Pular para o conteúdo principal

Programa de Ayla Maria na Iracema ia ao ar há 65 anos

 O Blog do Lauriberto apresenta o Arquivo Nirez referente ao 14 de janeiro na História de Fortaleza:

1875 - Inaugurada e aberta ao tráfego a subseção da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, Arronches (Parangaba)-Maracanaú e ainda a Estação Ferroviária do Mondubim.

1912 - A Liga Feminista Pró Rabelo promove uma passeata em prol da candidatura do coronel Marcos Franco Rabelo à Presidência do Estado, saindo o préstito do Passeio Público às 16h.

1913 - Morre, em Fortaleza, aos 68 anos de idade, o médico e professor João da Rocha Moreira (João Moreira), sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Fortaleza, nascido em primeiro de fevereiro de 1845.

1928 - Inaugurada, na Rua Antônio Pompeu, 486, a Padaria Ceará, da firma Monteiro & Borges, de Ildefonso Monteiro Filho.

1929 - Criado, em Fortaleza, o Posto de Socorro aos Banhistas, subordinado à Inspetoria de Polícia Marítima.

1934 - Instala-se, em Fortaleza, a Sociedade Beneficente 7 de Setembro, que teve seus estatutos publicados no Diário Oficial do dia três de setembro de 1935.

1941 - A Alfaiataria Rocha, de Raimundo Rocha, inaugura suas novas instalações, na Rua Liberato Barroso, 211, onde mantém estoque de linhos casimiras e tropicais.

1945 - Chove, copiosamente, em Fortaleza e em todo o Estado.

1946 - Para o Carnaval da Vitória surge o bloco Havaianas da Orgia, que tem como folião-mor o craque Airton, do Ferroviário Atlético Clube, que idealizou o bloco e conseguiu apoio de Valden Luís, Zécândido, Chaguinhas, Edílson e vários outros jogadores.

1953 - Às 16h30, na sede do Centro dos Exportadores (Rua Dragão do Mar, 22-altos), toma posse a nova diretoria daquela entidade, eleita a 30 de dezembro de 1952. Constituição: Presidente - Francisco de Melo Arruda; Vice-presidente - Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim); Secretário - Adrian Pouchain; Tesoureiro - Luís dos Santos Filho; Diretores - Expedito Machado da Ponte, Joaquim Altamir Oquendo, Manuelito Dias e Ciro Moreira.

1956 - O Banco Frota Gentil é incorporado ao Banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais-Comind, ficando este com 70% das ações e com o encargo da direção e administração. Sua sede fica na Rua Floriano Peixoto, 326. Atualmente abriga uma agência do Itaú-Unibanco.


1956 - A cantora Maria Ayla Gomes da Silva (foto) lança, na Rádio Iracema de Fortaleza-ZYR-7, o Programa Ouvindo a Rainha da Voz...Ouvindo Ayla Maria, quando a estrela cearense interpreta seis páginas musicais, dentre as mais aplaudidas de seu repertório. As legendas do Programa estão a cargo do radialista Armando Vasconcelos.

1957 - Transita por Fortaleza o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, com destino a Pentecoste onde deverá inaugurar o Açude que hoje tem o nome de Pereira de Miranda.

1961 - Morre, aos 71 anos de idade, em Fortaleza, o livreiro José Edésio de Albuquerque, que iniciou vendendo jornais e revistas.

1962 - Realiza-se a última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1961, entre as equipes do Ceará Sporting Club e Usina Ceará, vencendo o primeiro por 1x0 no Estádio Presidente Vargas, sagrando-se Campeão de 1961.

1962 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o desembargador Lauro Nogueira, vítima de enfarto do miocárdio, membro aposentado do Tribunal de Justiça e professor da Faculdade de Ciências Econômicas. Nascera em Quixeramobim, em 18 de outubro de 1893. Hoje é nome de Rua no Papicu em Fortaleza.

1967 - Diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE-Ceará, os novos senadores, deputados federais e deputados estaduais eleitos no último pleito.

1967 - Morre, aos 84 anos de idade, em Fortaleza, o desembargador Gabriel José Cavalcante, cearense de Fortaleza nascido a 17 de maio de 1885.

1976 - Assume, às 17h45, a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho-TRT da 7ª Região, o juiz Francisco Osmundo Pontes.

1977 - Assume o comando do 10º Grupo de Artilharia de Campanha-10º GAC o tenente-coronel José Luciano Leite Jucá.

1983 - Instala-se em Fortaleza a III Reunião Geral dos Novos Prefeitos Cearenses, no auditório da Receita Federal.

1988 - A 10ª Região Militar tem novo comandante. Assume o general Inaldo Seabra de Noronha, em substituição ao general Luís Pires Ururahy Netto.

1999 - Incêndio irrompe no Monte Castelo, atingindo uma das maiores sucatas de Fortaleza, a Chico Alves, na Avenida Sargento Hermínio, 668, destruindo-a parcialmente mas o fogo foi contido graças à ação do Corpo de Bombeiros que chegou logo ao local.

2013 - Morre, aos 105 anos de idade, às 11h30, Valdemar Cabral Caracas, que estava internado desde o último dia 20 de dezembro de 2012 no Hospital São Mateus. O corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Valdivino, 1688 e o sepultamento ocorre no dia seguinte. Valdemar Caracas foi vereador em 1936, cassado pelo golpe de Estado Novo em 1937. Foi comerciário, por muitos anos funcionário da Estrada de Ferro de Baturité, depois RFFSA, daí sua ligação com o Ferroviário Atlético Clube; Foi talvez o primeiro comentarista esportivo do rádio cearense. Valdemar Caracas nascera na cidade do Pacoti, no dia nove de novembro de 1907.


Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".