Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio confirma redução na demanda por atendimentos de Saúde em Fortaleza

Na noite desta segunda-feira (8), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) confirmou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, uma tendência de redução na demanda por atendimentos de saúde em Fortaleza. Em virtude do cumprimento de ações preventivas e assistenciais, as unidades de saúde da Capital têm registrado menor índice de internações pela Covid-19.


O gestor apresentou gráficos que revelam a dimensão do enfrentamento ao novo coronavírus realizado pelo Município em parceria com o Governo do Estado. “Estamos diante de dados favoráveis que demonstram certo alívio na pressão da assistência à saúde. Isso é produto de múltiplas ações integradas que geraram efeito positivo no enfrentamento a essa pandemia”, introduziu.

Postos de Saúde - Os dados epidemiológicos apresentados reiteram expressiva queda na demanda diária por atendimento nos Postos de Saúde em virtude de quadros gripais. Na última sexta-feira (5), Fortaleza registrou o menor índice desde o final do mês de abril.

“Na primeira semana de maio, foram registrados, em um dia, 2.139 pacientes à procura de atendimento nos Postos de Saúde. Desde então, no início de cada semana, tem havido uma tendência de redução bastante consistente desse número. Na última sexta-feira, tivemos um recorde de redução, com 634 casos gripais atendidos pela Atenção Primária”, apontou.

Leitos de enfermaria - Na ocasião, o prefeito também detalhou a tendência de queda da demanda por internação em leitos de enfermaria em virtude de quadros gripais sintomáticos suspeitos ou confirmados de infecção pelo Coronavírus. No último domingo (7), 13 admissões foram registradas, reiterando a vertiginosa redução do número de casos na Cidade.

“Já chegamos a contabilizar mais de 100 pacientes demandando internação em enfermaria em um só dia. Com a constante redução observada, neste fim de semana, contabilizamos 17 internações na sexta-feira, 15 internações no sábado e 13 no domingo”, elencou Roberto Cláudio.

Leitos de terapia intensiva - Os casos mais complexos da doença, em decorrência de complicações respiratórias provenientes do quadro viral, também seguem em declínio. No último domingo (07/06), nenhum paciente ingressou no sistema público de saúde do Município demandando internação em leitos de terapia intensiva. “No último dia 5 de maio, chegamos a contabilizar 32 internações praticamente simultâneas. Neste domingo, houve zero demanda”, anunciou.

Tendência de melhora - Roberto Cláudio apontou uma queda da ocupação de leitos hospitalares. “Em maio, 96% dos leitos estavam destinados a moradores da Capital. Neste momento, há uma queda. 85% dos leitos hospitalares estão ocupados por pacientes de Fortaleza. Os demais seguem ofertados a moradores de municípios, como Caucaia e Maracanaú”, explanou.

Novo contexto - Em virtude do novo contexto estabelecido via decreto, o Prefeito reiterou importância da responsabilidade individual e coletiva durante a retomada gradual das atividades econômicas. Ao ressaltar os resultados conquistados, o gestor apontou a necessidade da união de esforços entre a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado e a sociedade.

“O estabelecimento do isolamento social precoce, implantado em março e em vigor até o momento, garantiu, pela redução da velocidade de contaminação, a prevenção e a proteção de, pelo menos, nove mil vidas. A despeito da liberação gradual de algumas atividades, a Cidade segue em isolamento. Este é o poder mais transformador desta realidade. É importante que as pessoas só saiam de casa se fizerem parte dos grupos das atividades que abriram ou em caso de real necessidade”, disse.

Comitê Estadual de Enfrentamento - Diante dos novos dados epidemiológicos, Roberto Cláudio atribuiu parte do mérito à criação do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. “São várias instituições, diversos órgãos e especialistas, liderados pelo governador Camilo Santana, reunidos para construir consensos, compartilhar responsabilidades e gerar consciência. Por meio de várias mãos, temos buscado saídas e entendimentos”, argumentou.

Testagens em larga escala - O Estado do Ceará, referência brasileira na realização de testes para a detecção da Covid-19, de acordo com o Prefeito, tem cumprido um compromisso com a transparência e com a responsabilidade epidemiológica local.

“Hoje, somos o Estado do Brasil que mais testa. Confirmamos muitos casos em virtude do nível de testagem. Com esse tipo de informação, tem sido possível entender o comportamento da doença, como tem se espalhado, quais os grupos populacionais de maior risco. Assim, é possível detectar quando, onde e em que gravidade a doença tem se estabelecido para agir efetiva e responsavelmente”, declarou.

800 novos leitos - Dentre as medidas imprescindíveis implantadas em Fortaleza, Roberto Cláudio destacou a implementação de um sistema de saúde paralelo na Capital. Até o momento, 800 leitos foram abertos pela Prefeitura.

“Em toda a história da Cidade, em 10 hospitais e 6 UPAs, antes da pandemia da Covid-19, nós tínhamos 1.100 leitos. Por causa do quadro pandêmico, 800 novos leitos foram mobilizados, além daqueles abertos pelo Governo do Estado. Isso permitiu acolhimento e assistência mesmo nos momentos mais difíceis desta crise”, informou.

Investimentos na Atenção Primária - Paralelamente, os investimentos direcionados para a Atenção Primária à Saúde seguem impactando positivamente o cenário. Durante o pronunciamento, Roberto Cláudio enfatizou a importância da atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos demais profissionais envolvidos.

“Este esforço para diagnosticar casos da Covid-19 precocemente nos Postos de Saúde envolve a aquisição de equipamentos, como oxímetros de pulso, a atuação dos Conselhos Locais de Saúde, dos Agentes Comunitários e de Endemias. Realizamos, inclusive, busca ativa domiciliar por grupos de risco e estabelecemos tratamentos precoces em conformidade com as orientações da Escola de Saúde Pública do Estado”, lembrou.

Por fim, o prefeito ressaltou a importância da manutenção dos cuidados individuais e coletivos para assegurar condições epidemiológicas e sanitárias propícias à retomada progressiva e responsável das atividades.

“É preciso seguir evitando aglomerações desnecessárias. Precisamos ter consciência para que essa retomada à vida cotidiana aconteça sem novas angústias e sem interrupções. Há um sistema de monitoramento diário. Caso haja uma nova realidade na assistência ou novos receios, esse processo será interrompido”, alertou.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".