Pular para o conteúdo principal

Aluguel por temporada é opção mais procurada por turistas durante a pandemia

Com a pandemia causada pelo vírus Covid-19, o setor de turismo vem sendo diretamente afetado, causando prejuízos imensuráveis ao ramo de hotelaria. Por outro lado, o público tem buscado alternativas mais seguras de turismo, evitando aglomerações e optando por espaços mais reservados, como casas ou apartamentos, localizados em pontos turísticos próximos de sua cidade natal, para aproveitar com a família, impulsionando o crescimento do mercado das plataformas de aluguel por temporada, como Airbnb e Booking.

Praia da Baleia, no Litoral Oeste do Ceará (Foto: Lauriberto Braga)

Uma pesquisa realizada em 2020 pela Airbnb, durante o mês de maio, registrou um aumento de 150% na procura por imóveis em destinos de até 300 quilômetros de distância dos grandes centros urbanos, destacando opções por casas no campo/serra ou em pequenas cidades praianas. Já na VRBO, empresa conhecida anteriormente como Alugue Temporada no Brasil, a procura por imóveis de temporada em junho já foi 120% maior que em maio.

Os dados mostram ainda que o público vem optando por esse novo método de aluguel mais simples e sem burocracias que, por muitas vezes, oferece preços mais vantajosos do que em processos tradicionais realizados pela rede de hotelaria. 

Parque das Ilhas (Divulgação)


O mercado para esse segmento vem conquistando não só o público que aprecia conhecer novos destinos, como também vem trazendo grandes ganhos econômicos para o país, como mostram os dados registrados pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade em 2020 – Investe SP, que destaca números atuais gerados pela plataforma Airbnb - sobre o aluguel de apartamentos por curta temporada -, demonstrando um crescimento de 92% em relação ao ano anterior. 

Ao todo, esse mercado chega a render R$ 1,2 bilhão por ano, de acordo com dados divulgados pela plataforma VRBO, chegando ao mesmo patamar registrado em países europeus como Espanha e Itália.

Mesmo com a pandemia, os dados do turismo no Ceará também surpreenderam. O Estado registrou o maior crescimento no índice de atividades turísticas do País durante o mês de agosto. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve um aumento de 85% no mês em relação a julho, tendo quase o dobro do crescimento da Bahia, que ocupou o segundo lugar da lista de locais mais visitados, com 48%. A pesquisa também mostra que o índice no Ceará foi bem superior ao da média do Brasil, que chegou a 19% se comparado a julho de 2020.


Facilidade no processo de locação e opção segura para rentabilizar o imóvel

Com o crescimento na procura por imóveis a curto e médio prazo e com a chegada da alta temporada e dos feriados, rentabilizar um imóvel torna-se uma opção muito viável e lucrativa para os donos de imóveis localizados em pontos turísticos no Ceará. E, nesse contexto, para reduzir o trabalho e as preocupações dos proprietários, surge a plataforma Apartio, especializada em gestão de imóveis por temporada e que disponibiliza um sistema de atendimento completo, desde o processo de planejamento do anúncio do imóvel - inserido nos principais canais de reserva - até a parte operacional da locação, com o atendimento aos hóspedes.

No ano passado, a empresa também registrou um crescimento significativo, só no mês de dezembro o número de reservas teve um aumento de 80%, quando comparado a novembro. Além das reservas, a empresa também teve um crescimento na base de apartamentos, com um avanço de 60% em apenas um único mês.

Recém-chegada no mercado cearense, há apenas 3 meses, a Apartio conta com mais de 20 residências em seu portfólio no estado, em sua maioria, localizadas no Porto das Dunas e Fortaleza, além de destinos turísticos como o Cumbuco, ampliando o negócio para outras localidades como Flecheiras, Taíba, Jericoacoara e Icaraizinho de Amontada.


Criada em São Paulo, no ano de 2019, e com atuação recente no mercado cearense, a Apartio é mentorada e investida pela Y Combinator, aceleradora de startups do Vale do Silício, tendo realizado mais de 4.700 hospedagens. A empresa é avaliada com nota superior a 9,0 por seus clientes.

“Nós fundamos a Apartio para simplificar e melhorar o aluguel por temporada. Nossa equipe cuida de toda operação e proporciona maior rentabilidade para o proprietário, enquanto garantimos também a qualidade da experiência do hóspede em sua hospedagem”, destaca Luiz Studart, CEO e fundador da Apartio.

Em seus serviços, um dos principais diferenciais da empresa é o gerenciamento de todo o processo, que vai da precificação e contratação do aluguel até os serviços de hospitalidade, como a limpeza e a manutenção do imóvel após sua utilização, oferecendo comodidade e segurança tanto para os hóspedes quanto para os proprietários. A plataforma online dispensa a necessidade de contato entre locador e locatário, agilizando o processo de oferta do imóvel e facilitando a estadia.

Como funciona o serviço da Apartio e cuidados durante a pandemia

Diferente de outras startups de aluguel por temporada, que exigem exclusividade no uso do imóvel, a Apartio oferece um trabalho distinto para o proprietário que, além de alugá-lo, também pode utilizá-lo em momentos pontuais. “Antes de assinar o contrato, o proprietário pode escolher quantas vezes por mês ele gostaria de usufruir do espaço, e já deixamos as datas agendadas para que ele possa curtir seu imóvel sem afetar sua rentabilidade”, destaca o CEO da Apartio. Além disso, a empresa também oferece uma rica interface para que o proprietário tenha controle das reservas realizadas em sua propriedade e acompanhe os rendimentos.

Para utilizar os serviços da startup, o custo inicial do proprietário é zero, a empresa fatura por meio de comissão sobre as reservas realizadas no imóvel. O serviço inclui avaliação do imóvel, produção de fotos para anexar ao anúncio, sugestão de melhorias para tornar o imóvel mais atrativo para os inquilinos, publicação dos anúncios nas melhores plataformas de reserva, atendimento aos hóspedes, veiculação de anúncios, área logada no site para acompanhamento dos resultados da unidade e precificação dinâmica – calculada por meio de um software exclusivo que garante a melhor rentabilidade de acordo com o mercado local. A parte operacional, como limpeza e troca de enxoval, também é feita pela equipe da Apartio, garantindo a segurança dos hóspedes neste período da pandemia do Covid-19.


SERVIÇO

Apartio – Aluguel por Temporada
Site: https://www.apartio.com.br/
Instagram: @stayapartio
Contato: (85) 98699.5707

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment