Pular para o conteúdo principal

Festival Curta Canoa começa

O 13º Curta Canoa – Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada começa neste sábado (23), com programação totalmente online, pelo canal do festival no Youtube, para evitar aglomerações por conta da pandemia da Covid-19. 

Três mostras compõem esta edição, que segue até 28 deste mês: Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, Mostra Curta Ceará e Mostra Infantil. Além das exibições, que seguem até quarta (27); e na quinta (28) haverá uma atividade formativa e a divulgação do resultado da mostra competitiva.



MOSTRA INFANTIL - A programação inicia neste sábado (23), às 17h30, com a exibição dos filmes da Mostra Infantil, que conta com 12 curtas-metragens. São eles: “Lé com Cré” de Cassandra Reis (SP); “O Véu de Amani” de Renata Diniz (DF); “Comunicando”, “Eric Acorde” e “Nina” de Telmo Carvalho (CE); “A Bola Pune” e “Príncipe da Encantaria” de Iziz Negreiro (AM); “A Natureza Agradece” de Ana Maria Cordeiro e Ricardo de Podestá (GO); “BLWARH: navegando no deserto” e “Vida” de Levi Magalhães (CE); “Manhê” de Camila Amaral Xavier (SP); “O Quintal de João” de João Marcos Maia (CE) e “Mar de Linhas” de Luigi Ewerton (CE).

MOSTRA COMPETITIVA - Na sequência, às 18 horas, começa a exibição dos filmes da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, que tem a participação de 24 produções, entre ficções, documentários e experimentais, de 14 estados.

Da mostra participam 10 filmes de ficção: “A Barca” de Nilton Resende (AL); “A Massa Que Faz O Pão” de Hélio Brito (TO); “Açai” de André Cantuária (AP); “Asfixia” de Rafael Sylos e Lay Venâncio (SC); “Assintomáticos” de Santiago Dellape (DF); “Marco” de Sara Benvenuto (CE); “Marie” de Leo Tabosa (PE); “Reza” de João Niella e Ralph Campos (RJ); “Terceiro Dia” de Jessica Queiroz (CE) e “Vestido Encarnado” de Ângela Escudeiro” (CE).

São oito documentários: “À Luz de Bruel” de Téia Werner e Silvia Gabriela (PR); “Aqueles Dois” de Émerson Maranhão (CE); “Fatinha” de Alexandre Fleming Câmara Vale (CE); “Quando as Nuvens Eram Nossas” de Carito Cavalcanti (RN); “Sacaca - A Lenda” de Toninho Duarte (AP); “Se não for divertido não tem graça” de Vinicius Comoti (PR); “Sidnei Tendler: Artista Em Quarentena” de Felipe David Rodrigues (RJ); e “Tambor Ou Bola” de Sérgio Onofre (AL). Completam a lista da competitiva seis filmes experimentais: “Introdução aos Estudos Oníricos” de Amanda Pontes (CE); “Pequenas Considerações Sobre o Espaço-Tempo” de Michelline Helena (CE); e “Tateio-me” de Lis Schwabacher (BA). E, também, curtas de animação: “8 Patas” de Fabrício Rabachim, Gabriel Barbosa e Pietro Nicolodi (SP); “Contrastes – Impressões de Israel” de Jackson Abacatu (MG); e “O Malabarista” de Iuri Moreno (GO).

O Júri Oficial da Mostra Competitiva elegerá o melhor nas seguintes categorias: melhor curta-metragem de animação, ficção, documentário, melhor direção, roteiro, direção de arte, fotografia, trilha original, melhor ator e atriz. Haverá também a escolha do melhor filme eleito pelo Júri da Crítica, formado pela Aceccine - Associação Cearense de Críticos de Cinema.

MOSTRA CURTA CEARÁ - Encerrando a programação diária, o festival apresenta as produções cinematográficas cearenses na Mostra Curta Ceará: “A Beleza de Rose” de Natal Portela; “Capitais” de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha; “Clodoaldo: O Didi de Jeri” de Rabelo Mustafa; “Inadequada” de Mylla Fox; “Jango” de Thiago Henrique Sena; “Mar de linhas” de Luigi Ewerton; “Plástico” de João Paulo Duarte; “Tommy Brilho” de Sávio Fernandes; e “Veio de Resistência” de Elinaldo Rodrigues.

ATIVIDADES FORMATIVAS E EXIBIÇÃO ESPECIAL - Na data do encerramento, às 17 horas, antes do anúncio dos vencedores da Mostra Competitiva, acontece a Exibição Especial do curta “Operação Canoa”, do cineasta Alexandre Vale. Na ocasião, o festival presta homenagem à atriz Teresinha Alencar, por sua trajetória artística e participação neste filme, que contribuiu para a divulgação de Canoa Quebrada no exterior.

Pela manhã, às 10 horas, acontece o seminário "Políticas Públicas para o Audiovisual e o Desafio da ANCINE", conduzido pelo professor e cineasta Marcelo Ikeda e o produtor audiovisual Doug de Paula. O bate-papo será transmitido pelo canal do festival no Youtube.

Como parte da programação do 13º Curta Canoa, será também realizada, em data a confirmar, uma oficina sobre produção audiovisual por meio do celular. A atividade abordará o tema “Curta Canoa, Curta a Natureza” e será ministrada por Vitor Grilo, realizador audiovisual com mais de dez anos de experiência no mercado de comunicação em Fortaleza.

Toda a programação pode ser conferida no site do festival (www.curtacanoa.com.br) e pelas redes sociais, no Instagram (@curtacanoa) e no Facebook (@curtacanoafestival).

O 13º Curta Canoa - Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada, financiado via Lei de Incentivo à Cultura, é apresentado pelo Ministério do Turismo e o Governo do Estado do Ceará, com patrocínio da Cagece. Tem o patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos da Lei Federal Nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc/CE) e do Fórum dos Festivais. Apoio: Bitwave Telecomunicações e Centro Técnico Audiovisual (CTAv) do Ministério do Turismo. Realização: Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará (ISACC).

SERVIÇO

13º Curta Canoa – Festival Latino-americano de Cinema de Canoa Quebrada: De 23 a 28 de janeiro de 2021, pelo canal do festival no Youtube. (https://www.youtube.com/channel/UC6Y6YHA92wBicJgs8LMFBnQ). Informações no site (www.curtacanoa.com.br) e redes sociais do evento. Instagram: @curtacanoa e Facebook: @CurtaCanoaFestival. Contato: (85) 9.9635.3880.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".