Pular para o conteúdo principal

Pecém bate recorde de vagas e contratações no primeiro semestre 2020

A Pandemia do Novo Coronavírus impactou fortemente a Economia Mundial, tanto no que se refere aos Índices de Desemprego, quanto ao número de Empresas que encerraram suas atividades. 


Dados recentes confirmam esse cenário. Segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1,3 milhão de empresas fecharam as portas na primeira quinzena de junho no Brasil, entre fechamentos definitivos e temporários.

Cerca de 39% dos encerramentos registrados (522,7 mil empresas no País) foram decorrentes das medidas de Isolamento Social. No quesito Emprego, de acordo com dados do Ministério da Economia, o número total de pedidos de Seguro-Desemprego no Brasil já chega a 2,59 milhões desde a segunda quinzena de março; no Ceará, já são 84,2 mil solicitações do benefício.

Contudo, na contramão dos indicadores negativos gerados pela pandemia, a quantidade de vagas e de colocações nas empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém e Região, no primeiro semestre de 2020, superou os números do mesmo período dos dois anos anteriores. 

Levantamento do Sistema Nacional de Emprego-Sine/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho-IDT Pecém aponta que, nos seis primeiros meses do ano, foram abertas 1.586 vagas através do Sistema. O número é 170% maior que o de 2018 e 95% superior ao de 2019. 
 
Vagas oferecidas pelo SINE Pecém no 1º semestre
Mês
Vagas 2018
Vagas 2019
Vagas 2020
TOTAL
Janeiro
113
148
230
491
Fevereiro
64
268
183
515
Março
115
90
268
473
Abril
55
43
96
194
Maio
176
108
198
482
Junho
64
153
611
828
TOTAL
587
810
1.586
2.983


Quanto às contratações via Sine/IDT Pecém, os indicadores também são positivos.

De janeiro a junho deste ano, foram contratados 872 profissionais contra 551, em 2018, e 510, em 2019; aumentos de 58% e 70%, respectivamente. 

Dentre as ocupações mais oferecidas no período estão: 
  • Soldador.
  • Auxiliar de Produção.
  • Eletricista.
  • Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais.
  • Ajudante de Obra.
  • Técnico Instrumentista.
  • Montador de Andaimes.
  • Auxiliar de Cozinha.
  • Auxiliar Técnico Mecânico. 

  • Colocados pelo SINE Pecém no 1º semestre
    Mês
    Vagas 2018
    Vagas 2019
    Vagas 2020
    TOTAL
    Janeiro
    222
    98
    181
    501
    Fevereiro
    53
    99
    174
    326
    Março
    32
    47
    236
    315
    Abril
    31
    23
    126
    180
    Maio
    147
    123
    72
    342
    Junho
    66
    120
    83
    269
    TOTAL
    551
    510
    872
    1.933

Na lista das empresas que mais abriram vagas esse ano estão a Aeris, fabricante de pás eólicas, com 217 oportunidades, e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), com 84 posições ofertadas. Ambas fazem parte da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), que vem contribuindo significativamente nesse cenário positivo através de parcerias com o SINE/IDT Pecém e com o Instituto Federal do Ceará (IFCE-Pecém), respectivamente no que diz respeito à facilitação do acesso às vagas ofertadas pelas associadas e na consultoria para a criação de cursos voltados para as necessidades das empresas da região.



Segundo o presidente do Conselho de Administração da AECIPP, Ricardo Parente, essas articulações vão ao encontro das prioridades da entidade. 

“Focamos nossas ações na formação, capacitação e qualificação da mão de obra local, pois nosso modelo de governança é pautado em três pilares: pessoas, processos e produtos, os 3Ps. Entendemos que o nosso papel enquanto associação é esse: trazer para o poder público, as instituições privadas, academia e sociedade civil e, em conjunto, elaborar projetos para atender as carências do CIPP”, acrescenta Ricardo Parente.

Neste contexto, a AECIPP (www.aecipp.com.br) lançou o Projeto Aproximar. A iniciativa é uma parceria da Associação com representantes dos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, IFCE Campus Pecém, SINE/IDT Pecém, membros dos sindicatos e das empresas associadas, que integram o Conselho Consultivo do projeto, criado para facilitar o acesso dos profissionais da região às empresas do Complexo.

Através do projeto foram realizadas várias oficinas e palestras sobre mercado de trabalho, perfil solicitado pelas empresas, como enfrentar uma entrevista de emprego, postura profissional, marketing pessoal e dicas para a elaboração do currículo.

Além disso, foi disponibilizada de uma sala de acolhimento das pessoas para auxiliar na preparação de currículos e no cadastro no site da Associação.

 Esta plataforma é consultada tanto pelas 31 empresas associadas quanto pelo próprio SINE/IDT Pecém, que alimenta seu banco de dados com os currículos cadastrados no site. Os profissionais interessados nas vagas ofertadas pelas empresas da AECIPP podem fazer o cadastro em http://aecipp.com.br/trabalhe-conosco.

Para o gerente no SINE/IDT Pecém, Grijalba Marques, os ganhos são para todos. “Essa parceria com a Associação nos fortaleceu muito enquanto instituição, uma vez que facilitou a comunicação com as empresas do Complexo e consequentemente o conhecimento das vagas para disponibilização no nosso sistema. Além disso, fazemos parte do Conselho Consultivo do Projeto Aproximar, o que nos permite contribuir com orientações sobre as demandas da região”, explica Grijalba Marques.

Ações como esta refletem o empenho da Associação para promover uma maior integração das empresas do Complexo com a comunidade do entorno, uma vez que 53% do CIPP fica no município de Caucaia e 47% em São Gonçalo do Amarante.

Uma outra iniciativa gerada por essas parcerias foi o Estudo de Potencialidades, produzido com indicadores do SINE-IDT, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e dados socioeconômicos da região, que identificou, com a participação da AECIPP e das empresas do Complexo, demandas atuais e futuras por qualificação. Dentre as formações ofertadas em decorrência da pesquisa estão os cursos técnicos em Química, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.


“Iniciativas como essas fazem parte dos compromissos e objetivos da Associação, pois, além de atender as necessidades das empresas associadas, impactam sobremaneira no desenvolvimento da região, uma vez que contribuem para que os profissionais locais tenham mais chances de conseguir emprego nas empresas instaladas no Complexo. Os benefícios são muitos e para todos. Sozinhos podemos até ir mais rápido, mas juntos conseguimos ir mais longe”, finaliza Ricardo Parente (foto).

Com informações da Assessoria de Imprensa da AECIPP.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…

Postagens mais visitadas deste blog

Morre músico Erickson Mendes

O vereador por Fortaleza, Professor Evaldo Lima (PCdoB) comunica a morte do músico cearense, Erickson Mendes, aos 51 anos, nesta quarta-feira (29). Erickson Mendes teve um ataque infarto fulminante em casa e não resistiu:

- Lamento profundamente o falecimento de Erickson Mendes, nome fundamental da Música Cearense. Erickson era a expressão do talento, simpatia, alegria. Espalhava amigos e canções no Cenário Cultural de Fortaleza. Belchior, Evaldo Gouveia e Erickson Mendes tocarão lindas canções no Céu!


Erickson Mendes destaca seu 'Cantinho Preferido', que era a Praia de Iracema:

Chistiane Luci Alves lembra, que nesta quarta-feira (29), às seis da noite, Erickson Mendes faria uma live em homenagem ao Belchior:
-  Hoje (29) ele estaria aí, cantando nosso Belchior. Mas partiu subitamente. Que triste, Erick Mendes. Siga na luz!", escreveu Chistiane Luci Alves.

Erickson Mendes nasceu em Quixadá, em 1969. Começou cantando em eventos religiosos e em 2012 iniciou sua carreira de músic…

Morre radialista Evilásio Pires

Morreu nesta quarta-feira (8) aos 50 anos, o radialista Francisco Evilásio Pires Marques, da Rádio Metropolitana AM 930 e vice-presidente da Associação Social dos Profissionais de Imprensa Municipalista do Estado do Ceará (ASPIM).

Evilásio Pires tinha problemas renais o que agravou pegar o Novo Coronavírus. Foi internado por duas vezes e nesta última não resistiu. 

Evilásio Pires era identificado pelas cores do Ceará e comandava há 30 anos o Programa Radiofônico dedicado ao Alvinegro Cearense, 'A Voz do Mais Querido'.




"Amigos recebemos na emissora a triste notícia do falecimento do nosso colega  Evilásio Pires. Nossos votos de pesar e que Deus conforte a família", lamenta o radialista Alex Oliveira.

"Nosso pesar e condolências à família do amigo Evilásio Pires", escreveu o radialista Luciano Filho.

O presidente da Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (Apcdec), Alano Maia lançou uma nota de lamento:

- Nossos sentimentos. Quando o Ev…

Morre professor Luís Campos

"Acabo de receber a triste notícia que o doutor Luís Campos faleceu. Um grande alvinegro que nunca será esquecido, um guerreiro. Força aos familiares e amigos. As pessoas nunca partem de verdade, continuam vivas e felizes em nossas melhores memórias. Em vida doutor Luís Campos foi homenageado, nosso Centro de Treinamento em Itaitinga leva seu nome".




A informação é de gerente de Tecnologia e Inovação do Ceará, Marcos Medina. Luís Queiroz de Campos, morreu neste domingo (dois), aos 95 anos.
Luís Queiroz Campos foi meu professor no Curso de Comunicação Social-Jornalismo na década de 1980 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Para nossa turma deu aulas de Deontologia da Comunicação. Era um professor 'Caxias', mas muito querido pela turma.
Deixa saudades não só da época de professor de Jornalismo da UFC, mas principalmente como homem público do Estado do Ceará e da Cidade de Fortaleza. Chegou a ser prefeito de Fortaleza (1962-1965). Foi diretor do Banco Nacional de Habitaç…

Desembargador Jucid Peixoto do Amaral morre aos 74 anos

Morreu na tarde desta quinta-feira (9), prestes a completar 74 anos de idade, o desembargador Jucid Peixoto do Amaral. A causa da morte foi devido a um câncer que o magistrado lutava há três anos.


Durante sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), o presidente da Corte, desembargador Washington Araújo, propôs voto de pesar, sendo acompanhado pelos representantes do Ministério Público do Ceará, da Defensoria Pública do Ceará e da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE). O Judiciário cearense também determinou luto oficial de três dias.
O desembargador Jucid Peixoto do Amaral nasceu em 16 de julho de 1946, em Fortaleza. Era filho de Cid Peixoto do Amaral e de Júlia Costa do Amaral. Ingressou na Magistratura no cargo de juiz substituto, em 21 de janeiro de 1981, assumindo a Vara Única da Comarca de Ubajara e atingiu a vitaliciedade em 21 de fevereiro de 1983, ainda na mesma unidade judiciária.

Pelo critério de antiguidade, foi promovido para a Comarca de …

Morre jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz

A jornalista Marlyana Lima informa a morte do jornalista Carlos Augusto Rocha Cruz (Carlão). Ele morreu no final da noite de domingo (12). Carlão estava internado há um mês com problemas renais.



Trabalhei com Carlão na Rádio Universitária FM nos anos 1980-1990. Ele era muito metódico e chegou a assessorar o então senador José Pimentel (PT). Foi padrinho da minha primeira filha, Cecília Braga.

No Departamento de Radialismo Informativo da Universitária FM, Carlão fazia produção e muito boas entrevistas.

Em sua última postagem no Facebook em nove de junho passado escreveu:

- Estou com saudades das ruas, dos bares, dos amigos, dos adversários e até das visitas das Testemunhas de Jeová".


FORTALEZA ANTIGA - "É com pesar que comunicamos o falecimento na noite de domingo (12) do criador do grupo Fortaleza Antiga, Carlos Augusto Rocha Cruz. Nosso querido Carlão partiu mas nos deixou ensinamentos inestimáveis que levaremos adiante na administração desse grupo. Carlos Augusto era jornalista…