Pular para o conteúdo principal

Aberto 71º Salão de Abril

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) abriu o 71º Salão de Abril. Composta por 30 obras selecionadas por curadoria especializada, a exposição seguirá aberta ao público até 12 de fevereiro de 2021 no Centro Cultural Casa do Barão de Camocim.


A mostra traduz, por meio de diversas linguagens, múltiplas manifestações artísticas. Fotografias, pinturas, performances, videoartes, bordados, esculturas e instalações poderão ser contempladas de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábado, das 9 às 16 horas. A iniciativa reúne esforços da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) em parceria com o Instituto Cultural Iracema.

“O Salão de Abril já está consolidado em nosso calendário cultural para divulgar as artes visuais de jovens e de maduros artistas, misturando diversos estilos e celebrando o vigor da produção local”, declarou o prefeito, que, na ocasião, esteve acompanhado por José Sarto (PDT), prefeito eleito de Fortaleza; e do vice-prefeito eleito Élcio Batista (PSB).

Os diferentes trabalhos expostos dialogam com pertinentes pautas sociais contemporâneas. “Por meio de fotografias, bordados e diversas formas de arte, várias mensagens sobre política, justiça, raça e gênero são transmitidas. São belezas cheias de significados práticos da vida em comunidade, que rendem um debate muito rico”, contextualizou Roberto Cláudio.

Após percorrer os pavimentos da exposição por meio de visita guiada, Sarto registrou as suas impressões. “É uma alegria estar aqui e presenciar esta ambiência diferenciada da Casa do Barão de Camocim. Aqui, estão replicados momentos históricos locais que merecem ser visitados. A manifestação artística exposta é riquíssima, sensibilizante e enriquecedora para todos nós”, afirmou o pedetista, que esteve ao lado, ainda, da futura primeira-dama da Capital, Natália Herculano, e de Élcio Batista, vice-prefeito eleito de Fortaleza.

Medidas contra a Covid-19 - Para sediar esta edição, em virtude da pandemia causada pelo Novo Coronavírus, o espaço recebeu adaptações capazes de garantir o distanciamento social previsto em decreto municipal.

Diversas orientações sanitárias devem ser cumpridas durante a visitação, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscaras e de álcool gel. “Este espaço lindíssimo merece a visitação de todos. No entanto, é importante garantir a rigidez dos protocolos sanitários. Estamos controlando a entrada para reafirmar o nosso compromisso com a saúde pública”, alertou o prefeito.

Curadoria - 
Foram avaliadas 502 obras pela equipe curatorial, formada pelos profissionais Diego Matos (CE/SP), Júlia Rebouças (SE/SP) e Paulo Portella (SP). Dos 336 artistas inscritos, 30 foram selecionados.

Obras
- As obras expostas no 71º Salão de Abril são :
  • “Firmamento”, de Anie Barreto.
  • “BRA”, de Benia Almeida.
  • “Cachorra parindo” e “Os índios Quixelô”, de Arivanio Alves.
  • “-stórias de exposição em isolamento”, de Artur Bombonato.
  • “Mastro de Cruzeiro”, de Cadeh Juaçaba.
  • “O tempo que o mundo parou”, de Cecília Bichucher.
  • “Fugasimpossíveis”, de Clébson Francisco.
  • “Bestiário-Casa”, de Raísa Inocêncio e Daniel Rocha.
  • “TERRA PROMETIDA”, de Duda Jaguar, Ella Monstra, Ellícia Marie, Lui Fontenele, Muriel Cruz, Rao Ni, Silvia Miranda e Yara Canta.
  • “Banho no Rio”, de Félix.
  • “ROMARIA-SE”, de Filipe Alves.
  • “Deslocamentos”, de Gustavo Diogenes.
  • “Crítica Radical”, de Ícaro Lira.
  • “máscara de proteção”, de Jamille Queiroz.
  • “124 corpos/365 dias”, de João Paulo Duarte de Sousa.
  • “Dragão sobre a Cidade”, de Lana Benigno.
  • “Experimento Metamorfa #2”, de Levi Mota Muniz (A Banida) e Leonardo Zingano Netto.
  • “Gestos: Lavar”, de Lucas Madi.
  • “Favor não deixar a janela aberta”, de Luciana Rodrigues.
  • “OVNI: objetos voadores negros ignorados ou naves para a elaboração de um futuro negro”, de Conceição Soares – Teatro na Porta de Casa.
  • “Para Vestir Ìgbín”, de Mel Andrade.
  • 'Sombra do Tempo, de Naiana Magalhães.
  • “Como falar o indizível”, de Renata Froan.
  • “Autorretrato: Desde quando você nasceu”, de Simone Barreto.
  • “Desejos Reprimidos”, de soupixo.
  • “Centro de Gravidade”, de Sy Gomes.
  • “Terraaterra – Como Construir Nosso Próprio País”, de Terroristas del Amor.
  • “Aplicabilidades de um Barco”, de Tiago Pedro de Araujo Pereira.
  • “Vende-se”, de Virgínia Pinho.
  • “Serrinha Luz e Cores”, de Yuri Juatama.


Chico da Silva - Em 2020, o Salão de Abril celebra a figura do artista Chico da Silva, que completaria 110 anos. O homenageado nasceu no Acre, mas fez carreira em Fortaleza ao desenhar a carvão e giz sobre muros e paredes da comunidade de pescadores do bairro Pirambu, na década de 1930.

O artista autodidata, descoberto pelo pintor suíço Jean-Pierre Chablô, ganhou reconhecimento internacional pela sua obra inconfundível.

A Prefeitura de Fortaleza instituiu, em 2020, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), o “Ano Chico da Silva”, a partir do decreto nº 14.574 de 27 de dezembro de 2019. Entre os projetos que prestam a homenagem ao artista está a 71ª edição do Salão de Abril.

Seminário - A programação do 71º Salão de Abril ainda conta com o Seminário “Chico da Silva: Vida, Obra e Arte Contemporânea”, de 12 a 18 de dezembro, no Canal do YouTube da Secultfor. A ação é composta por palestras, debates e workshops abertos ao público. As ações formativas propõem interlocuções entre público e obras, sobretudo voltadas para formação de novos artistas.

Na segunda (14), às 18 horas, o público poderá assistir a palestra “Chico da Silva e o Salão de Abril – A criação de uma nova escola de artes, trajetória e desafios”, com Hélio Rola e Roberto Galvão, e mediação de Carlos Macêdo.

Já na quarta (16), às 18 horas, ocorre o debate “Chico da Silva: 110 Anos – História e percurso do artista nas artes visuais”, com Gilberto Brito e Graciele Siqueira, mediação do curador Paulo Portella Filho. Por fim, no dia 18/12, às 18h, Max Perlingeiro e Dodora Guimarães debatem sobre “O Mercado de Arte do Brasil e os desafios para a classe artística – Percurso do artista Chico da Silva”, com mediação de Hélio Rola.

A programação ainda conta com os workshops “Técnicas utilizadas pelo Chico da Silva”, na segunda (14), às 18 horas, com o restaurador de obras de artes e estudioso de Chico da Silva, Gilberto Brito. O curador Diego Matos ainda realizará um encontro sobre “Práticas Curatoriais: Experiências, Tipologias e Narrativas”, no sábado (12) e domingo (13), das 11 horas às 12h30. Toda programação ocorrerá no canal da Secultfor na plataforma de vídeos YouTube.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".