Pular para o conteúdo principal

Plantão Gramatical festeja 40 anos

Confira o oito de setembro na História de Fortaleza, conforme o Arquivo Nirez:
  • 1813 - Inaugurado, com grande festa, o primeiro chafariz de Fortaleza, na Rua do Chafariz, na gestão de Manuel Ignácio de Sampaio e Pina (Governador Sampaio). O local hoje fica na Rua José Avelino, 8.
  • 1865 - Fundada, quando era diretor da Instrução o monsenhor Hipólito Gomes Brasil, a Biblioteca Provincial do Ceará (Biblioteca Pública), que seria inaugurada em 25 de março de 1867.
  • 1902 - Publicado, em Fortaleza, o jornal O Pão dos Pobres, órgão católico da Sociedade de São Vicente, com a finalidade de suprir a caixa da Sociedade. À sua frente estava José Martins F. de Vasconcelos.
  • 1904 - Sai às ruas em Fortaleza, o jornalzinho 'A Catita'.
  • 1905 - Fundado, em Fortaleza, a Sociedade Protetora Vicentina.
  • 1912 - Inaugurado, na Rua Major Facundo, o Bar Vitória, de propriedade de Homero Barbosa Lima & Companhia.
  • 1917 - Assume a Presidência da República, interinamente, por viagem de Wenceslau Brás Pereira Gomes, o vice-presidente Urbano dos Santos Costa Araújo.
  • 1921 - Morre, em Redenção, o escritor e padre Francisco Valdivino Nogueira (Padre Valdivino), membro do Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) e da Academia Cearense de Letras (ACL), foi vigário em várias localidades. Era cearense de Limoeiro do Norte onde nascera em 24 de abril de 1866. Hoje é nome de rua na Aldeota e Joaquim Távora, em Fortaleza.
  • 1922 - Data da instalação solene da ACL, no Salão de Honra do Clube Iracema no Palacete Ceará, presidida por Justiniano de Serpa, intelectual que ocupava na época a Presidência do Ceará.
  • 1933 - Morre, em Fortaleza, o coronel Antônio Tibúrcio da Frota. Hoje é patrono de Rua no São João do Tauape.
  • 1936 - Inaugurado o Edifício Parente, abrigando a Casa Parente, na esquina da Rua Barão do rio Branco e Rua Guilherme Rocha, prédio projetado e construído pelo arquiteto Sylvio Jaguaribe Ekman, no estilo Art-Déco, conforme informa o arquiteto José Liberal de Castro. Na festa de inauguração, usaram da palavra Inácio Parente e o prefeito Raimundo de Alencar Araripe.
  • 1941 - O padre Pedro Perdigão Sampaio benze, na Praia de Iracema, a Jangada São Pedro, que irá fazer o raide Fortaleza-Rio de Janeiro. Foi madrinha Mariinha Holanda.
  • 1950 - Assume o comando da Polícia Militar do Ceará, o coronel do Exército, Francisco Mascarenhas França, substituindo o coronel PM, Abelardo Rodrigues de Sousa.
  • 1951 - Em Fortaleza a soprano e artista cinematográfica alemã Erna Sack, que dá recital do Teatro José de Alencar.
  • 1955 - Entra no ar, pela primeira vez, o Programa Irapuan Lima, comandado pelo radialista Irapuan Lima, na Rádio Iracema de Fortaleza AM 1.300.
  • 1958 - Morre, na cidade do Rio de Janeiro, onde estava em tratamento de Saúde, vítima de complicações após cirurgia, o comerciante Júlio Ventura, um dos pioneiros do bairro Aldeota. Nascera em Cedrim do Vouga, Portugal, em 15  de maio de 1898, vindo para o Brasil desembarcando no Rio de Janeiro e de lá vindo para o Ceará aqui chegando em 1931, adquirindo um sítio no local onde hoje cruzam a Avenida Barão de Studart e a Rua João Carvalho. Fundou ali o Cine Ventura, construiu a Vila Ventura e foi pioneiro no uso de pré moldados para construção de muros. No centro da cidade foi sócio da loja Rosa dos Alpes, construiu o Edifício Ventura e o Edifício Palmeira. É sepultado no Cemitério de São João Batista em Fortaleza.
  • 1963 - Reinaugurado o Estádio Presidente Vargas ampliado que foi de 12 mil para 35 mil lugares. Em 1997, com colocação de novos assentos, sua capacidade foi diminuída para 20 mil lugares.
  • 1967 - Morre, no Hospital de Beneficência Portuguesa, em São Paulo, quando se submetia a uma operação no coração, aos 49 anos de idade, o advogado, professor e jornalista Ari de Sá Cavalcante, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). É hoje nome de praça em Fortaleza, na Parquelândia. Era cearense de Jucás nascido a 26 de agosto de 1918.
  • 1967 - Ordenado arcebispo metropolitano de Fortaleza por dom José de Medeiros Delgado, Carlos Pimentel Quixadá, um dos poucos sacerdotes católicos que conseguiram a ordenação depois de viúvo. Padre Carlos Quixadá residiu durante muito tempo em Mondubim. 
  • 1974 - Grava depoimento para o Museu Fonográfico do Ceará (Arquivo Nirez), o violonista, compositor e professor Francisco de Miranda Golignac, em sua residência, na Rua Redenção, 35 - Benfica.
  • 1980 - Fundado em Fortaleza, pelo professor Sildácio Matos Rocha o Plantão Gramatical. Atualmente é mantido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) através do O Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh), atendendo pelo telefone (85) 3225-1979. Faz nesta terça (8), 40 anos de criação.
  • 1982 - Recebe o título honorífico de Cidadão de Fortaleza, no Plenário Fausto Arruda da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), o cientista Melquíades Pinto Paiva, natural de Lavras da Mangabeira.
  • 1994 - Assume o Governo do Ceará, o magistrado Adalberto Barros Leal, em substituição a Ciro Ferreira Gomes, que foi nomeado ministro da Fazenda. O vice Lucio Alcântara era candidato a senador.
  • 2000 - Presos do Instituto Penal Paulo Sarasate após um acerto de contas entre duas facções, rebelam-se e destroem todo o presídio, resultando um morto e 11 feridos.
  • 2000 - Morre, em Fortaleza, aos 86 anos de idade, o advogado, político e jornalista Lauro Maciel Severiano, que pertenceu à Ação Integralista Brasileira. Nascera em Baturité a nove de janeiro de 1914.
  • 2003 - Morre, pela manhã, o vereador Antônio Augusto Gonçalves (PDT), médico do serviço público estadual. Há seis meses, ele vinha aguardando um transplante de fígado na UTI do Hospital São Mateus, onde estava sendo mantido vivo apenas pela utilização de aparelhos. O diagnóstico apresentado era de falência progressiva dos órgãos. O corpo do vereador foi velado durante a noite no prédio da CMFor. Às sete horas da manhã foi sepultado no Cemitério Parque da Paz após missa de corpo presente. As córneas do vereador Augusto Gonçalves foram doadas.
  • 2008 - Por volta das 17h30, o empresário Vicente Derivan Cruz de Araújo, 53 anos, dono da Gráfica Status, é morto a tiros quando saía da sua empresa na Rua Liberato Barroso, 867, no Centro.
  • 2008 - Inaugurado, na Rua Padre Vadivino,1688, no Dionísio Torres, o Complexo Funerário Ethernus, ou simplesmente Funerária Ethernus, do Grupo Nobre.
  • 2018 - Morre, aos cem anos incompletos, a atriz de Teatro e Rádio de voz maviosa, Laura Santos. Iniciou como atriz em 1930, integrando o elenco do Grêmio Dramático Familiar, sob a direção de Carlos Câmara. Depois fez-se intérprete de dramaturgias radiofônicas e televisivas, tornando-se radioatriz da nossa primeira emissora de rádio, a Ceará Rádio Clube e teleatriz da nossa primeira emissora de televisão, a TV Ceará, na qual protagonizou com Emiliano Queiroz a primeira Telenovela Cearense , Poeira Vermelha, escrita e dirigida por Guilherme Neto. Laura Santos nascera em Fortaleza, em 29 de setembro de 1918.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu