Pular para o conteúdo principal

Bairro Couto Fernandes completa 64 anos de fundação

Confira o 23 de julho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1830 - Tornada sem efeito a nomeação de Manuel Joaquim Pereira da Silva para presidente da Paraíba, voltando este a governar a província do Ceará.
  • 1882 - Publicado em Fortaleza, o jornal Cri-Cri, de propriedade da Associação Cavaleiros Negros, tendo como editor-proprietário, Antônio de Lafayette.
  • 1922 - Inaugurado o Café Ivan, na Rua Senador Alencar, 48 (antigo), gerenciado por Armando Vale Weyne.
  • 1922 - Lançada a pedra fundamental, na então Praça Senador Machado (hoje Praça do Cristo Redentor), da Torre do Cristo Redentor, para comemorar a passagem do Centenário da Independência do Brasil. Usou da palavra o arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes.
  • 1928 - Toma posse no comando do Regimento Policial do Ceará, o capitão do Exército Brasileiro, Edgar Facó.
  • 1928 - Criada, pela Lei 2.576, a Secretaria de Polícia e Segurança Pública que viria substituir a antiga Chefatura de Polícia e é criada a 2ª Delegacia em Fortaleza. Hoje é Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
  • 1939 - Fundada a Sociedade dos Amadores de Cinema, tendo à frente Otacílio de Azevedo, seguido de José Augusto de Moura, Rubens de Azevedo, Friedman Oliveira, José Justa Noronha, Dinajá Oliveira, Raimundo Araújo, Maria Eunice Noronha e Glauco de Oliveira, na residência de José Augusto de Moura, na Vila Ventura, na Aldeota. Foi reorganizada em 1946.
  • 1942 - O Circo Show, que se encontra em Fortaleza, dá espetáculo com 25% da renda doada para construção do albergue para gazeteiros que a Associação Cearense de Imprensa (ACI) pretende construir.
  • 1954 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general Emílio Maurell Filho, que vem substituir o general Humberto de Alencar Castelo Branco, que deixara o comando em 21 de maio de 1954.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 969 publica entre outras a Lei municipal 1.066 do dia 19 que denomina de Couto Fernandes o bairro conhecido por Quilômetro Oito em virtude a Estação Ferroviária que fica no local, a oito quilômetros da Estação Central (foto Fortaleza Nobre).
  • 1964 - Morre, aos 71 anos de idade, o comerciante Pascoal de Castro Alves, vítima de colapso cardíaco, na direção de seu carro, quando estava parado em frente a um semáforo. Era chefe da firma Pascoal de Castro Alves & Companhia Ltda., localizada na Rua Castro e Silva, 204, esquina com Rua Major Facundo. Nascera em Pentecoste, no dia 17 de maio de 1893. Existe no bairro de Vicente Pinzon uma rua com seu nome.
  • 1965 - Dado o nome de Praça Coronel Carvalho ao largo existente em volta da Estação Ferroviária da Floresta, hoje Estação Ferroviária Álvaro Weyne, no bairro de Álvaro Weyne, antiga Floresta.
  • 1965 - O Diário Oficial do Município 3.243 publica a Lei 2.986 do dia 21, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao comerciante Clovis Rolim Braga, projeto de lei do vereador Francisco Edward Pires.
  • 1970 - Publicada no Diário Oficial do Município 4.465 a Lei 3.745 do dia 20, que denomina de Avenida Cofeco a via da Lagoa Redonda no Parque São Roque que dá acesso à Colônia de Férias dos Empregados da Conefor (Cofeco), proposta do vereador Antônio Ademar Arruda.
  • 1972 - Criada, em Fortaleza, a Associação Profissional dos Escritores do Ceará, a segunda entidade do gênero em todo o país. Presidente - Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), 1º Secretário - José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho); 2º Secretário - Antônio Carneiro Portela; 1º Tesoureiro - Cândida Maria Santiago Galeno (Nenzinha Galeno); 2º Tesoureiro - Risette Cabral Fernandes; Conselho fiscal - Ciro Colares da Penha, Carlyle de Figueiredo Martins (Carlyle Martins) e Adacto Soares Godinho (Adauto Gondim); Suplentes - José César Coelho de Sena, Paulo Aragão e Abdias Lima.
  • 1973 - Lançado o livro A Epopéia dos Jangadeiros, de autoria do Padre Joaquim de Jesus Dourado (J. J. Dourado), que nesse trabalho usa o pseudônimo de Bernardo Doré, no Colégio Estadual Aluno João Nogueira Jucá, sendo apresentado pelo general Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira.
  • 1974 - Eleito Operário Padrão do Ceará, o mecânico industrial da Fábrica de Asfalto da Petrobras, Francisco Gonçalves Leite, de 33 anos.
  • 1975 - Morre em Fortaleza, a pianista Ester Salgado Studart, uma das fundadoras do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e sua primeira diretora. Era casada com o médico Eliezer Studart da Fonseca. Seu nome de solteira era Éster Barroso Salgado.
  • 1975 - Chega em Fortaleza o navio alemão 'Mr. NR', que foi encontrado abandonado em alto mar pelo pesqueiro cearense 'Dalila'. Tido como 'navio-fantasma', o 'Mr. NR' foi abandonado por seu proprietário que tentou enganar a companhia de seguros, simulando um naufrágio.
  • 1976 - Instituida, pelo decreto 11.950, a Fundação Instituto de Planejamento do Ceará (Iplance).
  • 1980 - Toma posse na Cadeira 30, da Academia Cearense de Letras (ACL), o poeta e ensaísta José Linhares Filho, sendo saudado por José Maria Moreira Campos.
  • 1981 - Aberto o VI Encontro de Rádio-Amadores no Náutico Atlético Cearense (NAC).
  • 1981 - Por solicitação do Banco da Amazônia, é decretada a falência da Sociedade de Pesca Ltda - Sopesca, por decisão do juiz Francisco Hugo Alencar Furtado, da 6ª Vara Cível de Fortaleza.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Camilo anuncia compra de equipamentos para Hospitais Polos e Central de Laudos à Distância

O Governo do Ceará está adquirindo equipamento para a realização de exames e prestação de socorro à população cearense em situações específicas. Os aparelhos serão instalados nos Hospitais Polos da Rede Estadual de Saúde, informou o governador Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (6), em suas redes sociais. Além disso, o Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), criou processo licitatório para a instalação de uma Central de Laudos à Distância, que trará mais velocidade na análise de exames de imagem. 

Camilo Santana detalhou os aparelhos da compra. "Estamos adquirindo 12 novos tomógrafos para os hospitais polos do Ceará e uma máquina de ressonância para o Hospital Albert Sabin, onde estamos também ampliando os leitos de UTI", informou. Camilo disse que aparelhos importantes para salvar vidas em determinados casos chegarão a unidades que ainda não possuem. 
"Estamos adquirindo um aparelho de hemodinâmica para enfrentar situações de AVC e infarto para o Hospital do…

Morre teatrólogo Wellington Rodrigues

Morreu em Fortaleza, aos 45 anos, o teatrólogo Wellington Rodrigues. Ele foi vítima do Novo Coronavírus (Covid 19) e faleceu na noite desta segunda-feira (3). Wellington Rodrigues fundou a Companhia Teatral Moreira Campos e foi autor de peças premiadas.



O Blog do Lauriberto traz lamentos de amigos e uma nota de pesar do Theatro José de Alencar (TJA) da partida de Wellington Rodrigues:

Lana Soraya - "Nosso amigo querido, Wellington Rodrigues partiu...Foi brilhar em outros palcos...que Deus dê conforto aos familiares e amigo".

Menta Alves Marinho - "Estudamos teatro juntos no Curso de Arte Dramática na Universidade Federal do Ceará-UFC, trabalhamos juntos com o Espetáculo As Meninas Super Poderosas, ele era o Macaco Louco. Uma pessoa alegre, cheia de vida. Descanse em paz Wellington Rodrigues".

Varele Gama - "Meu amigo Wellington, você permanecerá sempre vivo entre nós, por meio de suas atitudes, trabalhos realizados, publicações, lugares, lembranças e sorrisos co…