Pular para o conteúdo principal



Acompanhe o lançamento do Anuário do Ceará 2020-2021

Tudo pronto para o lançamento do Anuário do Ceará 2020-2021. Referência no Estado, o material traz informações econômicas, políticas, sociais, geográficas e culturais, apresentando infográficos, textos, mapas, tabelas, fotos e ilustrações.



Lançamento ocorrerá nesta segunda-feira (21), às 17h30 através de uma Live pelos canais de O Povo e da Fundação Demócrito Rocha (FDR) com a:

  • Presidente do O Povo, Luciana Dummar.
  • Editor-geral do Anuário do Ceará Jocélio Leal.
  • Governador do Ceará, Camilo Santana (PT).
  • Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).
  • Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante.
  • Presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador Washington Araújo.

680 Páginas - Dividida em 13 capítulos e 680 Páginas, a publicação é a mais antiga em circulação no Estado, com cerca de 150 anos. O rigor na apuração, a atualização constante e a credibilidade fazem do Anuário uma fonte obrigatória para estudantes e profissionais de todas as áreas.

A publicação tem como:
  • Editor-geral o jornalista Jocélio Leal.
  • Editora-executiva a jornalista Joelma Leal.
  • Repórteres Alex Ferreira, Camila Gadelha, Cristina Brito, Lucas Casemiro e Evandilson Costa apuraram o conteúdo que o leitor vai encontrar no Anuário do Ceará 2020-2021.
  • O capítulo especial é assinado pela jornalista Luciana Castro.
  • Revisão e a Checagem são do jornalista Soriel Leiros.
Um dos conteúdos exclusivos é o tradicional ranking dos mais influentes na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) e da bancada cearense em Brasília.

Nesta edição, há uma homenagem especial aos 70 anos da Fiec, sem deixar de lado a Pandemia, que modificou a rotina, os planos e a vida de todos.

Sequência dos capítulos:
  1. Índice Comparativo de Gestão Municipal-ICGM.
  2. Guia das Cidades.
  3. Fortaleza.
  4. Administração do Ceará.
  5. Governo Federal no Ceará.
  6. Infraestrutura.
  7. Economia do Ceará.
  8. Legislativo.
  9. Judiciário, Ministério Público e Tribunais de Contas.
  10. Ceará Universitário.
  11. Ceará da Cultura.
  12. Anuário Datafolha Top Of Mind.
  13. 70 anos da Fiec: uma efeméride na Pandemia.
Confira destaques do Anuário do Ceará 2020-2021:

Programas e Podcasts - Até 16 de outubro, os telespectadores podem conferir na TV O Povo, às 17 horas, o Anuário Especial. São 22 programas, trazendo convidados e temas que compõem a publicação e o site, além dos podcasts disponíveis Deezer, Spotify, Apple. Os especiais estarão disponíveis no YouTube da TV O Povo e no site do Anuário. O deputado federal Mauro Filho, o empresário José Aírton Boris, a defensora pública geral Elisabeth Chagas e o empresário Jorge Pinheiro são alguns dos entrevistados.

Anuário Datafolha Top of Mind - As marcas mais lembradas por consumidores cearenses, em diferentes segmentos da atividade econômica, são reveladas na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. O levantamento existe desde 2002 e após o intervalo recente em sua publicação, volta para uma nova série. No total, são 21 categorias, incluindo a top do top. Saúde, serviço, educação, comunicação, varejo e alimentos & bebidas são os segmentos pesquisados.
ICGM – pelo terceiro ano consecutivo, os leitores conferem o resultado do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM) – Anuário do Ceará-Ipece, elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Trata-se de uma nova Era estabelecida na história do Ceará. Emergem critérios técnicos na medição das gestões dos 184 municípios cearenses. O material abre o Anuário do Ceará.

Capítulo Especial - O capítulo especial do Anuário do Ceará 2020-2021 percorre a História da Indústria no Estado e da Fiec, que este ano chega aos 70 anos de fundação. Além da efeméride, a publicação foca no que o Ano da Pandemia (2020) mostrou sobre o setor secundário no Ceará.

Projeto Gráfico – O Projeto Gráfico, assinado por Amauricio Cortez, promove a mobilização social para a construção de grandes obras. Sob o traço do ilustrador Karlson Gracie, as páginas que abrem os capítulos trazem, tal qual o imaginário de “As viagens de Gulliver”, grupos de pessoas reconstruindo os principais ícones industriais do Ceará, que sugerem a capacidade humana e a retomada industrial do Estado. O uso da Infografia, desenvolvida por Luciana Pimenta, facilita o acesso a determinadas informações mais complexas, inovando e enriquecendo ainda mais esta edição. A Indústria é também sugerida na laminação metalizada na capa, nos grids e formas hexagonais aplicadas ao conteúdo. Além disso, foram produzidas quatro cintas com cores diferentes.

Análises – esta edição conta com um conteúdo analítico com o reforço técnico do consultor econômico Célio Fernando Melo e de um time de analistas da BFA. Eles agregam leitura crítica aos capítulos Fortaleza, Administração do Ceará e Economia do Ceará. Célio Melo abre com um ensaio intitulado “Da lagarta ao bater de asas da borboleta, a mudança de época 4.0: a transformação da Indústria Cearense em 2021”.


Todo o conteúdo da versão impressa pode ser conferido no www.anuariodoceara.com.br , onde é possível conferir o conteúdo completo, além de conteúdo extra e a possibilidade de cruzar informações por meio de big data.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...