
  • 1982 - O Diário Oficial do Município - DOM nº 7.413 traz o texto da Lei nº 5.586 do dia 25 de maio, que muda a denominação da Rua México, no Antônio Bezerra, para Rua Licurgo Montenegro, homenagem ao pioneiro da urbanização daquele bairro através do loteamento Parque Rio Branco.
  • 1984 - Morre em Fortaleza, aos 74 anos de idade, o pintor Jean-Pierre Chabloz, nascido em Lausanne, Suíça, em 1910.
  • 1986 - Sai a Lei Municipal 6.087, assinada pela prefeita Maria Luísa Fontenele de Almeida, tombando a Capela de Santa Terezinha, na Avenida Leste-Oeste (Castelo Branco).
  • 1995 - Inaugurada na Avenida Dioguinho, 5925, no Caça e Pesca, a Escola de 1º Grau Frei Tito de Alencar Lima.
  • 1999 - Assume a presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Raimundo Hélio Paiva Castro, em substituição ao desembargador Stênio Leite Linhares.
  • 2001 - Morre, vítima de desastre automobilístico, aos 72 anos de idade, o advogado Raimundo Moura do Nascimento, que nas horas vagas era seresteiro.
  • 2002 - Morre o segundo bebê da Unidade A da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac) por infecção hospitalar.
  • 2019 - Falecimento, às 7h57, em Fortaleza, da professora Zélia Sá Viana Camurça (Zélia Camurça), docente aposentada da Uece e da UFC, com doutorado nos Estados Unidos. Pertencia ao quadro efetivo do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) onde ingressou em nove de abril de 1968. Seu corpo é velado na Funerária Ternura, na Rua Padre Valdivino, 2255, sendo sepultada no dia seguinte o Cemitério São João Batista, na Rua Padre Mororó s/n. Nascera em 16 de dezembro de 1924 em Fortaleza.
  • 2019 - À noite, falece em Fortaleza o advogado, escritor e professor Pedro Paulo de Sousa Montenegro, bacharel em Letras Neo-Latinas pela PUC do Rio de Janeiro, mestre de Literatura Universal pela Universidade de Madri, na Espanha, na UFC, coordenou os cursos de pós-graduação da Faculdade de Letras, foi membro do Conselho Universitário, membro do Conselho de Ensino e Pesquisa e pró-reitor de Extensão, além de professor titular de Teoria de Literatura. Seu corpo é velado na Funerária Ternura. Nascera em Quixadá, em nove de janeiro de 1928.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Morre jornalista JL Rosa

Morreu, aos 35 anos, nesta segunda-feira (8/7/2024), em Fortaleza, o jornalista João Lucas Arruda Rosa. O Velório do corpo de JL Rosa será a partir das 13 horas desta terça-feira (9/7), na Funerária Paz Eterna (Avenida Barão de Studart, 2780-Dionísio Torres-Fortaleza-Ceará). O Sepultamento será às 16h30 desta terça-feira (9), no Cemitério São João Batista (Rua Padre Mororó-Centro-Fortaleza-Ceará). JL Rosa nasceu em 28 de dezembro de 1988. Deixa órfã a filha Amanda, de 10 anos. Com 18 anos de Fotojornalismo, JL Rosa participou de projetos em veículos de Comunicação e venceu dois prêmios nacionais da área. No período de 2019 a 2021, JL Rosa integrou a equipe de Fotografia do Grupo O Povo de Comunicação, no cargo de editor-adjunto.  Dentre os registros favoritos de JL Rosa estavam os de Esportes, como Futebol e Kitesurf.  JL Rosa colecionava imagens de atividades ao ar livre e paisagens de Fortaleza.  JL Rosa trabalhou nos jornais O Povo, Diário do Nordeste e na Câmara Municipal de Fortal

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Vult no XXV DFB

Vult, pertencente ao Grupo Boticário e referência no mercado de beleza, marca presença, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores passarelas de moda do Brasil: o Dragão Fashion Brasil Festival, que completa 25 anos neste 2024 e acontece no Centro de Eventos do Ceará entre 24 a 27 de julho. Com uma parceria exclusiva que promete celebrar a diversidade e a beleza da mulher brasileira, Vult irá assinar a beleza das mais de 400 modelos presentes no evento, produzindo seus penteados e maquiagem, trazendo tendências inovadoras e reafirmando seu compromisso com a inclusão e a representatividade. Essa edição traz como temática principal a sustentabilidade, refletindo uma cadeia produtiva mais consciente e responsável no universo fashion, além de promover estilistas brasileiros com trabalhos autorais. Com um portfólio variado de produtos de alta qualidade, ativos e tecnologias exclusivas com excelente custo-benefício e que priorizam a sustentabilidade, que contemplam as categorias de maq

Turistas do São João de Fortaleza 2024 tiveram gasto médio diário de R$ 1,1 mil

A celebração dos festejos juninos em Fortaleza trouxe turistas este ano para a Cidade e impactou positivamente a economia da capital cearense. É o que mostra a pesquisa promovida pela Secretaria Municipal do Turismo, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, e realizada junto aos turistas que aproveitaram o São João de Fortaleza 2024.  De acordo com o estudo, a média do gasto diário do turista alcançou o valor de R$ 1.098,34. Ainda conforme a pesquisa, a média de permanência dos turistas na Cidade foi de 3,8 dias. Durante os três dias do evento (28 a 30/06), fortalezenses e visitantes participaram de shows e apresentações culturais no Aterrinho da Praia de Iracema. A pesquisa do Observatório do Turismo mostrou ainda que a média de gastos diários do turista durante o evento foi de R$ 174,20. Já em relação aos moradores da Capital, o gasto ficou em torno de R$ 82,70. - A Prefeitura está no caminho certo ao investir nos grandes eventos. Esse é um movimento que gera não apenas aleg