Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) lança o Prêmio de Comunicação CDL 2021  “O Varejo em um Novo Tempo” com validade para reportagens publicadas desta sexta-feira (15 de janeiro) a quarta-feira (três de março de 2021).

Confira o Regulamento na íntegra do Prêmio CDL de Comunicação Regulamento 2021
  • 1.Justificativa
  • 1.1. A edição do Prêmio CDL de Comunicação é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza que tem como apoio o Conselho formado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará (SindRádioCE), Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), Associação Cearense de Imprensa (ACI), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Cearense do Mercado Publicitário (ACMP); 
  • 1.2. O Prêmio visa estimular a produção de pautas direcionadas para o setor varejista, mediante veiculação nas emissoras públicas ou privadas de Rádio, Televisão, Web, Imagens Fotográficas e Jornais Impressos de grande circulação de Fortaleza, no período de 15 de janeiro a três de março de 2021. 
  • 2. Participação
  • 2.1. Somente poderão participar do Prêmio CDL de Comunicação os profissionais graduados nos cursos de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Webjornalista e Fotojornalista com registro no Ministério do Trabalho e cinegrafistas sindicalizados e que residam na cidade de Fortaleza. 
  • 2.2. É vedada a participação de pessoas que tenham qualquer vínculo funcional ou profissional com a realizadora do Prêmio. 
  • 3. Categoria
  • 3.1. O Prêmio Anual abrange seis categorias:
  • a) Jornalismo Impresso.
  • b) Telejornalismo.
  • c) Radiojornalismo.
  • d) Fotojornalismo.
  • e) Cinegrafia.
  • f) Webjornalismo.
  • 3.2. Para as matérias veiculadas nas emissoras de televisão de Fortaleza, a premiada será a equipe inscrita que idealizou a matéria (repórter, editor e produtor); 
  • 3.3. Para as matérias veiculadas nas emissoras de Rádio comerciais de Fortaleza, a premiada será a equipe inscrita que idealizou a matéria (repórter e produtor);
  • 3.4. Para as matérias publicadas nos Jornais e Revistas editadas e com circulação em Fortaleza, a premiada será a equipe inscrita que realizou a matéria (repórter, editor e pauteiro);
  • 3.5. Para as Fotografias publicadas em Jornais e Revistas de Fortaleza, a premiação será para o autor da fotografia (fotógrafo); 
  • 3.6. Para as imagens veiculadas em emissoras de Televisão de Fortaleza, a premiação será para o autor da imagem (cinegrafista); 
  • 3.7. Para as matérias publicadas nos Portais, Sites e/ou Blogs de Fortaleza, a premiação será para o repórter e editor.
  • 4. Conteúdo do Trabalho 
  • 4.1. Os trabalhos devem abordar a temática: “O Varejo em um Novo Tempo”. 
  • Briefing do tema: O ano de 2020 foi marcado pela Pandemia Covid-19 que mostrou as fragilidades e potencialidades das nações assim como do varejo. Muitos se viram atrasados em relação a transformação digital e outros em conhecer realmente seus consumidores. Mas o que realmente o ano de 2020 mostrou foi que o varejo se encontra em um novo tempo que comprova diversas tendências que já vinham sendo apresentadas, como a importância das lojas físicas e digitais, dos serviços, do uso dos dados e informações dos consumidores para personalizar a oferta de produtos e serviços, da adoção das tecnologias existentes para tornar a compra mais rápida, fácil e segura. Esse tempo mostra que o consumidor com seu celular na palma da mão também tem mobilidade, mesmo sem sair de casa, uma vez que tem acesso às empresas, aos produtos e aos serviços 24 horas através do comércio eletrônico. No ano de 2021 será preciso observar as lições aprendidas e buscar evoluir para esse novo tempo em que o contato físico não é mais o único caminho, uma vez que o mundo, e não diferentemente empresas e consumidores, são cada vez mais digitais. Nesse movimento o desafio será ser digital sem perder a essência humana. Quem sobreviveu em 2020 precisa preparar com urgência um canal de venda, utilizando o melhor da Tecnologia. 
  • 5. Inscrições
  • 5.1. As inscrições devem ser efetuadas a partir do dia 15 de janeiro até o três de março de 2021;
  • 5.2. As inscrições desta edição serão feitas somente Online no site da CDL de Fortaleza (www.cdlfor.com.br). Envelopes com a ficha de inscrição impressa e cópia do material não serão aceitos. 
  • 5.3. Não há limite no número de trabalhos inscritos por profissionais ou equipes da área de Comunicação;
  • 5.4. Jornalismo Impresso: a inscrição será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição Online que poderá ser acessada no site da CDL de Fortaleza (www.cdlfor.com.br). O responsável pela inscrição deverá preencher, obrigatoriamente, todos os dados do formulário e enviar um arquivo em PDF da página da reportagem ou série de reportagens publicadas, em que estejam visíveis o nome do veículo, do autor e a data na qual foi publicado o texto. O envio do(s) arquivo(s) deverá ser feito por meio do Google Drive fazendo um upload do material. Após realizar o uploud, basta ativar o compartilhamento de link do arquivo com o material. Ele será copiado automaticamente. Em seguida, colar o link no campo MATERIAL CONCORRENTE que está na Ficha de Inscrição e clicar em REALIZAR INSCRIÇÃO. Nos casos de matérias publicadas sem assinatura ou sob pseudônimo, a autoria deverá ser atestada em declaração por escrito assinada pela direção ou chefias dos veículos, que também deverá ser enviada em arquivo digitalizado, em PDF, junto com a matéria. 
  • 5.5. Radiojornalismo e Telejornalismo: a inscrição será feita mediante o preenchimento da ficha de inscrição on-line que poderá ser acessada no site da CDL de Fortaleza (www.cdlfor.com.br). O responsável pela inscrição deverá preencher, obrigatoriamente, todos os dados do formulário e enviar um arquivo em MP4/AVI, no caso de Matéria Televisiva, ou em MP3/WAV, no caso de Matéria Radiofônica, com suas respectivas transcrições em PDF. O envio dos arquivos deverá ser feito por meio do Google Drive fazendo um upload do material. Para isso, é necessária a criação de uma pasta no Google Drive para inserir os arquivos. Após a criação da pasta, basta realizar o uploud, ativar o compartilhamento de link do arquivo com o material. Ele será copiado automaticamente. Em seguida, colar o link do material no campo MATERIAL CONCORRENTE que está na Ficha de Inscrição e clicar em REALIZAR INSCRIÇÃO.
  • 5.6. Fotojornalismo: a inscrição será feita mediante o preenchimento da ficha de Inscrição Online que poderá ser acessada no site da CDL de Fortaleza (www.cdlfor.com.br). O responsável pela inscrição deverá preencher, obrigatoriamente, todos os dados do formulário e enviar um arquivo em PDF da reportagem na qual a fotografia inscrita foi publicada, em que estejam visíveis o nome do veículo, do autor e a data na qual foi publicada. A foto inscrita também deverá ser enviada em JPEG de no máximo 20Mb. O envio dos arquivos deverá ser feito por meio do Google Drive fazendo um upload do material. Após realizar o uploud, basta ativar o compartilhamento de link do arquivo. Ele será copiado automaticamente. Em seguida, colar o link do material no campo MATERIAL CONCORRENTE que está na Ficha de Inscrição e clicar em REALIZAR INSCRIÇÃO.
  • 5.7. Cinegrafia: a inscrição será feita mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição Online que poderá ser acessada no site da CDL de Fortaleza (www.cdlfor.com.br). O responsável pela inscrição deverá preencher, obrigatoriamente, todos os dados do formulário e enviar um arquivo em MP4/AVI da reportagem na qual a imagem inscrita foi publicada, em que estejam visíveis o nome do veículo, do autor e da data na qual foi publicada, com até um GB. O envio do arquivo deverá ser feito por meio do Google Drive fazendo um upload do material. Após realizar o uploud, ativar o compartilhamento de link do arquivo com o material. Ele será copiado automaticamente. Em seguida, colar o link do material no campo MATERIAL CONCORRENTE que está na Ficha de Inscrição e clicar em REALIZAR INSCRIÇÃO. 
  • 5.8. Webjornalismo: a inscrição será feita mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição Online que poderá ser acessada no site da CDL de Fortaleza (www.cdlfor.com.br). O responsável pela inscrição deverá preencher, obrigatoriamente, todos os dados do formulário e enviar um arquivo em PDF da matéria inscrita e de uma captura de tela do veículo que a publicou, em que estejam visíveis o nome do veículo, do autor e a data na qual foi publicada. O envio do arquivo deverá ser feito por meio do Google Drivefazendo um upload do material. Para isso, é necessária a criação de uma pasta no Google Drive para inserir os arquivos. Após realizar o uploud, ativar o compartilhamento de link do arquivo com o material. Ele será copiado automaticamente. Em seguida, colar o link do material no campo MATERIAL CONCORRENTE que está na Ficha de Inscrição e clicar em REALIZAR INSCRIÇÃO.
  • 5.9. Os trabalhos não serão devolvidos e a promotora do Prêmio poderá utilizar as matérias vencedoras livremente, total ou parcialmente, da forma que melhor entender, inclusive, mas não se limitando na utilização para a produção de materiais a serem veiculados em qualquer mídia e distribuí-lo por qualquer meio, por prazo indeterminado.
  • 5.9.1. Os contemplados autorizam, em caráter irrevogável e irretratável, a utilização de seus nomes, imagem, voz e trabalhos participantes do Prêmio para utilização da promotora da forma que lhe aprouver, por prazo indeterminado, sem qualquer tipo de ônus, inclusive financeiro, para a CDL de Fortaleza.
  • 5.10. No ato da inscrição os concorrentes devem declarar os realizadores da matéria, inserindo nome completo de cada participante.
  • 5.11. Não serão aceitos artigos, editoriais, matérias pagas ou que não sejam de caráter informativo, bem como reportagens em órgãos informativos de empresas e instituições públicas ou privadas, ou ainda de representação classista ou profissional; 
  • 5.12. Ao inscreverem-se, os autores aceitam, explicitamente, o presente Regulamento, como também reconhecem a soberania da Comissão Julgadora do Prêmio. 
  • 5.13. A ausência de algum dado obrigatório desclassificará o participante.
  • 5.14. O participante declara que todos os dados informados são verdadeiros, sob pena de anulação da sua inscrição, sem prejuízo da responsabilização civil e criminal pela indicação de informações falsas.
  • 6. Premiação 
  • 6.1. A premiação terá o valor total de R$ 45 mil, distribuído da seguinte forma: 
  • a) 1º lugar em Jornalismo Impresso: R$ 10 mil e um Troféu alusivo à categoria para a equipe vencedora;
  • b) 1º lugar em Telejornalismo: R$ 10 mil e um Troféu alusivo à categoria para a equipe vencedora; c) 1º lugar em Radiojornalismo: R$ 10 mil e um Troféu alusivo à categoria para a equipe vencedora; 
  • d) 1º lugar em Fotojornalismo: R$ 5 mil para o autor da Foto e um Troféu alusivo à categoria;
  • e) 1º lugar em Cinegrafia: R$ 5 mil para o autor da Imagem e um Troféu alusivo à categoria;
  • f) 1º lugar em Webjornalismo: R$ 5 mil e um Troféu alusivo à categoria;
  • 6.2. A entrega dos prêmios será realizada por meio de cheque nominal ao responsável pela inscrição até oito de abril de 2021.
  • 6.3. Em caso de empate, a Comissão Julgadora decidirá qual será o vencedor. 
  • 7. Julgamento 
  • 7.1. A Comissão Julgadora será composta por três membros indicados pelo Conselho, além do Presidente da CDL de Fortaleza, que indicará mais um nome com respaldo profissional em nossa Capital; 
  • 7.2. O resultado do Prêmio será divulgado em 25 de março de 2021, às 20h30, de forma presencial ou através do canal do YouTube da CDL de Fortaleza, considerando o Decreto Estadual que verse sobre as restrições por força da Covid-19, vigente à época da divulgação; 
  • 7.3. As dúvidas não previstas no regulamento serão decididas pela Comissão Julgadora e não serão aceitos recursos contra as decisões da mesma.
  • 8. Autorização para uso de dados pessoais dos participantes 
  • 8.1. O participante está ciente e AUTORIZA a utilização dos seus dados pessoais para participação no Prêmio, tendo ciência ainda de que seus dados serão utilizados com a finalidade exclusiva de cumprimento de todos os processos da respectiva premiação. 
  • 8.2. A Promotora assume o compromisso de proteger os dados pessoais cadastrados, mantendo absoluta confidencialidade sobre tais informações, garantindo que, não serão compartilhados com terceiros, fora do escopo deste Prêmio, em conformidade com a Lei nº. 13.709, de 2018 (Lei Geral de Proteção de Dados), ressalvada a utilização conforme previsão legal concernente ao fiel cumprimento da execução deste Prêmio.
  • 8.3. O participante também está ciente que depois do cumprimento de todos os processos da Premiação, os seus dados pessoais serão anonimizados.
  • 9. Alteração
  • 9.1. A Promotora reserva-se o direito de alterar os termos deste Regulamento, em caso de comprometimento de sua condução originalmente planejada, informando previamente os Participantes acerca da mudança. 
  • 10. Foro 
  • 10.1. Fica eleito o Foro da Comarca de Fortaleza, Capital do Ceará, para solução de quaisquer questões referentes ao presente Regulamento.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".