Pular para o conteúdo principal



Porto de Fortaleza tem ocupação de 100% dos berços no começo de julho

As cargas movimentadas pelo Porto do Mucuripe, em Fortaleza já ocupam, neste início de julho, todos os Berços na Faixa do Cais. 


Entre Combustível, Trigo e Manganês, são mais de 30 mil toneladas de importação longo curso, exportação longo curso e embarque/desembarque via cabotagem (percurso entre portos dentro do país), além de 300 unidades de contêineres e o abastecimento do rebocador Netuno no Berço 102. 

A programação para este Segundo Semestre deve confirmar o crescimento que foi registrado nos seis primeiros meses do ano, quando foram movimentados 2,34 milhões de toneladas, representando 9% superior ao mesmo período do ano passado e 53% do balanço do fechamento de 2019 (4,4 milhões de toneladas).
  • O Píer Petroleiro Externo está recebendo 8 mil toneladas de diesel (navio Turquose veio de Itaqui e seguirá para Belém);
  • O Píer Interno 3 mil toneladas de GLP (navio Forte Copacabana, veio de Barra do Riacho e retorna para o mesmo local após o abastecimento).
  • No Berço 103, está sendo descarregado 19.304 toneladas de trigo (navio Bamboo Star, vindo dos Estados Unidos).
  • No Berço 106, estão sendo movimentados 300 unidades de contêineres (navio Marfret Guyane veio de Vila do Conde e seguirá para Natal).
  • No Berço 105 atracará no final da tarde desta quinta-feira (9), vindo dos Estados Unidos, o navio Seahope, que carregará 19.700 toneladas de manganês com destino à China.
Esse bom desempenho no Porto de Fortaleza vem sendo puxado pelos principais operadores portuários, que programam até dezembro movimentar:
  • Cerca de meio milhão de toneladas de cargas diversas (Multlog).
  • Aproximadamente meio milhão de trigo (Tergran).
  • 250 mil toneladas (Termaco).
  • 152.800 toneladas - incluindo produtos siderúrgicos.
  • 22 mil unidades de contêineres (BF Fortship).

De janeiro a junho deste ano, os granéis sólidos responderam por 46% de tudo o que foi movimentado e os granéis líquidos por 45%. No mesmo período ano passado, respectivamente, foram 43% e 48%. A carga geral se manteve estável em 9%.

A diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, engenheira Mayhara Chaves, destaca que as linhas de cabotagem devem se tornar frequentes no Porto de Fortaleza, impulsionando ainda mais a movimentação de cargas. 

“A cabotagem possui um grande potencial de transporte de carga com baixo custo e é ambientalmente sustentável. Para tornar mais viável, nós defendemos melhorias na regulação do setor, com redução de taxas e impostos, unificando os valores das tabelas para incentivar esse modal”, ressalta Mayhara Chaves.

NÚMEROS - Confira os números do Primeiro Semestre de 2020
  • Granéis Sólidos: 1.080.406 toneladas (crescimento de 19% em relação ao mesmo período de 2019).
  • Carga Geral: 214.929 toneladas (crescimento de 10,5% em relação ao mesmo período de 2019).
  • Granéis Líquidos: 1.041.000 toneladas (movimentação estável em relação ao mesmo período de 2019, que registrou 1.030.956 toneladas).
COVID-19 - De acordo com a diretoria da Companhia Docas do Ceará (CDC), um importante passo foi dado durante este período de isolamento social, onde todos os colaboradores foram treinados e já iniciam na próxima semana a utilização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do Ministério da Infraestrutura. Com esta plataforma, os novos processos passam a ser todos digitais e se reduz a burocracia daqueles documentos que antes necessitavam da presença física e já estão sendo resolvidos de forma satisfatória por e-mail. Além disso, algumas lições serão tiradas da Pandemia da Covid-19 na área administrativa, com a continuidade de alguns protocolos como a higienização correta das mãos e reuniões online.

Na área operacional, a automação existente nos processos de carregamento e descarregamento de cargas já é realidade no Porto de Fortaleza, com o trigo e o combustível. Cabe destacar, também, que a companhia sempre adotou o foco no meio ambiente em relação às atividades portuárias desenvolvidas em suas instalações. E mesmo durante esta pandemia permanece a preocupação, onde, além da segurança do meio ambiente para a movimentação e armazenamento das cargas, foi reforçada a segurança sanitária nas áreas de circulação de pessoas.

A destinação dos resíduos para evitar riscos sanitários para a cidade também é outra preocupação da administração da CDC, independente do atual cenário de pandemia da Covid-19. Ao receber embarcações vindas de outros lugares, os resíduos gerados a bordo são coletados e encaminhados aos locais de destinação final, licenciados pelos órgãos ambientais competentes. Já os resíduos que necessitam de tratamento com incineração são encaminhados diretamente pelo prestador de serviço especializado.


Com informações e foto da Assessoria de Comunicação da Companhia Docas do Ceará.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Papai Noel dos Correios

A Campanha Papai Noel dos Correios já começou a realizar sonhos de milhares de crianças pelo Brasil. Por isso, é fundamental que madrinhas e padrinhos que adotaram cartas fiquem atentos às datas e locais de entrega dos presentes à estatal. No Ceará, o prazo segue até sexta (19.22.2025) nas agências da empresa; em seguida, os Correios farão a logística das remessas até a garotada. A entrega deve ser feita presencialmente, no ponto indicado no Blog Noel , e os presentes precisam estar identificados com as informações da cartinha adotada. Para quem não adotou um pedido, ainda há cartas disponíveis na agência Central de Fortaleza e no blog da campanha ( https://blognoel.correios.com.br/adocao/ ). As cartas foram enviadas por crianças matriculadas em escolas da rede pública (até o 5º ano do ensino fundamental) e por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos. Também foram selecionadas cartas de crianças da sociedade com até 10 anos de idade em situação de vulner...

Quase metade dos brasileiros já consegue poupar para emergências de até 3 meses

O Santander, em parceria com o Instituto Ipsos UK, realizou a Pesquisa Global de Educação Financeira 2025 para entender como pessoas de diferentes países lidam com o dinheiro, aprendem sobre finanças e percebem a importância da educação financeira. O estudo — que ouviu cerca de 20 mil pessoas em dez países da Europa e das Américas — reforça o compromisso global do banco com a inclusão e a autonomia financeira por meio do conhecimento. No Brasil, foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas. Os resultados revelam um forte desejo de controle e autonomia por parte dos brasileiros: 84% afirmam acompanhar seus gastos mensais — acima da média global de 79%. Também houve avanço em termos de planejamento: 47% dos brasileiros dizem conseguir poupar o suficiente para cobrir suas despesas por até três meses. Por outro lado, a pesquisa evidencia uma lacuna importante: 84% dos entrevistados gostariam de ter aprendido educação financeira na escola, mas não se lembram de ter tido esse acesso. No Brasil,...

Educação Fiscal 4

A Série de Reportagens Educação Fiscal é encerrada hoje (9.12.2025) com a entrevista do diretor de Comunicação do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), Nilson Fernandes (foto). O que é Educação Fiscal? Nilson Fernandes: Eu diria três palavras, que podem ser símbolo da Educação Fiscal: Cidadania, Pertencimento e Transparência. Essas três palavras podem sintetizar a Educação Fiscal, porque, na verdade, todas as nações que se desenvolveram de maneira adequada exerceram essas três palavras de maneira, que pudessem dar às pessoas a dignidade adequada  para ter uma vida confortável, com a dignidade necessária para o ser humano.  O mais importante é dizer, que a Educação Fiscal passa por esses princípios. O princípio da cidadania é no sentido de que, compreendendo a necessidade do pagamento de tributos, da devida cobrança, mas também da forma correta com que a Lei Tributária é estruturada. Por exemplo, aqui no Brasil, nós temos um Sistema Regressivo. A regressividade é quando ...