Pular para o conteúdo principal

Unifor promove Colação de Grau para 1,4 mil nesta sexta

Em meio a tantos desafios trazidos pela Pandemia da Covid-19, concluir a jornada acadêmica exigiu ainda mais esforços e perseverança não só de cada estudante, mas de toda a comunidade universitária.

Para celebrar essa formidável conquista, a Universidade de Fortaleza (Unifor) realiza virtualmente a solenidade de Colação de Grau 2020.2 nesta sexta-feira (8), a partir das 20 horas, certificando mais de 1,4 mil estudantes com títulos de Graduação, Mestrado e Doutorado.

Reitora Fátima Veras (Foto: Ares Soares/Divulgação)

Todas as formalidades foram gravadas previamente, desde os discursos de alunos e professores e mensagens dos gestores, como da reitora, professora Fátima Veras (foto Ares Soares) até o juramento dos concludentes e a Outorga de Grau. Esta será a segunda vez que a Universidade de Fortaleza realiza seu tradicional rito de fim de semestre de forma digital em respeito aos protocolos de biossegurança e distanciamento social exigidos pela Pandemia.

A transmissão da Colação de Grau Virtual acontece pela TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e pelas redes oficiais da Universidade de Fortaleza (Youtube, Facebook e Instagram). A partir das 20h30, a cerimônia se encerra com a Live Musical da Banda cearense The Mob, transmitida diretamente do Campus da Universidade.

Com um repertório de vanguarda, que passeia pelas melhores bandas atuais do indie, o britsh e o pop rock, a The Mob transmite no palco a versatilidade e o bom gosto necessários para agradar todos os públicos. Presente também nas melhores baladas de Fortaleza, a The Mob, desde 2007, é a banda residente de uma das mais tradicionais casas da cidade, o Órbita Bar. Você pode conhecer mais a banda no perfil oficial no Instagram (@instaTheMob).

Solicitação do Diploma - No dia seguinte à Colação de Grau, o concludente poderá retirar seu Certificado de Conclusão de Curso pelo Unifor Online, no menu de Serviços. Este documento possibilita recorrer ao respectivo conselho de classe ou órgão similar para requerer o registro profissional.

A solicitação do Diploma de Graduação também poderá ser realizada no mesmo menu, sendo necessário anexar o RG. O recebimento do documento físico é feito após notificação da DAE, por torpedo, da informação que seu diploma ficou pronto. Prazo de entrega é de até 20 dias úteis.

Ata de Colação de Grau (*) - Para solicitar o Certificado de Conclusão de Curso e o Diploma de Graduação é imprescindível que o aluno(a) assine virtualmente a ata de Colação de Grau 2020.2, que estará disponível no site da Universidade, nesta sexta-feira até 21h30. Para a assinatura virtual da Ata de Colação de Grau 2020.2, o aluno (a) deverá ter em mãos número de matrícula, senha utilizada para acesso ao Unifor Online e seu número de CPF. 

É possível acessar a página do Unifor online e clicar no banner da Colação de Grau 2020.2, fornecendo, em seguida, as informações solicitadas, ou acessar diretamente o link: https://uol.unifor.br/colacao/login

Caso o (a) aluno (a) tenha alguma dúvida, pode entrar em contato pelos telefones: 3477-3059 ou 3477-3866.

(*) A assinatura da ata não é obrigatória para mestrandos e doutorandos.

Brinde especial - Todos os concludentes receberão um brinde especial. Os formandos da graduação receberão seu brinde no momento da coleta do Diploma de Graduação, na Central de Atendimento.

Vencendo Desafios - Aos 22 anos, Rafaella Pinheiro (foto) está concluindo o curso de Engenharia Civil e revela ter grandes expectativas para o tão esperado dia da Colação. Para ela, escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em meio à Pandemia foi desafiador, mas conseguiu se dedicar à monografia no primeiro semestre do ano por conta da suspensão das atividades de sua antiga rotina.

A formanda conseguiu finalizar e apresentar seu trabalho com êxito neste semestre com apoio de seu orientador e da tecnologia. 

- Sou muito grata a Deus e à minha família por ter tido essa oportunidade de estudar em uma Universidade tão incrível e qualificada, e por estar me formando em meio a um ano tão difícil para todos nós”, pontua Rafaella Pinheiro.

Além do Diploma - Concluindo o Curso de Jornalismo aos 21 anos, Matheus Norões (foto) considera o feito como uma vitória pessoal e profissional. “Sou bastante tímido e não saio muito [de casa]. Tive de superar muitos medos e quebrar muitos paradigmas para chegar aqui, sempre tendo o apoio da minha família”, revela o concludente.

Matheus passará a Colação em casa, acompanhando a cerimônia virtual junto à sua família. E também já planeja possibilidades para o seu futuro: “Estou considerando uma pós-graduação, um mestrado, mas já quero ir adquirindo experiência [profissional na área]”.

O Ano não foi perdido - Marília Barreira se tornou psicóloga em 2008, mestre em 2015 e, hoje, aos 35 anos, comemora a titulação de doutora em Psicologia pela mesma instituição de Ensino. 

- Foi na Unifor que encontrei os professores que olharam para mim e disseram que eu tinha capacidade, os amigos que estão hoje ao meu lado, a infraestrutura e o apoio financeiro, pois fui bolsista ao longo do mestrado e parte do doutorado”, comenta Marília Barreira.  

Ela aponta que receber o título nas condições atuais do país é um privilégio e também um desafio de se tornar uma professora e uma pesquisadora cada vez mais comprometida com as questões humanitárias, compreendendo que a Educação tem que ser um projeto de desenvolvimento social. 

- A Educação tem que ser o meio pelo qual nosso país vai se desenvolver. A educação tem salvado a minha vida e pode salvar a vida de muitas pessoas. Receber esse título mostra que 2020 não foi só um ano ruim. Foi um ano difícil, mas a gente não pode maldizer um ano em que se termina um doutorado”, comenta Marília Barreira.  

SERVIÇO

  • Cerimônia de Colação de Grau 2020.2
  • Sexta (8), às 20 horas.
  • Transmissão: TV Unifor (canal 181 da NET e canal 14 da Multiplay) e Redes Sociais da Unifor (Instagram e YouTube como @uniforcomunica; Facebook como @uniforoficial).

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".