Pular para o conteúdo principal

Pecém bate recorde de vagas e contratações no primeiro semestre 2020

A Pandemia do Novo Coronavírus impactou fortemente a Economia Mundial, tanto no que se refere aos Índices de Desemprego, quanto ao número de Empresas que encerraram suas atividades. 


Dados recentes confirmam esse cenário. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,3 milhão de empresas fecharam as portas na primeira quinzena de junho no Brasil, entre fechamentos definitivos e temporários.

Cerca de 39% dos encerramentos registrados (522,7 mil empresas no País) foram decorrentes das medidas de Isolamento Social. No quesito Emprego, de acordo com dados do Ministério da Economia, o número total de pedidos de Seguro-Desemprego no Brasil já chega a 2,59 milhões desde a segunda quinzena de março; no Ceará, já são 84,2 mil solicitações do benefício.

Contudo, na contramão dos indicadores negativos gerados pela pandemia, a quantidade de vagas e de colocações nas empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e Região, no primeiro semestre de 2020, superou os números do mesmo período dos dois anos anteriores. 

Levantamento do Sistema Nacional de Emprego-Sine/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho-IDT Pecém aponta que, nos seis primeiros meses do ano, foram abertas 1.586 vagas através do Sistema. O número é 170% maior que o de 2018 e 95% superior ao de 2019. 
 
Vagas oferecidas pelo SINE Pecém no 1º semestre
Mês
Vagas 2018
Vagas 2019
Vagas 2020
TOTAL
Janeiro
113
148
230
491
Fevereiro
64
268
183
515
Março
115
90
268
473
Abril
55
43
96
194
Maio
176
108
198
482
Junho
64
153
611
828
TOTAL
587
810
1.586
2.983


Quanto às contratações via Sine/IDT Pecém, os indicadores também são positivos.

De janeiro a junho deste ano, foram contratados 872 profissionais contra 551, em 2018, e 510, em 2019; aumentos de 58% e 70%, respectivamente. 

Dentre as ocupações mais oferecidas no período estão: 
  • Soldador.
  • Auxiliar de Produção.
  • Eletricista.
  • Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais.
  • Ajudante de Obra.
  • Técnico Instrumentista.
  • Montador de Andaimes.
  • Auxiliar de Cozinha.
  • Auxiliar Técnico Mecânico. 

  • Colocados pelo SINE Pecém no 1º semestre
    Mês
    Vagas 2018
    Vagas 2019
    Vagas 2020
    TOTAL
    Janeiro
    222
    98
    181
    501
    Fevereiro
    53
    99
    174
    326
    Março
    32
    47
    236
    315
    Abril
    31
    23
    126
    180
    Maio
    147
    123
    72
    342
    Junho
    66
    120
    83
    269
    TOTAL
    551
    510
    872
    1.933

Na lista das empresas que mais abriram vagas esse ano estão a Aeris, fabricante de pás eólicas, com 217 oportunidades, e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), com 84 posições ofertadas. Ambas fazem parte da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), que vem contribuindo significativamente nesse cenário positivo através de parcerias com o SINE/IDT Pecém e com o Instituto Federal do Ceará (IFCE-Pecém), respectivamente no que diz respeito à facilitação do acesso às vagas ofertadas pelas associadas e na consultoria para a criação de cursos voltados para as necessidades das empresas da região.



Segundo o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente, essas articulações vão ao encontro das prioridades da entidade. 

“Focamos nossas ações na formação, capacitação e qualificação da mão de obra local, pois nosso modelo de governança é pautado em três pilares: pessoas, processos e produtos, os 3Ps. Entendemos que o nosso papel enquanto associação é esse: trazer para o poder público, as instituições privadas, academia e sociedade civil e, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências do CIPP”, acrescenta Ricardo Parente.

Neste contexto, a AECIPP (www.aecipp.com.br) lançou o Projeto Aproximar. A iniciativa é uma parceria da Associação com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, IFCE Campus Pecém, SINE/IDT Pecém, membros dos sindicatos e das empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do projeto, criado para facilitar o acesso dos profissionais da região às empresas do Complexo.

Através do projeto foram realizadas várias oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, como enfrentar uma entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo.

Além disso, foi disponibilizada de uma sala de acolhimento das pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação.

 Esta plataforma é consultada tanto pelas 31 empresas associadas quanto pelo próprio SINE/IDT Pecém, que alimenta seu banco de dados com os currículos cadastrados no site. Os profissionais interessados nas vagas ofertadas pelas empresas da AECIPP podem fazer o cadastro em http://aecipp.com.br/trabalhe-conosco.

Para o gerente no SINE/IDT Pecém, Grijalba Marques, os ganhos são para todos. “Essa parceria com a Associação nos fortaleceu muito enquanto instituição, uma vez que facilitou a comunicação com as empresas do Complexo e consequentemente o conhecimento das vagas para disponibilização no nosso sistema. Além disso, fazemos parte do Conselho Consultivo do Projeto Aproximar, o que nos permite contribuir com orientações sobre as demandas da região”, explica Grijalba Marques.

Ações como esta refletem o empenho da Associação para promover uma maior integração das empresas do Complexo com a comunidade do entorno, uma vez que 53% do CIPP fica no município de Caucaia e 47% em São Gonçalo do Amarante.

Uma outra iniciativa gerada por essas parcerias foi o Estudo de Potencialidades, produzido com indicadores do SINE-IDT, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e dados socioeconômicos da região, que identificou, com a participação da AECIPP e das empresas do Complexo, demandas atuais e futuras por qualificação. Dentre as formações ofertadas em decorrência da pesquisa estão os cursos técnicos em Química, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.


“Iniciativas como essas fazem parte dos compromissos e objetivos da Associação, pois, além de atender as necessidades das empresas associadas, impactam sobremaneira no desenvolvimento da região, uma vez que contribuem para que os profissionais locais tenham mais chances de conseguir emprego nas empresas instaladas no Complexo. Os benefícios são muitos e para todos. Sozinhos podemos até ir mais rápido, mas juntos conseguimos ir mais longe”, finaliza Ricardo Parente (foto).

Com informações da Assessoria de Imprensa da AECIPP.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.