Pular para o conteúdo principal

Roberto Cláudio confirma redução na demanda por atendimentos de Saúde em Fortaleza

Na noite desta segunda-feira (8), o prefeito Roberto Cláudio (PDT) confirmou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, uma tendência de redução na demanda por atendimentos de saúde em Fortaleza. Em virtude do cumprimento de ações preventivas e assistenciais, as unidades de saúde da Capital têm registrado menor índice de internações pela Covid-19.


O gestor apresentou gráficos que revelam a dimensão do enfrentamento ao novo coronavírus realizado pelo Município em parceria com o Governo do Estado. “Estamos diante de dados favoráveis que demonstram certo alívio na pressão da assistência à saúde. Isso é produto de múltiplas ações integradas que geraram efeito positivo no enfrentamento a essa pandemia”, introduziu.

Postos de Saúde - Os dados epidemiológicos apresentados reiteram expressiva queda na demanda diária por atendimento nos Postos de Saúde em virtude de quadros gripais. Na última sexta-feira (5), Fortaleza registrou o menor índice desde o final do mês de abril.

“Na primeira semana de maio, foram registrados, em um dia, 2.139 pacientes à procura de atendimento nos Postos de Saúde. Desde então, no início de cada semana, tem havido uma tendência de redução bastante consistente desse número. Na última sexta-feira, tivemos um recorde de redução, com 634 casos gripais atendidos pela Atenção Primária”, apontou.

Leitos de enfermaria - Na ocasião, o prefeito também detalhou a tendência de queda da demanda por internação em leitos de enfermaria em virtude de quadros gripais sintomáticos suspeitos ou confirmados de infecção pelo Coronavírus. No último domingo (7), 13 admissões foram registradas, reiterando a vertiginosa redução do número de casos na Cidade.

“Já chegamos a contabilizar mais de 100 pacientes demandando internação em enfermaria em um só dia. Com a constante redução observada, neste fim de semana, contabilizamos 17 internações na sexta-feira, 15 internações no sábado e 13 no domingo”, elencou Roberto Cláudio.

Leitos de terapia intensiva - Os casos mais complexos da doença, em decorrência de complicações respiratórias provenientes do quadro viral, também seguem em declínio. No último domingo (07/06), nenhum paciente ingressou no sistema público de saúde do Município demandando internação em leitos de terapia intensiva. “No último dia 5 de maio, chegamos a contabilizar 32 internações praticamente simultâneas. Neste domingo, houve zero demanda”, anunciou.

Tendência de melhora - Roberto Cláudio apontou uma queda da ocupação de leitos hospitalares. “Em maio, 96% dos leitos estavam destinados a moradores da Capital. Neste momento, há uma queda. 85% dos leitos hospitalares estão ocupados por pacientes de Fortaleza. Os demais seguem ofertados a moradores de municípios, como Caucaia e Maracanaú”, explanou.

Novo contexto - Em virtude do novo contexto estabelecido via decreto, o Prefeito reiterou importância da responsabilidade individual e coletiva durante a retomada gradual das atividades econômicas. Ao ressaltar os resultados conquistados, o gestor apontou a necessidade da união de esforços entre a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado e a sociedade.

“O estabelecimento do isolamento social precoce, implantado em março e em vigor até o momento, garantiu, pela redução da velocidade de contaminação, a prevenção e a proteção de, pelo menos, nove mil vidas. A despeito da liberação gradual de algumas atividades, a Cidade segue em isolamento. Este é o poder mais transformador desta realidade. É importante que as pessoas só saiam de casa se fizerem parte dos grupos das atividades que abriram ou em caso de real necessidade”, disse.

Comitê Estadual de Enfrentamento - Diante dos novos dados epidemiológicos, Roberto Cláudio atribuiu parte do mérito à criação do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus. “São várias instituições, diversos órgãos e especialistas, liderados pelo governador Camilo Santana, reunidos para construir consensos, compartilhar responsabilidades e gerar consciência. Por meio de várias mãos, temos buscado saídas e entendimentos”, argumentou.

Testagens em larga escala - O Estado do Ceará, referência brasileira na realização de testes para a detecção da Covid-19, de acordo com o Prefeito, tem cumprido um compromisso com a transparência e com a responsabilidade epidemiológica local.

“Hoje, somos o Estado do Brasil que mais testa. Confirmamos muitos casos em virtude do nível de testagem. Com esse tipo de informação, tem sido possível entender o comportamento da doença, como tem se espalhado, quais os grupos populacionais de maior risco. Assim, é possível detectar quando, onde e em que gravidade a doença tem se estabelecido para agir efetiva e responsavelmente”, declarou.

800 novos leitos - Dentre as medidas imprescindíveis implantadas em Fortaleza, Roberto Cláudio destacou a implementação de um sistema de saúde paralelo na Capital. Até o momento, 800 leitos foram abertos pela Prefeitura.

“Em toda a história da Cidade, em 10 hospitais e 6 UPAs, antes da pandemia da Covid-19, nós tínhamos 1.100 leitos. Por causa do quadro pandêmico, 800 novos leitos foram mobilizados, além daqueles abertos pelo Governo do Estado. Isso permitiu acolhimento e assistência mesmo nos momentos mais difíceis desta crise”, informou.

Investimentos na Atenção Primária - Paralelamente, os investimentos direcionados para a Atenção Primária à Saúde seguem impactando positivamente o cenário. Durante o pronunciamento, Roberto Cláudio enfatizou a importância da atuação das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos demais profissionais envolvidos.

“Este esforço para diagnosticar casos da Covid-19 precocemente nos Postos de Saúde envolve a aquisição de equipamentos, como oxímetros de pulso, a atuação dos Conselhos Locais de Saúde, dos Agentes Comunitários e de Endemias. Realizamos, inclusive, busca ativa domiciliar por grupos de risco e estabelecemos tratamentos precoces em conformidade com as orientações da Escola de Saúde Pública do Estado”, lembrou.

Por fim, o prefeito ressaltou a importância da manutenção dos cuidados individuais e coletivos para assegurar condições epidemiológicas e sanitárias propícias à retomada progressiva e responsável das atividades.

“É preciso seguir evitando aglomerações desnecessárias. Precisamos ter consciência para que essa retomada à vida cotidiana aconteça sem novas angústias e sem interrupções. Há um sistema de monitoramento diário. Caso haja uma nova realidade na assistência ou novos receios, esse processo será interrompido”, alertou.

Com informações e foto da Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Morre advogado que matou a bailarina Renata Braga

Morreu nesta quinta-feira (9), em Brasília, de parada cardíaca, o advogado réu confesso, Wladimir Lopes de Magalhães Porto (foto), que matou a bailarina Renata Maria Braga, em plena Avenida Beira Mar, em Fortaleza, em 28 dezembro de 1993.


Ele estava solto em 2017. Condenado pela morte de Renata Braga, Wlademir Porto deve o direito dado pela Justiça Cearense que concedeu a extinção da pena de 12 anos e seis meses.

A defesa de Wladimir Porto pediu a redução da condenação, alegando que a sentença não estaria fundamentada e seria desproporcional. Ao julgar o caso, a 1ª Câmara Criminal definiu a sentença em nove anos e dois meses de prisão, em regime inicialmente fechado. A relatora explicou que fixação da sentença alcançou patamar desproporcional às peculiaridades do caso, homicídio simples, que tem pena-base de 11 anos de reclusão.

CRIME - O crime aconteceu na madrugada de 28 de dezembro de 1993, na Avenida Beira Mar, próximo ao Edifício Jaqueline.


Renata Braga e um grupo de amigos retornava…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre atleta cearense Bernadete Lins

O organizador de corridas, Fernando Elpídio informa a morte neste domingo (28) aos 43 anos de idade, da atleta cearense Bernadete Lins (foto):

- Uma notícia de partir o coração. Bernadete Lins, atleta cearense profissional, faleceu hoje. Tenho um carinho especial por essa batalhadora, pessoa simples, humana, que dedicou a vida ao esporte. Não lembro de quantas vezes entreguei troféus nas suas mãos no pódio. QUE PERDA! :(".
Antônia Bernadete Lins da Silva era ipuense e cursava Educação Física na Universidade Vale do Acaraú (Uva), em Sobral. Disputou as mais diversas corridas no Ceará, no Brasil e no Mundo. Era a cearense da elite do Atletismo Feminino Brasileiro. Morreu na manhã deste domingo (28), em Maranguape, quando estava treinado. Ainda foi levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maranguape, mas chegou sem vida.
Confira a repercussão da morte de Bernadete Lins:
Marcos Prado - "Nota de pesar. Bernadete Lins nos deixa hoje, e o seu ultimo suspiro foi fazendo aquilo…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre o sonoplasta Diocrim

Morreu neste domingo (14), o radialista Carlos Alberto de Oliveira, o Diocrim. Ele foi operador de áudio e divulgador de discos. Diocrim que iniciou sua carreira no Maranhão transferiu-se para o Rádio de Fortaleza no final da década de 1960.


Trabalhou nas rádios Dragão do Mar, Ceará Rádio Clube, Verdes Mares, Cidade AM e rádios no Maranhão; alem de ter sido membro da equipe de produção do show do também já falecido comunicador Bezerra de Menezes (Bezerrão). Diocrim foi divulgador da RGE e empresário de muito artistas cearenses. 
Durante muitos anos foi o operador do Clube dos Tetéus comandado pelo comunicador Colombo Sá, que fazia literalmente eco nos rádios espalhados pelos lares, bares e táxis de Fortaleza com o slogan "Não dorme ninguém, Diocrim", por causa do par de óculos (ocrim) que Carlos Alberto usava, enquanto cuidava do roteiro musical e da sonoplastia do programa, na mesa de áudio da Rádio Clube e depois na Verdes Mares.
Diocrim deixa viúva dona Nailde e órfão as fi…

Morre advogado que matou a bailarina Renata Braga

Morreu nesta quinta-feira (9), em Brasília, de parada cardíaca, o advogado réu confesso, Wladimir Lopes de Magalhães Porto (foto), que matou a bailarina Renata Maria Braga, em plena Avenida Beira Mar, em Fortaleza, em 28 dezembro de 1993.


Ele estava solto em 2017. Condenado pela morte de Renata Braga, Wlademir Porto deve o direito dado pela Justiça Cearense que concedeu a extinção da pena de 12 anos e seis meses.

A defesa de Wladimir Porto pediu a redução da condenação, alegando que a sentença não estaria fundamentada e seria desproporcional. Ao julgar o caso, a 1ª Câmara Criminal definiu a sentença em nove anos e dois meses de prisão, em regime inicialmente fechado. A relatora explicou que fixação da sentença alcançou patamar desproporcional às peculiaridades do caso, homicídio simples, que tem pena-base de 11 anos de reclusão.

CRIME - O crime aconteceu na madrugada de 28 de dezembro de 1993, na Avenida Beira Mar, próximo ao Edifício Jaqueline.


Renata Braga e um grupo de amigos retornava…