Pular para o conteúdo principal

'O Nosso Papel Continua'

Willame Moura, Francisco Bilas, Sérgio Lemos e Glauco Bezerra estudando um novo Diário do Nordeste na década de 1990
 
Eis o Editorial de despedida do Diário do Nordeste Impresso - 'O Nosso Papel Continua':

 O Jornalismo é, por sua própria natureza, voltado para o espaço-tempo em que a sociedade busca direção e sentido. 

Parte do presente para não se estagnar no passado e, assim, mirar o horizonte que será caminhado. 

É o que o Diário do Nordeste tem feito nas últimas quatro décadas.

É o que continuaremos fazendo.

Tudo o que guarda o Jornalismo em sua essência é o que nos move: 

  • Consciência Social.
  • Inteligência.
  • Informação.
  • Caráter.
  • Pluralidade.
  • Rigor na Apuração da Notícia, que pode ser uma Pequena Nota de Última Hora ou uma Grande Reportagem.

Continuaremos exercendo o Nosso Papel.

O tempo sempre nos convidou, algumas vezes mais, outras menos, ao exercício da capacidade de mudanças. 

Quem não se perguntou, neste período em que temos vivido, quais mudanças (e quando) poderão ser feitas em suas vidas?

Ainda que os planos realizados hoje tenham sido sonhados e projetados muito antes, não se consegue antecipar um sentimento até que se viva. 

A Edição Impressa sai, não sem saudosismo.

São 39 anos folheando com orgulho as histórias que contamos. 

Estará na parede da memória deste veículo, como de tantos profissionais que fizeram e fazem o que somos. 

Mas não deixaremos de comemorar a nossa capacidade e coragem pela mudança. 

Uma nova geração de jornalistas, como de leitores, já é Digital. 

O consumo da Notícia, em sua maioria, também é Digital, nas variadas gerações de leitores. 

Hoje, as páginas são viradas quando deslizamos os dedos na tela do smartphone, esse verdadeiro “computador de mão” presente nos lares de todas as camadas sociais.

Quando as analógicas “máquinas de escrever” foram introduzidas nas redações dos jornais brasileiros, no início dos anos 1900, era natural a resistência dos bons veteranos, que ainda preferiam escrever à mão, antes que o rabisco assumisse outra forma nos linotipos, o mesmo ocorreu com a câmera fotográfica digital; antes de nova mudança de século, os computadores vieram com todas as suas potências e gygabites substituir a datilografia tradicional e nos lançar para a Word Wide Web, ou apenas “www”.

A Notícia é construída nas telas de desktops, mas também de celulares. Não foi uma evolução apenas do dito “Jornalismo Impresso”. 

Até mesmo na TV, um jornalista em alguma parte do mundo está apurando a informação e registrando em texto, áudio e imagens pelo celular. 

A grandiosidade não está no equipamento, por mais tecnológico que seja, mas no jornalismo profissional que o executa para a apuração da notícia e a ética que regula o fazer jornalístico. 

A forma de escrever uma Reportagem mudou, porque a maneira de ler a Notícia também mudou. Uma redação atualizada e bem “antenada”, para enxergar as mudanças de fora, precisa reconhecer as suas próprias transformações.

É um passo decisivo para reconhecer o que o leitor espera de nós.

O Nosso Papel Continua, e a nossa responsabilidade só aumenta, porque fomos feitos para contar histórias, veiculadas nas mais diversas plataformas eletrônicas.

O Jornalismo Profissional é um dever nosso e um direito da sociedade. Nos tempos em que a desinformação pode causar mortes, nosso trabalho é vital, pois somos, da democracia, um essencial instrumento.

Porta-voz de uma importante Região do Brasil."


Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo pela Faculdade Cearense, em 2012, de Francisca Wellizângela Viana Sousa com o Artigo Científico 'JORNALISMO LITERÁRIO: UMA ANÁLISE DO CADERNO 3 DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE', o destaque para o primeiro editorial do DN em 19 de dezembro de 1981 - 'Compromisso e Luta:

- O jornal Diário do Nordeste foi fundado em 19 de dezembro de 1981, pelo empresário Edson Queiroz, com uma equipe de 80 jornalistas e a construção de um prédio de três andares na Praça da Imprensa.

- O primeiro Editorial 'Compromisso e Luta' nasceu com a proposta de credibilidade na informação e no investimento em novas tecnologias.

- Foi o primeiro jornal a informatizar toda a Redação no Estado e, por isso, tornou-se um dos pioneiros no Brasil a investir na segmentação, criação de suplementos específicos e cadernos especiais.

- O Diário do Nordeste avançou com a reestruturação do seu parque gráfico em 2006, conciliando tecnologia, qualidade e economia de papel". 
=================
  • Sobre criação de suplementos específicos no Diário, que Wellizângela Viana Sousa escreve em sua produção acadêmica, lembro do Caderno 'Eva'.
  • Era uma piada bem machista. 
  • Em tom de brincadeira como o 'Eva' era voltado para o público feminino, sugerimos a criação do Caderno 'Adão' para os homens; e o 'Eva&Adão' para o público LGBT.
  • Claro que o 'Adão', nem o 'Eva&Adão' foram criados...E o 'Eva' teve vida mediana.

Comentários


Comentários

Para comentários públicos, favor utilizar campo ao final da notícia, logo acima da publicidade.

Notícias mais acessadas do mês

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".

Postagens mais visitadas deste blog

Juiza nega pedidos de DJ Ivis

O DJ Ivis através de nota de sua assessoria jurídica informa que 'aguarda o curso da investigação e cumpre a decisão de medida protetiva, além de permanecer à disposição da Justiça'. DJ Ivis é acusado de bater na ex-esposa a arquiteta Pamella Holanda. Nesta segunda-feira (12 de julho) a juiz Maria José Sousa Rosado de Alencar negou pedido de Ivis para que fosse removido da Internet o vídeo onde aparece ele batendo em Pamella. A juiz negou também a solicitação para que Pamella fosse proibida de comentar a agressão na imprensa, 'principalmente onde cite a filha menor'. - Ela (Pamella) comunicou a imprensa fatos mentirosos relativos à violência doméstica veiculada em sites de Internet prejudicial a minha reputação", alegava DJ Ivis. - Não verifico no conteúdo divulgado qualquer conduta que ultrapasse o direito de expressão. Em isso, ocorrendo, torna-se impossível analisar o pedido, além de quer a concessão de tal pretensão, nos moldes formulados representaria ao direi

Polícia Federal prende suspeitos de golpes via Aplicativos de Mensagens

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (17/7), a Operação Swindle (Fraude, em inglês), com objetivo de desarticular grupo que realizava clonagens de números telefônicos para aplicar golpes via Aplicativo de Trocas de Mensagens. Policiais Federais cumprem cinco Mandados de Busca e Apreensão e dois Mandados de Prisão Preventiva no Maranhão e Mato Grosso do Sul expedidos pela Justiça Federal, em Brasília. O grupo abria contas bancárias falsas e utilizava contas "emprestadas” por partícipes para receber valores provenientes das fraudes aplicadas em razão do desvio dos terminais telefônicos, em que os agentes criminosos se “apossavam” das contas de WhatsApp de autoridades públicas e, fazendo-se passar por estas, solicitavam transferências bancárias das pessoas constantes de suas listas de contato. Os investigados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de de invasão de dispositivo informático, estelionato e associação criminosa, previstos nos artigos 154-A, parágrafo

Saiba quem é a atriz cearense que está fazendo sucesso na Netflix

Com apenas 21 anos de idade, Mariana Costa vem fazendo sucesso na plataforma internacional de streaming, Netflix, com todo o seu charme e talento. A atriz é a caçula do elenco da série escrita por Halder Gomes, "O Cangaceiro do Futuro", e é uma artista cearense nata que ganhou as telas do cinema atuando ao lado de Edmilson Filho, protagonista da comédia. Fotos: Divulgação/Mariana Costa O diretor ressaltou que Mariana Costa “expressa na alegria do seu sorriso e na sua beleza “Pocahontas” - a dimensão do seu talento, dedicação, profissionalismo, graça e carisma. Ela tem a magia de hipnotizar a câmera sem esforço e tornar cada cena um deleite que transcende o “ver” e nos leva ao verbo apreciar”. A atriz enxerga nesse projeto a oportunidade de "levar as raízes nordestinas" em diversos espaços, inclusive na música. Desde os 7 anos de idade, Mariana se apaixonou pelos palcos artísticos ganhando ainda mais destaque ao atuar no musical "Ceará Show", onde atuava e

Acidente fatal

"Um acidente envolvendo quatro veículos, entre eles um ônibus que fazia o trajeto São Paulo/Ceará, deixou cinco pessoas mortas na BR-135, em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, na noite de ontem. De acordo com agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município, o ônibus teria perdido o freio na descida e atingido um caminhão bitrem, uma carreta e uma moto, em um trevo da rodovia. Entre as vítimas fatais estão um bebê de nove meses, um passageiro e o motorista reserva, que estavam no ônibus, e o condutor da carreta. Uma pessoa chegou a ser socorrida, mas morreu na Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros. A mãe do bebê está entre as vítimas feridas. No ônibus haviam 50 passageiros, e os feridos foram atendidos em hospitais da região. Segundo a PRF, o ônibus tinha autorização de viagem e lista de passageiros. ( Redação O POVO Online com informações do G1).

Morre Mister Babão

  Jornalista e advogado  César Espíndola :   Soube há pouco do falecimento do cantor Mr Babão, ícone das noites do inesquecível Mucuripe Club, no início dos anos 2000. Quem viveu aquelas noites animadas de axé music, no auge, sabe como Mr Babão era querido pelo público. Partiu precocemente, mas a sua alegria, simpatia, carisma e talento ficarão na memória de uma geração inteira que curtiu esse verdadeiro trio "elétrico humano", que era o Mr Babão. Apesar de se consagrar com o axé music, Mr Babão era cearense, mas morava há muitos anos em Salvador, onde foi enterrado. Meus sentimentos à família e a todos o amigos desse grande artista".