Pular para o conteúdo principal

Número de investidores na bolsa deve continuar crescendo em 2021

A B3, bolsa de valores oficial do Brasil, ganhou cerca de dois milhões de novos investidores em 2020. Os novos poupadores são na maioria mulheres, têm 32 anos (45% têm entre 25 e 34 anos), sendo 60% deles sem filhos e 62% com trabalho em tempo integral.



De acordo com o especialista em investimentos e coordenador de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) Marcelo Cambria, a tendência de alta deve continuar em 2021. E o crescimento se deve à combinação de dois fatores: educação financeira e migração de recursos.

"As pessoas têm tido mais informação e educação financeira, além do desejo de que o dinheiro renda mais. Assim, em 2021, existe a tendência de manutenção e crescimento do número de investidores. Isto a despeito da bolsa subir ou cair: essa tendência tem se materializado nos últimos anos".

Para quem quer começar a investir, o especialista dá duas dicas: o "caminho das pedras" é fazer uma reserva financeira cortando custos e buscar o melhor investimento considerando o seu perfil.

"Não adianta falar ou fazer estratégias para alta ou queda do Ibovespa. Cada investidor tem um perfil. Busque o que se apresenta melhor dentro do seu perfil, sempre antenado ao cenário atual e futuro", opina.

DICAS PARA INVESTIMENTOS

Seja para quem já tem experiência na área, ou para quem está começando a investir seu dinheiro, Cambria reuniu algumas dicas para auxiliar a potencializar as melhores escolhas para seus investimentos e acertar na hora da aplicação do seu dinheiro.

ANTES DE COMECAR, FACA O TESTE SUITABILITY

O teste de suitability é o perfil de risco do investidor. O teste é exigido pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), uma das mais importantes entidades financeiras do país e certificadora de profissionais deste mercado.

A entidade responde, entre outras atribuições, pela adequação de investimentos ao perfil do investidor bem como pela adequada aplicação em fundos de investimentos, uma indústria muito relevante no Brasil.

Quando se abre uma conta em uma corretora de investimentos, existe um processo de identificação de tolerância ao risco do cliente. A regulação exige que as corretoras façam a Análise de Perfil dos Investidores (API) e ofertem somente produtos financeiros adequados às características do investidor.

O teste é exigido para evitar que agentes autônomos e distribuidores de investimentos ofereçam investimentos que não são compatíveis com o perfil do investidor. A identificação do perfil de risco é muito importante para que o investidor não aplique em um produto que não seja adequado ao seu interesse.

O Teste de Suitability é um conjunto de questões que buscam verificar qual é o perfil do investidor: seu grau de tolerância a risco, se ele está preparado para se deparar com a desvalorização do investimento por um determinado tempo ou até de maneira definitiva. Identificado o perfil, os gerentes de investimentos e agentes autônomos podem indicar os produtos condizentes com ele.

QUAL É O MEU PERFIL?

Antes de investir, é necessário considerar a disponibilidade de caixa/renda que você consegue poupar e o prazo que você consegue esperar para que o investimento mature ou fique retido sem liquidez (ausência da possibilidade de resgate - transformação do investimento em recurso financeiro líquido).

Para investidores que priorizam o baixo risco: os investimentos mais indicados são os de curto prazo, geralmente vinculados a taxa DI (uma taxa de juros que acompanha de perto a taxa básica de juros, a Selic). Ela tem apresentado uma remuneração baixa, porém com pouca ou nenhuma volatilidade (oscilação).

Ou seja, o investidor recebe o custo do dinheiro no mercado privado diariamente, pactuando qual percentual dessa taxa vai receber, com base na proposta do emissor quanto ao produto e remuneração.

Geralmente esses investimentos se aplicam em títulos de curto prazo, por isso eles não tem variabilidade de preço relevante.

Os investidores com perfil de risco médio aceitam diversificação de seus investimentos, incluindo um pouco de renda variável. Estes poupadores mantêm em suas carteiras renda fixa e também aplicam um pouco em ações e fundos de investimentos imobiliários. Outro produto condizente com este perfil são os fundos de investimentos multimercados.

Os investidores com perfil agressivo têm um grau de tolerância alto para renda variável, que pode compor a maior parte dos investimentos da sua carteira, incluindo até produtos derivativos para fazer proteção ou mesmo para especulação. Perceba que os produtos que compõem sua carteira apresentam grau de risco e volatilidade relevantes, com potencial de retorno altos a longo prazo.

Os investidores devem fazer investimentos adequados ao seu perfil. Se o investidor não é tolerante a risco, pode ver o valor investido estar abaixo

do que ele aportou e isto pode gerar um desconforto tão grande que o levará a resgatar o investimento. Esta conduta faz com que o investidor não aproveite todos os benefícios de produtos de longo prazo e que tem variação de preço de mercado, a famosa marcação à mercado.

Quando o assunto são as ações, se a empresa investida apresentar gestão financeira eficiente, com geração de caixa robusta, ele tende a ter uma performance ao longo do tempo melhor do que vários produtos mais seguros.

O PERFIL DO INVESTIDOR MUDA COM O TEMPO

Com o passar do tempo, o perfil do investidor pode se alterar. A alteração está atrelada ao nível de educação financeira e ao volume de recursos que ele conseguir angariar. É importante frisar que uma parte do recurso deve ser mantida em investimentos de curto prazo, respondendo às necessidades de liquidez mais imediata. O volume financeiro equivalente a cerca de 5 a 10 meses das suas despesas mensais pode ser um bom parâmetro para manter em produtos de liquidez alta.

Após constituir esta reserva de liquidez mais imediata, é possível considerar a montagem de uma carteira de investimentos com um pouco mais de risco.

DIVERSIFIQUE OS INVESTIMENTOS

Diversificar os investimentos é muito importante porque permite que, enquanto um ou alguns investimentos estiverem em baixa, outros aportes que tenham acumulado lucro possam ser resgatados em caso de emergência.

Um exemplo de diversificação: se o investidor compra ações de dez empresas e uma ou duas quebram, ele ainda tem investimentos em outras oito ações distintas. O efeito da diversificação traz uma redução de risco importante para a carteira e cria esse efeito de compensação entre os investimentos.

CUIDADO COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE

A atividade de investimento é estressante e pode gerar muita ansiedade por conta de esperança de retorno em curto prazo. É preciso estar atento à saúde emocional. A ansiedade e a pressa podem interferir negativamente. Elas podem induzir o investidor a se precipitarem na venda de um ativo que apresente queda de preço ou motivar a compra de um ativo que já tenha subido muito.

Investimento é uma jornada, não deve ser encarada como uma atividade esporádica. Faça aportes mensais, se possível, em investimentos que você avalie periodicamente. O objetivo é sempre ter empresas e produtos bons

no seu radar. Isto auxiliará a exponenciar a rapidez com que o capital é acumulado para a aposentadoria ou para um projeto específico.


Sobre a FECAP
A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade em todos os seus cursos: Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos. Dentre os diversos indicadores de desempenho, comprova a qualidade superior de seus cursos com os resultados do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e do IGC (Índice Geral de Cursos), no qual conquistou o primeiro lugar entre os Centros Universitários do Estado de São Paulo. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Economista Roberto Castello Branco é escolhido para presidente da Petrobras

A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, confirma que seu presidente, Ivan de Souza Monteiro, deixa a companhia a partir de primeiro de janeiro de 2019. O economista Roberto Castello Branco (foto Divulgação-Assessoria de Imprensa da Equipe de Transição do presidente eleito Jair Bolsonaro) deve assumir o comando da Petrobras por indicação de Paulo Guedes, confirmado para o Ministério da Economia (que deve englobar Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio Exterior). A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pela equipe de Paulo Guedes. Castello Branco é economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e “extensa experiência nos setores público e privado”. Já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. O futuro presidente da Petrobras é diretor do Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolviment