Pular para o conteúdo principal



Unifor promove Colação de Grau para 1,4 mil nesta sexta

Em meio a tantos desafios trazidos pela Pandemia da Covid-19, concluir a jornada acadêmica exigiu ainda mais esforços e perseverança não só de cada estudante, mas de toda a comunidade universitária.

Para celebrar essa formidável conquista, a Universidade de Fortaleza (Unifor) realiza virtualmente a solenidade de Colação de Grau 2020.2 nesta sexta-feira (8), a partir das 20 horas, certificando mais de 1,4 mil estudantes com títulos de Graduação, Mestrado e Doutorado.

Reitora Fátima Veras (Foto: Ares Soares/Divulgação)

Todas as formalidades foram gravadas previamente, desde os discursos de alunos e professores e mensagens dos gestores, como da reitora, professora Fátima Veras (foto Ares Soares) até o juramento dos concludentes e a Outorga de Grau. Esta será a segunda vez que a Universidade de Fortaleza realiza seu tradicional rito de fim de semestre de forma digital em respeito aos protocolos de biossegurança e distanciamento social exigidos pela Pandemia.

A transmissão da Colação de Grau Virtual acontece pela TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e pelas redes oficiais da Universidade de Fortaleza (Youtube, Facebook e Instagram). A partir das 20h30, a cerimônia se encerra com a Live Musical da Banda cearense The Mob, transmitida diretamente do Campus da Universidade.

Com um repertório de vanguarda, que passeia pelas melhores bandas atuais do indie, o britsh e o pop rock, a The Mob transmite no palco a versatilidade e o bom gosto necessários para agradar todos os públicos. Presente também nas melhores baladas de Fortaleza, a The Mob, desde 2007, é a banda residente de uma das mais tradicionais casas da cidade, o Órbita Bar. Você pode conhecer mais a banda no perfil oficial no Instagram (@instaTheMob).

Solicitação do Diploma - No dia seguinte à Colação de Grau, o concludente poderá retirar seu Certificado de Conclusão de Curso pelo Unifor Online, no menu de Serviços. Este documento possibilita recorrer ao respectivo conselho de classe ou órgão similar para requerer o registro profissional.

A solicitação do Diploma de Graduação também poderá ser realizada no mesmo menu, sendo necessário anexar o RG. O recebimento do documento físico é feito após notificação da DAE, por torpedo, da informação que seu diploma ficou pronto. Prazo de entrega é de até 20 dias úteis.

Ata de Colação de Grau (*) - Para solicitar o Certificado de Conclusão de Curso e o Diploma de Graduação é imprescindível que o aluno(a) assine virtualmente a ata de Colação de Grau 2020.2, que estará disponível no site da Universidade, nesta sexta-feira até 21h30. Para a assinatura virtual da Ata de Colação de Grau 2020.2, o aluno (a) deverá ter em mãos número de matrícula, senha utilizada para acesso ao Unifor Online e seu número de CPF. 

É possível acessar a página do Unifor online e clicar no banner da Colação de Grau 2020.2, fornecendo, em seguida, as informações solicitadas, ou acessar diretamente o link: https://uol.unifor.br/colacao/login

Caso o (a) aluno (a) tenha alguma dúvida, pode entrar em contato pelos telefones: 3477-3059 ou 3477-3866.

(*) A assinatura da ata não é obrigatória para mestrandos e doutorandos.

Brinde especial - Todos os concludentes receberão um brinde especial. Os formandos da graduação receberão seu brinde no momento da coleta do Diploma de Graduação, na Central de Atendimento.

Vencendo Desafios - Aos 22 anos, Rafaella Pinheiro (foto) está concluindo o curso de Engenharia Civil e revela ter grandes expectativas para o tão esperado dia da Colação. Para ela, escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em meio à Pandemia foi desafiador, mas conseguiu se dedicar à monografia no primeiro semestre do ano por conta da suspensão das atividades de sua antiga rotina.

A formanda conseguiu finalizar e apresentar seu trabalho com êxito neste semestre com apoio de seu orientador e da tecnologia. 

- Sou muito grata a Deus e à minha família por ter tido essa oportunidade de estudar em uma Universidade tão incrível e qualificada, e por estar me formando em meio a um ano tão difícil para todos nós”, pontua Rafaella Pinheiro.

Além do Diploma - Concluindo o Curso de Jornalismo aos 21 anos, Matheus Norões (foto) considera o feito como uma vitória pessoal e profissional. “Sou bastante tímido e não saio muito [de casa]. Tive de superar muitos medos e quebrar muitos paradigmas para chegar aqui, sempre tendo o apoio da minha família”, revela o concludente.

Matheus passará a Colação em casa, acompanhando a cerimônia virtual junto à sua família. E também já planeja possibilidades para o seu futuro: “Estou considerando uma pós-graduação, um mestrado, mas já quero ir adquirindo experiência [profissional na área]”.

O Ano não foi perdido - Marília Barreira se tornou psicóloga em 2008, mestre em 2015 e, hoje, aos 35 anos, comemora a titulação de doutora em Psicologia pela mesma instituição de Ensino. 

- Foi na Unifor que encontrei os professores que olharam para mim e disseram que eu tinha capacidade, os amigos que estão hoje ao meu lado, a infraestrutura e o apoio financeiro, pois fui bolsista ao longo do mestrado e parte do doutorado”, comenta Marília Barreira.  

Ela aponta que receber o título nas condições atuais do país é um privilégio e também um desafio de se tornar uma professora e uma pesquisadora cada vez mais comprometida com as questões humanitárias, compreendendo que a Educação tem que ser um projeto de desenvolvimento social. 

- A Educação tem que ser o meio pelo qual nosso país vai se desenvolver. A educação tem salvado a minha vida e pode salvar a vida de muitas pessoas. Receber esse título mostra que 2020 não foi só um ano ruim. Foi um ano difícil, mas a gente não pode maldizer um ano em que se termina um doutorado”, comenta Marília Barreira.  

SERVIÇO

  • Cerimônia de Colação de Grau 2020.2
  • Sexta (8), às 20 horas.
  • Transmissão: TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e Redes Sociais da Unifor (Instagram e YouTube como @uniforcomunica; Facebook como @uniforoficial).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi...

Morre Lia Fernandes

Hoje (21/8/2025), o Coletivo Rebento está de luto e reflexão pela passagem precoce da querida amiga Lia Fernandes. Filha, médica, infectologista, amiga, cidadã, militante, pessoa muito querida. - Enviamos as nossas sinceras orações e sentimentos para todos os familiares e amigos próximos. Liazinha continuará sempre viva entre nós pelas lembranças do seu sorriso largo e sincero. Descansa em paz!, destaca Nota do Coletivo Rebento.

Morre Valmir Freire

Radialista Jones Cavalcante: Tenho certeza @valmir.freire que suas filhas, esposa, neto e genro e familiares direto irão sentir muito mais a sua falta, seus irmãos de loja também, mas este seu amigo @jonescavalcantetv com quem você trocava tantas brincadeiras sentimentos...e do meu lado em momentos de partidas de outros que hoje te abraça lá no céu, você foi show, sua voz faz ecooooo quando trocamos as primeiras palavras após sobreviver da Covid-19, você feliz em me contar, eu mais ainda ao te abraça, sabendo da sua luta pela vida, não foi fácil chegar até ontem, os seus bem próximos foram tão heróis o quanto você eu te proteger, ufa tome choro. Ontem você nos dar um até breve, só nos resta rezar e ter a certeza que fez seus papel de homem, pai, avô e companheiro; Juntos falamos ao Céu; "PERDEMOS QUEM NÃO QUERÍAMOS PERDER, MAS,PERDEMOS PARA O CÉU PODER GANHAR", até logo Macanudo, estará sempre QAP E QRV em nossas QRG, sua QSP foi para um QTH melhor. Será sempre lembrado n...

Morre Osvaldo Azim

O radialista e comerciante José Osvaldo Azim Filho morreu, neste 7 de setembro de 2025, aos 77 anos, vítima de um infarte fulminante, em Fortaleza.  Jornalista Lauriberto Braga: Trabalhei com Azim, na Equipe Esportiva da Rádio Dragão do Mar690 AM, liderada por ele. Azim chegou a ser presidente do Fortaleza Esporte Clube. Sempre polêmico o comentarista esportivo chamado de 'Bola de Ouro' passou pelas rádios Iracema, Dragão do Mar, AM do Povo, Ceará Rádio Clube, Assunção Cearense e Metropolitana de Caucaia; e TV Ceará (Canal 5.1). Azim foi dono do Restaurante Belas Artes, no Edifício Concorde, na esquina da avenidas Desembargador Moreira e Pontes Vieira". Nascido em 31/1/1948, Osvaldo Azim é velado desde as duas da tarde deste domingo (7/9/2025), na Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688- Aldeota-Fortaleza-Ceará), onde às cinco e meia da tarde deste domingo (7) terá Missa de Corpo Presente.

Fuz abre divergência em relação ao voto do relator

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal prossegue o julgamento da Ação Penal (AP) 2668, que tramita contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete ex-integrantes de seu governo acusados de integrar o chamado “Núcleo 1” da denúncia por tentativa de Golpe de Estado. Na sessão da manhã desta quarta-feira (10), o ministro Luiz Fux apresentou parte de seu voto, que continua no período da tarde. Na terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes (relator) e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os réus. Dino ressalvou apenas a participação de menor importância de alguns deles na empreitada. Terceiro a se manifestar, o ministro Luiz Fux divergiu do relator e acolheu algumas preliminares apresentadas pela defesa. Para ele, a ação não deveria ser julgada pelo STF, mas pela primeira instância, já que os réus perderam o foro por prerrogativa de função ao deixarem os cargos públicos. Assim, em razão da incompetência absoluta da Corte para processar o caso, todos os atos decisórios prat...