Pular para o conteúdo principal

Bairro Couto Fernandes completa 64 anos de fundação

Confira o 23 de julho na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1830 - Tornada sem efeito a nomeação de Manuel Joaquim Pereira da Silva para presidente da Paraíba, voltando este a governar a província do Ceará.
  • 1882 - Publicado em Fortaleza, o jornal Cri-Cri, de propriedade da Associação Cavaleiros Negros, tendo como editor-proprietário, Antônio de Lafayette.
  • 1922 - Inaugurado o Café Ivan, na Rua Senador Alencar, 48 (antigo), gerenciado por Armando Vale Weyne.
  • 1922 - Lançada a pedra fundamental, na então Praça Senador Machado (hoje Praça do Cristo Redentor), da Torre do Cristo Redentor, para comemorar a passagem do Centenário da Independência do Brasil. Usou da palavra o arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes.
  • 1928 - Toma posse no comando do Regimento Policial do Ceará, o capitão do Exército Brasileiro, Edgar Facó.
  • 1928 - Criada, pela Lei 2.576, a Secretaria de Polícia e Segurança Pública que viria substituir a antiga Chefatura de Polícia e é criada a 2ª Delegacia em Fortaleza. Hoje é Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
  • 1939 - Fundada a Sociedade dos Amadores de Cinema, tendo à frente Otacílio de Azevedo, seguido de José Augusto de Moura, Rubens de Azevedo, Friedman Oliveira, José Justa Noronha, Dinajá Oliveira, Raimundo Araújo, Maria Eunice Noronha e Glauco de Oliveira, na residência de José Augusto de Moura, na Vila Ventura, na Aldeota. Foi reorganizada em 1946.
  • 1942 - O Circo Show, que se encontra em Fortaleza, dá espetáculo com 25% da renda doada para construção do albergue para gazeteiros que a Associação Cearense de Imprensa (ACI) pretende construir.
  • 1954 - Assume o comando da 10ª Região Militar o general Emílio Maurell Filho, que vem substituir o general Humberto de Alencar Castelo Branco, que deixara o comando em 21 de maio de 1954.
  • 1956 - O Diário Oficial do Município 969 publica entre outras a Lei municipal 1.066 do dia 19 que denomina de Couto Fernandes o bairro conhecido por Quilômetro Oito em virtude a Estação Ferroviária que fica no local, a oito quilômetros da Estação Central (foto Fortaleza Nobre).
  • 1964 - Morre, aos 71 anos de idade, o comerciante Pascoal de Castro Alves, vítima de colapso cardíaco, na direção de seu carro, quando estava parado em frente a um semáforo. Era chefe da firma Pascoal de Castro Alves & Companhia Ltda., localizada na Rua Castro e Silva, 204, esquina com Rua Major Facundo. Nascera em Pentecoste, no dia 17 de maio de 1893. Existe no bairro de Vicente Pinzon uma rua com seu nome.
  • 1965 - Dado o nome de Praça Coronel Carvalho ao largo existente em volta da Estação Ferroviária da Floresta, hoje Estação Ferroviária Álvaro Weyne, no bairro de Álvaro Weyne, antiga Floresta.
  • 1965 - O Diário Oficial do Município 3.243 publica a Lei 2.986 do dia 21, concedendo o Título de Cidadão de Fortaleza ao comerciante Clovis Rolim Braga, projeto de lei do vereador Francisco Edward Pires.
  • 1970 - Publicada no Diário Oficial do Município 4.465 a Lei 3.745 do dia 20, que denomina de Avenida Cofeco a via da Lagoa Redonda no Parque São Roque que dá acesso à Colônia de Férias dos Empregados da Conefor (Cofeco), proposta do vereador Antônio Ademar Arruda.
  • 1972 - Criada, em Fortaleza, a Associação Profissional dos Escritores do Ceará, a segunda entidade do gênero em todo o país. Presidente - Jáder Moreira de Carvalho (Jáder de Carvalho), 1º Secretário - José Maria Barros de Pinho (Barros Pinho); 2º Secretário - Antônio Carneiro Portela; 1º Tesoureiro - Cândida Maria Santiago Galeno (Nenzinha Galeno); 2º Tesoureiro - Risette Cabral Fernandes; Conselho fiscal - Ciro Colares da Penha, Carlyle de Figueiredo Martins (Carlyle Martins) e Adacto Soares Godinho (Adauto Gondim); Suplentes - José César Coelho de Sena, Paulo Aragão e Abdias Lima.
  • 1973 - Lançado o livro A Epopéia dos Jangadeiros, de autoria do Padre Joaquim de Jesus Dourado (J. J. Dourado), que nesse trabalho usa o pseudônimo de Bernardo Doré, no Colégio Estadual Aluno João Nogueira Jucá, sendo apresentado pelo general Tácito Teófilo Gaspar de Oliveira.
  • 1974 - Eleito Operário Padrão do Ceará, o mecânico industrial da Fábrica de Asfalto da Petrobras, Francisco Gonçalves Leite, de 33 anos.
  • 1975 - Morre em Fortaleza, a pianista Ester Salgado Studart, uma das fundadoras do Conservatório de Música Alberto Nepomuceno e sua primeira diretora. Era casada com o médico Eliezer Studart da Fonseca. Seu nome de solteira era Éster Barroso Salgado.
  • 1975 - Chega em Fortaleza o navio alemão 'Mr. NR', que foi encontrado abandonado em alto mar pelo pesqueiro cearense 'Dalila'. Tido como 'navio-fantasma', o 'Mr. NR' foi abandonado por seu proprietário que tentou enganar a companhia de seguros, simulando um naufrágio.
  • 1976 - Instituida, pelo decreto 11.950, a Fundação Instituto de Planejamento do Ceará (Iplance).
  • 1980 - Toma posse na Cadeira 30, da Academia Cearense de Letras (ACL), o poeta e ensaísta José Linhares Filho, sendo saudado por José Maria Moreira Campos.
  • 1981 - Aberto o VI Encontro de Rádio-Amadores no Náutico Atlético Cearense (NAC).
  • 1981 - Por solicitação do Banco da Amazônia, é decretada a falência da Sociedade de Pesca Ltda - Sopesca, por decisão do juiz Francisco Hugo Alencar Furtado, da 6ª Vara Cível de Fortaleza.

Comentários

Alguma sugestão ou comentário particular?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Ednardo está internado com uma infecção bacteriana

Soube, na manhã desta segunda-feira (31), que o cantor Ednardo (foto) está internado, numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Unimed Fortaleza. Ednardo tenta se curar de uma infecção bacteriana. O cantor de 75 anos está internado há uma semana. Filha de Ednardo, atriz e cantora J úlia Limaverde - " Nosso amado pai e querido artista Ednardo está agora no hospital se recuperando de complicações com uma infecção. Ele não está com Covid nem corre risco de vida. De todas as formas agradecemos de coração o envio de todas as energias positivas para sua pronta recuperação". Deputado estadual Renato Roseno (Psol) - " Recebemos a informação pelas redes sociais de que o poeta Ednardo está internado na UTI de um hospital em Fortaleza. Estamos na torcida por sua pronta recuperação. Ednardo é um Patrimônio Vivo da nossa Música". Vereador Evaldo Lima (PCdoB) - " Ednardo resiste como as suas mais lindas canções sobre as coisas do Ceará.

Morre radialista Will Nogueira

Morreu vítima de covid-19, na manhã desta segunda-feira (5), o radialista cearense Will Nogueira ( Francisco de Assis Nogueira Bastos), aos 60 anos . Will Nogueira estava internado, no Hospital São Carlos-Fortaleza, intubado há dez dias e nesta segunda-feira não resistiu as complicações da covid-19. O velório e sepultamento são restritos a familiares, na tarde desta segunda-feira no Cemitério Jardim Metropolitano (4º Anel Viário no Coaçu-Eusébio) Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Will Nogueira (foto) iniciou no Rádio na década de 1980 pela Rádio Iracema AM 1.300, no Programação Geração 80.  Trabalhou durante 36 anos no Sistema Verdes Mares SVM), dirigindo a Rádio FM 93. Também fez carreira na TV, atuando como apresentador dos programas Terral, na TV Ceará (ex-TV Educativa), e Sábado Alegre, na TV Diário.  Ultimamente depois da aposentadoria da FM 93, em 2015, era consultor em programação de Rádio e TV.   Por muitas vezes troquei ideias sobre Rádio

Decreto amplia horário de funcionamento do Comércio da Grande Fortaleza e Zona Norte

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) e o secretário de Saúde, Doutor Cabeto anunciaram na noite desta sexta-feira (14 de maio) o novo Decreto de Combate à Covid 19 no Estado a valer a partir da próxima segunda-feira (17 de maio) para Grande Fortaleza e Zona Norte do Estado: Amplia o funcionamento do comércio de rua de 10 às 19 horas, de domingo a sábado; lojas de shoppings de 12 às 21 horas; alimentação fora de casa de 10 às 21 horas com 50% da capacidade. Academias funcionamento até 21 horas. Liberadas escolinhas a areninhas. Liberadas atividade práticas de Ensino Superior presencial, alem de cursos de línguas e de informática. Toque de Recolher de 22 horas às cinco da madrugada. Para o Sertão Central, Cariri e Vale Jaguaribano continuam as restrições do decreto que se vence no domingo (16 de maio).

Ceará caminha para 20 mil mortes pelo coronavírus

O Painel IntegraSus informa no Boletim da Covid-19 das 11h49 desta terça-feira (25 de maio) no Ceará: Testes realizados - 2.125.276 Casos notificados - 2.027.137 Casos descartados - 1.147.929 Casos confirmados - 778.444 Casos recuperados - 538.568 Casos doentes ativos - 219.922 Casos suspeitos - 100.764 Casos fatais confirmados - 19.954 Casos fatais suspeitos - 725 Mortes nas últimas 24 horas - quatro Taxa de letalidade - 2,58% Fortaleza  - Confira o Boletim Epidemiológico de Fortaleza: Testes realizados - 731.977 Casos notificados - 670.946 Casos descartados - 398.507 Casos confirmados - 230.148 Casos recuperados - 112.613 Casos doentes ativos - 109.062 Casos suspeitos - 42.291 Casos fatais confirmados - 8.473 Casos fatais suspeitos - 399 Mortes nas últimas 24 horas - zero Taxa de letalidade - 3,6%.