Pular para o conteúdo principal

Programa de Ayla Maria na Iracema ia ao ar há 65 anos

 O Blog do Lauriberto apresenta o Arquivo Nirez referente ao 14 de janeiro na História de Fortaleza:

1875 - Inaugurada e aberta ao tráfego a subseção da Estrada de Ferro de Baturité-EFB, Arronches (Parangaba)-Maracanaú e ainda a Estação Ferroviária do Mondubim.

1912 - A Liga Feminista Pró Rabelo promove uma passeata em prol da candidatura do coronel Marcos Franco Rabelo à Presidência do Estado, saindo o préstito do Passeio Público às 16h.

1913 - Morre, em Fortaleza, aos 68 anos de idade, o médico e professor João da Rocha Moreira (João Moreira), sendo sepultado no Cemitério de São João Batista. Era cearense de Fortaleza, nascido em primeiro de fevereiro de 1845.

1928 - Inaugurada, na Rua Antônio Pompeu, 486, a Padaria Ceará, da firma Monteiro & Borges, de Ildefonso Monteiro Filho.

1929 - Criado, em Fortaleza, o Posto de Socorro aos Banhistas, subordinado à Inspetoria de Polícia Marítima.

1934 - Instala-se, em Fortaleza, a Sociedade Beneficente 7 de Setembro, que teve seus estatutos publicados no Diário Oficial do dia três de setembro de 1935.

1941 - A Alfaiataria Rocha, de Raimundo Rocha, inaugura suas novas instalações, na Rua Liberato Barroso, 211, onde mantém estoque de linhos casimiras e tropicais.

1945 - Chove, copiosamente, em Fortaleza e em todo o Estado.

1946 - Para o Carnaval da Vitória surge o bloco Havaianas da Orgia, que tem como folião-mor o craque Airton, do Ferroviário Atlético Clube, que idealizou o bloco e conseguiu apoio de Valden Luís, Zécândido, Chaguinhas, Edílson e vários outros jogadores.

1953 - Às 16h30, na sede do Centro dos Exportadores (Rua Dragão do Mar, 22-altos), toma posse a nova diretoria daquela entidade, eleita a 30 de dezembro de 1952. Constituição: Presidente - Francisco de Melo Arruda; Vice-presidente - Franklin Monteiro Gondim (Franklin Gondim); Secretário - Adrian Pouchain; Tesoureiro - Luís dos Santos Filho; Diretores - Expedito Machado da Ponte, Joaquim Altamir Oquendo, Manuelito Dias e Ciro Moreira.

1956 - O Banco Frota Gentil é incorporado ao Banco do Comércio e Indústria de Minas Gerais-Comind, ficando este com 70% das ações e com o encargo da direção e administração. Sua sede fica na Rua Floriano Peixoto, 326. Atualmente abriga uma agência do Itaú-Unibanco.


1956 - A cantora Maria Ayla Gomes da Silva (foto) lança, na Rádio Iracema de Fortaleza-ZYR-7, o Programa Ouvindo a Rainha da Voz...Ouvindo Ayla Maria, quando a estrela cearense interpreta seis páginas musicais, dentre as mais aplaudidas de seu repertório. As legendas do Programa estão a cargo do radialista Armando Vasconcelos.

1957 - Transita por Fortaleza o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, com destino a Pentecoste onde deverá inaugurar o Açude que hoje tem o nome de Pereira de Miranda.

1961 - Morre, aos 71 anos de idade, em Fortaleza, o livreiro José Edésio de Albuquerque, que iniciou vendendo jornais e revistas.

1962 - Realiza-se a última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1961, entre as equipes do Ceará Sporting Club e Usina Ceará, vencendo o primeiro por 1x0 no Estádio Presidente Vargas, sagrando-se Campeão de 1961.

1962 - Morre, em Fortaleza, aos 67 anos de idade, o desembargador Lauro Nogueira, vítima de enfarto do miocárdio, membro aposentado do Tribunal de Justiça e professor da Faculdade de Ciências Econômicas. Nascera em Quixeramobim, em 18 de outubro de 1893. Hoje é nome de Rua no Papicu em Fortaleza.

1967 - Diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE-Ceará, os novos senadores, deputados federais e deputados estaduais eleitos no último pleito.

1967 - Morre, aos 84 anos de idade, em Fortaleza, o desembargador Gabriel José Cavalcante, cearense de Fortaleza nascido a 17 de maio de 1885.

1976 - Assume, às 17h45, a Presidência do Tribunal Regional do Trabalho-TRT da 7ª Região, o juiz Francisco Osmundo Pontes.

1977 - Assume o comando do 10º Grupo de Artilharia de Campanha-10º GAC o tenente-coronel José Luciano Leite Jucá.

1983 - Instala-se em Fortaleza a III Reunião Geral dos Novos Prefeitos Cearenses, no auditório da Receita Federal.

1988 - A 10ª Região Militar tem novo comandante. Assume o general Inaldo Seabra de Noronha, em substituição ao general Luís Pires Ururahy Netto.

1999 - Incêndio irrompe no Monte Castelo, atingindo uma das maiores sucatas de Fortaleza, a Chico Alves, na Avenida Sargento Hermínio, 668, destruindo-a parcialmente mas o fogo foi contido graças à ação do Corpo de Bombeiros que chegou logo ao local.

2013 - Morre, aos 105 anos de idade, às 11h30, Valdemar Cabral Caracas, que estava internado desde o último dia 20 de dezembro de 2012 no Hospital São Mateus. O corpo é velado na Funerária Ethernus, na Rua Padre Valdivino, 1688 e o sepultamento ocorre no dia seguinte. Valdemar Caracas foi vereador em 1936, cassado pelo golpe de Estado Novo em 1937. Foi comerciário, por muitos anos funcionário da Estrada de Ferro de Baturité, depois RFFSA, daí sua ligação com o Ferroviário Atlético Clube; Foi talvez o primeiro comentarista esportivo do rádio cearense. Valdemar Caracas nascera na cidade do Pacoti, no dia nove de novembro de 1907.


Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a

Postagens mais visitadas deste blog

Futricas Cearenses

 Kaio Cézar (foto) deixou a Ceará Rádio Clube e estreia na próxima semana o Portal TorcidaK. - Estreia na próxima semana! Siga as redes sociais da @torcidak  e fique ligado nas novidades. - Dia de despedida. Poder comandar a Equipe de Esportes da Rádio Clube num momento desafiador - retomada do Esporte da emissora no Estado - foi, antes de tudo, motivo de grande honra para mim. - Como tudo passa, hoje comovidamente me despeço carregando grande orgulho do trabalho desenvolvido e dos amigos cultivados para me dedicar a um novo projeto, agora de forma independente. - Quero agradecer ao diretor Márcio Aurélio pela parceria. Aos colegas, pelo companheirismo. Aos patrocinadores, pela confiança. Aos ouvintes, pela audiência. A todos, pela amizade. - Vida longa à Rádio Clube. - Vida longa aos Campeões da Bola!

Confira o possível Secretariado de José Sarto

Apostem nestes nomes para o Secretariado do prefeito José Sarto (PDT) para o quadriênio 2021-2024: Samuel Dias - Infraestrutura. Ferruccio Feitosa - Urbanismo e Meio Ambiente. Renato Lima - Governo. João Pupo - Serviços Urbanos. Elpídio Moreira - Chefe de Gabinete. Daniel Aderaldo - Comunicação. Elpídio Nogueira - Turismo. Eudoro Santana - Planejamento. Renan Colares - Desenvolvimento Econômico. Cláudia Gomes - a definir. Iraguassu Filho - a definir. Evaldo Lima - a definir. Toinha Rocha - a definir. Esio Feitosa - a definir. Luiz Alberto Saboia - a definir. Gardel Rolim - Líder do prefeito na Câmara de Vereadores.

Sarto nomeia 12 prefeitinhos

O prefeito de Fortaleza nomeou nesta quinta-feira (7) os novos secretários executivos regionais. O Blog do Lauriberto traz os novos secretários (prefeitinhos) das 12 Regionais: Advogado Antônio Nei de Sousa (DEM). Advogado Rennys Frota (PSD). Vereador Michel Lins (Cidadania). Suplente de vereador Adams Gomes (DEM). Psicólogo e ex-secretário de Saúde de Caucaia, Moacir Soares (PSD). Coronel PM Túlio Studart. Suplente de vereador Benigno Júnior-foto (PP). Ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Mosiah Torgan (PDT). Advogada Darlene Braga (PP). Arquiteto Leonardo Freire (PRTB). Vereador Raimundo Filho (PDT). Ex-Agefis Júlio Santos (Centro da Cidade). PSD -  O PSD, presidido no Ceará pelo ex-vice-governador Domingos Filho, assume as Secretarias Regionais II e V na gestão do prefeito eleito Sarto Nogueira. O anúncio foi feito na noite desta quinta (7). Os nomes que irão representar a legenda são os de Moacir Soares e Rennys Frota.  Na Regional II, o comado fica com Rennys Frota. Com a n

Morre nos Estados Unidos, Evangê Costa

O divulgador Vevé Silva informa a morte aos 57 anos por Covid-19 do divulgador-radialista Evangê Costa (fotos), neste domingo (10), nos Estados Unidos: - Fiquei sabendo agora há pouco através do Jan Duarte (brother das antigas do meio discográfico) que o nosso querido amigo de longos anos Evangê Costa nos deixou na manhã deste domingo (10) vitimado por Covid 19. Evangê atualmente estava morando na cidade de São Francisco, Califórnia nos Estados Unidos. Durante anos trabalhou muito aqui em Fortaleza como radialista, jornalista, produtor musical, produtor de Tvv e divulgador. Tinha mais de 30 anos em atividades artísticas e radiofônicas. Como radialista foi programador e coordenador musical de importantes emissoras cearenses como Atlântico Sul FM, AM do Povo, FM Sucesso, Tropical FM, Liderança FM, Recife FM, Tambaú FM dentre muitas outras. Como divulgador artístico foi um grande profissional da Universal Music no Estado do Ceará. Na área de televisão durante muito tempo foi o produtor mu

Futricas Cearenses

Informa pelo Facebook, o cinegrafista José Melo sua saída do Sistema Verdes Mares (SVM): -  Aqui se encerra mais um ciclo da minha Carreira Profissional dentro do Sistema Verdes Mares-SVM. - Foram quinze anos de trabalho, aprendizado, dedicação e empenho. - Sou imensamente grato pela oportunidade e confiança que depositaram em mim e no meu trabalho ao longo desses anos. - Gratidão à Deus por tudo que conquistei. - Ao meu filho minha inspiração de sempre, meu motivo para está sempre de pé. - Minha irmã Mara por acreditar que eu seria capaz, foi ela meu primeiro degrau. - Demais familiares pelo apoio de sempre principalmente minhas mães. - Não poderia também deixar de agradecer: - A cada um que pude ter a grata satisfação de trabalharmos juntos e conviver diariamente como uma segunda família. - Sentirei saudades do companheirismo partilhados, das conquistas em equipe, que enriqueceram minha Carreira Profissional e serviram como aprendizado. - Me despeço aqui. - Mas seguirei buscando me a