O Ceará apresenta condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões até esta quarta-feira (14).
Conforme análise realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (12), o início desta semana apresentou chuvas mais abrangentes no Litoral Norte, na Ibiapaba e no Cariri, principalmente entre tarde e noite. Nas demais regiões, precipitações isoladas.
Nestas terça (13) e quarta (14), a Funceme aponta previsão de eventos de chuva em todas as macrorregiões, ou seja, tendência que os registros de precipitações sejam observados em mais de 50% da área de cada região.
Os acumulados previstos para este início de semana se dão pela expectativa da formação de áreas de instabilidade oriundas do norte e leste do Nordeste, assim como a partir da atuação de sistemas locais, como brisa marítima (correntes de ar que se deslocam do continente para o Oceano durante a noite), além de outros fatores físicos locais como temperatura e relevo.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se posicionada em torno de 1° Norte e 1° Sul e, neste posicionamento, não influencia tanto as condições do tempo do Ceará.
Rajadas - Em relação a rajadas de vento, segunda-feira (12) apresentou rajadas de cerca de 50 quilômetros/hora ao longo do dia, principalmente nas macrorregiões do Litoral.
Boletim - Confira Boletim das 10 maiores chuvas registradas pela Funceme nesta quarta-feira (13) no Ceará:
- Orós - 90 milímetros.
- Iracema - 84 mm.
- Iguatu - 76 mm.
- Pereiro - 73 mm.
- Ereré - 49 mm.
- Acopiara - 49 mm.
- Catarina - 48 mm.
- Icó - 47 mm.
- Fortaleza - 45,2 mm.
- Solonópole - 40 milímetros.


Comentários
Postar um comentário