Pular para o conteúdo principal

Plantão Gramatical festeja 40 anos

Confira o oito de setembro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:
  • 1813 - Inaugurado, com grande festa, o primeiro chafariz de Fortaleza, na Rua do Chafariz, na gestão de Manuel Ignácio de Sampaio e Pina (Governador Sampaio). O local hoje fica na Rua José Avelino, 8.
  • 1865 - Fundada, quando era diretor da Instrução o monsenhor Hipólito Gomes Brasil, a Biblioteca Provincial do Ceará (Biblioteca Pública), que seria inaugurada em 25 de março de 1867.
  • 1902 - Publicado, em Fortaleza, o jornal O Pão dos Pobres, órgão católico da Sociedade de São Vicente, com a finalidade de suprir a caixa da Sociedade. À sua frente estava José Martins F. de Vasconcelos.
  • 1904 - Sai às ruas em Fortaleza, o jornalzinho 'A Catita'.
  • 1905 - Fundado, em Fortaleza, a Sociedade Protetora Vicentina.
  • 1912 - Inaugurado, na Rua Major Facundo, o Bar Vitória, de propriedade de Homero Barbosa Lima & Companhia.
  • 1917 - Assume a Presidência da República, interinamente, por viagem de Wenceslau Brás Pereira Gomes, o vice-presidente Urbano dos Santos Costa Araújo.
  • 1921 - Morre, em Redenção, o escritor e padre Francisco Valdivino Nogueira (Padre Valdivino), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras (ACL), foi vigário em várias localidades. Era cearense de Limoeiro do Norte onde nascera em 24 de abril de 1866. Hoje é nome de rua na Aldeota e Joaquim Távora, em Fortaleza.
  • 1922 - Data da instalação solene da ACL, no Salão de Honra do Clube Iracema no Palacete Ceará, presidida por Justiniano de Serpa, intelectual que ocupava na época a Presidência do Ceará.
  • 1933 - Morre, em Fortaleza, o coronel Antônio Tibúrcio da Frota. Hoje é patrono de Rua no São João do Tauape.
  • 1936 - Inaugurado o Edifício Parente, abrigando a Casa Parente, na esquina da Rua Barão do rio Branco e Rua Guilherme Rocha, prédio projetado e construído pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, no estilo Art-Déco, conforme informa o arquiteto José Liberal de Castro. Na festa de inauguração, usaram da palavra Inácio Parente e o prefeito Raimundo de Alencar Araripe.
  • 1941 - O padre Pedro Perdigão Sampaio benze, na Praia de Iracema, a Jangada São Pedro, que irá fazer o raide Fortaleza-Rio de Janeiro. Foi madrinha Mariinha Holanda.
  • 1950 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel do Exército, Francisco Mascarenhas França, substituindo o coronel PM, Abelardo Rodrigues de Sousa.
  • 1951 - Em Fortaleza a soprano e artista cinematográfica alemã Erna Sack, que dá recital do Teatro José de Alencar.
  • 1955 - Entra no ar, pela primeira vez, o Programa Irapuan Lima, comandado pelo radialista Irapuan Lima, na Rádio Iracema de Fortaleza AM 1.300.
  • 1958 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, onde estava em tratamento de Saúde, vítima de complicações após cirurgia, o comerciante Júlio Ventura, um dos pioneiros do bairro Aldeota. Nascera em Cedrim do Vouga, Portugal, em 15  de maio de 1898, vindo para o Brasil desembarcando no Rio de Janeiro e de lá vindo para o Ceará aqui chegando em 1931, adquirindo um sítio no local onde hoje cruzam a Avenida Barão de Studart e a Rua João Carvalho. Fundou ali o Cine Ventura, construiu a Vila Ventura e foi pioneiro no uso de pré moldados para construção de muros. No centro da cidade foi sócio da loja Rosa dos Alpes, construiu o Edifício Ventura e o Edifício Palmeira. É sepultado no Cemitério de São João Batista em Fortaleza.
  • 1963 - Reinaugurado o Estádio Presidente Vargas ampliado que foi de 12 mil para 35 mil lugares. Em 1997, com colocação de novos assentos, sua capacidade foi diminuída para 20 mil lugares.
  • 1967 - Morre, no Hospital de Beneficência Portuguesa, em São Paulo, quando se submetia a uma operação no coração, aos 49 anos de idade, o advogado, professor e jornalista Ari de Sá Cavalcante, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). É hoje nome de praça em Fortaleza, na Parquelândia. Era cearense de Jucás nascido a 26 de agosto de 1918.
  • 1967 - Ordenado arcebispo metropolitano de Fortaleza por dom José de Medeiros Delgado, Carlos Pimentel Quixadá, um dos poucos sacerdotes católicos que conseguiram a ordenação depois de viúvo. Padre Carlos Quixadá residiu durante muito tempo em Mondubim. 
  • 1974 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), o violonista, compositor e professor Francisco de Miranda Golignac, em sua residência, na Rua Redenção, 35 - Benfica.
  • 1980 - Fundado em Fortaleza, pelo professor Sildácio Matos Rocha o Plantão Gramatical. Atualmente é mantido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) através do O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), atendendo pelo telefone (85) 3225-1979. Faz nesta terça (8), 40 anos de criação.
  • 1982 - Recebe o título honorífico de Cidadão de Fortaleza, no Plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o cientista Melquíades Pinto Paiva, natural de Lavras da Mangabeira.
  • 1994 - Assume o Governo do Ceará, o magistrado Adalberto Barros Leal, em substituição a Ciro Ferreira Gomes, que foi nomeado ministro da Fazenda. O vice Lucio Alcântara era candidato a senador.
  • 2000 - Presos do Instituto Penal Paulo Sarasate após um acerto de contas entre duas facções, rebelam-se e destroem todo o presídio, resultando um morto e 11 feridos.
  • 2000 - Morre, em Fortaleza, aos 86 anos de idade, o advogado, político e jornalista Lauro Maciel Severiano, que pertenceu à Ação Integralista Brasileira. Nascera em Baturité a nove de janeiro de 1914.
  • 2003 - Morre, pela manhã, o vereador Antônio Augusto Gonçalves (PDT), médico do serviço público estadual. Há seis meses, ele vinha aguardando um transplante de fígado na UTI do Hospital São Mateus, onde estava sendo mantido vivo apenas pela utilização de aparelhos. O diagnóstico apresentado era de falência progressiva dos órgãos. O corpo do vereador foi velado durante a noite no prédio da CMFor. Às sete horas da manhã foi sepultado no Cemitério Parque da Paz após missa de corpo presente. As córneas do vereador Augusto Gonçalves foram doadas.
  • 2008 - Por volta das 17h30, o empresário Vicente Derivan Cruz de Araújo, 53 anos, dono da Gráfica Status, é morto a tiros quando saía da sua empresa na Rua Liberato Barroso, 867, no Centro.
  • 2008 - Inaugurado, na Rua Padre Vadivino,1688, no Dionísio Torres, o Complexo Funerário Ethernus, ou simplesmente Funerária Ethernus, do Grupo Nobre.
  • 2018 - Morre, aos cem anos incompletos, a atriz de Teatro e Rádio de voz maviosa, Laura Santos. Iniciou como atriz em 1930, integrando o elenco do Grêmio Dramático Familiar, sob a direção de Carlos Câmara. Depois fez-se intérprete de dramaturgias radiofônicas e televisivas, tornando-se radioatriz da nossa primeira emissora de rádio, a Ceará Rádio Clube e teleatriz da nossa primeira emissora de televisão, a TV Ceará, na qual protagonizou com Emiliano Queiroz a primeira Telenovela Cearense , Poeira Vermelha, escrita e dirigida por Guilherme Neto. Laura Santos nascera em Fortaleza, em 29 de setembro de 1918.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…

Postagens mais visitadas deste blog

Vapt Vupt inicia agendamento online para emissão de RG

A partir de segunda-feira, 5, as unidades do Vapt Vupt do Estado terão disponíveis o agendamento eletrônico – pela internet – para emissão de 1ª e 2ª via do documento de identidade. O procedimento é feito pela internet e estará disponível para as unidades de Fortaleza (Antonio Bezerra e Messejana) e do interior (Sobral e Juazeiro do Norte).

Pelo endereço http://vaptvupt.sejus.ce.gov.br/agendamento, o cidadão poderá, passo a passo, agendar um horário em qualquer um dos Vapt Vupt. O acesso também é possível por meio do celular. Primeiro, ele escolhe a unidade em que quer ser atendido, em seguida indica se quer tirar a primeira ou a segunda via da carteira de identidade. No momento do agendamento, o usuário é informado sobre os documentos necessários para cada tipo de emissão.

Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, a modalidade de agendamento virtual trará mais celeridade ao atendimento. “A Sejus pretende, além de diminuir as filas nas unidades do Vapt Vupt, trazer tranquil…

Morre professor Fernando Luiz Pinheiro Landim

"É com grande pesar que informamos o falecimento do NOSSO GRANDE AMIGO PROFESSOR LANDIM, um dos fundadores do Curso de Educação Física Estácio/FIC. Atualmente como professor do Curso de Educação Física Estácio Centro Ceará, onde deixou seus ensinamentos com grande contribuição para formação seus ALUNOS, pelo amor e dedicação a profissão, e exemplo de CIDADÃO. LANDIM, o GRANDE DESBRAVADOR dos Esportes de Aventura no Ceará, deixara seu legado e saudades para os que tiveram o prazer de sua convivência. Nossos sinceros sentimentos e saudades", informa a coordenadora do Curso de Educação Física do Campus Centro da Estácio do Ceará, professora Aldeísa Gadelha.


Trabalhei com o professor Fernando Luiz Pinheiro Landim no Centro Universitário Estácio do Ceará nos campus Via Corpvs e Centro. Era um professor aplicativo as causas do Esporte. Calmo, brando, mas de ensinamentos certeiros para uma vida saudável. Conversamos bastante sobre tudo, mas principalmente Sociologia, Filosofia, Educ…

Morre jornalista Hilton Oliveira

Morreu neste domingo (13) o jornalista José Hilton Meireles de Oliveira. 

Conheci Hilton Oliveira nas redações de O Povo e Tribuna do Ceará. Lembro que viajamos juntos para Brasília, onde no Ministério da Saúde, recebemos o Prêmio de Jornalismo Municipalização da Saúde, na época do presidente Fernando Collor de Mello e do ministro Alceny Guerra.



O Hilton Oliveira também passou muito tempo na Redação da TV Educativa, depois TV Ceará Canal 5; e na Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo do Ceará.

Foi um repórter de mão cheia em todas áreas que abraçou, desde a crônica policial a esportiva. Lembro ainda de uma cobertura policial que ele fez brilhantemente para O Povo da invasão da Policia na Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) numa greve de estudantes.

Velório - O velório de Hilton Oliveira será restrito aos familiares na manhã desta segunda-feira (14), seguido de sepultamento, no Cemitério Jardim Metropolitano, no Eusébio

Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de H…

Vapt Vupt contará com serviço de Whatsapp para atendimento à população

A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de dezembro, as unidades do Vapt Vupt no Ceará contam com mais uma forma de atendimento ao cidadão que procura serviços como emissão de documento de identidade ou carteira de trabalho. É o Smartzap, ferramenta corporativa disponível na plataforma WhatsApp. Além de RG e CTPS, o app também informará sobre emissão de CPF e Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao adicionar o número (85) 98948-8600 na plataforma WhatsApp, as pessoas poderão pedir informações sobre documentação necessária para cada atendimento, sobre agendamento e pagamento de taxas. A ferramenta será totalmente automatizada, com respostas padrão para cada tipo de pergunta e informação.
Para Tadeu Lustosa, coordenador de Cidadania da Sejus, facilitará e tirará dúvidas sobre qualquer unidade Vapt Vupt. “É uma ferramenta de simples utilização, que facilita a vida do cidadão que precisa de informações sobre os nossos principais serviços. Inclusive por ser numa plataforma tão popular qu…

Morre artista Giordani Carvalho

Informa o vereador por Fortaleza, professor Evaldo Lima (PCdoB) a morte do artista Giordani Carvalho:



- Muito triste com o falecimento do amigo Giordani Carvalho, um cara que semeou amizades, apreço a Cultura, as causas progressistas, ao seu Leão (Fortaleza). A Cidade fica um pouco mais sem graça. Descanse em paz , meu amigo".

O corpo de Giordani Carvalho será sepultado nesta quinta-feira (24). Ele era cantor, compositor, teatrólogo e já estava aposentado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O Blog do Lauriberto traz a repercussão da morte de Giordani Carvalho:

Brennand De Sousa Bandeira - Terrível notícia neste fim de noite. Faleceu há pouco, Giodani Carvalho, amigo de tantos que compõe a tribo dos apaixonados por Boemia, Música e Teatro. Conheci-o em 1987 quando juntos compomos o grupo de Teatro Guadalupe, agremiação sediada no Bairro Carlito Pamplona e dirigida pelo saudoso Nilton Rodrigues, de quem Giordani era apadrinhado. Foram três anos de encontros dominicais div…