Pular para o conteúdo principal

Há 29 anos morria cineasta Eusélio Oliveira

Confira o Arquivo Nirez para 26 de setembro na História de Fortaleza:
  • 1836 - A Lei nº 58, sancionada pelo presidente, padre José Martiniano Pereira de Alencar (Senador Alencar), cria a - Tesouraria Provincial.
  • 1891 - Valdemiro Moreira, que vinha respondendo interinamente pela Secretaria da Fazenda, é nomeado titular.
  • 1923 - Morre, repentinamente, vítima de colapso cardíaco, em Caucaia, às 11 horas, aos 40 anos incompletos, o Chefe de Polícia do Estado, Abílio Martins, cearense de Ipu nascido em 21 de novembro de 1883, ex-deputado estadual que também era poeta e humorista. Hoje é nome de rua em Fortaleza. Substituiu-o interinamente o jornalista José de Carvalho Lima até a nomeação de novo Chefe.
  • 1925 - Funda-se, na Rua Floriano Peixoto, 272 (antigo), a Foto Brasil, do russo Benjamin Angert. Sua instalação deu-se no dia 26. Depois foi casa vendedora de artigos fotográficos, na Rua Guilherme Rocha, 180, com o nome de Estabelecimentos Angert.
  • 1925 - Assume o cargo de Capitão dos Portos do Ceará o capitão de corveta João Soares de Pinna, substituindo o interino capitão-tenente Leonel de Magalhães Bastos.
  • 1928 - O Presidente do Estado, José Carlos da Matos Peixoto, sanciona a Lei nº 2.606, que cria a Imprensa Oficial do Estado, com a incumbência de editar o Diário Oficial, entre outras coisas, mas ficou só no papel.
  • 1936 - O prefeito Raimundo de Alencar Araripe assina lei municipal que dá a denominação de Rua João Sorongo, a uma das vias públicas do lugar Barreiros (hoje Jardim América).
  • 1936 - Está em Fortaleza, a cantora de rádio Florinda Grandino de Oliveira (Linda Batista), que faz apresentação no Theatro José de Alencar e no Ceará Rádio Clube - PRE-9.
  • 1941 - Primeiro jogo noturno no Estádio Municipal, com a inauguração dos refletores, no jogo entre Tramways do Recife e o Tramways local. Será que por ser inauguração dos refletores, com luz fornecida pela Light, foi que se confrontaram os dois Tramways? O escore foi 7x2, para os pernambucanos.
  • 1954 - A Legião Brasileira de Assistência-LBA no Ceará tem novo presidente, o comerciante e líder classista Clóvis Arrais Maia.
  • 1955 - Instalada em Fortaleza a Liga de Defesa da Legalidade, dirigida por Sobral Pinto, escritor Tristão de Athaíde e Hamílton Nogueira. Na ocasião, falaram os deputados Wilson Roriz, pelo PSD; José Pontes Neto, pelo PSP; Péricles Moreira da Rocha, pelo PR; Luís Bezerra da Costa. pelo PTB; Waldery Magalhães Uchoa (Waldery Uchoa), pela UDN; e Alfredo Pires, presidente do MNPT.
  • 1960 - Em Fortaleza, para uma permanência de três dias, convidados pela Universidade Federal do Ceará - UFC o filósofo Jean-Paul Sartre e sua esposa Simone de Beauvoir, sendo recepcionados à noite na Reitoria da UFC com a presença da intelectualidade cearense.
  • 1964 - Inicia suas atividades a Saronord S. A. Roupas do Nordeste, empresa constituída em 13 de novembro de 1963, com fábrica na Avenida Osório de Paiva, 395, na Parangaba.
  • 1967 - Aparece o primeiro número da revista Aspectos, da Secretaria de Cultura do Ceará.
  • 1970 - Pela primeira vez a cidade de Fortaleza é dirigida por uma mulher. Com a viagem do prefeito José Walter Barbosa Cavalcante ao Rio de Janeiro, assume a Prefeitura Municipal de Fortaleza, a vereadora Maria Mirtes Lopes Campos (Mirtes Campos), Presidente da Câmara Municipal.
  • 1973 - Instalado o III Seminário Nacional de Economistas Profissionais no auditório da Faculdade de Direito.
  • 1974 - Inauguração da nova sede da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará, na Avenida Visconde do Rio Branco nº 2198 (Federação dos Trabalhadores Rurais)
  • 1974 - A Assembleia Legislativa do Ceará outorga o título de Cidadão Cearense ao irmão Urbano Gonzales, da Congregação dos Irmãos Maristas, que há mais de 25 anos reside em Fortaleza, onde exerce suas atividades de professor no Colégio Cearense Sagrado Coração. A iniciativa partiu do deputado Carlos Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides), que ao tempo de estudante foi aluno daquele estabelecimento marista. Irmão Urbano, 72 anos, nasceu em Leon, na Espanha. Em 1918, tomou o hábito de Irmão Marista. Após um ano de noviciado, optou pela vida missionária escolhendo o Brasil como sua pátria, onde chegou em dezembro de 1919, desembarcando no Recife. Em 1935, foi para a Itália, a fim de fazer um curso de aperfeiçoamento. De Roma veio para Fortaleza, para o Colégio Cearense onde foi professor, secretário e diretor. Entre seus inúmeros alunos, podemos citar o governador César Cals de Oliveira Filho o ex-vice-governador Humberto Bezerra de Menezes o deputado José Adauto Bezerra de Menezes e o deputado José Mauro Cabral Benevides (Mauro Benevides).
  • 1975 - O Diário Oficial do Município 5753 publica a Lei 4558, concedendo o Título Honorífico de Cidadão de Fortaleza, ao Padre José Arimatéia Antunes Diniz (José Arimatéia Diniz), natural de Cascavel, proposto pelo vereador Luiz Ângelo.
  • 1977 - Aberto, pelo governador José Adauto Bezerra de Menezes, o XXXIV Congresso Brasileiro de Dermatologia Sanitária, no Centro de Convenções.
  • 1980 - O Troféu Sereia de Ouro, distribuído anualmente pelo Sistema Verdes Mares a quatro personalidades, é entregue ao industrial Jaime Tomás de Aquino (Jaime Aquino), ao deputado José Adauto Bezerra de Menezes, ao médico José Pontes Neto e ao ator humorista Antônio Renato Aragão, em festa e jantar solenes no Ideal Clube. O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo neste ano sua décima entrega.
  • 1986 - Em festa e jantar no Ideal Clube, é entregue o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, a atriz Florinda Soares Bulcão (Florinda Bolkan), jornalista e radialista Paulo Cabral de Araújo, ministro Vicente Cavalcante Fialho (Vicente Fialho) e o professor Djacir de Lima Menezes (Djacir Menezes). O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, e neste ano completou 16 anos de entregas.
  • 1991 - Pela manhã é assassinado o cineasta Eusélio Oliveira, diretor da Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará-UFC, na esquina da Avenida Heráclito Graça com Rua Gonçalves Ledo, em frente a uma banca de revistas do assassino, sargento reformado da Marinha, Luís Rufino, após discussão por motivos banais. Eusélio nascera em Fortaleza a três de janeiro de 1933. Era bacharel em Direito. Participou do movimento concretista em 1957. O filho de Eusélio, Wolney Oliveira escreveu em 13 de agosto de 2017: "Eusélio Oliveira, meu pai e meu primeiro professor de cinema. Grande pai, amigo, conselheiro que sempre esteve ao meu lado. Dedico a 27ª Edição do Cine Ceará para você que criou em 1991 o Video Mostra Fortaleza . Plantou a semente que se multiplicou em um conjunto de ações que colocam hoje o audiovisual cearense consolidado no Ceará, no Brasil e com projeção internacional. Que os Deuses do Cinema te iluminem e protejam sempre, muito obrigado por tudo meu amigo, te amo meu pai, uma saudade danada de tu".
  • 1992 - Inaugurado no bairro Dias Macedo, na Rua 3, 88, no Residencial Napoleão Viana, o Centro Integrado de Educação e Saúde Professor João Hipólito de Azevedo e Sá.
  • 1997 - Em festa e jantar solenes no Ideal Clube é entregue o Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, ao monsenhor André Viana Camurça (André Camurça), ao desembargador Francisco César Asfor Rocha (César Rocha), ao maestro José Maria Florêncio Júnior e ao senador Lúcio Gonçalo de Alcântara (Lúcio Alcântara). O Troféu Sereia de Ouro foi criado por Edson Queiroz, sendo neste ano sua 27ª entrega.
  • 2002 - O governador Benedito Cleyton Veras Alcântara (Beni Veras) nomeia, a atual procuradora geral de Justiça, Maria do Perpétuo Socorro França Pinto, para continuar no cargo por mais dois anos. Ela foi a mais votada na lista tríplice, com 277 votos, contra 154 dados a procuradora Maria Iracema do Vale Holanda (Iracema Holanda) e 136 dados ao procurador Nicéforo Fernandes de Oliveira.
  • 2002 - No Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, sede da Academia Cearense de Letras-ACL, realiza-se, às 19h30min a posse da diretoria da Academia Fortalezense de Letras, presidida pelo advogado e jornalista Cid Sabóia de Carvalho (Cid Carvalho), tendo na vice-presidência Matusahila Santiago e secretário geral José Luís Araújo Lira . O presidente da ACL, Artur Eduardo Benevides é o presidente de honra da nova Academia.
  • 2003 - Entrega do Troféu Sereia de Ouro do Sistema Verdes Mares acontece em festa e jantar no Ideal Clube com início às 21 horas. Os contemplados neste ano são o teatrólogo Aderbal Freire Filho (Aderbal Júnior), o professor José de Abreu Matos, o embaixador Helder Martins de Moraes e o empresário Humberto Bezerra.
  • 2006 - A direção do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza - Sindilojas outorga a Comenda Edson Queiroz 2006 ao secretário estadual de Turismo, Allan Aguiar, e ao empresário Aroldo Girão, proprietário das Casas Girão. A solenidade marca o 73º aniversário do Sindicato e acontece no Theatro José de Alencar (TJA), contando com a presença da presidente do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz.
  • 2008 - Toma posse, em solenidade na sede da ACL, no Palácio da Luz, na Rua do Rosário, 1, como novo presidente da Academia Fortalezense de Letras-AFL, o escritor João Soares Neto, que substitui o professor Ednilo Gomes Soárez. A sua eleição ocorreu no dia 17 e ele presidirá a casa durante o biênio 2008-2010. O novo vice-presidente é o empresário José Newton Lopes de Freitas (Newton Freitas).
  • 2014 - Acontece a solenidade de outorga do Troféu Sereia de Ouro, do Sistema Verdes Mares, às 21 horas no Theatro José de Alencar, conferido este ano ao empresário Roberto Proença de Macedo, ao jurista Hugo de Brito Machado, à médica Glaura Férrer Dias Martins e ao senhor José Ramos Torres de Melo Filho.
  • 2016 - O jornalista José Rangel Araújo Cavalcante (Rangel Cavalcante) morre, em Brasília. Estava internado há uma semana e enfrentava tratamento contra um câncer de próstata. Rangel morava no Distrito Federal desde o início dos anos 1970, onde atuou como repórter nos jornais Correio Braziliense e Jornal do Brasil. O jornalista, natural de Independência, também foi assessor de imprensa do Ministério da Irrigação ainda na década de 1980 e atuou na equipe de comunicação do governador Virgílio Távora. Atualmente, era colunista do jornal Diário do Nordeste e do site Política Real. Seu corpo é cremado em Brasília.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".