Pular para o conteúdo principal

Três Notas Econômicas

 

Para a sua nova gestão, que começa em março e contará com Renata Paula Santiago como presidente, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-Ceará), anuncia a executiva Luiza Alyne Menezes, CFO do Beach Park, como nova líder do Ibef Mulher.

O movimento, que na última gestão foi liderado pela própria Renata Santiago, busca incentivar a participação feminina na agenda do Instituto, discutindo temas inerentes à carreira das executivas e reunindo representantes de vários segmentos. O objetivo é ampliar a participação feminina no ambiente de negócios.

- Nosso propósito como Ibef é aprimorar conhecimento técnico e promover relacionamento profissional e pessoal. Dentro do Movimento Ibef  Mulher, o propósito é o mesmo. Temos um grupo com mais de 200 executivas competentes, cheias de vivências e com desafios e dificuldades. Vamos transformar essas histórias em uma grande partilha", ressalta Luiza Alyne.

A executiva diz ainda ter se sentido honrada com o convite. "Estou extremamente feliz por liderar um movimento repleto de mulheres executivas, muito competentes, e dar continuidade ao legado da Renata, que hoje assume a Presidência do Ibef, o que torna o desafio ainda maior. Ter o apoio dos diretores e construir juntos a continuidade desse movimento é uma oportunidade fabulosa para mim", analisa.

Para Renata Santiago, que agora segue novo desafio, o incentivo à participação feminina é fundamental para o sucesso do Ibef Mulher. 

- A minha trajetória no Ibef foi inicialmente alicerçada no Ibef Mulher, uma experiência única para mim, oportunidade de expandir meus relacionamentos pessoais e profissionais, e que me proporcionou aprendizados de um valor inestimável. Desejo muito sucesso à minha sucessora", destaca Renata Santiago.

Perfil - Luiza Alyne Menezes é Executiva de Finanças, graduada em Ciências Contábeis pela Unifae Business School, em Curitiba, e especialista em Gestão Estratégica de Negócios (UFPR), Finanças Corporativas (Unifor) e Investimentos (BACEN/SESCOOP). Com mais de 20 anos atuando à frente dos setores administrativo, financeiro, contábil, controladoria e RH, Luiza Alyne vem, nos últimos 10 anos, desempenhando a função de CFO de importantes empresas como a Martifer Renewables Brasil e o Beach Park Entretenimento.

No Beach Park – onde se encontra desde 2017 e atua diretamente na gestão corporativa – conquistou, entre outros, o Prêmio GPTW Mulher (2019) e foi responsável pela estreia da empresa no Mercado de Capitais por meio da emissão de debêntures.

Joe Biden - O Conselho Regional de Economia (Corecon-CE) promove, nesta terça-feira (9), programação virtual gratuita, chamada Diálogo com Economistas. Em pauta, 'Impactos econômicos do Governo Biden no Brasil e no Ceará'. 

À frente das discussões estarão:

  • Vice-presidente do Corecon-Ceará, Silvana Parente.
  • Conselheiro federal de Economia, professor e Phd em Desenvolvimento Regional, Lauro Chaves Neto.

A transmissão será realizada no Instagram do Corecon-CE (@coreconceara), a partir das 18 horas.

- A nossa Live vai discutir exatamente o que muda na gestão Biden em relação à Era Trump e qual o impacto essa mudança na economia brasileira e na economia do Ceará. analisaremos as primeiras medidas que foram tomadas pela gestão Biden, com respeito 'a agenda ambiental, de direitos humanos , a relação Brasil e USA, inclusive  o que isso pode vir afetar ou não ia acordos comerciais já firmados. no caso do Ceará, quais os pontos positivos e negativos que o Estado vai enfrentar diante dessa gestão", explica Silvana Parente.

Ainda segundo a especialista, de um lado, o Governo Biden vai priorizar uma agenda ambiental robusta e vai pressionar, com certeza, o Governo Brasileiro para um reposicionamento com relação a isso. 

- A depender dessa resposta, isso pode afetar diretamente a economia, inclusive os segmentos do agronegócio, mineração, de madeira, podendo haver até retaguardas comerciais. Por outro lado, o setor privado brasileiro está ciente disso e tem se movimentado para atender essas exigências ambientais independente do reposicionamento do Governo Biden", diz Silvana Parente.

Ela fez menção a um Dossiê nos Estados Unidos, contendo mais de 30 páginas no qual  várias Organizações Não Governamentais (ONGs)  e Universidades alertam o Governo Biden para fazer retaliações contra o Brasil, por conta desse posicionamento do Governo Bolsonaro em relação à Questão Ambiental e dos Direitos Humanos.

===============


Arêa
- Completando 15 anos de atuação em 2021, a Arêa Leão Consultoria Empresarial conta com números expressivos. Atualmente, o escritório atende mais de 60 empresas no Norte e Nordeste, que contam com mais de 26 mil colaboradores e R $6,5 bilhões de faturamento. 

Fundada por Ênio Arêa Leão, a consultoria atua nas áreas de fusões e aquisições de empresas, governança corporativa, real estate, reestruturação de empresas e planejamento financeiro, tributário e societário, além de consultoria patrimonial.

À frente do escritório também estão os sócios Bruno Silva, Eliardo Vieira, Geraldo Lemos e Luidy Yamawaki. 

Para o sócio-fundador Ênio Arêa Leão:

- O sucesso do negócio é atuar com inteligência para decisões acertadas em questões complexas, tornando-se o porto seguro em momentos decisivos. 

Para a Arêa Leão, mais importante que o número de empresas atendidas e seu faturamento, é a atenção e o cuidado com o cliente, atuando sempre com discrição, postura íntegra, compromisso e proatividade, sabendo que o impacto social que as empresas têm na sociedade, somam, não apenas na Economia, mas nas vidas das pessoas que trabalham nessas empresas, seus clientes e fornecedores.

Segundo Ênio:

- Ficamos muito felizes em participar desse Ecossistema e ajudar para que, de alguma forma, essas empresas possam ser saudáveis e tenham um futuro ainda mais brilhante, apoiando o crescimento da Economia Regional".

Comentários

Entre em contato conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Notícias mais acessadas do mês

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada

Postagens mais visitadas deste blog

Familiares de Iraguassu Teixeira pedem doação para instituições de caridade no lugar de coroas de flores

Morreu no início da noite desta segunda-feira (22) aos 80 anos, o ex-vereador José Iraguassu Teixeira. Este estava internado há 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Unimed Fortaleza com complicações da Covid-19. A família do Doutor Iraguassu informa que o velório acontece no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino) com missa de corpo presente às dez da manhã e cremação às 11 da manhã desta terça-feira (23). O velório, missa e cremação são restritos aos familiares. A família solicita que ao invés de enviar coroas de flores façam um doação do valor a uma instituição de caridade de Fortaleza. Iraguassu Teixeira Filho - Hoje encerra-se a jornada do meu pai na terra. Façam uma oração por ele. Com profundo pesar informamos a partida do médico e ex-vereador de Fortaleza Doutor Iraguassú Teixeira, aos 80 anos, na noite desta segunda-feira (22), vítima de complicações causadas pela Covid-19. Iraguassu Teixeira estava internado na UTI do Hospital Regional

Jornal Diário do Nordeste deixa de circular Impresso em 28 de fevereiro

- Acabo de receber a notícia de que o DIÁRIO DO NORDESTE encerrou a Era do Jornal Impresso! A informação é de um dos fundadores do Diário do Nordeste, ex-diretor industrial e repórter fotográfico Antônio Capibaribe Neto, que comenta a situação: -  Tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. Fui um dos fundadores do Diário do Nordeste. É com profunda tristeza que soube da agonia e do último suspiro desse jornal...!. Jornalista, professor e um dos fundadores do Diário do Nordeste, José Anderson Freire Sandes -  Complicado. Dessa reforma recente, saiu outro jornal. Não aquele que fundamos Antonio Capibaribe Neto . Mas ninguém briga com fatos. O Diário do Nordeste - jornal que ajudei a fundar - não existirá mais na plataforma impressa. Desde a reforma radical de 2018,  pressenti o fim do jornal em papel. Era outro jornal. Ou melhor, uma revista diária. Com uma trajetória rica e vitoriosa, principalmente anos 1980 (o jornal foi fundado em dezembro de 1981 pelo empresário Edson Queiroz) e

Morre cinéfilo Franzé Santos

Morreu nesta terça-feira (9) de parada cardíaca o produtor cultural e cinéfilo Franzé Santos (fotos). O jornalista e publicitário Guto Benevides noticiou a morte de Franzé Santos: - Informa a nossa querida Fernanda Quinderé a morte de Franzé Santos, um apaixonado por Cinema, Arte...amigo desde os tempos da Juventude. Que Deus o receba com uma Sessão de Cinema". Cris Weyne - É  com muita tristeza que comunico a morte do nosso querido Franzé Santos. Ele teve duas paradas cardíacas e não  resistiu...vá  com Deus primo". Fernanda Quinderé - Com muito pesar que recebo agora a informação  que nosso amigo Franze Santos faleceu hoje (9)... Vá em paz meu querido ... siga a luz e nós  aqui ficamos muito  saudosos. Pois é...Ele ficou muitos dias entubado na UTI. Desceu pra enfermaria ha uma semana e hoje teve uma parada cardíaca". Gerardo Jereissati - Que pena! Conheci o Franze Santos quando era o programador do Cinema de Arte da Credimus. Depois nas Salas do Dragão do Mar. Marc

Corpo de Lula Pereira será sepultado às três da tarde no Parque da Paz

Morreu neste domingo (7) Luís Carlos Bezerra Lula Pereira (foto). O velório do Lula Pereira começa às nove da manhã desta segunda-feira (8) no Complexo Funerário Ethernus (Rua Padre Valdevino, 1688/Aldeot) com missa de corpo presente a uma da tarde. O sepultamento será às três da tarde, no Cemitério Parque da Paz (Avenida Juscelino Kubitschek, 4454-Castelão). Setorista - Quando cobria o Ceará (setorista) para o jornal O Povo, na década de 1980, Lula era zagueiro do alvinegro ao lado às vezes de Argeu dos Santos ou de Djalma Linhares. Lula veio de Pernambuco. Depois seguiu a carreira de treinador chegando a orientar o Flamengo do Rio (foto). Lula vinha sofrendo de problemas cardiorrespiratórios desde, que sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há um ano e meio; e neste domingo nos deixou aos 64 anos A confirmação da morte de Lula Pereira veio do radialista Carlos Silva: - Futebol cearense de luto. Problemas cardíacos levaram no final de tarde de hoje, Lula Pereira, ex-jogador e ex-t

Ministro Moraes determina que Silveira passe por Audiência de Custódia nesta quinta-feira

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes (foto) determinou nesta quarta-feira (17) que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) seja levado para uma audiência de custódia na sede da Polícia Federal (PF), no Rio de Janeiro, onde está preso. Pela decisão, o parlamentar deverá ser ouvido nesta quinta-feira (18), às 14h30, por videoconferência, que será realizada por um juiz designado pelo gabinete do ministro.  Mais cedo, o Plenário do Supremo referendou o mandado de prisão expedido nesta terça-feira (16). A motivação da prisão foi um vídeo publicado na Internet. Segundo Moraes, o deputado teria feito ameaças e defendido a destituição dos ministros.  O episódio também levou o deputado a ser denunciado na tarde desta quarta-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao STF. A palavra final sobre a manutenção da prisão será do plenário da Câmara dos Deputados. Pela Constituição, a prisão em flagrante por crime inafiançável de qualquer deputado deve ser enviada