Pular para o conteúdo principal

Há 65 anos Plínio Salgado visitava Fortaleza

Eis o 11 de setembro na História de Fortaleza, segundo o Arquivo Nirez:
  • 1848 - Assume o cargo de Chefe de Polícia o coronel Joaquim Mendes da Cruz Guimarães, aracatiense chefe da Guarda Nacional de Fortaleza, que logo passa o cargo, dois dias depois para o juiz de direito Antônio José Machado.
  • 1873 - Francisco de Assis Oliveira Maciel deixa o governo, assumindo o vice, coronel Joaquim da Cunha Freire.
  • 1907 - A Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará muda de comandante, quando entra o capitão de corveta Alberto Carlos da Cunha, em substituição ao também capitão de corveta Augusto Heleno Pereira.
  • 1910 - Funda-se em Fortaleza a sociedade dançante Clube Caixeiral, com a diretoria formada por: Presidente - José Barreto; Vice - Antônio Uchoa Mourão; 1º Secretário - Antônio Rolim; 2º Secretário - Gustavo Augusto da Frota Braga (Gustavo Braga); Tesoureiro - Estêvão Mosca de Carvalho; Adjunto de Tesoureiro - Raimundo Janja de Magalhães (Raimundo Magalhães); tendo como diretores: Emílio Sá, Pedro Façanha de Sá, Joaquim Vieira Sobrinho, José Aureliano de Holanda, Lourenço Sá, Pedro Façanha de Sá, Joaquim Vieira Sobrinho, José Aureliano de Holanda e Isac Rodrigues Barros.
  • 1922 - Morre, no Rio de Janeiro, aos 71 anos de idade, o abolicionista, médico, ex-governador e ex-senador Pedro Augusto Borges (Pedro Borges), cearense de Fortaleza nascido em 29 de abril de 1851. Hoje é nome de rua que se inicia na Rua Sena Madureira e termina na Rua Major Facundo na Praça do Ferreira, no coração de Fortaleza, continuação da Rua do Pocinho.
  • 1938 - Realiza-se a última missa na Catedral Metropolitana de Fortaleza (Igreja de São José), sendo transferida a imagem de São José para a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, para ser dado início a sua demolição. No ano seguinte, é lançada a pedra fundamental para construção da atual.
  • 1942 - Partiram de caminhão, para Natal, RN, a fim de se incorporarem ao 16º Regimento de Infantaria, os reservistas não incorporados aos 23º e 29º Batalhão de Caçadores. Comandava-os, o tenente Ednardo Rodrigues Weyne (Ednardo Weyne).
  • 1943 - Inaugura-se, às 17 horas, na Rua Floriano Peixoto, 473, a Casa Belo Horizonte, de propriedade de Luís Gabriel.
  • 1948 - Inaugura-se, em Messejana, mais uma casa de espetáculos, de propriedade de Júlio Ventura, o Cine Messejana, na Rua Pedro Alencar Pinto, 224, com a presença do governador do Estado, Desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa.
  • 1949 - Morre, em Fortaleza, aos 63 anos de idade, o monsenhor Luís de Carvalho Rocha (Monsenhor Luís Rocha), cura da Catedral Metropolitana e sacerdote estimado nos meios sociais e religiosos de Fortaleza. Nascera em Sobral em 22 de abril de 1886. É hoje nome de rua no Centro de Fortaleza.
  • 1951 - Morre, em Fortaleza, aos 77 anos de idade, em sua residência, na Rua Senador Pompeu, 1533, o antigo comerciante e funcionário aposentado dos Correios e Telégrafos, João Mac-Dowell Guerreiro Lopes, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era formado em 1912 em Ciências Jurídicas e Sociais. Nascera a três de setembro de 1874 em Fortaleza.
  • 1955 - Em Fortaleza o líder integralista Plínio Salgado, para trabalhar em prol de sua campanha política como candidato à Presidência da República.
  • 1972 - Morre em Fortaleza o promotor de Justiça de Maranguape Valdemar da Silva Pinho (Valdemar Pinho). É hoje nome de rua no Bairro de Fátima em Fortaleza. Nascera a 15 de julho de 1928 em Fortaleza.
  • 1973 - Jacques Klein , cearense de Aracati, pianista consagrado internacionalmente, recebe das mãos do governador César Cals de Oliveira Filho a Medalha da Abolição.
  • 1975 - Morto, nas dependências da Polícia Federal (PF) onde se encontrava preso, Pedro Jerônimo de Souza (Pedro de Sousa), aos 63 anos de idade. Para livrarem-se da acusação de assassinato, enforcaram o cadáver para simular suicídio e depois levaram o corpo para a Polícia Central, na Praça dos Voluntários. O assassino seria o tenente Horácio Gondim, da Polícia Militar do Ceará. Nascera na localidade de Mutamba, Icapui, CE, em 30 de junho de 1912. O crime ficou impune.
  • 1980 - Desembarca em Fortaleza o general Antônio da Silva Campos, novo comandante da 10ª Região Militar.
  • 1984 - Caso inédito no Ceará, casam-se Jadir Jucá e Nutreia Hollidea Garcia, Rei e Rainha do carnaval cearense de 1984.
  • 1985 - A antiga Praça da Igreja Matriz de Messejana, que se chamou Praça Conselheiro Tristão e depois foi Praça da Conceição, passa a denominar-se Praça Vereador José Barros de Alencar. O vereador bem que merece o seu nome em uma praça, mas não aquela, que desde tempos imemoriais era dedicada ao Conselheiro Tristão de Alencar Araripe.
  • 1993 - Deixa a direção da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), o engenheiro Francisco César Pierre Lima Barreto.
  • 2001 - Fortaleza, como todo o mundo, é surpreendida, com ato terrorista ocorrido em Nova Iorque, quando aviões sequestrados são projetados sobre as torres gêmeas do World Trade Center provocando o desabamento das mesmas enquanto outros caem, um sobre o Pentágono e outro é abatido. As torres do World Center eram o mais alto ponto de Nova Iorque, com 417 metros de altura e 110 andares.
  • 2002 - Incêndio criminoso destrói mais de 50 barracos na Vila Cazumba, no Conjunto Tancredo Neves, pela manhã. Ninguém sai ferido. O acusado do crime, o pintor Sandro Michel Lima Pereira, é preso por policiais militares e autuado em flagrante na Delegacia do 13º Distrito Policial (Cidade dos Funcionários).
  • 2003 - Morre em Fortaleza, o professor e ex-deputado estadual Raimundo Aristides Ribeiro, cearense de Reriutaba nascido a 12 de março de 1912. Era membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico).
  • 2008 - A Academia Cearense de Letras (ACL) realiza a solenidade de outorga da Medalha Thomaz Pompeu aos acadêmicos decanos Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro) e Artur Eduardo Benevides, com saudação proferida por Pedro Paulo Montenegro.
  • 2008 - A Academia Cearense de Letras realiza a solenidade de outorga da Medalha Thomaz Pompeu aos acadêmicos decanos Abelardo Fernando Montenegro (Abelardo Montenegro) e Artur Eduardo Benevides, com saudação proferida por Pedro Paulo Montenegro.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…