Pular para o conteúdo principal

Museu da Fotografia Fortaleza promove Mostra “Ser Humano” na Beira Mar

Para promover o acesso à Fotografia, o Museu da Fotografia Fortaleza sai de sua sede, na Varjota, e ocupa espaços de convivência. Desta vez, estará no cartão postal da Capital, numa parceria com o Instituto Cor da Cultura, para a Exposição “Ser Humano”. A abertura será nesta segunda (14), às 16 horas, na Avenida Beira Mar, no local que abrigou a Janelas CasaCor Ceará. A visitação é gratuita e permanecerá aberta durante 30 dias.

Ambientada a céu aberto, a Exposição tem a Curadoria de Silas e Lia de Paula e conta com 42 fotografias de Gabriel Chaim, Felipe Dana, Mauricio Lima, André Liohn, Juca Martins e Evandro Teixeira. Serão 12 fotos dos anos de Regime Militar no Brasil, entre 1964 e 1985 e outras 30 imagens de conflitos na Síria, Iraque e Líbia.


Para o diretor do Museu da Fotografia Fortaleza, Sílvio Frota, a Exposição é um presente para os moradores e turistas que visitam Fortaleza. “Estamos priorizando a Arte, a Cultura e a História por meio da Fotografia. Nosso intuito é promover uma experiência diferente e acessível”, afirma.

A escolha das obras, pertencentes à coleção Paula e Silvio Frota, é uma homenagem ao papel da fotografia diante dos acontecimentos. 

- Eu coloco os fotógrafos como cronistas de um tempo caótico. Acho que vivemos um momento no mundo em que devíamos prestar mais atenção em tudo. Uma exposição na beira da praia, onde todo mundo passa, democratiza mais o processo. Para mim, foi ótimo fazer essa curadoria porque eu costumo fazer mais em locais fechados, ter a oportunidade de realizar essa em um espaço aberto foi de extrema importância”, relata o curador Silas de Paula.

Para Lia de Paula, a Exposição é um convite para a reflexão sobre atitudes. 

- Acho que é o momento de olharmos para o que o ser humano está fazendo com o próprio ser humano. As imagens, principalmente as da ditadura, são chocantes e me tiram o ar, mas, ao mesmo tempo, são muito importantes porque retratam uma realidade da qual não podemos nos esquecer. Acho que devíamos olhar para trás e ver o que já vivemos para não cometermos os mesmos erros”, afirma.

À frente do Instituto Cor da Cultura está Neuma Figueiredo, que também dirige a CasaCor Ceará e que lança seu olhar para a criação de projetos e eventos culturais. 

- Com o sucesso da Janelas CasaCor descobrimos o potencial da Beira Mar como espaço cultural e seguro para a saúde das pessoas. Assim, pensamos na parceria com o Museu da Fotografia Fortaleza para a mostra Ser Humano”, comemora Neuma Figueiredo.

SOBRE OS CURADORES

SILAS DE PAULA - Fotógrafo, professor e pesquisador aposentado do Instituto de Cultura e Artes da Universidade Federal do Ceará atuando na linha de pesquisa em fotografia e audiovisual. Doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra, foi Diretor do Instituto Dragão do Mar em Fortaleza e atualmente dirige o projeto para o novo Museu da Imagem e do Som do Ceará. Tem diversos artigos publicados em jornais e revistas científicas, fez várias exposições e ganhou prêmios como Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Diário Contemporâneo, Leica/Consigo e Prêmio Nikon.

LIA DE PAULA - Graduada em Comunicação Social, fotógrafa por paixão e profissão, encantada pela fotografia documental e o retrato de família. Com passagem pelo Museu da Fotografia, Agência Senado, Prefeitura de Fortaleza, Governo do Ceará e Ministérios da Cultura e do Desenvolvimento Social.

SOBRE O MUSEU - Inaugurado dia 10 de março de 2017 com a coleção Paula e Silvio Frota, o MFF recebe cerca de 4 mil visitantes por mês, que podem conferir dois andares de acervo fixo, além de mais outro que recebe exposições temporárias. Compreendendo sua função social para além do espaço expositivo, os projetos Museu na Comunidade e Museu no Interior já visitaram diversas comunidades da capital e do interior (Maracanaú, Jericoacoara e Redenção), levando até o público em situação de vulnerabilidade, teoria e prática acerca do mundo da fotografia. 

Além disso, o equipamento realiza uma série de ações que têm como objetivo a divulgação de novos talentos e a promoção da fotografia contemporânea a partir da realização de cursos e visitas guiadas para a terceira idade e de oficinas e workshops voltados a artistas, estudantes e educadores – resultado, inclusive, da proximidade da instituição junto às Secretarias de Cultura (Secult), de Turismo (Setur) e de Educação do Estado (Seduc), e às Secretarias Municipais da Educação (SME), de Turismo (Setfor) e de Cultura de Fortaleza (Secultfor). 

O MFF tem uma equipe de educativo formada pelos alunos dos cursos de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará (IFCE), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Estácio do Ceará e Escolas Técnicas do Governo do Ceará.

SERVIÇO

  • “SER HUMANO”
  • Segunda (14), às 16 horas.
  • Censura: Livre
  • Visitação: Gratuita, de terça-feira a domingo, 16 às 22 horas.
  • Espaço CasaCor Ceará
  • Avenida Beira Mar, 4060.
  • Mais informações: (85) 3017-3661.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

Fala professora, jornalista, feminista e do Podcast As Cunhãs, K amila Bossato Fernandes: - Me incomoda muito ver uma figura local da TV, conhecido por ser um assediador safado, virar meme queridinho da galera. O sujeito tá sendo premiado pelo mau-caratismo, não é um velhinho gente boa. Enfim, dose... - Dá desgosto ouvir o Debates do Povo... Justamente pela insistência de manter uma certa "neutralidade", levam uma figura como esse bolsonarista do Novo que, além de agressivo, é raso que nem um pires. Desisto de ouvir, infelizmente...

Morre o jornalista e palestrante Nelson Gonçalves

O jornalista e palestrante cearense, Nelson Gonçalves, morreu, nesta sexta-feira, no hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde estava internado por conta de problemas de saúde, após tratamento de um câncer. Nelson Gonçalves foi diretor Comercial da TV Jangadeiro por anos e teve passagem pelo SBT, Band, TV Diário, Rede TV e Folha de S. Paulo. Era  jornalista com pós-graduação em Marketing pela FGV e especialização em Atendimento ao Cliente pela ESPM Ele deixa viúva a também jornalista Cleide Castro, com que teve dois filhos: Joana e João. 

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.