Pular para o conteúdo principal

Futricas Cearenses

  • Eis o Arquivo Nirez referente ao 17 de fevereiro na História do Ceará:
  • 1822 - Toma posse uma nova junta governativa, eleita a 15 de janeiro, constituída pelo Padre Francisco Gonçalves de Magalhães, negociante Mariano Gomes da Silva, lavrador José de Agrella Jardim, José de Castro e Silva, e José Raimundo do Paço de Porbem Barbosa. Este último tomou posse somente no dia 29 de março.
  • 1892 - Toma posse, no cargo de Chefe de Polícia do Estado, o major Antônio Joaquim Guedes de Miranda. 
  • 1918 - Transita por Fortaleza, de viagem para sua terra natal, o Maranhão, o escritor Henrique Maximiano Coelho Neto (Coelho Neto).
  •  1919 - Assume o comando da Capitania dos Portos do Ceará, pela segunda vez como titular, agora como capitão de fragata Cyro Câmara Cardoso de Menezes - na primeira vez era capitão de corveta - substituindo o 1º tenente Leonel de Magalhães Bastos que vinha comandando interinamente. 
  • 1923 - Fundado o Centro dos Exportadores, na Avenida Alberto Nepomuceno,  77, tendo como primeiro presidente Alfredo da Rocha Salgado (Alfredo Salgado), vice-presidente Adrien Seligman, secretário, Alberto Jacques Klein. O Centro era formado pelas firmas Salgado, Filho & Companhia; A. D. Siqueira & Filho; Boris Frères & Cie, G. Gradwohl & Fils; J. Lopes & Companhia; Camilo & Companhia; Myrtil, Lima & Companhia; Arruda & Companhia Ltda.; Ommundsen & Martins Ltda.; Albert Beday; Dugan, Hood & Companhia Inc.; Boris, Siqueira, Lima & Companhia; Rossbach Brasil Company e José Arruda. 1925 - Surge a firma Lima & Albuquerque, de representações e conta própria, importação de automóveis, e máquinas, na Rua São Paulo nº 97 (atual 303), mudando-se depois para a Rua Barão do Rio Branco, 123 (atuais 910/914).
  • 1926 - Quarta-Feira de Cinzas, era fundada a Livraria Comercial, na Rua Major Facundo, 151 (atual 430), da firma Quinderé & Cia., de Luís Quinderé Ferreira e Meton de Alencar Gadelha. Depois a firma foi vendida a terceiros e Luís Quinderé abriu a Livraria Quinderé.
  • 1928 - Morre o capitalista Raimundo Frota, sócio da firma Frota & Gentil, grande protetor das associações pias e instituições de caridade. Hoje é nome de rua na Barra do Ceará. 
  • 1932 - Falecimento, em Fortaleza, do ex-deputado estadual e ex-secretário da Fazenda, Edgar Augusto Borges (Edgar Borges), hoje nome de rua no centro de Fortaleza.
  • 1946 - Ocorre a última partida do Campeonato Cearense de Futebol de 1945, no Estádio Municipal, entre as equipes do Ferroviário Atlético Cearense e o Sport Club Maguari, vencendo o primeiro pela contagem de 3x1, sagrando-se Campeão.
  • 1948 - Toma posse, no Instituto do Ceará Histórico, Geográfico e Antropológico, Carlos Feijó da Costa Ribeiro.
  • 1948 - Morre, em Fortaleza, o engenheiro agrônomo Raimundo Vítor dos Santos, ex-professor e diretor da Escola de Agronomia do Ceará.
  • 1948 - A Imprensa Oficial do Ceará-Ioce tem novo diretor quando sai Edival de Melo Távora (Edival Távora), que assumira como vereador em primeiro de janeiro e entra Antônio Leopoldo Serra.
  • 1953 - O concurso promovido pela Rádio Iracema para escolha dos melhores no Carnaval elegeu campeão do carnaval: Maracatu Ás de Espadas (Taça Prefeitura Municipal); Melhor Balisa: o sr. Jari Cavalcante, da Escola de Samba Luís Assunção (Taça o Estado); Melhor Estandarte: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Folha do Povo); Melhor Ritmo: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Gazeta de Notícias); Fantasia Mais Original: As Baianas (Taça O Povo); Bloco Mais Original: Escola de Samba Chico Alves, ex-Prova de Fogo, (Taça Rádio Iracema); e o Melhor Conjunto: Cordão das Coca-Colas (Taça Náutico Atlético Cearense); o melhor estandarte: Maracatu Estrela Brilhante (Taça Sport Club Maguari); e a Taça Tradição, ofertada pela Prefeitura, coube ao bloco: As Baianas. 1962 - Coroada a Rainha da Imprensa, em festa realizada no Clube Líbano Brasileiro, Maria Luísa Barbosa Chaves (Maria Luísa Chaves), e as princesas Stela Cabral de Araújo e Ismene Soares, com atuação da cantora Leny Eversong e do tenor Vicente Celestino.
  • 1962 - Apresenta-se na TV Ceará Canal 2, no Ceará Rádio Clube e no Clube de Regatas Antônio Bezerra, sob os auspícios da Sapataria Azteca e da Fábrica de Tacos e Serraria Santa Cruz, o sanfoneiro, compositor e cantor Luís Gonzaga do Nascimento.
  • 1963 - Renuncia ao trono de Rei Momo, o radialista Irapuan Barros de Lima (foto Fortaleza Nobre), que “reinou” em 1960, 1961 e 1962. Em sua renúncia entra em seu lugar o jornalista João Ciro Saraiva de Oliveira (J. Ciro Saraiva) que foi o Rei Momo Cirão, I e Único. 
  • 1966 - Fundado em Fortaleza o Sindicato dos Radialistas e Publicitários do Ceará.
  • 1968 - O Centro dos Exportadores inaugura sua sede própria, na esquina da Avenida Alberto Nepomuceno com a Rua José Avelino.
  • 1968 - Sábado magro, acontece o I Carnaval da Saudade, no Náutico Atlético Cearense, com o tema “De Zé Pereira a Zé Keti”, com roteiro musical elaborado pelo pesquisador Christiano Câmara.
  • 1973 - Morre, aos 50 anos de idade, no Hospital das Clínicas, em São Paulo, vítima de crise cardio-vascular cerebral, o médico cearense Abelardo Gadelha da Rocha, que dirigia o Hospital e Maternidade Senhora Juvenal de Carvalho, em São Gerardo, do qual era fundador. Nascera em Caucaia em 22 de novembro de 1922. 
  • 1974 - Com a presença do governador César Cals, do prefeito Vicente Fialho e dos deputados José Adauto Bezerra de Menezes e Jeová Costa Lima, o Náutico Atlético Cearense realiza o ''Baile da Saudade'' a cargo da orquestra Paulo de Tarso apresentando sucessos de Carnavais do passado, todos selecionados por Christiano Câmara. Antes de ser iniciada a festa, foram coroados o Rei e a Rainha do Carnaval, Raimundo Narcílio Andrade e Sandra Calixto.
  • 1985 - Inicia-se o Desfile de Rua do Carnaval de Fortaleza, totalmente desfigurado em virtude de regulamento oficial da Prefeitura através de seu Departamento de Turismo. Apesar da desfiguração, um bloco resiste, ainda guardando as características cearenses, conservando nossa tradição, o “Prova de Fogo”. O carnaval foi nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro de 1985. 
  • 1987 - O engenheiro civil Francisco de Carvalho Martins, presidente do Sindicato das Indústrias de Construção de Fortaleza assume a presidência da Companhia de Água e Esgoto do Ceará-Cagece, em substituição a Tristão Faria de Carvalho Rodna, demitido no dia anterior.
  • 1993 - Às 3h45n, morre, aos 73 anos de idade, o jornalista Edmundo Gurgel Maia em consequência de problemas pulmonares. Edmundo nascera em Jaguaruana, em 31 de julho de 1929. Veio para Fortaleza ingressando na Rádio Iracema, Rádio Dragão do Mar e Rádio Uirapuru, passando para o jornal Correio do Ceará, Gazeta de Notícias e foi correspondente do jornal carioca Última Hora. Foi perseguido e preso no governo ditatorial de 1964.
  • 2002 - Domingo, inaugura-se a escultura da padroeira da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré confeccionada pelo escultor Ferreirinha e projetada pelo arquiteto José Neudson Bandeira Braga (Neudson Braga). A festa começa às 6 horas, com alvorada, música, queima de fogos e toque do sino. Missas serão celebradas às 6h30, 8 horas e 16h30. Às 18 horas acontece procissão e depois a bênção do monumento comemorativo do Jubileu. Às 19 horas, será realizada a solene celebração com a presença do arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi e de bispos convidados. A celebração final contará com a presença do primeiro padre da Paróquia, Gerardo Andrade Ponte, ex-bispo de Patos, na Paraíba. O pároco Batista Poinelli, há 41 anos conduzindo a comunidade de fiéis, conta que a comunidade não possuía serviços essenciais. Então foram formados agentes de pastorais e criadas escolinhas nas Favelas Santa Terezinha e Brasília. Hoje existem três centros sociais para crianças carentes. A Paróquia foi inaugurada em 1952 e em 27 de abril de 1999 a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré foi atingida por um raio que danificou sua torre principal durante uma tempestade.
  • 2006 - O capitão da reserva Sérgio Cordeiro Oliveira, 52 anos, da Base Aérea de Santa Maria-RS, morre em acidente de trânsito na Rodovia Estadual RS-509, naquela cidade, quando a motocicleta conduzida pelo militar bate na traseira de um caminhão. O sepultamento acontece na noite do dia 19, no Cemitério Anjo da Guarda em Juazeiro do Norte, de onde era natural.
  • 2020 - Morre o jornalista e ex-vereador José Tadeu Silva do Nascimento (Tadeu Nascimento) aos 74 anos, que estava internado há três meses após ter sofrido um acidente de trânsito. Tadeu foi apresentador do programa Barra Pesada da TV Jangadeiro, teve passagens pela TV Diário, Rádio Verdes Mares e TV Metrópole e foi vereador de 1993 a 1996 pelo PSDB.

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada