Pular para o conteúdo principal

Barão de Aratanha lança candidatos do Partido Católico em Fortaleza há 130 anos

Confira o 23 de agosto na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:

  • 1890 - O Partido Católico, organizado no Rio de Janeiro, lança manifesto em Fortaleza, assinado pelo filantropo José Francisco da Silva Albano-Barão de Aratanha (foto) entre outros, indicando os candidatos locais, o que confirma a existência da seção local há 130 anos.
  • 1931 - Instala-se, solenemente, no Theatro José de Alencar (TJA), a Legião Cearense do Trabalho (LCT), inspirada nas ideias do tenente Severino Sombra de Albuquerque, formada por 22 associações de classe. A LCT sob a direção do tenente Severino Sombra de Albuquerque, tinha, entre outros, tenente Jeová Mota, José Bonifácio de Sousa, Ubirajara Índio do Ceará, Hugo Victor de Guimarães e Silva, Manuel dos Santos e padre Helder Pessoa Câmara.
  • 1938 - O Governo Federal transfere o Colégio Militar de Fortaleza, para jurisdição do Ministério da Educação, passando o estabelecimento a denominar-se Colégio Floriano.
  • 1940 - À noite, a pianista de fama mundial Magda Tagliaferro dá recital no Theatro José de Alencar (TJA), promoção da Sociedade de Cultura Artística.
  • 1942 - Termina o Campeonato Cearense de Futebol de 1942, o primeiro promovido pela Federação Cearense de Desportos (FCD), com a partida realizada entre as equipes do Ceará Sporting Club e do Ferroviário Atlético Cearense, também a primeira vez que é realizada no novo Estádio Municipal (que depois seria o Estádio Presidente Vargas), ocasião em que o alvinegro derrota o coral pela contagem de 5x1, sagrando-se Bicampeão. O Campeonato iria ainda até o dia 30 para cumprimento de tabela.
  • 1946 - Morre, no Rio de Janeiro, Enéas Carneiro, antigo delegado fiscal em Fortaleza.
  • 1950 - Chega a Fortaleza, em campanha eleitoral, o ex-presidente Getúlio Vargas acompanhado de comitiva.
  • 1953 - Cria-se a Paróquia Oriental de Nossa Senhora do Monte Líbano, do rito Melquita a fim de prestar assistência religiosa à colônia sírio-libanesa de Fortaleza. A sede é na Igreja de São Pedro na Praia de Iracema e o vigário é o monsenhor Paulo Kalas.
  • 1962 - Assume a direção da Rede de Viação Cearense (RVC) o engenheiro José Walter Barbosa Cavalcante, que substitui e engenheiro Auri Sampaio.
  • 1965 - Morre, no Rio de Janeiro, o desembargador João Damasceno Fontenele, ex-presidente do Tribunal de Justiça, cearense de Viçosa do Ceará nascido a 20 de maio de 1883.
  • 1970 - Inicia-se a XXXII Semana Eucarística de Fortaleza no Santuário da Adoração Perpétua (Igreja de São Benedito).
  • 1972 - Recebem a Medalha da Abolição, três personalidades do mundo político do Ceará: Almir Santos Pinto, Franklin Gondim Chaves e Manoel de Castro Filho.
  • 1973 - Pelo Decreto 4.103 são criadas as Escola de 1º Grau Antônio Diogo de Siqueira, na Rua Anselmo Nogueira, 665, no Bom Sucesso e a Escola de 1º Grau Quintino Cunha, na Rua Maria Clara, 1269, no Quintino Cunha.
  • 1976 - Repercute em Fortaleza, como em todo o País, a morte em acidente de carro, do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira em Engenheiro Passos, Rio de Janeiro.
  • 1984 - Detectado, no Banco do Estado do Ceará (BEC), grande descalabro administrativo envolvendo grandes quantias em dinheiro. O governador Luís Gonzaga da Fonseca Mota “Totó” determina, no dia seguinte, instauração de inquérito.
  • 1985 - Posse, no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, de Carlos Mauro Cabral Benevides.
  • 1987 - Inaugurada a nova sede da Igreja Messiânica Mundial do Brasil, na Casa de Difusão de Fortaleza, na Rua Dona Leopoldina, 564.
  • 1999 - Morre, em Brasília, o jornalista Esaú Afonso de Carvalho, que atuou na imprensa do Rio de Janeiro e de Brasília. Amante também da Música, foi um dos fundadores da Orquestra Sinfônica de Brasília. Nascera em Fortaleza a cinco de junho de 1922.
  • 2000 - Muda-se, de sala no Palácio da Justiça no Cambeba para novo prédio construído em terreno doado pelo Estado, na Avenida Santos Dumont, 1425, local da antiga sede da Cohab, o Tribunal do Povo, sendo naquele dia apresentado à imprensa.
  • 2007 - Assume a Cadeira 2 da Academia Cearense de Retórica (Acere), patroneada por Alcides Carneiro, o escritor e bibliófilo José Augusto Bezerra, sendo recepcionado pelo presidente do Silogeu, Maurício Cabral Benevides. A solenidade foi na sede da Academia Cearense de Letras (ACL), na Rua do Rosário, 1.
  • 2013 - Assume, às 19 horas, cadeira no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, na Rua Barão do Rio Branco, 1594, na Praça do Carmo, Osmar Maia Diógenes, sendo saudado pelo sócio efetivo José Augusto Bezerra.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…